Marinha do Brasil lança míssil antinavio MANSUP a partir da viatura Astros
A Marinha do Brasil deu um grande passo na sua estratégia de defesa com o lançamento inédito do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), feito a partir de uma Viatura ASTROS, do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
A operação, realizada na área de testes do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) com o apoio dos Fuzileiros Navais, marcou um avanço importante para o projeto e fortaleceu a capacidade de resposta da Marinha.
Com alcance de até 70 km e alta precisão, o MANSUP, armamento das futuras Fragatas Classe “Tamandaré”, traz mais flexibilidade e potência para proteger a Amazônia Azul e os recursos naturais do Brasil. Esse lançamento, realizado dia 17 de dezembro, também representa a modernização do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), reforçando a soberania nacional e a defesa marítima do país.
O que uma bufunfa Árabe não faz hein.
E de pensar que não precisaríamos de bufunfa de ninguém pois temos a nossa más é muito mal gerida, administrada e direcionada.
Teríamos 100% de autonomia.
É só querer.. e quando falo isso não falo apenas dos políticos… toda política pública, seja de defesa e ou outra área depende de dinheiro.. a bufunfa vem com a vontade política e a vontade política vem da população se movimentar a esse favor… Nossa população não foi educada a dar importância necessária as forças armadas. Esse é o nosso maior gargalo.
depende de quem querer?
1) aprovar a PEC que destina 2% do PIB para o orçamento de Defesa
2) manter a redução de efetivo de 10% e proibir o aumento de efetivo
3) aprovar uma nova previdência militar acabando de vez com pensão vitalícia para filha e reduzindo o percentual da aposentadoria de 100% para 70%
É mais ou menos isso, em 10 anos o Brasil se destaca como uma potência militar de nível mundial. Ou podemos continuar com as aposentadorias gordas, com pensões eternas, com um orçamento ridículo de 1,1% do PIB e um “anão” em poder militar.
O pressuposto é que a economia das FAs, fique nas FAs?
No acumulado em doze meses, o déficit nominal alcançou R$1.092,8 bilhões (9,52% do PIB), ante déficit nominal de R$1.065,3 bilhões (9,33% do PIB) acumulado até setembro de 2024.
A taxa básica de juros passou de 11,25% para 12,25% ao ano. A decisão foi unânime.
1 Dólar americano igual a
6,24 Real brasileiro
19 de dez., 13:37 UTC
Orçamento atualizado MD
R$ 128,10 bilhões
Despesas empenhadas
R$ 125,28 bilhões
Despesas pagas
R$ 107,00 bilhões
Nosso investimento é de apenas 1,1% do PIB, enquanto a média mundial é de 2,3%”.
Perfeito seu comentário.
Se me permite acrescentar.
4) Revender para o mercado meios que estejam obsoletos más que poderiam ser modernizados por nossas industrias, exemplo:
Cascavel e Urutu modernizados para países amigos na África, América Latina etc;
*Retira-se o que está velho e ainda da uma chance de nossa indústria abranger maior penetração de mercado exterior.
5) Desmobilizar ativos como imóveis, terrenos e áreas das FA’s que certamente não seriam mais utilizadas;
O problema de vender ativos é que o dinheiro não vai para a FA mas para o caixa da União…
Redução de 10%? Deveria reduzir em 30% o efetivo e acabar com o serviço militar. Na verdade, deveria ser feito um estudo independente para vermos qual seria o efetivo mínimo necessário.
Ou a gente tem poucos militares bem equipados ou tem muitos militares mal equipados. Só como exemplo, a força aérea sueca tem entre 4-6 mil militares na ativa, a nossa tem uns 80 mil. Mesmo sendo um país muito maior, temos militares de sobra!
A Itália é 13 vezes menos q o Brasil e tem o exército só metade menor…
Qual o padrão de comparação?
Faz tipo os EUA, que é 70 %.
_ Paga a faculdade pra quem serviu.
– 20 anos de serviço pra ir pra reserva.
– Fundo de saúde como um plano, sem ser atendido no SUS, podendo descontar do IR.
– auxílio moradia ou imóvel militar pra morar.
Abatimentos e descontos em compras em diversos mercados, turismo etc
E que os anjos digam ” Amém “. Já estava na hora da nossa capacidade de defesa costeira, a partir de terra, ressuscitar. Agora, que se termine a integração e que o EB também adquira, visando mobilhar os GMF.
E que saiam as outras versões do Mansup(Manaer e Mansub)
Abraço e bora Brasilllllll!!!
Sério isso? Defender um litoral de quase 8 mil quilômetros com caminhão? Míssil sem radar?
Sério?
Mas não é só um caminhão, é o Astros, orgulho nacional, já faz parte do imaginário dos br, assim como o Osório, melhor tanque do mundo que ninguém teve.
Não. Esta é apenas mais uma ferramenta disponível futuramente.
Isso é só parte do sistema.
