China lança o primeiro navio de assalto anfíbio Type 076, dotado de catapulta eletromagnética
A China lançou na sexta-feira, em Xangai, seu maior e mais avançado navio de assalto anfíbio, nomeando-o em homenagem à província de Sichuan, no sudoeste do país.
Com indicativo visual 51, o CNS Sichuan é o primeiro da classe Tipo 076 e está sendo construído na Hudong-Zhonghua Shipbuilding, uma subsidiária em Xangai da China State Shipbuilding Corp, a principal fornecedora de equipamentos navais do país.
De acordo com a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), o navio terá um deslocamento superior a 40.000 toneladas métricas de água e transportará aeronaves de asa fixa, helicópteros e embarcações de desembarque anfíbio.
VÍDEO: Lançamento do Type 076
FONTE: China Daily
Se tenho inveja ? É claro q sim !
Eu não sinto inveja dos chineses pois eles já estão num nível que nem dá pra sentir inveja, de tanta disparidade comparado a gente.
Sinto inveja MESMO é da Marinha Italiana, turca e indiana.
E pode acrescentar na inveja Paquistão, México, Malásia e indonésia.
Aí também não. México tem uma Armada bastante limitada. Malásia é fraca ainda, mas já há uma estruturação para melhoras, mesma coisa a Indonésia, tradicionalmente aquém, mas, essa sim, já se estruturando pesadamente: já encomendaram 6 FREMM e 2 Type 31, ou seja, vão para outro nível de fato. Paquistão tem um força de submarinos boa, mas, até pelo seu contexto geopolítico, deixa a desejar na frota de superfície.
México cometeu o mesmo grave erro da Colômbia: usar suas FA’s pra combaterem o narcotráfico.
Resultado: suas FA’s viraram uma “PM bombada”, sem poder pra vombater ameacas externas, e infestado de narcotraficantes em todos os postos de suas FA’s.
Até “ontem”, sua Marinha ainda usava Fletcher.
Paquistão tá se modernizando, mas ainda está longe das FA’s indianas.
Sobre a Malásia, desconheço.
“México cometeu o mesmo grave erro da Colômbia: usar suas FA’s pra combaterem o narcotráfico.”
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Erro ? kkkkk
Melhor deixar nos quarteis pintando meio fio né ? Enquanto as formas policiais são dizimadas, ou compradas, pelos carteis…
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Vcs estão vendo muito filme… jogando muito Call of Duty.
Me dê UM, apenas UM exemplo aonde usar FA’s pra combater o crime organizado deu certo a médio e longo prazo…
Huh??? Até mesmo a US Navy anda perdendo sono com eles. Só de pensar que eles tinham um PIB bem abaixo do brasileiro em 1990…
1990????
Se formos por aí, á pouco mais de 25 anos o PIB Espanhol, era maior que o Brasileiro.
Produzindo e entregando navios de guerra como se fossem espetinhos de churrasco.
Impressionante.
O problema desses espetinhos é que geralmente a carne não é de boa qualidade…
A minha dúvida é se eles vão manter esse ritmo de construção quando a demanda por embarcações de carga aumentar. Dizem que chineses gostam de fazer negócios, será que vão deixar de exportar navios para construir para um cliente interno?
Aliás, haja manutenção daqui a alguns anos, pelo ritmo de entrega vão parar varios meios de uma vez só…
Quanta dor de cotovelo heim. Se fosse os EUA estavam batendo palmas
“O problema desses espetinhos é que geralmente a carne não é de boa qualidade…”
Baseado em…???
“A minha dúvida é se eles vão manter esse ritmo de construção quando a demanda por embarcações de carga aumentar”
A China JÁ É a maior construtora de navios de carga, porta-container e graneleiros do mundo, e mesmo assim fazem navios de guerra em velocidade recorde.
Não sei porque uma coisa iria interferir em outra.
