Caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos EUA abatido por fogo amigo no Mar Vermelho
Dois aviadores da Marinha dos EUA estão seguros após o F/A-18F Super Hornet em que estavam ser abatido por engano pelo cruzador lança-mísseis USS Gettysburg (CG-64) enquanto sobrevoavam o Mar Vermelho. A aeronave, designada ao porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), fazia parte do Esquadrão Aéreo Embarcado Um (Carrier Air Wing One). O Comando Central dos EUA (CENTCOM) afirmou que o incidente não foi causado por fogo hostil e que uma investigação está em andamento.
Os pilotos, que pertencem ao esquadrão “Red Rippers” do Strike Fighter Squadron (VFA) 11, foram resgatados em segurança, com um deles sofrendo ferimentos leves. O incidente ocorreu por volta das 3h da manhã de domingo, horário local, enquanto o grupo de ataque participava da Operação Prosperity Guardian, cuja missão é proteger o tráfego mercante no Mar Vermelho de ataques de houthis provenientes do Iêmen.
A Operação Prosperity Guardian tem sido uma missão contínua dos EUA para interceptar drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos na região. No fim de semana, forças dos EUA realizaram ataques deliberados em Sanaa, capital do Iêmen, destruindo um depósito de mísseis e um centro de comando, como parte dos esforços para degradar as capacidades dos houthis de atacar navios mercantes e de guerra.
O USS Gettysburg, com mais de 100 células de lançamento vertical para interceptar uma variedade de ameaças, é responsável pela defesa aérea do grupo de ataque. Designado ao Truman, o cruzador entrou no Mar Vermelho na semana passada, após operar no Atlântico próximo à Noruega e ao Reino Unido. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a arma usada pela tripulação do cruzador no incidente.
O grupo de ataque do Harry S. Truman partiu da Estação Naval de Norfolk em setembro e está em missão desde então. O incidente com o Super Hornet destaca os desafios de operações complexas em zonas de conflito, mesmo entre forças aliadas, enquanto a investigação busca esclarecer os detalhes e prevenir eventos futuros.
Declaração completa do Comando Central dos EUA
TAMPA, Flórida – Dois pilotos da Marinha dos EUA ejetaram em segurança sobre o Mar Vermelho nas primeiras horas da manhã de 22 de dezembro, quando sua aeronave F/A-18 foi abatida em um aparente caso de fogo amigo.
O cruzador lança-mísseis USS Gettysburg (CG 64), parte do Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Harry S. Truman, disparou acidentalmente contra o F/A-18, que estava operando a partir do Harry S. Truman.
Ambos os pilotos foram resgatados com segurança. As avaliações iniciais indicam que um dos tripulantes sofreu ferimentos leves. Este incidente não foi resultado de fogo hostil, e uma investigação completa está em andamento.
FONTE: USNI News
Muita sorte os 2 pilotos terem sobrevivido o abate.
Ganharam um verdadeiro presente de Natal!
Essa é a mídia ocidental,quando é russo ou chinês foi abatido.
Agora se é produto ocidental foi fogo amigo ou problema mecânico.
Todas as máquinas uma hora falha, tudo que voa una hora cai… e outras coisas mais kkkkkkk
Este pessoal não IFF? se tem é muito ruim….
Curioso… Dá pra descartar completamente a possibilidade de terem sido abatidos por alguma bateria iraniana no Iêmen? Acho improvável, mas tbm é esquisito ser fogo amigo com todos os links, IFFs, etc
uh… O avião não foi abatido pelos sistemas de defesa aérea do movimento iemenita Ansar Allah, foi “fogo amigo””
A queda do F-18 aconteceu logo após os Houthis terem disparado um míssil que ultrapassou as defesas aéreas israelenses e atingiu Telavive.
Parece que os EUA e britânicos estavam retaliando a serviço de Israel…
Exato, belo dia para os Houthis. Atingiram em cheio Tel Aviv com um missil e depois abatarem um F/A-18 que foi a retaliar… como a midia ocidental iria noticiar tudo isso? Fogo amigo ou problema mecânico óbvio.