E a versão com alcance extendida para 200km, utilizando tbm os radares OTH da IACIT.
“Agora, que se termine a integração e que o EB também adquira”
Esta é a parte que não vai dar certo. Nem preciso dizer porque.
Diga aí.
Salve zorann !
Acredito que o produto final saia (até devido ao interesse da Edge); mas quanto ao EB adquirir…compartilho do seu pragmatismo.
Sendo otimista, o CFN pode vir a adquirir.
Quem precisa adquiri e operar MANSUP a partir da plataforma ASTROS é o CFN, que já opera esse sistema de artilharia de foguetes. Basta adquirir os mísseis e pronto. Não vejo motivo para o EB adquirir esse míssil. O EB deve investir no término do desenvolvimento e na produção do MTC, que também vai usar a plataforma do ASTROS. Esse, sim, é um míssil necessário para o EB.
Mestre SantaMarinense….corretissimo….
Saudações Santamariense !
Concordo, mas qdo eu disse sobre o CFN adquirir foi no sentido do módulo que contém o Mansup; pois sei que eles já operam o Astros.
Uma questão que acho pertinente. Uma vez que se trata de um meio de negação do mar, seria correto mesmo o CFN ser responsável, ou o ideal seria termos uma nova unidade, vinculada ao comando distrital? Não sei, mas eu acredito que vinculado ao comando distrital faria mais sentido, além de espalhar estas pela costa Brasileira. Eu alocaria da seguinte forma (inicialmente, podendo no futuro haver mais baterias nestes ou em outros distritos): Uma bateria no 1º distrito. Uma bateria no 3º distrito. Uma bateria no 4º distrito. Uma bateria no 5º distrito. Eu entendo que se for vinculado ao… Read more »
O MTC morreu junto com a Avibrás. A SIATT está pensando numa família de mísseis a partir de Mansup, que tbm teria um míssil de cruzeiro. Esse sim tem chance de dar certo.
Caro Zorann, boa noite. Entendo seu pragmatismo. Mas, historicamente, desde idos do Império (quem nunca ouviu falar das fortificações costeiras, baterias de artilharia de costa durante a 2GM e até dos canhões ferroviários de defesa costeira, adquiridos dos EUA)cabe ao EB a defesa costeira, tanto que há uma escola para instruir nessa função: a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe). Quando digo que o EB deve adquirir esse sistema, digo que se torna mais uma capacidade operacional dos GMF do EB, que pode, em conflito, cobrir ou substituir as unidades da MB, em situações necessárias. Além disso, se… Read more »
Mas porque o EB vai adquirir um míssil antinavio???????
Quem faz guerra no mar é a MB. O EB precisa finalizar o seu míssil AV-MTC e colocar em operação, seja isso com a Avibras, Siatt, Akaer, Mac-Jee, ou quem assumir o projeto.
Agora isso sim merece um grande parabéns a todos os envolvidos.
Devolve uma capacidade antes perdida, demonstra tecnologia e poder de fogo, um produto nacional e um armamento de suma importância, espero que o projeto vingue e a marinha consiga comprar e operar algumas baterias dessas espalhadas pelo litoral
Vejamos…essa porcaria tem alcance de até 70km, certo?
E se o inimigo estiver equipado com mísseis de cruzeiro que poderiam ser lançados a mais de 500km da costa, e atingir alvos de grande valor estratégico causando danos enormes, essa porcaria serviria pra quê, exatamente?
isso muda tudo
Primeiro, tem que salvar a Avibras . O que adianta de um míssil se não tiver o vetor.
Todos os projetos que tem a AVIBRAS envolvida sofreram bastante atrasos. Todos os projetos que dependente da AVIBRAS, pararam. O Executivo e o MD perceberam que não adianta mais tentar resolver o problema da AVIBRAS. Então, decidiram pelo certo. Continuar os programas por meios alternativos. Entenda meios como empresas. O PEB finalmente vislumbra uma pequena luz lá no fim do túnel com três outras empresas envolvidas. A SIATT e Edge já nem contam mais com a empresa para o MANSUP. O sistema ASTROS é de propriedade da AVIBRAS. Mas nada impede de sua patente ser assumida por outra empresa do… Read more »
Qualquer caminhão serve
Agora é só colocar o caminhão do Astros sobre o convés do A140 e o PN vai ganhar royalties pela ideia
O PN não…o carvalho….rzrzrzrz
desenho de 2012…
O Astros pode ser usado sem o caminhão? Só o container?
Poder ….poderia….mas não de forma facil e rapida… não foi construido desta forma, destacável…
em tese, voce pode projetar para ser destacavel facilmente, mas não é o caso…e não seria uma coisa de horas…levarias dias…
Riso… pois é…. isso faz tanto tempo que nem lembrava mais quem tinha colocado… achava que tinha começado como uma piada….
parabéns Carvalho.
nunca foi piada…..porque transportar os Astros ou qualquer outro material anti aereo ou anti superficie dos fuzileiros no porão?????
