HMS Albion e HMS Bulwark

Todos os membros restantes das tripulações dos navios de assalto anfíbio HMS Albion e HMS Bulwark da Marinha Real foram realocados para outras funções navais após a decisão de descomissionar as duas embarcações.

A Ministra de Aquisições de Defesa, Maria Eagle, em resposta a uma pergunta parlamentar escrita, confirmou: “Todos os tripulantes restantes do HMS Albion e do HMS Bulwark foram realocados: seja para outras plataformas, cursos de treinamento ou posições que apoiam as prioridades mais altas da Marinha Real.” Ela também esclareceu que um “pequeno número” de pessoal foi mantido para gerenciar os sistemas a bordo e a segurança até a disposição final das embarcações.

Os navios HMS Albion e HMS Bulwark eram anteriormente usados para desembarque anfíbio, projetados para transportar e desembarcar fuzileiros navais por mar ou ar.

O anúncio da redistribuição de pessoal ocorre em meio a preocupações expressas por um ex-comandante dos Fuzileiros Navais Reais sobre a retirada dos HMS Albion e HMS Bulwark. O Major General reformado Buster Howes alertou que os Fuzileiros Navais Reais não serão tão eficazes operando a partir de navios da RFA (Royal Fleet Auxiliary), que têm apoiado recentes implantações e treinamentos de comandos.

LEIA TAMBÉM:

Marinha do Brasil inicia tratativas para aquisição do HMS Bulwark, LPD classe ‘Albion’

 

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Ozawa

Enquanto isso, nos escritórios diplomáticos dos adidos navais …

Da RN
Para MB
Mensagem: Cifrada
Assunto: PREMIER LEAGUE NAVAL

[Lucas Paquetá e Richarlison encostados na Premier League Naval. Possibilidade de venda. Confirmar interesse. Fazer oferta].

Da MB
Para RN
Mensagem: Cifrada
Assunto: PREMIER LEAGUE NAVAL

[Câmbio recente não ajuda. Blog do Poder Naval, digo, da ESPN, me esculacha se eu comprar. Moral da MB baixa, no chão. M… atrás de M… Gastos com jogadores inúteis e pernas de pau. Verificando nossas possibilidades. Faremos oferta possivelmente pelo Paquetá].

Willber Rodrigues

🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Diego

Sempre te achei o mais técnico mas pelo visto sr e da zoação também kkkkkkkkk

Ozawa

Bondade sua. Os mais técnicos são o Dalton, o Bosco e o Ivan “o velho infante”, sem mencionar os editores, a começar pelo Nunão … Eu fico na média …

Gilson Elano

Por onde andará o Vader?

Marco antonio

Rapaz , me lembrou varias tretas 🤣🤣🤣🤣

Leo Barreiro

Realmente o Vader era do deboche!! E era muito bom as tretas dele com o Francisco AMX!! Bons tempos!

Nilo

E eu dando um prazo de seis anos para o Albion rsrsr, sou pelo industria nacional, mas se a MB não o adquirir estará fazendo M rsrsr

Afonso Bebiano

Parabéns pelo humor e pelo talento na redação!

Precisamos de mais posts como esse.

Marcelo

Excelente notícia, sinal que os navios serão vendidos mesmo e a MB tem grande interesse nesse navio e no wave.
Que esses 2 navio venha para MB em 2025 !!!

Hélio Eduardo

A melhor do ano! Parabéns!!!!

Marco antonio

Se a marinha vier a concluir este negocio o rega bofe sera fantástico, das tres forcas ,o da marinha é o melhor

brutus

kkkk

Willber Rodrigues

Essa notícia, junto a notícia recente do inexplicável interesse da MB pelo Bulwark ( é sério, o que esse navio tem, que o Bahia e o Atlântico já não fazem por aqui? ) me deixam bem apreensível…
Se tivessem notícias de que a RN vai realmente descomissionar algum Wave e que a MB iria seguramente “passar a mão” em um deles, tudo bem, mas nem isso…

Pablo

Pelo pouco que sei, os fuzileiros utilizam o klanf para desembarque, a esquadra possui apenas um navio com essa capacidade de desembarcar esses veículos e antes eram dois.
Acho que a MB nao esta fazendo nada de errado se comprar esse navio. Errado será se nao comprar tambem o navio de apoio logístico.

Koprowski

Na minha opinião será uma compra de oportunidade bem vinda e necessária. Mas o pessoal nunca está contente: se comprar, a maioria colocará inúmeros defeitos…se não comprar, é porque a MB é campeã mundial em perder oportunidades.

Dagor Dagorath

Se o Chile comprar aí vem a choradeira.

Camargoer.

