Coreia do Norte constrói fragata de novo projeto
No noticiário da Televisão Central Coreana sobre a 11ª Reunião Plenária Ampliada do 8º Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foram divulgadas imagens inéditas de um novo navio de guerra em construção. A embarcação tem dimensões superiores às da corveta classe “Amnok”, de 2.000 toneladas.
As primeiras fotos sugerem que a nova fragata da Coreia do Norte poderá ser equipada com um sistema de lançamento vertical para mísseis de cruzeiro/antiaéreos e um radar avançado com tecnologia AFAR.
Em 2023, a Coreia do Norte revelou nova corveta
Em agosto de 2023, uma corveta da classe Amnok da Marinha da Coreia do Norte foi destaque durante uma demonstração ao Líder Supremo Kim Jong Un, conforme relatado pela mídia estatal de Pyongyang. Kim inspecionou a 2ª Flotilha de Navios de Superfície da Guarda da Frota do Mar do Leste e acompanhou um exercício a bordo da corveta nº 661, que incluiu o lançamento de mísseis de cruzeiro “estratégicos”. A demonstração ocorreu no contexto dos exercícios militares conjuntos Ulchi Freedom Shield realizados por Coreia do Sul e EUA, iniciados em 21 de agosto.
O Trump vai lá assistir o batimento de quilha e dar um alô pro amiguinho.
Inocente
Fotos um tanto estranhas.
Se pegar a Tamandaré, já pintada, dá para ver as juntas das chapas de aço. Esse ai dá impressão que é drywall.
Hehehe…também me lembrou drywall.
Na Amnok também não se observa as soldas das chapas de aço.
Realmente não se ver as soldas, e ela é muito bem armada.
Já viu fotos delas em construção? São bem diferentes, mesmo quando vistas já bem completas dentro do galpão.
Também achei. Um galpão fechado, uma perspectiva estranha, a textura da fragata…
Não tivesse contexto nessas fotos eu diria que é cinematográfica.
E o espaço para o bulbo na proa, parece que construíram sem o casco inteiro e que depois será unido à parte ‘de cima.’
Não conheço o suficiente sobre construções navais para dar pitaco. Mas é estranho mesmo. Parece mesmo, como o underground falou, que é drywall pela textura.
Enfim… realmente não sei o suficiente para dar pitaco, mas não me lembro de ter visto nada parecido com isso.
Não sei, de repente teremos um remake norte-coreano de The Last Ship…
Parece tudo um cenário para filmagens.
Com o Nhonho no lugar de Tom Chandler. Ok, seria engraçado 😛
O bom é que como eles são pequenos, uma fragata pra eles já se passa por um Arleigh Burke
No caso, aparentemente (e levando em conta que as fotos foram bastante trabalhadas em Photoshop ou similar) não será instalado apenas um bulbo de função hidrodinâmica, mas um grande domo de sonar.
Não é incomum adicionar o domo do sonar após o lançamento, quando o navio fizer a primeira docagem para conclusão de trabalhos nas obras vivas.
Pensei exatamente o mesmo. Não se percebe uma emenda sequer das chapas do casco. A extremidade de proa da quilha também está muito estranha. Sei lá…vindo do Nhônho e sua trupe, não confio em nada.
E o que esperar? Lá acreditam em unicórnio, rios de leite e comem carne de cachorro enlatada.
Hummm, parece ser feita de concreto essa fragata…
Parece gesso acartonado…hehehe
Preconceitos…cada um vai com o que tem.
Preconceito? Por achar estranhas umas imagens um tanto quanto suspeitas? Ora, meu caro…menos, bem menos…
Ah, ia me esquecendo…coréia do norte (com minúsculas, mesmo), não é exemplo de nada, literalmente nada, de bom para quem quer que seja!! “Ah, mas lança mísseis nos vizinhos”…”Ah, mas eles tem mísseis nucleares”…tudo isso às custas da fome e miséria da população, e isso tudo não é pra defender essa mesma população e sim, para defender o Nhônho e toda a trupe que o cerca.
Pode ir tomando ar. Respira fundo.
Eu penso que conheço o regime deles. O que está publicado para ser comentado é o navio.
Leia as regras do Blog.
Ótimo 2025 para ti.
Não chateia, Esteves. Se tu acha que estou sendo preconceituoso, eu acho que tu está sendo chato pra caramba. Mas, tu pode escrever o que quiser…e eu, idem.
A leitura das regras do blog se estendem a todos.
Feliz 2025 pra ti também!
Se estende*
Gesso acartonado só pode sofrer curvaturas moderadas em uma direção e tem que ser a chapa mais fina, que é mais flexível. De toda forma, sendo chapa pra uso interno seco (chapa branca) ou em área molhada (a chapa verde), se entrar no mar vai romper, sob a pressão do empuxo e desmanchar (gesso, exceto o sintético, é hidrofilico, absorve água). Eu trataria a extrema suavidade das superfícies desses vasos norte coreanos como um autêntico mistério técnico a desvendar.