Você só precisa de uma rampa ou elevador….
Para que o caminhão se você pode botar apenas os containers ?
Uai….mestre Atirador…mas ele já tem container para navio, padrão do lançador e comutavel com o exocet….
Eu tinha proposto isso para alguns amigos da MB há alguns anos, mas seria apenas com o MTC300. Os mísseis não guiados seriam afetados pelo balanço do Atlântico.
Isto aqui???
Alguns dias atrás disse que não era necessária essa integração, pois poderia ser instalado o lançador em outros modelos de caminhões utilizados pelas Forças Armadas e era melhor não depender de um veículo feito pela Avibrás, dado o estado financeiro desta. Mas já que foi feita a integração, ótimo. Assim não precisamos comprar mais caminhões num primeiro momento. Dito isso, deve ser o 8° teste de lançamento do míssil, mas até agora não tivemos teste em que o míssil acerta o alvo. Enquanto o míssil não acertar um navio ele não estará pronto para ser industrializado. Que em 2025 ele… Read more »
Acredito que o objetivo foi testar a instalação e integração do míssil na vtr e testar o lançamento.
Salvo engano, a distância de voo do míssil, pelo vídeo, também foi curta.
Porém, sem dúvidas, é um passo muito importante para o aprimoramento da defesa litorânea e quem sabe da Artilharia de Campanha, com uma eventual integração do mansup ER nas viaturas Astros do EB.
Certamente é isso.
O que estou apontando é que o míssil até hoje não teve seu desenvolvimento completo. Estão testando lançamento, voo, alcance, etc.
Ainda falta a fase final de acertar o alvo.
Melhor seria dos FN
Ainda prefiro Hj
???
Segundo o que foi passado pela Empresa, ele podem fazer a integração em qualquer veículo lançador de foguetes, imagino também que eles podem desenhar um, ou pedir para alguém desenhar e eles fazerem, tipo a AKAER
Alguns dias atrás disse que não era necessária essa integração, pois poderia ser instalado o lançador em outros modelos de caminhões utilizados pelas Forças Armadas e era melhor não depender de um veículo feito pela Avibrás, dado o estado financeiro desta.. …..Não é plágio. Estou aprendendo a copiar e colar, já qui aqui me sinto mais à vontade no meio dessa guerra.
Foi divulgado em matéria, aqui mesmo: o comandante da Marinha disse que o míssil acertou o alvo no lançamento anterior a este. Outros comentaristas ligados à Marinha confirmaram. Apenas não foi divulgado vídeo do acerto.
Boa tarde Nunão. Por que será que não divulgaram esse vídeo ? Tem alguma coisa de classificada em mostrar o míssil acertando o alvo ? Não seria até bom para divulgar o próprio armamento ? Abc
Não sei. Mas nunca tive motivos para duvidar da fonte que me disse que ocorreu o acerto, perfurando o casco num bordo e saindo pelo outro.
Lembrando que tem que haver um radar p/ localizar e passar as coordenadas do alvo p/ o míssil.
Já estamos desenvolvendo!
https://www.naval.com.br/blog/2023/12/20/iacit-e-marinha-do-brasil-firmam-contrato-para-fornecimento-de-dados-do-radar-alem-do-horizonte/
IACIT e Marinha do Brasil firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte
Primeiramente o radar OTH 0100 (Over the Horizon) da Iacit já é uma realidade, não é mais um desenvolvimento, e tem uma unidade instalada no Farol do Albardão no RS, mas eu me refiro a unidades de radares móveis p/ aproveitar da mobilidade do sistema laçador, que pode ser transportado pelo KC-390.
Os russos que utilizam tecnologia klingon têm um radar de costa/navios que dizem pode detectar um navio a mais de 200 km com capacidade de designar alvos a mísseis de ataque direto.
Tal tecnologia não foi replicada na Europa, EUA, Japão, China, Coréia do Sul, Austrália, Turquia…
É exclusividade dos russos.
O nome do dito cujo é “Monolit B”
Principais características Alcance de detecção de alvos na superfície do mar com ARdr: Em condições normais de propagação com antena posicionada a uma altura de 9-12 m acima do nível do mar: 35 km Com guia de onda acionado disponível: 90-100 km Sob condições de superrefração: até 250 km Alcance de detecção de alvos da superfície do mar com PRdr: até 450 km Zona de cobertura máxima do DEORdr: 0,2 a 30 km Número máximo de alvos rastreados: com ARdr : 30 com PRdr em modo de detecção : 50 com PRdr no modo de geração de dados TD: 10… Read more »
Más tirando a famosa propaganda russa e pelo bom senso, tem tudo isso de alcance mesmo por se tratar da tecnologia Master Blaster?
Ops….Klimgron?
Não faço ideia, Rogério.