Se o Chile comprar, parabéns para ele e para MB. Os ingleses ficam felizes, os chilenos ficam felizes e eu também fico feliz

Palpiteiro

Se comprar, os posts seguintes serão sobre se vem com phalanx

Pablo

Nao so isso, os radares e a pintura!

Palpiteiro

E o nome

Santamariense

Nesse ponto existe uma dúvida. Há imagens dos navios dessa classe armados com o sistema CIWS Goalkeeper, de fabricação holandesa e também há imagens dele armadosccom o sistema Phalanx.

Goalkeeper:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgtnycYZgr8hz2GprPJn9TB11H-7jTVjNVkQ&usqp=CAU

Phalanx:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_uFqCnHZUNOTH1Q0yTLVCNfjLoa3k7W1H2g&usqp=CAU

Talvez, a troca de um sistema pelo outro tenha ocorrido em alguma modernização ou PMG.

Last edited 29 dias atrás by Santamariense
Fernando "Nunão" De Martini

O Goalkeeper, até onde sei, foi descontinuado, e reparos Phalanx de navios desativados (por exemplo, dos Type 42) foram instalados no lugar.

Santamariense

Valeu, Nunão. Obrigado. Feliz Natal e próspero 2025!

Fernando "Nunão" De Martini

Pra você também!

Santamariense

🙌👊

Cristiano ciclope

Devemos sempre que possível priorizar a padronização da logística, acho que a Marinha tinha que. Comprar os dois navios de desembarque anfíbios e vender o Bahia!
Assim padronizamos a logística e reduzimos o gasto com a compra repondo com a venda do Bahia.

Gerson Carvalho

Você tem a real noção do tamanho da costa brasileira? Se for possível comprar os dois seria ótimo, estes navios operam muito bem com apoio logistico para ajudar em catastrofes como no RS e BA. Alem desses, espero que apareçam algumas fragatas de ocasião.

J.Neto

A costa do RJ até Santos vc diz,né?

Leandro Costa

Mas são capazes de sair e ir para qualquer lugar da costa Brasileira? Ou você quer mesmo é duplicar ou triplicar o tamanho da MB fazendo bases maiores no N/NE e Sul? Se for esse o caso, vai tirar o dinheiro de onde? De tantos bons argumentos para se criticar a aquisição do Albion dentro do escôpo definido pelo Gerson (um navio de logística sendo algo mais necessário e poderia ajudar ainda mais em caso de catástrofes), essa crítica de que os navios não saem do eixo RJ – Santos é bobeira total e absoluta, ainda mais em tempos de… Read more »

gabriel

Eu ouvi de alguém da MB, que o Bulwark, se vier, será para ser canibalizado.

Leandro Costa

Canibalizado em favor de qual navio?

Santamariense

Hehehe…pois é, fiquei pensando a mesma coisa!

Cristiano ciclope

Acho que a Marinha talvez queira padronizar a sua logaitica de manutenção, já disse aqui mesmo nesse tópico,compra os dois e vende o Bahia, nos seríamos literalmente a Royal nave dos trópicos com o Atlantico, esse dois classe albyom e um wave!

Fernando "Nunão" De Martini

A MB tem interesse numa força de projeção com três navios anfibios. Se vai conseguir, são outros 500, mas é o objetivo.
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https://www.naval.com.br/blog/2024/05/03/dimensionamento-da-forca-naval-brasileira-segundo-a-nova-estrategia-de-defesa-maritima/

Camargoer.

Outros 500 milhões de libras., riso

Ruas

8 Escoltas é pouco para o Brasil. Deveria ser no mínimo 12. E minha base de análise é em comparação com algumas outras Forças Navais. Só faria sentido 8 escoltas se essas 8 fossem escoltas pesadas (+6 mil ton).

Fernando "Nunão" De Martini

Também acho que o ideal deveria ser cerca de 12 escoltas mas a MB considera ter 8, o que até surpreende por ser um planejamento bastante pé no chão quando comparado a outros anteriores.

Augusto José de Souza

Quem sabe depois desse segundo lote venha um terceiro com mais quatro aí fecha com doze fragatas ou então navios com maior tonelagem da família Meko

Santamariense

Olhando esses diagrama, se a MB se refere à capacidade de operar ARP/drones a partir do Atlântico como sendo “capacidade de operar asas fixas”, aí tudo bem. Mas, como tem aquela silhueta de um AF-1 ali junto, talvez ela continue insistindo no sonho distante de um porta-aviões de verdade. Quanto aos navios anfíbios, adquirindo os dois Albion ela alcança o que planeja nesse quesito e poderia descomissionar o Almirante Sabóia, visto que os Albion são muito maiores e mais capazes. Faltariam os helicópteros de escolta e apoio de fogo. E alí não aparece quantas escolas seriam necessárias para dar proteção… Read more »

Santamariense

Escoltas*

Fernando "Nunão" De Martini

Está na matéria completa. O planejamento é para 8 escoltas.

