Parcerias público-privadas visam modernizar Complexo Naval da Ilha das Cobras
O pedido de Manifestação de Interesse (Request for Information), que estará disponível a partir de 20/12/2024 no sitio da EMGEPRON, na área “licitações” (https://lnkd.in/dQchrMJ4), é a etapa inicial para estabelecer futuras parcerias com empresas privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio de um processo de Cessão de Uso Onerosa, visando à exploração de áreas operacionais do Complexo Naval da Ilha das Cobras (CNIC), onde se localiza o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e a Base Naval da Ilha das Cobras (BNIC).
FONTE: DOU nº 245, sexta-feira, 20 de dezembro de 2024 – Seção 3
Cessão onerosa de áreas operacionais é venda ou aluguel, não tem nada de parceria modernizante.
Depende!
Cessão onerosa pode impor reformas, modernizações, novas edificações, etc e tal, normalmente cessão por determinado prazo, ao final do qual a coisa retorna ao poder público, com tudo o que foi investido. Só não vale se for uma cessão para amigos, onde tudo será financiado por dinheiro público.
Isto que o senhor comentou é interessante me lembra muito o sistema de cessão de rodovias, ferrovias, aeroportos, etc a iniciativa privada no Brasil.
O Estado entra com o dinheiro, eles com a administração.
Exatamente PPP (parceria pública privato).
O governo reforma a estrada BR e entraga para empresa cobrar pedágio por 30 anos.
Gostei da ideia… aonde me candidato?
Posso estar enganado (pois não sou formado em direito) que concessão e cessão são coisas diferentes.
Perdão companheiro, errei, um pequeno erro de datilografia.
Agora é que eu vi. Obrigado por avisar.
Mas, deu para entender né.
São coisas diferentes.
Melhore o Complexo para o Corpo da MB, não para sua frota. Essa não há.
20.12.24 – sexta-feira, btarde, uma pergunta: dentro desta cessão onerosa, por acaso existe algum quesito dando preferência para construção de meios navais para a MB. Estaleiro por estaleiro, temos vários inativos por todo o Brasil; qual seria o interesse no da marinha???? Há alguns anos, houve “”segundo notícias “” que a BAE tinha interesse, não é de graça, concordam.
Não existe ainda o detalhamento de como se dará esse processo. Por hora estão solicitando informações junto a eventuais interessados justamente com as ideias/propostas por parte desses.
Essa modernização pode fazer o arsenal de marinha voltar aos seus tempos gloriosos em construir meios navais para a MB?
No passado realizavam manutenções, com o pessoal do Arsenal, para vários tipos de embarcações com o aproveitamento dessa mão de obra especializada e a arrecadação ia para um fundo gerenciado pela própria Marinha, até o Del(u)fim Neto, descobrir o tamanho do valor e abocanha-lo para ajudar a amenizar a divida externa. Os políticos acabaram com a festa ( recursos, mão de obra especializada e prestação de serviços a terceiros) sendo a derrocada do Arsenal após. Passou o tempo e retornam a prática travestida de nova linguagem e principalmente para onde e quem irão os recursos. Tem-se que 👀
Qual é a cabeca de Porco que está enterrada ali no antigo estaleiro da Ishibras no rio de Janeiro ?… complexo enorme, diques gigantescos… Tudo se deteriorando… Nao haveria uma maneira de reativa-lo ?
20.12.24 – Sexta-feira, bnoite, Paulo, o estaleiro da antiga Ishibras a alguns anos vem sendo utilizado pela Petrobras, acredito que esteja arrendado.