“Aliás, haja manutenção daqui a alguns anos (…)”
Bem, acho que seus estaleiros e o pessoal empregado neles não vai reclamar em se manterem ocupados por décadas com isso…
De certa forma, interfere sim. Os estaleiros navais chineses competem por contratos civis e militares, mas todos eles preferem os contratos civis, porque os lucros são muito maiores do que os contratos para os navios do PLAN, porque seguem a determinação por lei de obter um lucro limitado a 5%.
Considerando-se a quantidade de meios que já foram entregues, ou que serão entregues a curto prazo, pra Marinha Chinesa, não creio que sua indústria naval “dar um tempo” e priorizar exportações vá prejudicar sua Marinha.
Além do mais, isso significaria mais lucros pro país e sua indústria naval.
Concordo. Por isso os lotes separados são encomendados em uma quantidade considerável, dessa forma, permite o PLAN a adequar a sua Marinha para a expansão dos meios navais, porque não é só navio que se constrói uma Marinha, mas com marinheiros e todo o suporte necessário, acredito até que esse intervalo é interessante para os chineses, mas se for por uma questão de prioridade, os navios comerciais seguem no pódio.
Não há dúvida que eles possuem estaleiros capazes de dar conta da manutenção dos diversos meios que estão comissionando.
O ponto é que o custo de manutenção de uma marinha maior vai se fazer sentir, ainda que o Estado comandado pelo CCP possa arcar.
………
Sobre o navio em si, parece que o design das duas ilhas está sendo difundido.
As catapultas eletromagnéticas certamente serão um diferencial, a ver a capacidade quando em operação.
Só que tem um pequeno detalhe:
Quando chegar a época de manutenção / modernização dessa frota, ela será feita por estaleiros, pessoal e maquinário chinês.
Nso importa quão caro seja, é uma grana que ficará e circulará na China, formentando sua economia.
Ao contrário do que aconteceria no Brasil.
Há uns anos não tinham grande qualidade, actualmente não ficam a dever para ninguém, aliás se já não são, caminham a passos largos, para ter a melhor tecnologia do mundo, civil e militar.
É que não é só navios de guerra, lançam também aviões de guerra, como se não houvesse amanhã.
Para não falar da parte civil, é realmente, podem os tentar abrandar, duvido que consigam, mas se conseguirem, é só temporário, porque ninguém mais os para.
Os chineses constroem por lotes, em determinados períodos com um intervalo entre cada lote. Dessa forma, eles conseguem otimizar a demanda por construção naval militar e civil. Além disso, os estaleiros chineses preferem construir para a navegação comercial, já que os navios para o PLAN, há um limite de 5% de lucro em cima de cada embarcação de guerra, esse limite não é imposto para os navios que são construídos para o setor comercial, sendo livres para fechar o contrato com as empresas que contratam os estaleiros chineses.
A capacidade da indústria naval da China é só 200 vezes maior que a dos EUA.
Sem mudança da lei que proíbe procurement de embarcações pra US Navy em outros países como Coreia do Sul e Japão, a US Navy não tem como competir. O Gap vai só aumentar.
Fala VF-1. Recentemente estive na China para conhecer fábricas de mobiliário corporativo, minha área de atuação. O que vi realmente me deixou impressionado. Eu pensei que fosse conhecer uma única fábrica. Mas na verdade eu conheci uma cidade inteira do tamanho de São José dos Campos que unicamente fabrica mobiliário de tudo quanto é finalidade. Vi coisas estarrecedora como uma fábrica dele cadeiras de altíssimo padrão com a frente de trabalho composta por pessoas de chinelo, sem uso de nenhum EPI, segurança zero, mas que operam máquinas de tecnologia de ponta. Tudo lá é megalomaníaco, tudo é superdimensionado, os caras… Read more »
Estão mesmo a engolir o resto do mundo.
Não é de surpreender que não usassem EPI. Viu o caso da BYD aqui no Brasil?