Santamariense

Ah, certo.

Marcelo

Se o objetivo é esse então a oportunidade esta ai .
A MB pagou 80 milhões de Euros no HMS ocean,então não acho difícil ela comprar 2 navio de desembarque e 1 navio tanque por 150 milhões de euros .
O navio desembarque frances Bahia custou a MB 80 milhões de euros.
Agora se a MB vai conseguir corta despesas para ter orçamento para essa compra ai já é outros 500.
O certo era ligar no GF e passar o chapéu para compra.

Salim

Orçamento marinha este ano cerca uso 7 bi. Acho que da. Felicidades a todos e bastante saúde.

Augusto José de Souza

Já temos o Bahia e o Almirante Sabóia se vier um Albion já mata esse objetivo e ainda tem o atlântico,aí é ficar em ampliar as escoltas e patrulhas distritais.

Alex Tiago

Boa tarde Willber Rodrigues.

Não é o que ele tem. É o que nós estamos perdendo e não estamos repondo.

Garcia d Ávila sem substituição
Matoso maia sem substituição
Almirante Saboia Jajá da baixa pois
Já tá na hora.

Se vier os Dois classe Albion já ajudaria muito
Segurar até decidir por algo melhor mais novo
Futuramente produto local.

Dagor Dagorath

Quando comecei a me interessar por assuntos militares (lá por 1998/1999), a MB tinha dois NDDs (Ceará e Rio de Janeiro), o Mattoso Maia e três navios de transporte de tropas (classe cujo nome me falha a memória) de fabricação japonesa e mais o velho Mingão operando apenas helicópteros (os Tracker da FAB haviam sido desativados e os A-4 ainda estavam com seus pilotos em treinamento).

Isto posto, o Bulwark poderia cobrir a lacuna que ficou com a aposentadoria do Mattoso e a eventual desativação do último Round Table da MB, juntando-se ao Bahia e o Atlântico.

Dalton

Oi Dagor, no caso de você ainda não ter lembrado, os 3 “Transporte de Tropas” formavam a classe Custódio de Mello sendo que o próprio exerceu durante duas décadas a função de Navio Escola – até ser substituído pelo NE Brasil – coisa que nunca esqueci pois em uma dessas viagens de instrução na década de 1960 o navio visitou o México e meu pai encontrava-se lá na ocasião e reencontrou um amigo que fazia parte da tripulação e muito mais tarde contou-me sobre isso.

Dagor Dagorath

Muito obrigado pela informação sobre o nome da classe, Dalton! Um ótimo Natal!

FERNANDO

Olha, se vier, será bem vindo.

Pablo

Torço que a MB compre esse navio (se vier o wave junto, melhor ainda). A dúvida que tenho, quantos klanfs podem ser transportados e se as lanchas de desembarque sao as mesmas do Atlântico?

Fernando "Nunão" De Martini

As embarcações de desembarque do NAM Atlântico, que não tem doca (as embarcações são lançadas e recolhidas pelos bordos) devem ser semelhantes às que o Albion e Bulwark também utilizam nos bordos.

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Porém, no caso do Albion e/ou do Bulwark, como ambos possuem doca, poderão operar embarcações de desembarque do tipo EDCG, EDVM etc que já são operadas na doca do NDM Bahia.

Pablo

Nunao, obrigado por responder, mas a pergunta que fiz sobre o clanf, e a quantidade que o navio pode transportar.

Fernando "Nunão" De Martini

Não faço ideia, Pablo, mas espaço não parece faltar, nem na doca nem na garagem.

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Pablo

Eu pensei o mesmo em relação ao espaço, por isso a dúvida kk

Marcelo

Tem uma foto no google dos 3 navios juntos,HMS ocean,HMS Bulwark e o HMS Wave navegando no golf do aden,essa foto mostra muito bem que esses 3 navios são um complemento ao outro.
Pena que não sei postar a foto aqui.

Santamariense

Copia e cola o link aqui, daí podemos acessá-la.

Pablo

Nao tem como nao notar o navio de apoio logistico nas fotos (que parece ser o wave). A MB poderia aproveitar essa oportunidade tambem.

Santamariense

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Na imagem, o navio do meio é o RFA Fort Rosalie, comissionado em 1973 e descomissionado em 2021. À esquerda, na foto, o Bulwark ,e na direita, o Ocean (hoje Atlântico). O Wave aparece ao fundo.

Alex Barreto Cypriano

Clica na imagem (tem que ser formato comum de imagem, JPEG ou JPG, p.e.), abre apenas ela numa nova guia, nesta nova guia copie o link da imagem, volte ao PN e cole no seu comentário o link copiado. Acho que vai dar isso aqui:
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Last edited 29 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Santamariense

“Clica na imagem (tem que ser formato comum de imagem, JPEG ou JPG, p.e.), abre apenas ela numa nova guia, nesta nova guia copie o link da imagem, volte ao PN e cole no seu comentário o link copiado.”