Eu discordo da parte Klingon. Acredito que essa tecnologia seja Romulana. Os Klingons tem toda uma cultura voltada para a guerra e desenvolvem tecnologias para tal, mas eles consideram derrotar o inimigo além do alcance visual algo que não é honroso e não valoriza a glória da batalha.
Rsss
Mestre Bosco, como bom Trekker, devo dizer que o mestre fernando tem razão…os Klingons somente absorveram a tecnologia de camuflagem apos relativa aliança formada com os Romulanos contra a Federação….esta aliança foi quebrada após o ataque de Khitomer…onde Worf virou orfão….rzrzrzr
nao teriam absorvido essa tecnologia dos Xyrilianos de star trek – enterprise no episódio 5?
hummmmmm….rapaz….verdade……largartixa sexy aquela….
nada como alguém que realmente curte jornada…detalhe: o ataque romulano seria invisivel, tal qual os os hipersonicos que ninguém ve mas causam estragos
O gaivota está em desenvolvimento.
radar móvel costeiro? não ia servir, pois o alcance seria de uns 30 Km devido a curvatura da terra, e o OTH100 supostamente consegue passar dados suficientes, para um tiro do Mansup
Mesmo numa distância de 70 km um radar OTH não tem precisão que o habilite a designar alvos a um míssil de ataque direto como o MANSUP.
No máximo indicará a presença de uma possível ameaça , o que permitirá o envio de aeronaves ou embarcações de reconhecimento/ataque.
Mas e o Gaivota?
Está sendo desenvolvido justamente para cobrir essa lacuna e seria integrado a uma classe de navios da MB.
Não sei com ficou isso.
Exatamente….o Radar OTH ( que nao é movel) seria um radar de vigilância, para os radares da bateria costeira móveis esses sim que teria que aprender o alvo…existem alguns no mercado, já existe sistemas similares no Japão (maior operador de Bia costeiras) Type 12 com radar mitsubishi TPS-P80ME Polônia TRS-15 , Suécia giraffe otimizado para alvos navais , Rússia Predel-E. Outro aspecto a ser levado em consideração é que outro meio das forças poderá designar esse alvo via data link no futuro (MANSUP-ER)…além do radar da bia, um helicóptero, um avião de patrulha marítima, um drone etc. É uma capacidade… Read more »
Esse sítio tarde já existe e está em testes no sul do Brasil a um bom tempo.
Mas não há de fato conexão direta entre um radar e o lançador/posto de controle.
Desde que os dados da localização do alvo sejam passados ao “lançador” o radar pode ser qualquer um apto a busca de superfície, lembrando que um radar na costa ao nível do mar não tem como detectar nada a muito mais de 20 km.
O Ideal é um radar localizado numa “elevação” (morro, montanha, etc. ) de modo a cobrir uma distância maior. Ou então que a localização do alvo seja passada por aeronave.
Usando o linkbr, pode receber dados de aviões AEW.
Sim
Valeu, mestre.
Sendo que temos 2 satélites SAR, daria para usar eles para solução de identificação do alvo?
Em tese sim.
O gaivota logo estará aí e tbm tem o radar OTH 0100 da IACIT para localizar o alvo.
Falta vontade.
O OTH pode até servir para identificar possíveis alvos mas não tem capacidade como radar de guiamento de missel. É preciso outro equipamento para tal.
Essa matéria fala sobre isso !!!
https://www.naval.com.br/blog/2020/04/24/russia-testa-sistema-de-defesa-costeira-bastion-em-exercicios-no-artico/
Negativo mestre Luciano SR71….não precisa de radar…..só precisa quem digite as coordenadas geograficas no painel de lançamento….
então , pode ser radar, mas heli, avião, pode ser Flir, pode ser informação satelite, pode ser Drone, qualquer coisa que aviste e saiba a coordenada….
Exato.
O que se precisa é da posição do alvo mais exata possível num dado momento antes do lançamento combinado com informações acerca do curso e da velocidade do alvo.
Essas informações são passadas ao sistema de navegação do míssil composto por um sistema inercial que levará o míssil a um ponto futuro denominado de “janela de busca” onde ele irá acionar seu radar de bordo e procurar o alvo baseado em algorítmos complexos de reconhecimento e quando o reconhecer irá trancar nele e proceder à fase terminal de ataque.
Fora o emprego de UAV, já previsto no Sistema Astros
Isso foi um avanço muito bom e vai ser um elemento importante na desfesa de nosso litoral, é uma lacuna que esta sendo preenchida com tecnologia local e operando em conjunto com o radar além do horizonte que a MB esta desenvolvendo vai ser uma ferramenta importante. Parabéns MB e SIATT!
Sinceramente não creio que o Brasil se beneficie com um sistema desses. Mais fácil estar sendo desenvolvido para exportação para países banhados por mares fechados.
Qualquer ameaça vindo pelo mar o ideal é que seja enfrentada muito mais distante que o possível com um MANSUP lançado da costa.
O Ideal de defesa costeira para o Brasil é o velho “submarino”.