Rapaz, as Forças armadas da China esta crescendo em todos os níveis, se eu fosse Japones e coreano do Sul ficaria preocupado… O
Bom que a grana para manter tudo isto cresce proporcionalmente, por enquanto não deverão fazer muita gracinha como os EUA fizeram por décadas, montando base em diversos países e lutando uma dezena de guerras.
Só os porta-contentores que eles constroem para as gigantes Europeias do transporte de mercadorias, os maiores navios do mundo, dá-lhes trabalho e lucros gigantes, eles ainda não são os principais construtores dos super-Cruzeiros, aí estaleiros na Europa e penso que na Coreia do Sul, ainda constroem os maiores, mas não deve faltar muito para dominarem aí também. Pois é, quiseram deslocar a indústria do Ocidente, para aproveitar a mão de obra barata, mas eles aprenderam bem, o Ocidente deixou de saber fazer e agora eles mesmo com mão de obra já mais cara, dominam, pois a máquina produtiva está montada… Read more »
Só o maior estaleiro deles tem mais capacidade de construção de embarcações que todos os estaleiros nos EUA. E a China tem 13 estaleiros, todos com controle parcial do estado. Então enquanto o estado quiser expandir a Marinha, vai ter demanda. E o Gap vai só aumentar, enquanto a US Navy sofre pra desenvolver a classe de Fragatas Constellation baseada no desenho da FREMM italiana, os chineses estão inventando todo tipo de embarcação nova fora o desenvolvimento de reatores mais silenciosos que dentro em breve estarão equipando porta aviões. Isso com um orçamento menor. A grande verdade é que o… Read more »
Esse “melhor Destroyer Aegis” ainda não existe, mas, quando entrar em serviço será um grande avanço para a Coreia do Sul que o construirá com tecnologia própria, mas, não necessariamente será superior ao Arleigh Burke Flight III ou mesmo os Flight IIA que serão significativamente atualizados até porque cada marinha tem suas necessidades, “ameaças” diferentes e mesmo a capacidade de nutrir um navio com uma gama de informações advindas de outras plataformas tornando-o mais capaz. . Os EUA também recentemente aprovaram a venda de equipamentos que atualizarão os atuais “Destroyers” da Coreia do Sul que adquiriu um estaleiro dos EUA… Read more »
O problema é que investimento nos EUA leva anos. Eu moro em Ohio e a saga da fabrica de chips da Intel em Columbus e da TSMC no Arizona vai ser longa. Levantar a fabrica, investir em mao de obra leva anos antes do primeiro chip sair… embarcação entao mesmo que a Hyundai invista hoje o primeiro barco nao sai na proxima decada. O secretario da Navy conseguiu pelo menos a aprovaçao da manutenção de barcos no Japao e Coreia o que aumenta a disponibilidade da frota proximo da China, mas isso nao vai ser suficiente pra lidar com a… Read more »
Custer nasceu no Ohio, mas, aí é sair do assunto 🙂 . Meu ponto não é “competir” com a China – mesmo que ela fosse capaz de aproveitar essas 200 vezes mais que os EUA – e sim diminuir a distância porque há meios para isso, infraestrutura e mão de obra mal canalizada e ao menos alguns passos estão sendo tomados, o problema é que nada de bom parece ser veiculado apenas o ruim, transparência demais de um lado e de menos do outro. . Posso estar completamente enganado e não terei problema em admitir isso dentro de alguns anos… Read more »
Suas dúvidas são pertinentes e não me oponho más uma coisa vc pode ter certeza.
Os caras tem bala na agulha hoje para se quiserem parar todos os meios e fazerem uma atualização de grande porte.
Eles estão em outro nível, em outro planeta.
Você é muito não entende negócio da China, tudo na china relacionado ao militar e conceteza de qualidade pois a corrupção e falsificar dados militar da a Pena de morte e projetos assinado o nome de responsável até a validade e laudo manutenção é controle muito rígido, se tiver demanda doméstico e cívil eles construir um novo toca ou plataformas em meses se tiver necessidade,mas com a ultilizou inteligência artificial para estocar e construir cada moldura, planejamento sempre fica pronto a tempo, e chinêse tem dezenas construdor naval, não falta é encomenda está com mais de 60% demanda mundial, chinêse… Read more »
A carne é friboi a melhor da maior fornecedora de proteina animal do mundo (jbs) Brasil.