Exatamente! Era isso que eu iria fazer.👍

Marcos

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Last edited 29 dias atrás by Marcos
carvalho2008

Correto.

O NPM Atlantico não pode descarregar Clanfs por sua porta de Popa diretamente em mar….ela suporta somente 13,5 ton.

O Clanf somente pode ser descarregado pela porta lateral em estrutura portuaria ou talvez (não tenho certeza pois nunca vi nele) , por meio de transferencia para pontão/balsa em mar…

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carvalho2008

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capacidade maxima de 13 ton

Last edited 29 dias atrás by carvalho2008
carvalho2008
carvalho2008

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carvalho2008

eu nunca tinha reparado que existe uma rampa pra subida de veiculos até o conves

Ela fica na popa, abaixo da estrutura de armazenamento do pontão dobravel, a frente do guindaste….
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carvalho2008

é aquela reentrancia ali, na popa do lado direito abaixo da estrutura do Pontão dobravel…os veiculos não precisam do elevador. eles sobem por uma rampa ali….
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Leandro Costa

“CLAnf.”

BrunoFN

Oportunidade como essa , a MB não pode deixar passar .. cobre uma lacuna em relação a NDD pelo próximo 30 anos .. o mesmo dos NTs ,

Gustavão

Marinha não deve comprar nada, fica de boa, tranquilo, na nave, suave, zem.
Usar dinheiro nos projetos atuais.

Heinz

Compraria os dois, além, claro dos dois Waves, oportunidade imperdível para MB restaurar capacidades que estão no limite.

Hélio Eduardo

Pessoal travando um debate sobre se um dos dois – Albion ou Bulwark (Paqueta!?) – deve vir para a MB. Já temos o Atlântico e o Bahia, claro que mais um seria ótimo, mas… Para que mais um navio de transporte? Onde vou “desembarcar” uma força de expedicionária??? E, o mais importante: como vai ser a escolta e defesa dessa força expedicionária??? Que escoltas? Com que recursos? Como a força expedicionária e suas escoltas vão ser abastecidas? Com que navios tanque? E o apoio logístico, será feito por quais navios???? Tem um ou dois oceanos (talvez todos nós sete mares)… Read more »

Dalton

Suas dúvidas são relevantes, mas, a marinha talvez esteja pensando na baixa próxima do “Almirante Saboia” se também não estiver pensando na baixa do próprio “Atlântico” na próxima década, então pela importância do Corpo de Fuzileiros Navais, ficar com “apenas” 2 navios que são complementares, um com doca e outro sem, poderia ser um problema ainda mais quando um dos dois encontrar-se em manutenção. . A marinha historicamente sempre teve múltiplos “navios anfíbios” nunca usados no exterior, então não se trata de ter uma capacidade expedicionária, já foram utilizados em operações humanitárias no Haiti 20 anos atrás, mas, são para… Read more »

Helio Eduardo

Agradeço Mestre Dalton.
Sim, eu devo expandir um pouco mais minha perspectiva, mas a falta crônica de escoltas é um ponto que me cega. Todo nosso esforço devia estar em recompor a força de escoltas e fortalecer a arma submarina.
Eu entendo que antes de pensar em projetar forças, é navios de assalto são para isso na essência, devo cuidar de me defender.
Obrigado por compartilhar seu ponto de vista.

Dalton

De fato é apenas meu “ponto de vista” Hélio, porém, não há muito o que se fazer agora quanto a “escoltas”, não há nada de segunda mão em boas condições e mais “Tamandarés” – se encomendadas – entrarão em serviço a partir de 2030 ! . A “arma submarina” já foi recomposta, 4 unidades novas – relembrando que apenas 2 anos atrás, apenas 2 submarinos, justamente o mais antigo e o mais novo estavam em serviço – 1 novo “NSS” e uma nova base também, é o que realisticamente pôde ser feito. . E “navios de assalto” não são apenas… Read more »

Pablo

So esqueceu que o principal meio de desembarque dos fuzileiros o Atlântico nao opera, so temos o Bahia. Sem dúvida que os dois navios fazem falta, mas se vier um, ja e algo, pensando no estado da esquadra.

Helio Eduardo

Estendo ao amigo o que postei para Mestre Dalton.

Fernando "Nunão" De Martini

Hélio, sugiro a leitura abaixo, onde há respostas (ao menos sob o ponto de vista da MB) para várias das suas questões:

https://www.naval.com.br/blog/2024/05/03/dimensionamento-da-forca-naval-brasileira-segundo-a-nova-estrategia-de-defesa-maritima/

Helio Eduardo

Obrigado Nunão! Farei o dever de casa, mas como disse ao Mestre Dalton, e antes de ler o artigo sugerido, a falta de escoltas é algo que domina meus “achismos”.
Obrigado por compartilhar a matéria.