Eu sei de tudo isso sobre o gesso, Alex. Quando eu disse que parece, eu não disse que é. É uma brincadeira com a aparência um tanto esquisita desse navio.
Stealth.
Casco de cimento não é novidade, mas para uso militar aí já não sei
Pode ser algum tipo de resina…
Pykrete. Projeto Habacuque.
Boa hehehehe
Pode ser, mas o problema das resinas é que geralmente são combustíveis. O concreto foi usado no final da segunda guerra pelos americanos.
Parece mais um caso de Inteligência prá lá de Artificial….
É uma encrenca. Navio lançador de mísseis com capacidade nuclear “baseado” na classe Krivak. Superestrutura Ligas de alumínio são usadas em algumas partes da superestrutura para reduzir o peso e melhorar a estabilidade do navio. Pinturas especiais e revestimentos anti-corrosão são aplicados para proteger contra a corrosão causada pelo ambiente marítimo. Blindagem Áreas críticas como o compartimento de máquinas e a sala de comando, são protegidas por blindagem feita de aço reforçado para aumentar a sobrevivência em combate. Componentes eletrônicos e radares Materiais compósitos e ligas metálicas resistentes a interferências eletromagnéticas são empregados para proteger e isolar sistemas de navegação… Read more »
De onde tu tirou todas essas informações?? ChatGPT?
Respondo mas não sei quando publicarão…tinha comentário do Esteves lá no Japão.
Blogs de Defesa. Eles tinham que partir de alguma coisa…partiram da Krivak. A estrutura dizem ser de aço…dizem. O restante é uma salada.
Hummm…entendi.
Eu sei que tem uma galera que frequenta o Naval e que trabalha em estaleiro e entende bastante do assunto.
Apareçam e nos esclareçam se essa fragata com textura de concreto/drywall/sei lá tem chances de ser real, porque parece ter caroço nesse angu!
É de verdade.
Cadê o bulbo de proa da embarcação?
Também notei isso
Instalam quando vai pro mar.
Um sentido todo novo pra construção modular.
Não tá no mar não precisa de bulbo.
O complexo de vira latex é _______________________________________
Os caras encontram motivos para execrar o país dos outros.
Eu acho que se o Brasil não tem vergonha na cara, não é falando mal do país dos outros
que vai melhor.
EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.
“Os caras encontram motivos para execrar o país dos outros.”
Nesse caso , o correto é tu escrever o país do outro, no singular, pois o Nhônho investe tudo na produção de armas e na proteção do seu regime, sem dar a menor importância para a população miserável que vive como se ainda estivessem na primeira metade do século XX.
Problema deles. Eles tem mísseis.
Pois, então…tu só confirma o que eu falei…
Não meu amigo, é no PLURAL mesmo.
Pois, vocês criticam todos que não seja Europa e América do Norte, que pelo menos tentam fazer.
Aqui se paga para um empresa estrangeira construir fragatas, blindados, etc.
E o que ocorre lá, é problemas deles, não seu, ou dos outros aqui.
Aqui também não se faz nada e os mesmos são sempre reeleitos, seja de qual partido seja.
Para criticar a Europa e os EUA já tem aqui muitos, todos aqueles que defendem estes regimes de partido único, pois como não são Norte-Coreanos, não querem saber da fome, falta de liberdade, ter que baixar a cabeça para os altos dirigentes da nação, cair de varandas, ser envenenados, ver os filhos, pais ou amigos, enviados para o outro lado do mundo, para lutar e morrer, por outro ditador, que paga bem ao seu próprio ditador. O que lhes importa é que eles tenham meia dúzia de ogivas nucleares, uns mísseis balísticos, de cruzeiro, assim gostam e apoiam mas do… Read more »
Você está sendo educado. Aqui no Brasil o cidadão não guarda o telemóvel enquanto dirige. Ele vai dirigindo para o bar enquanto troca msgs. E depois de encher a cara, pega o carro de novo, ainda mandando msgs no telemóvel e vai para casa. Isso se não ficar pelo caminho, e tomara que sem levar nenhum inocente junto.
Nos EUA é pior. A diferença é a legislação.
Perfeito!!!! 👏👏👏👏
Olha, cansa ter que explicar tudo, mas vamos lá…tenho paciência: O que eu me referi, no comentário específico, é sobre a coréia do norte, pais que vive, trabalha e funciona para servir ao seu presidente e senhor absoluto. Então, presta atenção aqui, a coréia do norte é um país do outro…no singular. Quanto ao resto do teu comentário, critico tudo aquilo que acho errado, independente de onde seja ou quem quer que seja. “E o que ocorre lá, é problemas deles, não seu, ou dos outros aqui.” Pronto…temos um advogado norte-coreano agora?! Olha, que coisa!! Hehehe…e pelo jeito, tu concorda… Read more »
O que ocorre lá é problema deles.