Cara, você sempre chega à conclusões que se tornaram falsas com o passar do tempo. Exemplo clássico foi o Truman ter sido atingido pelos Houthis, o que tornou-se falso. Acho que a maioria das pessoas fica naquela de teoria da conspiração sem ter qualquer base de informações para falar isso. A investigação será feita, trará conclusões e isso vai ser apurado, e não vai ser para a gente, vai para o próprio povo americano que vai pedir explicações sobre o que aconteceu. Se não forem explicações boas, aí sim começaremos à ter base para teorizar sobre o que realmente aconteceu.… Read more »
Eu prefiro acreditar que o piloto se engraçou com a filha do capitão do cruzador e ele aproveitou a oportunidade para tentar se livrar do futuro genro.
Não foi diferente de vários outros conflitos/ guerras pelo mundo (O famigerado fogo amigo). 🤷♂️
Mesmo com toda tecnologia atual, ele acontece 🤔
Como é feia a superestrutura de um Ticonderoga: parece o Lurch da Addams Family. Acho que os pilotos ejetaram de susto.
Kkkkkkkkkk raramente comento, mas sim, essa foi de doer
Não é para ser bonito, é para ser eficiente na sua tarefa. Coisa que desmonstou, mesmo contra uma aeronave da própria equipe.
Qual a dificuldade em assumir que foram abatidos por fogo inimigo?
Isso não vai denegrir em absolutamente NADA, a reputação americana na região.
Assume que é mais honroso.
Estão praticando o mesmo método ridículo russo em dizer que foi fogo amigo o prejuízo causado pelo inimigo.
O Senhor teria alguma prova de se tratou de Fogo Inimigo?…
Ao que parece não foi fogo amigo e além dos pilotos houve membro da tripulação feridos no ataque
https://aje.io/ldv0y5?update=3402433
Grande fonte de informação…
Por incrível que pareça é das mais isentas que se tem…
O senhor teria alguma prova de que não estão mentindo?
Assim como fizeram os russos em inúmeras ocasiões envolvendo “fogo amigo”?
_______
EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios
Hmmm… fogo amigo…
Se fosse um avião russo, já teria uns 100 comentários chamando os russos de “piada”…
Se esses eventos continuarem, repetindo-se com frequência e por vários meses… Como não é o caso, melhor ficar calado e recolher mais informações possíveis antes de formar uma opinião baseada em um único evento sobre uma crise que perdura a mais de um ano.
Você tem que mandar esse seu recado para os Midia Man que soltam as notícias.
EM nada vai denegrir em assumir que levaram chumbo na fuça.
Continuam sendo a maior e mais poderosa força belica do planeta.
É o que estou tentando dizer.
Nessas horas nenhum inimigo tem competência para derrubar os infalíveis artefatos das galáxias, sejam russos e ao que parece americanos também.
O fogo amigo tem sido uma espécie de “Muleta” muito bem projetada para quem compra a narrativa.
Sinto que cabeças irão rolar. Por mais que seja uma zona de conflito, esse tipo de erro não pode acontecer.
Além dos pilotos houve pessoal da tripulação feridos, logo, não foi fogo amigo
“Os Houthis lançaram uma contra-operação que envolveu oito mísseis de cruzeiro e 17 drones.
Ele disse que durante a operação, um F-18 foi abatido e outras aeronaves foram forçadas a se retirar do espaço aéreo iemenita para defender um porta-aviões dos EUA, o USS Harry Truman.”
https://www.aljazeera.com/news/liveblog/2024/12/22/live-israeli-forces-kill-10-in-gaza-fire-tanks-drones-at-hospital?update=3402433
Os Houthis também já declararam ter atingido um ou mesmo 2 NAes da US Navy então cada um que acredite em quem quiser.
Ao longo do ano já houveram vários incidentes com a US Navy naquele TO, em sua opinião, nada foi devido à ação inimiga ?
Quais “incidentes”?
Nenhum. Ele está inventando. Afinal os EUA são deuses infalíveis que a realidade é que esse tipo de incidentes não existem.
Provavelmente No One ele está referindo-se aos “Arleigh Burkes” que foram atacados, mas, não atingidos e navio após navio tem deixado a área
após um tempo, retornado as suas bases, sendo substituídos por outros
o NAe da vez é o USS Harry Truman que dentro de alguns meses será substituído pelo USS Gerald Ford já em fase intermediária de certificação.
Ou seja, nenhum incidente, nenhuma prova fatual, nenhuma unidade fora de serviço ou danificada, nenhuma imagem que comprove nada, nenhum relato… Essa é a primeira unidade ( aérea ou naval) americana, comprovadamente(!) abatida ( por fogo amigo? por ação inimiga? Não sabemos).