Deixa de ser bobó,a eletronica embarcada nesses navios é o que tem de melhor no mundo,as empresas europeia de defesa (thales,safran e outros) vende seus melhores produtos sem restrições nenhuma para o chineses,pagando bem que mau tem.
Interessante um navio desses com catapulta e sistema de parada, qual seria a capacidade do mesmo?
Na prática é um pequeno porta-aviões.
porta drones e helicópteros.
Pelo que se sabe ainda não têm um caça VTOL
Mas se ele tem catapulta, a depender da capacidade da mesma, algum caça poderia ser lançado e isso seria interessante até mesmo para nós
tem sim, mestre Hcosta…..
A capacidade gira em torno de 40 drones e helicópteros, embora veio a confirmação oficial de que o J-15 e o J-35 também poderiam embarcar no Sichuan.
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O terceiro “LHA” da classe America a ser incorporado no próximo ano e todos os seguintes terão “Well Deck”, assim como os da classe Wasp e todos podem/poderão se necessário operar com 20 F-35Bs.
Mestre Dalton………!!!! rzrzrz…
Mas é verdade, o quadro não explica que apenas os 2 primeiros, LHAs 6 e 7 foram otimizados para operações aéreas, trocando o “Well Deck” por uma capacidade maior de combustível e melhores instalações de manutenção para aeronaves. . O LHA 8 a ser incorporado em 2025, o LHA 9 em construção e o LHA 10 já autorizado terão um “Well Deck” apesar de menor que os da classe Wasp, mantendo as boas instalações de manutenção, uma superestrutura mais curta e uma saliência à vante dela permitindo mais espaço para estacionamento de aeronaves. . O Tipo 076 é interessante, ainda… Read more »
Rzrzrzrz..e não é o que sempre disse….? Rzrzr…na hora h….vira tudo nae leve….rzrzrz….
Bom, essa “hora h” ainda não chegou , então tudo continua como dantes no quartel de Abrantes 🙂
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Testar possibilidades tudo bem, mas, por enquanto a classe Gerald Ford continua em produção, os chineses terão o “Fujian” no próximo ano e mais/ maiores virão, a França não ficou totalmente satisfeita com o “Charles de Gaulle” e irá partir para um muito maior a Índia também quer NAes maiores, etc, esse parece ser o caminho ao menos no meu período de vida, depois pouco importa 🙂
Bem observado professor…
Olha, pena do Brasil.
A capacidade de construir navios de combate é fantástica. E sobre a comercialização a outras nações? A MB continua se voltando para os britânicos, não seria uma opção ao Brasil? Ou investir os parcos recursos em despesas exorbitantes para construir navios próprios com capacidades questionáveis
E já estão testando seu novo STOVL J18
Parece fake. O J35 é bireator e a Marinha Chinesa esta investindo em CATOBAR eletromagnética, STOVL nao parece ter muita importância pros Chineses.
Ja existem informações circulando fortemente desde 2019….J18….. Mas, podem não levar a cabo…eu por exemplo, não levaria…. O que os chineses estão fazendo nada mais é o que sempre defendi e antecipava como conceito natural a decadas…um Stobar Anfiobio de aproximadamente 45 mil ton…. Mas eles foram mais longe…perceberam que já tinham uma catapulta Emals eficiente e resolveram alocar no navio….e assim, se estão anunciando que um J-15 poderia operar nele, operar um FC-31(J35) é fichinha…isto faz muito sentido, pois uma aeronave VTOL comparada a uma Normal, perde 26% de sua capacidade de carga….este é o problema do F-35B com… Read more »
Essas fotos do J18 existem desde 2013. Se vc procurar no youtube vai ver videos dessa epoca. Pra um país que ta soltando video de “avioes de 6a geração “ voando e nao tem nenhum video oficial desse aviao seria bem estranho. De acordo com o globalsexurity.org, o J18 é obra de um internauta chines.