Sim, pode ser mas passo la al lado, pela ponte, e nao vejo atividade como era antigamente … uma pena…
Trabalhei ali no último projeto amigo, Petrobrás modernizou o estaleiro para a conversão de 4 navios tanques, para 4 FPSO. Mas a roubalheira não permitiu continuar o projeto… todo o investimento feito, está se perdendo… está parado desde 2016. Estão usando um pequena parte do estaleiro como depósito
Cabeça de porco = a Politica de nossos Politicos…. aonde meten o dedo tudo retorcede 🙁
Deveriam ampliar aterrando em direção a Baia, aumentando em, no mínimo, 40% o terreno e gerando espaço para novas instalações. No Japão, a Baia de Tokyo foi toda aterrada para comportar novas instalações logísticas/industriais. Não acho que isso atrapalharia as rotas para o Porto do Rio.
O espelho de água da Baía da Guanabara é tombado! Novos aterros não vai rolar.
Não sabia. É um tipo de política que não beneficia economicamente em nada à cidade, já que ela é uma cidade com prospecção às atividades portuárias e logísticas e não possui mais espaço para o crescimento físico e consequente dinamismo desse setor na cidade. Porém, ainda assim, nesse caso da Marinha, poderia haver uma “autorização especial” para esse aumento via aterramento. A Base da Marinha é um centro de riqueza crucial para o local. Um aumento em 50% não afetaria em nada a Baía e traria benefícios de infraestrutura, o problema crasso da Baía é o saneamento inadequado no perímetro… Read more »
O AMRJ já tem áreas subutilizadas do jeito que está. Não creio que mais espaço seria algo importante.
Nunão no estado atual AMRJ pode construir quais tipos de navios ?
E se for reformado pode construir navios de grande porte?
Se reformado, poderá construir navios do porte do NAM Atlântico, com união de megablocos, no dique Almirante Regis, ou navios do porte de fragatas pesadas na carreira 1.
As demandas das empresas de logísticas atuais demanda galpões modulares, dentro do conceito da indústria 4.0. No AMRJ a infraestrutura é tradicional, em alvenaria. Aumenta o espaço, constrói galpões maiores e dentro do conceito 4.0.
A não ser que vão quebrar as estruturas atuais e construir novas. Não é tombado também?
Desconheço tombamento do AMRJ, creio que só o prédio do antigo Ministério da Marinha, na área do 1º DN (ou seja, fora da Ilha das Cobras), seja tombado.
Derrubar parte de uma das edificações dos anos 1920/30 não foi um problema na hora de fazer o galpão mais moderno da Oficina de Submarinos. Anos depois também foi erguido o edifício que abriga a Emgepron, também na Ilha das Cobras.
Eu acho que só os prédios administrativos, com telhado colonial, que são tombados, e se não for, deveriam ser, pois são belos demais.
Nem deveria mexer mesmo, se forem mudar, só as oficinas. Na verdade o AMRJ é altamente classudo no geral. Passa tradição.
Ótima iniciativa. O AMRJ é muito importante. Aqui tudo que se refere a MB é motivo de críticas! Não entendo esse pessoal!!!
Seria ainda mais importante se estivesse servido ao seu propósito
Trabalhei 5 anos no AMRJ. Aquilo lá precisa de uma reforma urgente. Do tempo de D.Pedro II. Rs
Isso se chama tradição. AMRJ é bonito e eficiente.
Pode ser um processo tipo empréstimo consignado que facilita para quem vai fazer, pois não precisa de avalista e outras exigências. O banco tem a garantia do repasse do governo e governo, se não tiver recursos, toma emprestado juros ao banco – que pode continuar emprestando a juros aos que recebem do governo. Tem pessoas que ganham salário mínimo e compromete a renda por anos com os bancos, que ficam como que dando garantias a si próprios. Negócios governamentais com iniciativa privada, o investidor precisa de segurança de retorno de seus investimentos
É interessante como a ilha serve de uma “escudo geográfico” ao museu do amanhã
Isso tá me cheirando a alguma empresa chinesa “””vencer””” a licitação
Algum companheiro saberia dizer qual é o navio que está ali no cais Oeste. Esquerda da imagem? Parece estar há muito tempo.
Não seria “direita da imagem” ? Pois o que “parece estar há muito tempo” é o “Mattoso Maia” cuja baixa oficial deu-se em dezembro de 2023.