Segundo opção é o P-3/Harpoon.
Terceira as fragatas.
Quarta os S-70/Peguins e H225/Exocet.
Se deixarmos as ameaças chegarem a menos de 70 km da costa estaremos em apuros.
200km com a versão ER Bosco!!!
Acha que ainda assim não seria possível?
E se se fato a parceria com a índia incluirmos uns Brahmos com alcance de 280km e integradas aos sistemas Astros?
Somados aos radares OTH 0100 e o Gaivota quem sabe?
Mais os Subs, os P3 ou nova versão do KC390 , as fragatas, os S-70 + H225,
Não seria uma boa “turminha” pra fazer um inimigo pensar duas vezes?
Acho que todo artefato militar que o pais desenvolve acrescenta em diversas áreas na industria nacional, na inovação tecnologia , no mercado de defesa e na independência.
Sem dúvida melhora.
Não sou contra uma bateria costeira , mesmo com o MANSUP, melhor que não ter nada, mas acho que na eterna falta de verbas é melhor investirmos em armamentos mais flexíveis, multifuncionais.
E como estamos de frente para o Atlântico temos muitas oportunidades de interceptar um atacante bem mais distantes da costa.
Mestre Rogerio Loureiro…200 km ainda é pouco….mas quando chegar nos mil a mil e quinhentos km fica pra lá de bom….mas é isto ai…ja tem coisa pacas que dá para usar com ele assim…..
O AVTM acredito que vai chegar perto disso.
Seria como misturar o AVTM e o Mansup.
Não sei se é possível más.
Eu queria muito um P195 com MANSUP ER *_*
Observem que ele não entra em cruzeiro e cai na água no fim do vídeo. Problemas pra entrar no perfil de voo rasante?
Esperamos que venha um desenvolvimento de mísseis com longo alcance
Eu me pergunto qual a utilidade de um míssil terra-mar com alcance de 70km. Qual a chance de eu encontrar uma embarcação inimiga dentro desse raio (que, para quem entende de geometria, sabe que é um alcance útil muito menor).
Talvez com o MANSUP-ER, mas daí eu não tenho clareza de como seria a aquisição de alvos.
Pedro, Com 70 ou 200 km , ambos são OTH (além do horizonte). Para se detectar um alvo é preciso meios que “vejam” além do horizonte ao nível da “praia”. Para ver longe um navio na superfície o radar tem que ficar alto, seja num morro ou num avião. http://www.mar-it.de/Radar/Horcalc/horcalc.htm Um radar a 150 m de altura detecta um navio a 70 km. Para um navio a 200 km (no caso do MANSUP-ER) o radar precisa estar a uns 2000 metros de altura no mínimo. No Brasil creio não haver “picos” com mais de 2000 metros próximos à costa então… Read more »
Eu queria era mesmo o Dirigível do Carvalho2008 com radares AESA da Embraer, talves fosse mais barato de operar que com um Heli ou avião, além de se manter no mar por mais tempo, mas é só um devaneio
Correto! Mestre Campos….para que complicar certo?
Um simples Balão amarrado com um radar mediano meia boca igual ao Seasprey do Bandeirulha, permite 370 km de alcance
ate para provocar eu posso dizer que um ridiculo SCP-01 daria para alvos navais mais de 150 km….
vigilancia 24 horas por 7 dias da semana….ininterruptos…
Mas bom mesmo seria assim….
https://www.youtube.com/watch?v=CNcKos0CBRs
Sua ideias são ótimas.
Que maravilha, chineses vão copiar tua ideia é questão de tempo, vc pensa com criatividade
Dirigível nada mais é que um grande alvo, tal qual estruturas físicas de radar, que podem ser detectadas por satélite e destruídos por diferentes armas, inclussive, drones de baixa performance cinética, com características furtivas, que vem recebendo extensão de alcance para a casa dos milhares de quilômetros. . Veja que a proposta ainda expressa a intenção de discutir o uso de um radar de performance medíocre e ultrapassada, sem qualquer capacidade de resistir a ação de modernos sistemas de Guerra Eletrônica… Em qual cenário de combate moderno que isto é relevante, dentro de uma cadeia de engajamento crível? Qual é… Read more »
rzrzrzz…como sei que o amigo Bardini é o meu negativador da madrugada…rzrzr…dei o primeiro….dislike a vossa pessoa…
sob a otica da seleção dos atacantes…drones, etc…OTH vai pro saco…astros vai pro saco…qualquer estação e caminhão…não sobrou nada…
então, se na linha de corte não sobra nada…não parece comparação adequada…ainda mais porque ninguem defende ou defendeu fazer “A” no lugar de um MPA….uma aeronave AEW….obvio complemento…mas cuidado nas premissas, pois se assim fosse, não haveria estações de radar em terra…fixas ou moveis…
Mas a Polonia…parece que vai….dê uma zapeada…
Um sistema OTH fixo ia ser o primeiro que levar uns mísseis de cruzeiro
Para o mais ceticos….vide a materia anexa da Polonia…
https://www.twz.com/air/polands-plan-to-deploy-early-warning-radar-blimps-moves-forward
Nós temos uma empresa nacional que se prontificou em desenvolver uma familia de “Zepellins” com diversas finalidades.