Então, depois de um ano temos esse acidente comprovado. Obviamente que se eventos como esse tornam-se corriqueiros ficará evidente que há algo podre e eles poderão alegar que quiserem até que foram abatidos por alienígenas, porém ninguém irá acreditar… Mas um único evento, depois de um ano de operações , me parece insuficiente para tirar conclusões .
Procuro ler comentários de pessoas ponderadas sem nacionalismo extremo e o que li até agora delas é que alguma falha deve ter ocorrido talvez mesmo no “IFF” e não fosse a região onde o NAe encontra-se, restrita, sujeito à ataques provavelmente o avião não teria sido abatido. . Sou da opinião que nós não temos a menor ideia das medidas tomadas para defender um NAe naquela região, mesmo pessoal da marinha brasileira não tem a menos que fossem convidados para participar de desdobramentos como esse com regularidade. . Durante a operação “Desert Storm” um “Tornado” britânico foi abatido por mísseis… Read more »
Verdade…eles dizem que atingiram um mil porta aviões e os Americanos dizem que nego por ai tem armas de destruição em massa, tem avião derrubado por fogo amigo, blá blá blá e compra quem quer a versão que melhor lhe couber.
O “fogo amigo” não é uma expressão inventada para que os “deuses” não precisem admitir que sofisticadas plataformas podem ser derrubadas por meios e pessoas mais “simples” ele de fato já aconteceu várias vezes. . E os EUA não teriam problema em admitir um abatimento se de fato tivesse ocorrido – como o F-117 abatido no fim da década de 1990 – e já é bastante embaraçoso admitir que um navio que permaneceu anos indisponível e que finalmente retornou ao serviço com o sistema “Aegis” atualizado e mísseis SM-6 abateu uma aeronave que retornava ao NAe. . Ainda é cedo… Read more »
hehehehehe fogo inimigo.Isso sim.
Aquela Velha História é Russo então foi abatido com sucesso…é Americano..poxa foi fogo amigo hahahaha
Eu me lembro que, quando um AWACS russo foi abatido meses atrás, a primeira explicação que os russos deram foi de fogo amigo.
Então não existe essa diferença de ser russo ou americano pra alegar fogo amigo. Ambos já alegaram.
Algum palpite pra essa última ?
Fala isso para os americanos Nunão.
Faltou combinar com os americanos.
Rsrsrs fale você.
Cada um que aparece…
Percebam que, nos mais variados conflitos, uma aeronave militar dos EUA jamais é abatida.
Pode cair por defeito mecânico, falha disso ou daquilo ou fogo amigo mas, abatida, jamais.
Percebi não…
Caro, mais estudo e menos teorias conspiratórias!
Às vezes é duro ler comentários. Parece que os EUA nunca admitiram abates durante Coréia, Vietnã, escaramuças durante a Guerra Fria, Guerra do Golfo, Bálcãs, etc.
Eu me pergunto se é possível debate lógico às vezes.
Muitas vezes é difícil mesmo, ainda mais com o pessoal muito jovem que nasceu e cresceu com a internet….
Teorias conspiratórias seduzem facilmente……e a tendência é piorar…com o advento da Inteligência Artificial, tudo será possível e “comprovado”….😬😬
Estamos ferrados hehehehehe
Nós não…..eu já estou velho, mas se o futuro do 🇧🇷 depender de certos jovens que comentam aquí, fico preocupado….(não estou me referindo a nenhuma pessoa específica).
Pois é…mas lembre-se de que a frase “esta geração está perdida” também se trata de uma teoria conspiratória. As gerações que vão envelhecendo dizem isso de todas as gerações vindas desde, no mínimo, 1910.
#pas
Tens razão 👍👍😂😂
Mas agora eu tenho certeza!! Em 1910 eu era jovem e inocente! 😛
____
___
COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios
Houthis e Irã? piada.
Uma bizonhice sem tamanho, e osresposáveis serão expulsos com certeza derrubaram um avião de uns 70 milhões de doláres
Fogo amigo 🔥….Que lorota !!!
Fogo amigo acontece. Mesmo com sofisticados sistemas de comunicação IFF, os pilotos poderiam ter sofrido interferência de sinais ou coisa do típica de guerra eletrônica.