Caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos EUA abatido por fogo amigo no Mar Vermelho
Dois aviadores da Marinha dos EUA estão seguros após o F/A-18F Super Hornet em que estavam ser abatido por engano pelo cruzador lança-mísseis USS Gettysburg (CG-64) enquanto sobrevoavam o Mar Vermelho. A aeronave, designada ao porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), fazia parte do Esquadrão Aéreo Embarcado Um (Carrier Air Wing One). O Comando Central dos EUA (CENTCOM) afirmou que o incidente não foi causado por fogo hostil e que uma investigação está em andamento.
Os pilotos, que pertencem ao esquadrão “Red Rippers” do Strike Fighter Squadron (VFA) 11, foram resgatados em segurança, com um deles sofrendo ferimentos leves. O incidente ocorreu por volta das 3h da manhã de domingo, horário local, enquanto o grupo de ataque participava da Operação Prosperity Guardian, cuja missão é proteger o tráfego mercante no Mar Vermelho de ataques de houthis provenientes do Iêmen.
A Operação Prosperity Guardian tem sido uma missão contínua dos EUA para interceptar drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos na região. No fim de semana, forças dos EUA realizaram ataques deliberados em Sanaa, capital do Iêmen, destruindo um depósito de mísseis e um centro de comando, como parte dos esforços para degradar as capacidades dos houthis de atacar navios mercantes e de guerra.
O USS Gettysburg, com mais de 100 células de lançamento vertical para interceptar uma variedade de ameaças, é responsável pela defesa aérea do grupo de ataque. Designado ao Truman, o cruzador entrou no Mar Vermelho na semana passada, após operar no Atlântico próximo à Noruega e ao Reino Unido. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a arma usada pela tripulação do cruzador no incidente.
O grupo de ataque do Harry S. Truman partiu da Estação Naval de Norfolk em setembro e está em missão desde então. O incidente com o Super Hornet destaca os desafios de operações complexas em zonas de conflito, mesmo entre forças aliadas, enquanto a investigação busca esclarecer os detalhes e prevenir eventos futuros.
Declaração completa do Comando Central dos EUA
TAMPA, Flórida – Dois pilotos da Marinha dos EUA ejetaram em segurança sobre o Mar Vermelho nas primeiras horas da manhã de 22 de dezembro, quando sua aeronave F/A-18 foi abatida em um aparente caso de fogo amigo.
O cruzador lança-mísseis USS Gettysburg (CG 64), parte do Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Harry S. Truman, disparou acidentalmente contra o F/A-18, que estava operando a partir do Harry S. Truman.
Ambos os pilotos foram resgatados com segurança. As avaliações iniciais indicam que um dos tripulantes sofreu ferimentos leves. Este incidente não foi resultado de fogo hostil, e uma investigação completa está em andamento.
FONTE: USNI News