Até isso temos como obter via fornecimento nacional. Más sempre esbarra nos custos e invetimentos.
Dinheiro tem, más está nas contas dos pensionistas “eternum”.
Sim, temos. A Airship do Brasil S/A
https://www.forte.jor.br/2015/06/22/dirigiveis-sobre-a-amazonia/
Essa aí não deu em nada… Já era.
Esta aberta, e tem feito alguns modelos….deviam fazer algo pequeno…outro dia, vi um drone dirigivel interessante…coisa pequena….
Perfeito carvalho. Obrigado. É isso mesmo.
Existe uma empresa que fabrica dirigíveis aqui em São Carlos,a Airship.A última notícia que tive,ela estava fechando as portas,melhor dizendo,o hangar.
Não é “devaneio” apenas que no momento as desvantagens terão que ser vencidas ou muito amenizadas para que o dirigível torne-se eficiente.
.
Pelo menos nos EUA os estudos iniciaram décadas atrás então acredito que é
questão de tempo – pouco ou muito – para que o dirigível popularize-se.
Mestre Dalton…não há impecilho tecnico….
O Povo comum desconhece totalmente, que os EUA usaram dirigiveis até 1962, já em plena era do jato supersonico…
Que os recordes do ZPG2 não foram quebrados até hoje…. recorde de 264 horas ininterruptas e cobertura de uma distancia de 9.740 millhas…
Possuiam velocidade de 128 km/h e um radome de radar AN/APS-70.
Os caças que aparecem na foto são os F11 Tiger dos Blue Angels?
ihhh rapaz…sei não…
Sim Carvalho, mas isso não quer dizer que não existam desvantagens como condições de tempo, velocidade e outras coisas que nem lembro mais de um artigo que li anos atrás.
.
Meu ponto é que atualmente o dirigível ainda não é capaz de substituir completamente outras plataformas, os estudos prosseguem
e assim como as plataformas não tripuladas estão sendo gradualmente introduzidas assim ocorrerá com essa nova geração de dirigíveis apenas levará tempo e mais recursos que são finitos e
estão sendo empregados em outras áreas igualmente importantes do setor de vigilância/reconhecimento/ alerta antecipado.
os antigões….não rigidos, tem 128 km/h….com apenas 800 hps…
Para fechar a Foz do Amazonas já serve.
kk que legal!!
Tô fando….para que pensar complicado…..
Não é somente a solução lindinha, charmosinha e carinha que funciona….a não ser para a area de compras e seus influenciadores….
Pois é. O ótimo é inimigo do bom.
achei top
Baixa Visibilidade e assinatura radar
Não chega aos 2000 metros, mas próximo a costa do Rio de Janeiro tem o Morro do Couto entre Petrópolis e Miguel Pereira que tem 1776m de altitude. Ele dá visada para o mar e é ocupado pela FAB que possui uma estação de radar do Sindacta I ali. Colocar mais um radar ali para rastrear navios seria fácil.
Para correr você primeiro tem que ficar em pé, depois aprender a andar, capiste? Esse lançamento foi um POC, prova de conceito.
Bem-vindo à Selva…mas tome cuidado com o MANSUP…
Sim, sim, é isso que eu falo a tempos: baterias costeiras de ASTROS com MANSUP.
Um meio barato ( vomparado ao preço de um navio ) mas altamente móvel, e que agrega poder de fogo em pontos estratégicos de nossa costa.
Pai do Céu.
Que novela. Produtação, EDGE, Mansup ER, feiras e anexos, vídeos e conversinhas. Vão defender uma costa de 7,400 quilômetros com caminhões sem radar apontando para o que consideram ser um inimigo a 70 km de distância?
Cadê os submarinos, navios patrulha, corvetas?
A MB parece cachorro perdido na estrada.
Que BLZ 👍
Quero ver quando entrar o Mansup “Negão” assim chamado pelo nosso caro Istivis, aí a coisa vai ficar interessante 😏💪⚓️🇧🇷
Istivis Está Awaiting.
Nossa, finalmente uma notícia em que existe certa unanimidade aqui!!! Pessoal só mete a porrada nas FFAA!!! Achei que não veria isso!!
Sai mais barato do que porta-aviões, sem falar na mobilidade e eventual surpresa.
Mas ainda acho 70 km pouco, é como se o ladrão já tivesse pulado o muro.
Parabéns à SIATT e EDGE, turnando o MANSUP um produto ainda mais desejável.
Sim, isso, apenas isso, de resto muito estardalhaço de um produto para defesa costeira, levando em consideração o tamanho do nosso litoral, tamanho do nosso mar, como diz Esteves. Parabéns a SIATT, foram rápidos.