BrunoFN

Motivo por definição para aquisição ..”oportunidade” a palavra em si ja define a razão …não vamos construir nem comprar nada novo do tipo ou proximo de um ”Albion” NEM EM SONHO , o mesmo dos ”WAVEs”…sem contar que seu custo pode ser irrisório …dinheiro ”novo”’ deixa para as subs, escoltas , OPVs e navios patrulhas …da para notar que a MB precisa de ”tudo’ e n temos dinheiro nem para a metade …. e como ja disse , um ALBION e muito mais que um simples NDD …

Helio Eduardo

Salve amigo!
Sim, mas, como você mesmo diz, cobertor curto. Aí divergimos: eu penso que nesse cenário primeiro devemos cuidar da defesa.

Já se vão duas décadas de “oportunidades” e nada de escoltas…. Duas décadas que só não foram 100% perdidas graças aos Riachuelo e as Tamandaré, o que é muito, muito pouco.

BrunoFN

Mas os ”Albion” estão no pacote de ”defesa”, cada ”classe” tipo ou navio , tem o seu papel .no meu ponto de vista ,hj, a MB precisa com urgencia dos 3 tipo escoltas ,NDDs e NTs , es que hj , de uma so vez ,ela pode resolver 2 problemas/lacunas de uma vez para as próximas décadas a um preço bem camarada .. nao espere uma oportunidade como essa novamente , como foi o ”OCEAN” , e uma oportunidade unica .. ja imaginou a Esquadra hj sem o ”Atlantico ” e ”Bahia” ? talvez hj a MB estaria atrás de… Read more »

Fábio Souto

Boa tarde amigo Bruno a MB pode comprar duas fragatas type 23 modernizadas?

Camargoer.

Creio que a RN não tem nenhuma T23 disponível em boas condições para a MB. As mais antigas são de 87~89.. depois outras de 90~93… estão com 30 anos… isso seria um venda de oportunidade ao invés de uma compra de oportunidade.

Ruas

Discordo de você. A Almirante Lynch do Chile é de 1997 e as outras duas de 87-89. O ponto é: não acho drástico a RN abrir para vender 3 ou 4 para a MB do lote 94-98. São 30 anos de mar, mas passaram por extenso upgrade com reformas estruturais importantes, novo motor, receberam um radar potente como o Artisan 3D, novos sensores e a capacidade de lançar o Sea Ceptor – mais que o dobro das nossas futuras Tamandarés. Óbvio que o vaso é velho e com um design não stealth, mas o “miolo” tecnológico está no mínimo a… Read more »

Last edited 29 dias atrás by Ruas
Camargoer.

O fato das Niterói terem algo como 50 anos é um exemplo de fracasso de uma política de reaparelhamento da MB. De modo algum pode ser usada como bom exemplo. Trẽs fragatas de segunda mão com mais 10 anos de vida útil custam praticamente o mesmo que uma fragata nova com 40 anos de vida útil. A conclusão é a mesma que a gente tira da ideia (esdrúxula) da FAB querer comprar F16 de segunda mão as alternativas.. 1) a MB (FAB e EB) tem dinheiro para comprar material novo 2) a MB (FAB e EB) não tem dinheiro para… Read more »

BrunoFN

acho que da para descartar qualquer chance de Type 23 para a MB … esses navios , quando derem baixa na Royal .. vao para o Chile , pelo menos 2 .. para substituir a Type 22 e provavelmente a ”Classe M” …

Dagor Dagorath

A MB já perdeu o Mattoso Maia e deve desativar o Alte. Saboia em um futuro próximo, abrindo uma lacuna que pode ser preenchida por um ou os dois navios da classe Albion.

Quanto aos Wave Ruler, resta saber se a RN quer mesmo abrir mão deles.

Dalton

Se a marinha de fato irá adquirir um dos dois, a remoção da tripulação não é uma boa coisa porque o ideal é a chamada “hot transfer” quando o navio ainda conta com a tripulação para fazer a transferência para a nova tripulação de forma mais rápida e eficiente e é o que tem ocorrido normalmente, mas, não deve ser o fim do mundo também.

Rafa

Ai ai.. o que seria da MB sem a RN.

Dalton

De fato a “RN” está ainda muito presente, mas, essa ” presença” irá diminuir bastante nos próximos poucos anos com as baixas do “Almirante Saboia”, “Rademaker” “Constituição”, Navios Patrulha classe Bracuí e eventualmente os da classe Grajaú também.
.
Os novos submarinos, o “Bahia” e os Navios Patrulha classe Macaé são projetos “franceses”, as novas fragatas em construção são “alemãs” e a corveta “Barroso” que deverá permanecer em serviço na próxima década também.