E daí? Por isso eu não posso falar ? Então, fechem o blog para assuntos de outros países. Ora, para de chatear, Esteves.
Você não entendeu. Não estamos falando mal do país dos outros.
Todos os comentários são uma alegoria. Na verdade, estamos falando mal de você. 😉
Hehehe…boa!
E o canhão?
Parece canhão de navio da segunda guerra.
Parece que usam mesmo canhões antigos retirados de outras unidades (russas e chinesas, inclusive). Não sei como ninguém associou o ‘boom’ naval norte coreano com o sangue que estão derramando pela Rússia (um dos seus fornecedores) lá nas trincheiras da Ucrânia…
Isso é mais antigo que a guerra na Ucrânia…pensando em Fatos&Fotos de 1914.
Alguém por ventura tem foto de algum outro norte-coreano gordo, que não seja o GGrande Líder??? Parece que só ele come em excesso naquele país.
“O jejum é o verdadeiro elixir da saúde do corpo.”
Kim Jong-um
Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
Muito boa observação!!!
Parece de madeira ou granito lixado.
Eu particularmente nunca vi superfícies tão lisas e aparentemente sem chapas como estas nas fotos.
Sei não.
Acho que a Globo está abrindo um Projac na Coréia do Norte.
Massa corrida.
Navio de concreto !!!👀😏🤣
Sobre a estranheza das fotos, em algumas o Nhônho está de casaco preto, em outra está de casaco branco. Nesta, só ele tem sombra e todos os outros não projetam sombra alguma.
Vampiros?
Hehehehehe
kkkkkkkkkkk
Parecendo uma espécie de Qaher maritimo. rsrs
Feito de fibra
Parece mesmo. Quero nem ver os moldes disso.
Ah, tecnologia do Puma. Aposto que o motor
Motor refrigerado a ar…
A maioria dos barcos à vela são feitos em fibra de vidro. Mas nunca vi nada dessa escala feito em fibra de vidro. Mas como disse antes, não entendo de construção naval.
Pra quem está acostumado a analisar imagens, fica bem claro que as fotos estão pesadamente retocadas por Photoshop ou similar.
Qualquer discussão sobre materiais e métodos de construção deve levar isso como premissa.
Pois é…não entendo nada de Photoshop, mas salta aos olhos as alterações nas imagens.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. COMENTARISTA BLOQUEADO.
NÃO INSISTA. QUANTO MAIS VOCÊ INSISTIR EM FUGIR DO BLOQUEIO, MAIS TEMPO FICARÁ BLOQUEADO.
Não, Luiz. A Coréia do Norte existe única e exclusivamente porque a China deixa. Ela poderia ter muito mais tecnologia e poderia até ser próspera, se a China deixasse e se os donos da Coréia do Norte, a Dinastia que os governa desde o final da década de 1940 quisesse. Mas não querem. O que falta no Brasil não é isolamento ou aproximação maior com qualquer outro país ou bloco. O que falta no Brasil é vontade política para injetar recursos de forma constante para gerar resultados à longo prazo. Falta o povão esquecer essa briguinha ridícula de salvadores da… Read more »
A Coreia ou a separação das Coreias é o resultado da guerra por procuração entre Rússia e Ocidente mormente após a Segunda Guerra e a Guerra Fria.
A Rússia empurra a CN para a China que e se por vontade dela, já tinha dado um olé nos coreanos.
O Brasil é um país de servidão. Um país agrário ausente de instituições. Um país a margem do desenvolvimento.
Também acho, os Alemães não percebem nada de navios de guerra, acho que deviam comprar muitos iguais a esse Norte-Coreano e pagar pela transferência de tecnologia, acho que sim, desde que tenham salva-vidas, tudo bem.
O conceito desse navio…se conceito é a palavra certa…trata-se de um navio de ataque. Não é combatente. Não é pra engajar. É pra levar. É um carteiro. Leva mísseis com capacidade nuclear.
Se…se forem capazes de construir várias, serão vários mísseis com capacidade nuclear. Míssil com capacidade nuclear precisa ser carregado. Míssil nuclear está pronto.
A resposta, penso, seria dada atacando o local aonde carregam/instalam as ogivas nos mísseis que parecem dispor de lançador mais simples nas fragatas X casulos internos.
Bom dia, não sou conhecedor em construção naval, apenas um admirador do assunto, mas pelas foto, está muito parecido com um navio de concreto. Nunca vi uma construção naval assim. Estou me baseando pelas fotos.
As fotos têm toda a pinta de que foram pesadamente retocadas por programa de edição de imagens.