Mas este não é o fc31/J35….este aí é outro…
que diacho é isso?
exatamente o que parece….um F-35B Chines já voou….em breve, estara nos LHAs chineses….
Fake
Se voa….fake não é….pode até não virar operacional….mas está aí….
Um belo CGI. O J-18, foi um projeto demonstrador para competir com o J-20 para o segmento de 5ª geração da PLAAF.
É provável que a China esteja em um projeto com STOVL?
Sim, mas ainda não há provas disso, contudo, tal projeto ainda não faria sentido para a estratégia chinesa.
Se até o jl9 eles construiram de forma relativamente limitada…uns 70….deles…temos de entender, que os chineses em praticamente todos os projetos, simplesmente fazem lotes pilotos e testam para valer operacionalmente…fizeram 3 a 4 tipos de JL9, J15, FC31….eles simplesmente fazem lotes e já põe na chuva…parece que este é um dos segredos da agilidade deles….eles implementam e tudo o que for observado de melhoria e correção, implementam no lote seguinte…pode observar que tem realizado muito assim…eles não ficam com 1 ou 2 protótipos em laboratório não….
J-18 as envisaged on Global Security in nothing more than Chinese fanboy fantasy, and has long-since been dismissed as such.
Qual será o valor de um navio dessa classe?!
Por ser Chines, acho que o mesmo preço de um Mistral….
acrescentou as emals e os cabos de parada….que devem puxar uns 15-20% do preço final….mas como é da China…deve ser coisa de US$ 900 MM a US$ 1 Bi…
Eu chuto uns 1,5 bi
acho que não passa de 1,2
A ditadura comunista chinesa alimentada pela compra do ocidente de produtos made in China, vai se armando mais a cada dia. Além da exploração da própria mão de obra chinesa.
Sim….o ocidente financiou tudo isto….e a melhor forma de brecar, gostando ou não, seria deslocar os investimentos para a América Latina….pois cada dólar mesmo investido em aliados na Ásia, vai parar 70% na China por conta do comércio local…o resto é contemplação…..os EUA já deveriam ter despertado para isto a 15 anos….
acho interessante aquele 2 lançadores de mísseis antiaéreos que aparecem em 30 seg do vídeo é uma solução ótima para a Barroso, Atlântico etc….sei que são de curto alcance, mas para quem não tem nada e pouco espaço…
Imagina o sofrimento dos trabalhadores desses estaleiros?? 😓
Pois é…devem ter uma saudade enorme de se locomover com as magrelas bikes….e agora tendo de trocar suas cópias de Mercedes por carros elétricos….judiacao…
A marinha chinesa dando exemplo de eficiência e operacionalidade, além de orgulho para seu povo.
Segundo a mídia [oficial na prática] chinesa em inglês ↓
É o primeiro navio de assalto anfíbio do mundo equipado com tecnologia de lançamento eletromagnético. Isso significa que ele pode transportar não apenas helicópteros, mas também aeronaves de caça como o J-15, disse Zhang Junshe, um especialista militar chinês, ao Global Times na sexta-feira.
‘Outro especialista militar chinês, Song Zhongping, disse que↓
”Espera-se que ele transporte plataformas de combate aéreo tripuladas e não tripuladas, então é quase um porta-aviões leve, disse ele.
O navio de assalto anfíbio Tipo 076 é o ápice de diversos elementos, incluindo os radares de contratorpedeiros e fragatas, a catapulta eletromagnética do porta-aviões Fujian e o conceito do navio de assalto anfíbio Tipo 075, observou Song..”.
Isto sim é multitarefa 3 em 1.
Não, não é. Ele está longe de ser multitarefa. Ele é essencialmente um navio de propósito anfíbio. O fato dele ter catapulta EMALS não faz dele um NAe.