Marujo

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Esteves

Santa Barroso.

Esteves

Navios de 25 anos. “Junto com o navio irmão Bulwark , o Albion forma uma parte fundamental da capacidade de guerra anfibia da Marinha Real . O navio pode transportar até 256 soldados em condições normais, normalmente Royal Marines. O Albion também pode transportar seus vários veículos blindados associados, até o tamanho do tanque de batalha principal…” Tá lá no Wikipedia. Projetos de uma época quando as estratégias eram pensadas para desembarque no OM, Falklands. Guerra anfíbia que hoje seria tratada e travada de forma diferente JAC as contra medidas ao desembarque…drones, mísseis, submarinos são mais eficientes em 2025 X 1980 quando projetaram os navios e as… Read more »

Dalton

Sem querer faze-lo mudar de ideia amigo Esteves, apenas, palpitando, da forma como vejo a marinha nunca quis invadir nada com seus “navios anfíbios”, aliás o saudoso “Esquadrão Anfíbio” e também a “Força de Transporte” passaram a ser o Esquadrão de Apoio isso tem mais de 20 anos atrás o que indica a flexibilidade desses meios. . Os “Navios Anfíbios” aqui na marinha permitem adestrar o Corpo de Fuzileiros na função de desembarque, mas, não necessariamente em território estrangeiro mesmo que fazendo parte de uma coalizão – como espera-se da Royal Navy – há outras hipotéticas aplicações em ilhas, plataformas… Read more »

Esteves

Sei não Iluminativo Dalton. A MB atende o ego dos Almirantes.

Hipotéticas aplicações…soa bacana no CND: Centro Nerd do Dalton.

Existem urgências como ocupar o mar. Existem importâncias como ajuda humanitária que o Estado empurra como a ponte que caiu no Maranhão.

Entre a MB e Esteves…dúvidas sobre quem é mais.

carvalho2008

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carvalho2008

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Cosmo

A MB precisa mesmo de mais navios anfíbios? Os meios distritais são deficientes. A Esquadra é quase “de papel”. O Trem da Esquadra virou história. A MB assume papel de Guarda Costeira, mas nem isso é. A MB precisa mesmo de mais navios anfíbios??

Esteves

Não.

carvalho2008

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carvalho2008

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Esteves

Obviamente…tu não perderia a oportunidade de ilustrar a matéria com conceitos anfíbios de meios anfíbios operando anfibiamente porque tu tens essa fixação.

Eu não vejo a hora de explodir uma guerra assimétrica multinivel pra validar. Lembra que a MB ficou sem óleo em 2023? Lembra que não sabemos quanto custarão Riachuelos e Tamandares? Lembra que a capitalização garantiu um lado…o lado de quem paga está descoberto.

E tu quer desembarcar na Antártida? Só pode, JAC o Ártico é russo.

Escreve aí as estratégias para essa força anfíbia ou tu tá me convencendo que é bom ilustrador. Tá?

Last edited 29 dias atrás by Esteves
Ruas

O mundo entrando em um acirramento geopolítico, o Brasil tem dinheiro fácil para manter isso e muito mais. O país gasta 1% do PIB em Defesa e as Forças já não recebem nominalmente pouco, todos sabem da má alocação de recursos.

Nessa semana o BC torrou 20 bilhões de dólares para controlar o valor do Real, na verdade jogou pelo ralo, pois não adiantou. O que seria 20 bilhões de dólares para a MB, FAB e EB? 120 bilhões de Reais. Com mais ou menos 5 bilhões de Reais você compra 8 FREMM.

Esteves

É claro.

Tu sabe quanto custa entrar e sair de uma guerra com desembarque, apoio logístico, ala aérea, boots on the ground, ocupação, negação, compartilhamento e cooperação, substituição e reposição, medidas e contramedidas…

Tu já valorou isso?

Atirador

Uma FREMM custa pelo menos 1 Bi de Euros

Santamariense

8 FREMM por 5 bilhões de reais??? Pelo câmbio de hoje, 5 bilhões de reais equivalem a 810 milhões de dólares. Pelo teu raciocínio, cada FREMM custaria ao redor de 100 milhões de dólares. Por isso, te pergunto: tu tem certeza disso???

carvalho2008

Mau Humor Mestre esteves? No Natal?

Lembra da piada de que quando se tem “Balde” , não se tem “M” e quando se tem “M”, não se tem balde”….?

O navio é o balde….

“M” voce arruma rapido…

Já o “Balde”…demora para se ter, fazer, adquirir….

E hoje , estão surgindo muitas “M” que se podem colocar no “Balde”….