Finalmente uma boa notícia.
Que os Anjos digam Amém.
Quanto a informações de um possível alvo na distância máxima, por exemplo, 200Km, os dados podem ser obtidos por aeronaves (S-70B, EC-225, Ultra Mega Super Lynx, P-95B, P-3) e podem ser passados os dados, até mesmo por fonia.
Isso é rotina, helicópteros detectam alvos além do horizonte e informam ao navio mãe, que os atacariam com o Exocet MM-40.
Isso é um exercício realizado normalmente na Esquadra, se chama OTHT (Over The Horizon Targeting).
Existem vários métodos distintos de OTHT, dependendo da situação tática vigente, mas aí já estaria falando demais.
Até que fim! Grande dia!
Já estava na hora.
Parabéns a Siatt e a Marinha por mais essa etapa. Não entendo porque a Marinha insiste nesse termo “Amazônia azul” isso nunca colou além do circulo muito fechado do almirantado, uma nulidade em si que nunca acrescentou nada. Outra coisa que discordo de uma maneira colossal é esse sistema Astros no CFN, os poucos que temos não poderiam ficar dispersos, a função do CFN numa guerra defensiva é a mesma que o EB faz, jamais vamos “tomar uma cabeça de praia” em nossa hipótese de guerra.
Pra lançar ele de uma unidade terrestre móvel precisa de um radar para esclarecer o míssil, em que tipo de plataforma ele vai estar baseado ?
Simplesmente fenomenal. Fico imaginando se os engenheiros da siatt tivessem liberdade criativa e conseguissem aplicar, veríamos coisas incríveis como essa de forma recorrente. A imaginação vai longe com esse tipo de coisa, já imaginaram um sistema baseado em contêiners e caminhões civis disfarçados bastando simplesmente jogar no cavalo mecânico e integrar com com um sistema de lançamento modular… Na prática é uma força tecnologicamente superior fazendo inteligência por satélite e vendo que existem centenas de caminhões idênticos e sem saber qual deles vai simplesmente parar e lançar a um míssil antinavio na sua frota. Meus amigos, isso sim é um… Read more »
Com certeza, mestre Matheus…transformar o Mansup ou o mt300 Matador, numa camuflagem tipo container, ao estilo do Club K Russo, é um pesadelo para um invasor. Óbvio que o invasor pode ser extremamente mais forte, mas a arma de defesa se comportaria de forma assimétrica. Exigiria do invasor multiplicar por 10 ou por 100 seu esforço, pois na faixa litorânea e costeira, tudo é qualquer coisa transforma-se em ameaça….não dá para saber quais dos milhões de container são verdadeiros, barracões de pesca, etc…
EDITADO
NÃO USE CAIXA ALTA.
POR FAVOR, LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
não….veja sobre horizonte radar a correspondencia sobre altitude X Horizonte radar
Parabéns a MB, falta o Exército apoiar, entrando no programa também para colocar essa capacidade em seus
Grupos de Misseis e Foguetes. Reativando a Artilharia de Costa.
Seria o início para finalmente termos artilharia de costa nos arquipélagos? Já passou da hora disso acontecer, principalmente nas ilhas mais afastadas das costa como Fernando de Noronha,São Pedro-São Paulo e Martin Vaz.
Pra que ? Para ser destruído por um Tomahawk ?
perdoem a minha ignorância, mas 70km para defesa de costa não seria “pouco”??
Temos que ter missil com alcance maior.
Marinha do Chile,Exocet, alcance 120 km.
Marinha do Brasil…mansup 70 km.
Vocês acham que o navio deles, ficaria como alvo em nosso alcance?
Hoje ele é motor fogute, mas a nova turbina dele já está quase pronta e ja anunciaram a versão ER de 200 km….( ou mais…)….
O negócio está tão feio pra MB, mas tão feio, que nem equipamento para filmar em 1080p ele conseguem…
A área de comunicação das FA sempre foram fracas, mas da Marinha tem se superado nos últimos tempos.
Prezado, a cobertura foi toda feita pela SIATT, a pedido… cordial abraço.
Mas você sabe que o apontado é verídico Xô. Abraço e um feliz Natal!
dá pra por um lançador desse numa fragata ou não teria necessidade? Faria sentido tb lançar foguete de uma fragata, além de míssil?
Primeiro temos que comprar fragatas, pois o que iremos receber são meras corvetas. Segundo, nenhuma potência naval irá navegar a 70 Km das nossas costas em caso de guerra. Eles podem lançar mísseis de mais de 1.000 Km. A diferença em mobilidade e distância seria tirada exclusivamente por aviões rápidos, que transportassem os mísseis. Terceiro, o Brasil não vai enfrentar a Argentina, Uruguai ou Venezuela. Para que servirão mísseis costeiros de até 70 Km ? Servirão sim, embarcados em aviões e helicópteros.
porque o mestre Guilardo está esquecendo da versão ER?
