A China lançou em Xangai, no dia 27 de dezembro, seu mais avançado navio de assalto anfíbio, o CNS Sichuan, nomeado em homenagem à província de Sichuan, localizada no sudoeste do país. Este navio, com indicativo visual 51, é o primeiro da classe Type 076, uma nova geração de embarcações anfíbias projetadas para operações navais multifuncionais. Sua construção está sendo realizada pela Hudong-Zhonghua Shipbuilding, uma subsidiária da gigante China State Shipbuilding Corp, que é a principal fornecedora de equipamentos navais para o país.

Com um deslocamento superior a 40.000 toneladas métricas, o CNS Sichuan é significativamente maior e mais poderoso do que seus antecessores. Segundo informações da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), o navio será capaz de transportar aeronaves de asa fixa, helicópteros e embarcações de desembarque anfíbio, aumentando consideravelmente as capacidades de projeção de poder e suporte logístico da marinha chinesa.

O principal diferencial tecnológico do Tipo 076 é a inclusão de uma catapulta eletromagnética, uma inovação que o distingue de outros navios de assalto anfíbio atualmente em operação. Este sistema, semelhante ao utilizado nos porta-aviões de última geração, permitirá o emprego de drones de combate.

USS Bougainville vs CNS Sichuan

Além das capacidades ofensivas e de projeção de força, o CNS Sichuan também desempenhará um papel importante em missões de ajuda humanitária e resposta a desastres. Seu grande tamanho e versatilidade o tornam ideal para transportar suprimentos e prestar apoio médico em cenários de crise. Essas capacidades multifuncionais reforçam a estratégia da China de utilizar sua marinha não apenas como um instrumento de poder militar, mas também como uma ferramenta de influência diplomática e cooperação internacional.

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ChinEs

O mais impressionante é a velocidade com que são lançados esse navios tão complexos de construir e de integrar e com tecnologias inovadoras como o EMALS.

Kayron

Acho que foram 15 meses.

Dalton

A comparação é entre o futuro USS Bougainville (LHA 8) não com o USS America (LHA 6) como escrito abaixo da imagem, havendo significativas mudanças entre eles tanto internamente como externamente.

Alexandre Galante

Valeu, Dalton!

Burgos

Caramba !!!!
O Galante para de ficar “botando bala na boca de criança”.
Isso é Tentador.

Marcos

O chinês é maior e mais capaz?

Dalton

O “Chinês” é diferente, pode ser que a capacidade de transportar tropas e os meios para desembarca-las do “americano” sejam superiores, poder operar com até 20 F-35Bs se necessário pode ser uma “carta na manga”, seja como for atende às necessidades dos EUA, utilizando a mesma propulsão do último LHD da classe Wasp o USS Makin Island repetida agora nos “LHAs” embarcando normalmente um destacamento de 6 F-35Bs em apoio aos “MV-22s” e helicópteros. . O “chinês” é um navio completamente diferente do que já se viu até agora – se irá popularizar-se é algo que o tempo dirá –… Read more »

Magarem

Vai ficar com esse caixote em cima?

Dalton

Se o “caixote” é o que penso, então não, trata-se apenas da proteção da catapulta sendo instalada, o mesmo pôde ser visto na construção dos NAe Fujian, classe Nimitz , Charles de Gaulle e mais recentemente nos da classe Gerald Ford.

Jonathan Pôrto

Enquanto isso no Brasil de cérebro calcinado: .á temos 01 portanto não precisamos,nem vamos invadir ninguém, pra que mais navios? Temos que investir é em saúde educação blá blá blá

Nativo

Ou investir em escoltas, que praticamente já não temos.

Dr. Mundico

Não se trata apenas de ter dezenas ou centenas de navios para cultivar ufanismo boboca.
É uma questão de prioridade de meios e capacidades.
Você acha que a China chegou a esse ponto sem educação e pesquisa?
E realmente não temos previsão de invadir nada, portanto não precisamos de tanto heroísmo embarcado e escrito.

Abymael2

É verdade, pra que gastar dinheiro nessas bobagens de saúde e educação né? Temos que parar com isso urgente!

Marcelo

Em quanto isso a MB esta torcendo para Royal navy dar baixa no seus navios de desembarque HMS Bulmark e navio tanque RFA Wave Rule para ver se consegue comprar esse navios de segunda mão a preço de pai para filho (nao tem verba $$$) para ver se da um arrumada na esquadra que esta com uma gap grande de navios.
A royal navy também vai desativar o navios da classe bay e colocara para venda.
A MB vai ter que aproveitar esses navios RN para arrumar a casa com pouca investimento.

Marcelo

Impressionante o pouco tempo gasto para entregar um navio com essa tonelagem.
É de tirar o chapéu a capacidade chinesa.

Alex Barreto Cypriano

Já entrou na água e saiu flutuando, na manhã de hoje (lá), o CNS Sichuan. Ibaaagens aqui:
https://youtu.be/ftu_m7ePejs?si=70IbWtNDiCqi2_Ty

Alex Barreto Cypriano

O desenho comparando o futuro USS Bougainville com o CNS Sichuan está bonito e bem feito, mas peça pela imprecisão das dimensões relativas: enquanto o Bougainville tem 257 m de comprimento (total, suponho), o CNS Sichuan tem 263 m de comprimento (total, novamente, suponho), ou seja, o último é apenas 6 metros mais longo que o primeiro, uma diferença de ~1/40 ou 2,5%, o que seria, ao contrário do que indica o desenho, bem pouco perceptível…

Manus Ferrum

Um navio destes pode potencialmente controlar uma horda de drones de variados tipos como só se via na ficção.

Cipinha

Pelo que se fala essa catapulta não é só para drones, ele poderia lançar caças mesmo e isso seria interessante de ser ver e quem sabe de se ter kkkk