Esteves

Conversa de bar.

Investimentos em navios anfíbios por conta da civilidade humanizada como socorrer infantes e ribeirinhos é bacana pra contar no Clube dos Oficiais.

Não acredito em Noel. Talvez o Rosa com a cornetinha. Mas é passado.

Esteves

“No geral, os soviéticos conduziram mais de cem desembarques anfíbios durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo vários do Mar Negro, com vários graus de sucesso. O mais frequentemente praticado foi aquele que inseriu pequenas unidades — companhias ou batalhões — atrás das linhas alemãs para imobilizar forças inimigas, interromper áreas de retaguarda inimigas e proteger objetivos à frente das forças terrestres que avançavam. As operações anfíbias, por si só, eram raramente mais do que uma operação avançada para um ataque terrestre maior. São esses desembarques táticos de pequena escala que são mais prováveis ​​​​na Ucrânia e são eliminados como objetivo dar suporte… Read more »

carvalho2008

Vejo que o amigo não leu os links e principalmente o link que encaminhei as 10:30hr……..
https://www.usmcu.edu/Portals/218/OnContestedShores%20vol%202_web.pdf#page=81

Tem de estudar o assunto….

e correlacionar com a evolução dos equipamentos que estão ali anotados…as imagens postadas são alusão a eles ali mencionados…não da cabeça do carvalho…

Os anfibios continuarão….alterando-se apenas a forma da entrega….

Last edited 28 dias atrás by carvalho2008
Esteves

Mestre,

Eu não contesto o conteúdo. Sequer a guerra anfibia de outros. Eu aponto que em razão das nossas incapacidades como falta de natividades, dependências, baixa tecnologia, ausência de pujança econômica e industrial que inclui não saber fazer, realizar investimentos nessa estratégia faz sentido refletindo sobre o comentário de Mestre Dalton.

É só isso. Mestre tem versão das imagens em figurinhas? Pra bater BAFO.

carvalho2008

Bem, então creio encerramos o ponto relacionado a validade e emprego de Navios Anfibios no seculo 21.

carvalho2008

O Brasil, não tem problema com qualquer das tecnologias aqui tratadas e demonstradas.

O que o Brasil não tem, é encomendas….internas ou externas….

Então, o “Balde” de segunda mão está a venda e ao mesmo tempo, dentro do horizonte de planejamento de 05-10 anos da MB….

Cabe fazer as contas se na projeção orçamentaria sai mais barato antecipar agora, face a inevitabilidade de aposentadoria dos Anfibios hoje em operação na MB….ou se vale a pena esperar por outra compra de oportunidade ou fabricação propria…

Tudo, especificamente a ele, resume-se nisto….

Esteves

Tu Está vendo a ponta. Tu Está vendo o desembarque.

Temos estratégia consolidada incluindo a produção dos meios exceto PowerPoint dos Livros Brancos?

Fazendo parte de aliança, servindo, usados como bucha…quem sabe?

Carvalho2008

Foco, mestre Esteves….”a produção dos meios”…

é condição obrigatória ou desejável?

O custo benefício de produção nacional é obrigatória ou desejável para cada um dos exemplos?

Para mim desejável, mas não obrigatório…

Sobre a doutrina ou nova doutrina, ou saber operar, antes vem o meio, depois o aprendizado, que por sua vez consolida a doutrina…Tal como sempre é ou foi…

carvalho2008

Novas “M” para os Baldes…..nunca pare de evoluir o pensamento….

https://www.youtube.com/watch?v=HsBr0X0ThUU

carvalho2008

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carvalho2008

Pode ir numa doca? pode…são equipamentos que chegam a 300km ou 500 km/h….e podem entregar homens e equipamentos de forma rapida….e óbvio…LPD ou LHD sempre terão os proprios Helis de desembarque….

Last edited 28 dias atrás by carvalho2008
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Santamariense

O que é e para que serve, Carvalho?

carvalho2008

pag 81 dos estudos dos Mariners do link que postei….

Santamariense

Tá bem ..vou dar uma olhada.

carvalho2008

Não sei se sua questão era especifica a uma das imagens.

O que fiz foi para cada um dos exemplos de alternativas no material citado, alocar uma imagem correspondente do que o mercado civil e militar está propondo. No material foi citado desembarcar material dos Anfibios por meio de drones aereos, uso de drones aquaticos e subaauqticos, enfim, uma atualização de equipamentos face o risco dos misseis costeiros e a necessidade de ter de operar mais longe que os 100 km de padrão da US Navy, pois mesmo com Lcacs, fica muito demorado….Ekranoplanos tambem foram lembrados….

