A História Naval e o Cinema: Lord Jim (1965)
Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
“Se quer saber a idade da terra, olhe o mar numa tempestade. Mas que tempestade revela o coração de um homem?”. Joseph Conrad[1]
A História Marítima diz respeito aos fatos ocorridos no mar ou em razão dele.
O filme Lord Jim, que é baseado no livro homônimo do famoso escritor Joseph Conrad, escrito em 1900, estava destinado a transcender o tempo. Afinal, os temas tratados no livro e no filme não ficariam somente restritos à sua época. Conrad se inspirou para escrever o romance no naufrágio do navio Palestina em 1883, que o levava de Londres para Cingapura.
O romance psicológico envolve o questionamento de dois aspectos importantes: como o indivíduo consegue se estabelecer ou se afirmar socialmente? e como um homem consegue provar que está pronto para assumir determinadas responsabilidades? Lord Jim ou James Burke (Peter O’Toole) é um sonhador que desejava viver uma vida de aventuras e se tornar um grande herói. Ele é um oficial da marinha mercante inglesa que está embarcado no SS Patna. O navio foi fretado para levar cerca de 800 muçulmanos de Áden no Iêmen para uma peregrinação em Meca na Arábia Saudita.
Durante a travessia, as condições de mar e vento estavam adversas. O navio começou a apresentar entrada de água por uma fissura no casco abaixo da linha dágua. Lord Jim se desespera, pois imaginava que o navio estaria vivendo seus últimos momentos e que ocorreria um naufrágio.
Ele e os demais tripulantes, que eram os responsáveis pela condução do navio, abandonam o SS Patna em uma embarcação de salvamento. Jim não era o comandante. Entretanto, o navio não naufragou.
Dessa forma, ele passou a ser um desertor e terá que enfrentar um julgamento por omissão de socorro. O medo e a honra estavam na pauta. A partir daquele fato, Lord Jim passa a carregar um eterno sentimento de culpa. Ele cometeu um erro muito grave e busca incessantemente se redimir perante a si mesmo e na sociedade.
- Filme: Lord Jim (1965)
- Diretor: Richard Brooks
- Atores Principais: Peter O’ Toole, James Mason, Curt Jurgens e Eli Wallach.
- Disponível em: Amazon Prime Video
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS
Na minha ignorância e espero ser corrigido caso esteja errado, a tripulação de uma embarcação é responsável pelas vidas dos passageiros a bordo, obrigando-se a auxiliá-los em caso de naufrágio ou na iminência deste como seria o caso do filme em questão.
.
Fiquei particularmente indignado com o Comandante Francesco Schettino que pulou fora do Costa Concordia deixando tripulantes e passageiros a própria sorte.
Caramba !!!
Esse é antigo 1965 eu nem era nascido 😥
Nunca vi esse filme 🤔
O Comte se superou, puxou esse do tempo do Ronca 😏
Joseph Conrad viajando no Coração das Trevas.