Nova Resolução sobre o Fundo da Marinha Mercante deve contribuir para a ampliação de projetos no setor, destaca Firjan
Federação das Indústrias do Rio de Janeiro celebra resolução, fruto de trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas
Rio, 26 de dezembro de 2024
As novas regras para aplicação de recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na última semana, trazem avanço importante na regulamentação do setor naval e contribuirão para um maior número de encomendas para a indústria brasileira. A Resolução CMN n°5189 é fruto do trabalho conjunto entre diversas entidades públicas e privadas, entre as quais a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Com as mudanças, será possível usar os recursos do FMM para financiar projetos de plataformas, módulos e desmantelamento, com olhar para todo o ciclo de vida útil de um campo de produção de petróleo e gás. Os prazos de amortização de reparos e docagens também foram ampliados. Além disso, foram implementados outros aprimoramentos nas regras, visando um processo mais eficiente para os estaleiros nacionais. Assim, todo o encadeamento produtivo se beneficiará.
A Firjan considera que regulamentar os incentivos, que permitam a realização de novos projetos no país, é essencial para o fortalecimento da economia. O contínuo aprimoramento da regulação é de suma importância para todo o mercado, resultando na execução dos investimentos no país, como geração de empregos e renda para a sociedade.
O Rio de Janeiro, berço da indústria naval e com mais de 50% da capacidade produtiva instalada, já vivencia um ambiente de oportunidades. Estas devem ser ampliadas no futuro, com competência para atendimento de novos projetos que incluem a construção de embarcações de apoio marítimo, módulos de plataformas e desmantelamento. Conforme o estudo da Firjan SENAI SESI “Panorama Naval no Rio 2024”, a federação estima um potencial de geração em torno de 30 mil empregos no estado do Rio de Janeiro, nos próximos cinco anos, e com o aquecimento da indústria de construção naval, impactando mais de 135 mil pessoas ao considerar o círculo familiar.
Os critérios da resolução permitirão financiar até 90% do valor do projeto, atendidas às condições de conteúdo nacional e tipo de embarcação, estimulando uma maior participação de empresas nacionais com potencial de fornecimento para os projetos e uma maior competitividade da indústria nacional.
Para baixar o Panorama Naval no Rio de Janeiro 2024, clique no link.
DIVULGAÇÃO: Firjan
Por um lado, meus parabéns a esse projeto, que vai beneficiar o setor de construcão naval BR ( com capacidade ociosa ) e o petrolífero.
Por outro lado, e aquela conversa sobre usar esse mesmo fundo pra MB? Faz anos que ouço falar dessa proposta, e faz um bom tempo que não vejo nenhuma atualização sobre isso.
A utilização desses fundos pela Marinha do Brasil geralmente exige aprovação do Conselho Diretor do FMM e alinhamento com as políticas do Ministério dos Transportes e do Ministério da Defesa. Construção ou manutenção de navios e embarcações: A Marinha pode solicitar o uso do FMM para projetos de interesse nacional que promovam a indústria naval brasileira, incluindo navios de apoio logístico ou patrulha. Iniciativas estratégicas: Projetos que reforcem a soberania e a segurança marítima e estejam relacionados ao setor industrial naval podem justificar o uso dos fundos. Acordos específicos: Dependendo da necessidade estratégica e de decisões governamentais, os recursos podem… Read more »
Preparem-se para mais um desfalque de recursos públicos.
É a quarta tentativa de criar uma indústria naval no país. Juscelino tentou, os generais tentaram, Lula tentou e agora Lula tenta de novo.
Nas três primeiras o saldo foi corrupção, roubalheira, estaleiros quebrados e políticos e empresários ricos.
Mas agora será diferente…
O LLOYD Brasileiro que o diga… empresa foi extinta em outubro de 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso com o plano nacional de desestatização, hoje pagamos fretes cada vez mais caros…
Sgtº Moreno
A corrupção (infelizmente) é algo que está no DNA do Brasil. Ela existe exatamente na medida que o sistema permite, para não haver retaliações ou que alguém descubra a falcatrua, sendo que essa última opção já não tem grande impacto, pois já perdeu-se a vergonha mesmo.
Simplesmente não existem negócios nesse país sem corrupção, seja no setor público ou no setor privado. A única coisa que muda é o volume de dinheiro desviado.
Enquanto brasileiro confundir malandragem com esperteza, o país vai ser assim.
Mal sabem que é exatamente o oposto.
Eu trabalho diretamente na área naval, 90% em navios tanque e atendendo diversas empresas, quase todas estão otimistas, já com navio encomendados e/ou com planos de expansão! É óbvio que vc só pede mais “caminhão” quando tem mais produção e mais consumo, é real que o setor marítimo brasileiro está passando por um “boom” e esse texto ataca uma das duas deficiências, a falta de produtos nacionais, é muito dinheiro para o Brasil se fingir de impotente! Precisamos urgentemente de mais navios nacionais e mais marítimos Brasileiros, que se reveja os 2/3 da BR do mar e que esse monte… Read more »
Vídeo interessante sobre o setor…
https://youtu.be/ODAR3ChCbtc?si=YfpVm_9hSf_az3xg
Ê Firjan… Sempre de olho nos “incentivos”.
Vale pesquisar com foi utilizada politicamente durante as investigações do famoso “Petrolão” e também, após.