Last edited 27 dias atrás by carvalho2008
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carvalho2008

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Esteves

Não fazemos motores de popa.

carvalho2008

As operações anfibias no inicio, tinham 5 milhas de distancia da terra como segurança, depois, passaram a 25 km, depois a 70 km, EUA trabalham com 100 km de distancia, mas atualmente, tudo leva a crer em 200 km…

Isto não quer dizer que a função de entrega de tropas , armas, equipamentos e suprimentos deixara de existir…apenas os meios de se fazer isto.

E os Navios com enfase de conves livre e carga, continuarão sendo necessários…

carvalho2008

mais uma “M”…para colocar num “balde”, como um navio destes….quem lembra da piada entende…e lembrando a “M” é facil de fazer, implementar , já o “Balde”…demora…demora…tem de ter…

este aqui é da Edge
https://www.youtube.com/watch?v=K5-BI2YBl3Q&list=TLGGEHyDicASnI0yNTEyMjAyNA

carvalho2008

e os Narco Submarinos? precisamo realmente aprender como entregar material de forma discreta? Quantos cabem numa doca, rebocados , etc….um modelo poderia ser feito? Sem duvida, os fuzileiros americanos estão se perguntando disto…vide o anexo…pag 81 dos estudos….não é da cabeça do carvalho….
https://www.usmcu.edu/Portals/218/OnContestedShores%20vol%202_web.pdf#page=81

carvalho2008

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carvalho2008

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necessidades de entregar material de longe….

carvalho2008

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Esteves

EDGE? Até tu?

carvalho2008

convés livre…conves livre…convés livre….
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carvalho2008

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carvalho2008

Os misseis costeiros evoluem, mas isto apenas significa que novos ou velhos metodos de entrega de pessoal e material a longa distancia, talvez 200 km, precise ser resgatado…novidade zero….mas plenamente testados….e usados….é a sucessão de problemas X solução….

Ruas

Acharia mais pertinente a MB anunciar escoltas para completar as futuras Tamandarés e não deixar lacunas nesse período enquanto recebe as Tamandarés e descomissiona as atuais. Porém acho válido a compra de um navio dessa classe, desde que essa compra não atrapalhe a aquisição, no curto prazo, de escoltas usadas para completar a frota. Esse navio é multipropósito: transporte de tropas, armas, veículos, aeronaves; logística; suprimentos gerais; ajuda humanitária. Levar para grandes distâncias, insumos militares, por mar pode ser mais eficiente que por Terra, ainda mais em um país com gargalos ferroviários. Esse navio servirá para levar parte do contigente… Read more »

Augusto José de Souza

A MB tem que pegar os dois,se tem oportunidade pega tudo logo não fica só com um,essa dupla junto com o Bahia vai elevar o patamar dos nossos fuzileiros navais em desembarque anfíbio.

fabricio

Aguem sabe o preço do navio ?

Esteves

Mestre,

Esteves Está awaiting. Os comentários ficam retidos por semanas. Meses até. Outro dia mudei os móveis de lugar e…tinha comentário de 2004 perdido, abandonado.

Não dá pra aprender com o Mestre Estando awaiting. Ou acompanhar. Ontem a Lulu trouxe um comentário de agosto…de 2022.

RESPOSTA DOS EDITORES: NÃO HÁ NENHUM COMENTÁRIO SEU AGUARDANDO MODERAÇÃO.

RECLAME MENOS E LEIA MAIS AS REGRAS DO BLOG, ESPECIALMENTE NÚMEROS 8, 10 E 12.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios

carvalho2008

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Isto não é um C-130 novo….é um Kit parafusado no casco , acreditem…..

Porque o trouxe aqui? Porque os Navios Anfibios ainda terão longa e enorme vida na descarga de pessoal e material, porém, tendo de atuar mais longe….um HUB….um HUB…como Hub, ele não tem problemas para isto, mas precisa ter novos equipamentos de ligação a praia, para ser rapido….os helis já existem, mas existem outros materiais mais pesados…e 200 km por navegação mesmo por LCAC, é uma eternidade…

carvalho2008

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Quem não s lembra do excelente antecessor do C-130, o C-123 Provider?….chegou-se a fazer uma versão 100% anfibia….blindados leves comuns a fuzileiros poderiam chegar proximo a praia por meio dele…ou C-130 ou Ekranoplanos de ligação…é o que o Estudo de West Point que aloquei o link argumenta….

carvalho2008

Aqui, um estudo sério ocorrido usando uma vrsão do C-123 sem flutuabilidade, mas decolando de convés liso….obvio ideia antida, mas o foco é….um avião, hidroaviao poderia fazer este link de ligação entre o Navio Hub e a cabeça de praia? Eles a poucas decadas, tinham o conceito do ekranoplano Pelikan
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carvalho2008

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Cargo Drone

carvalho2008

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carvalho2008

Este cargo Drone Chines, tem 2 ton de capacidade e 1800 km de autonomia…
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