O Sichuan não está na água, tecnicamente não é um lançamento (mas ressignificar palavras é procedimento ordinário nas épocas lusco-fusco como a nossa). Não vi nenhum aparelho de arresto na popa, nem no vídeo nem nas fotos. A rigor, nem vi a trilha da catapulta, apenas o galpão temporário sobre a área desta. Segundo J. Trevithick, do site TWZ (The War Zone), o navio tem uma defesa de ponto invejável: 3 lançadores HQ-10 (análogo ao RIM-116 RAM, dois aa popa, um sobre a ilha de navegação), 3 canhões de 30mm Type 1130 (um aa popa, dois em cada bordo) e… Read more »
Minha percepção Alex é que um convés de voo mais largo por exemplo do que o da classe America permitirá pousos com mais segurança de aeronaves não tripuladas de grande porte e mesmo jatos tripulados como por exemplo se viu antes da introdução do convés em ângulo, levando em conta que apenas uns poucos desses seriam embarcados de forma rotineira ou quando necessário. . Uma aeronave não tripulada de grandes dimensões como o futuro “Stingray” da US Navy que encontra-se em construção para uso nos NAes necessitará de catapultas e maquinário e cabos de retenção, utilizando para pouso o convés… Read more »
Concordo plenamente consigo (como de costume), mestre Dalton. Com 32 metros de largura, descontado já a largura das ilhas e de uma faixa de circulação, seria possível duas pistas paralelas (supondo uma delas com largura parcial pelo balanço de asas fixas ou rotativas por sobre a borda) Tem um canal no Youtube, o Eurasia Naval Insight, sempre muito up to date, que mostrou imagens dos espaços destinados aa instalação dos cabos e dos elevadores de aeronaves (não há, afinal, elevador na popa – apenas dois deck Edge, um entre ilhas e outro a bombordo mais aa ré). Aqui, dos 07:05… Read more »
Muito interessante. Eu sempre fui defensor dos “NAes anfíbios”, e acredito que o grande responsável pelo conceito foi a classe WASP dos EUA. Muito embora os NAes tradicionais com catapultas tenham por via de regra, muito mais capacidade como aeródromo e centro de comando de caças, o custo benefício dos anfíbios fez do conceito paradigma até para os Queen Elizabeth. A limitação no caso é o vetor disponível: Não há mais Harriers no mercado e tudo fica condicionado ao F-35B. Os chineses podem estar revolucionando o mercado ao lançarem um anfíbio com catapulta. Já estou ansioso para vê-lo em ação,… Read more »
Era uma linha evolucionária óbvia. Os EUA não fizeram por políticas internas. Mas quem já necessitava correr atrás do prejuízo e repor parte do tempo perdido já estava nesta trilha….o desenvolvimento das emals permitiram o implemento de aviões navais comuns não vtols a operar este tipo de navio e livrar-se da condições que os amarrava ao STOVL..óbvio nunca terá a capacidade de persistência e número de lançamentos de um super carrier, mas muitas marinhas poderão contar agora com este recurso e aumento do leque de opções. O CVF chegou a se cogitar, lembrando que embora não possua doca, foi pensado… Read more »
Agora falta um caça STOVL
Este?
Por qual motivo?
Como isso se encaixaria no requisito chinês que sempre dita a plataforma (Type 076)?
Antes do type 076, eles tinham o 075 e outros…tem de perguntar a eles….eu pessoalmente, nunca gostei do método stovl…pois ele briga contra a física, gasta combustível pacas para decolar ou pousar na vertical….o que reduz absurdamente alcance é carga de combate…é muito melhor ou o convencional ou o pouso e decolagem curta…vertical vertical mesmo gasta combustível pacas…é da física… Três semanas atrás, a China lançou um Nae estranho, bem comercial, parecido com o tapete 75, mas menor é muito simples…parece um type 75 descartável…não podemos excluir que seja exatamente algo que tenho pregado a décadas…um nae descartável, mercante, duplo… Read more »