Mestre Luterano….sim, dá….. Hoje em dia, existe um arsenal muito diferente de antigamente. Primeiro vieram os canhões ( facil de armazenar os projeteis mas dependiam de boa mira) Depois vieram os misseis ( acertam com precisão, mas poucos são estocados pois ocupa muito espaço) Dai tentaram colocar a cabeça guiada do missil numa balaprojetil, mas a enegia cinetica do disparo complicava e encarecia muito os sistemas eletronicos com o impacto do lançamento… A vida continuou e fizeram foguetes inteligentes ou bombas planadoras com mais de 100 km de alcance (GLSDB)…. Então a questão é onde colocar num navio antigo que… Read more »
Luterano.
Para os navios já existem os lançadores inclinados fixos convencionais.
Como a Avirás ta nas ultimas o com ela o MTC300 a Siatt poderia com poucos ajustes (software) fazer o mansup um míssil de cruzeiro para ser usado nos astros que temos a versão ER com 200km de alcance já da boa… pra quem não tem nada a metade é o dobro!
essa versão também poderia ser usada nos navios para ataque a costa.
A SIATT já declarou que pretende fazer isso, desenvolvendo uma família de mísseis a partir do Mansup
Ótima notícia! Agora é só desenvolver uma versão aperfeiçoada com maior alcance (algo entre 200 e 300 Km) e mais veloz (hipersonico) e encher a costa brasileira com essas baterias para uma estratégia A2/AD. Aí é só criar uma defesa antiaérea em 3 camadas e estaremos bem protegidos na Amazônia Azul.
Mergulha o mansup num submersivel desprezivel de meia boca, que ai sim fica bom….na faixa interna da ZEE vc conseguiria comunicação em rede proximo do litoral e e poderiam funcionar como artilharia stealth debaixo dágua….estou falando de coisa simples….
Não sei porque o comentário do mestre carvalho2008 me vez lembrar da C.Norte rsrsrsrs
Mestre é coreano?
Baixo custo, simplicidade, de dominio, quantidade, me faz lembrar um comentário extensivo seu, a tempos
Mas é para lembrar mesmo….!!!! Monta algo simples como um Ghadir….não é para ir fundo não…somente abaixo da lamina dágua…
O dinheiro das forças armadas e mal gerido por um monte de generais desqualificados , pois o que o Brasil gasta com as forças armadas e quase a mesma coisa que Israel gasta com suas forças militares
Tem os dados e fontes atuais disso?
Com o dólar caro, compras militares não são tão oportunas assim…
Por isso que sou a favor de compras usando moedas nacionais e outros subterfúgios.
Se usássemos de tal artifício, poderíamos adquirir meios que necessitamos e temos carência.
Lembro muito bem do Egito, que comprou MBTs russos( 400 ) usando Rublos na transação.
Se os governantes e militares brasileiros não fossem tão borra botas e covardes,poderiamos resolver nossos problemas.
Mas aí nossos garbosos militares vem com essa falácia de incompatibilidade de doutrina.
Que top, so falta acertar o alvo agora
Muitas ideias boas muitas opiniões de excelência mas infelizmente nossa realidade é outra, não temos poder de compra .
Excelente, que não “morra na praia’…
Vamos esperar que seja concluído,a aquisição desses mísseis de alta qualidade, mais e mais pela nossa marinha.
Bom dia pessoal, não há problemas, o que não temos é ameaça de guerra iminente como na Europa, Ásia e Oriente Médio, ou em territórios de “interesse”, como o caso dos EUA ou Russia (que investe 40% do PIB aproximadamente). Temos uma querela de possível “invasão ” territorial pela Venezuela de Maduro e uma possível participação numa grande guerra contra a Russia e seus aliados, aí o bicho pega. Mas sem “enxergar” nossa participação nessa segunda possibilidade nem nosso governo, nem a população vão exigir/aplicar maiores investimentos em defesa. Basicamente somos defensivos e defensores da paz em missões da ONU,… Read more »
Parabéns, Benvindos a década de 80
lembro do Foxtrot, desde o Base Militar….
Não. O problema dele nunca foi com as opiniões que expressava, e sim com a conduta agressiva em relação aos demais e a desobediência constante às regras do blog.
Vi um comentario do mestre Caiafa muito interessante, que de fato ajuda muito a restabelecer o foco da analise: A Avibras não participou do teste O Teste foi exclusivo e independente promovido pela Edge Siaat e Fuzileiros da MB (Adaptação independente da Avibras) Demonstraram a facilidade e qua não haveria dificuldade para outras plataformas A adaptação e tropicalização de todos os Astros NO MUNDO passa a ser possivel para o Mansup como produto Para a EDGE e EAU, é musica para os ouvidos ter estes caminhões com capacidade Anti navio no Golfo Persico….uma luva… Vai vender como agua…..com Avibras, sem… Read more »