A Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) continua sua rápida expansão e modernização, com várias embarcações em diferentes estágios de construção e prontas para entrar em operação nos próximos anos. As previsões indicam que 2025 será um ano significativo, seguido por ainda mais avanços em 2026 e nos anos subsequentes.

Previsões para 2025

Em 2025, a PLA Navy deve incorporar uma série de embarcações avançadas, refletindo seu compromisso com o fortalecimento de sua capacidade naval. Dentre os navios previstos para entrada em serviço, destacam-se:

  • Porta-aviões (CV): Um porta-aviões de nova geração (003), atualmente em fase de testes no mar.
  • Navio de assalto anfíbio (LHD): Um LHD Classe 075, já considerado “pronto” para operação.
  • Destróieres (DDG): Seis destróieres, incluindo dois da Classe 055 e quatro da Classe 052D, estão em diferentes estágios de testes no mar.
  • Fragatas (FFG): Quatro fragatas da Classe 054A, algumas em fase de testes e outras sendo equipadas.
  • Submarino nuclear de ataque (SSGN): Um submarino de ataque classe 093B, também em testes no mar.
Fujian CV-18, imagem em computação gráfica

Essas embarcações representarão um grande salto em capacidades de projeção de força e operações anfíbias, consolidando ainda mais a posição da China como uma potência naval global.

Previsões para 2026 e anos posteriores

Para 2026 e além, a PLA Navy tem planos ambiciosos de adicionar novas embarcações ao seu arsenal. As projeções incluem:

  • Navio de assalto anfíbio (LHA): Um navio de assalto anfíbio Classe 076, atualmente em fase de montagem final.
  • Destróieres (DDG): Até oito novos destróieres, incluindo quatro confirmados (dois da Classe 055 e dois da Classe 052D) e mais quatro não confirmados, atualmente em construção ou planejados.
  • Submarinos nucleares de ataque (SSGN): Sete submarinos classe 093B, sendo três confirmados e quatro ainda não confirmados, que se encontram em diferentes estágios de construção, desde montagem até instalação de sistemas.

Com essas adições, a PLA Navy fortalecerá ainda mais sua capacidade de conduzir operações navais em águas azuis e proteger seus interesses estratégicos globais. A rápida evolução de sua frota reflete a ambição da China de equilibrar ou mesmo superar a supremacia naval de outras potências mundiais, como os Estados Unidos. No gráfico abaixo, as incorporações à PLA Navy de 2021 a 2024.

FONTE: @someplaosint no X

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Resumindo: tudo que eles vão receber, é o quw o Brasil precisaria paravsercuma marinha perfeita de ATAQUE. Nesse caso tirandonavios de logística e levando em consideração apenas ataque. Kkk

Zeke

Meu Amigo… Por favor, aprenda a escrever 😭😭😭

Mota

Meu amigo, por favor aprenda a ser mais humilde.

Pablo

E nos torcendo pare ter um segundo lote de escolta, aquisição de um ou dois navios usados da marinha inglesa.

Magaren

Estamos esperando algo barato anunciado na OLX.

Marcelo

Só no sonho mesmo o segundo lote !!!
Os navios usados apareceu varios paises interessados,ficou dificil para MB .

Last edited 1 mês atrás by Marcelo
Pablo

Segundo lote e uma incognita, a nao ser que tu seja do comando da MB
e saiba de algo ou seja o Nostradamus.

Marco Antônio

07.01.25 – terça-feira, bdia, Marcelo; como você sabe que existem outros países interessados ( diga quais). Normalmente a RN oferece a países amigos equipamentos descomissionados; e não faz leilão. Intenção básica é fortalecer países amigos. Já que tem conhecimento, divida com o site tal informação.

Wilton Pereira dos Santos

Um país soberano precisa ter forças armadas capaz de se contratar a qualquer ameaça externa. É preciso ter capacidade de produzir 100% dos seus equipamentos militares. A China e a Rússia são os dois exemplos que o Brasil devia seguir.

adriano Madureira

Precisa é de inimigos…

brutus

se for assim , nao saira um soldadinho do quartel

guedes rj

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

PACRF

A Rússia não serve de exemplo, pois enquanto a China tem sua economia baseada na indústria e em serviços de alta tecnologia, a Rússia tem sua economia baseada no extrativismo e na exportação de commodities.

Felipe

se for assim a Rússia não é exemplo, pois ela depende da China e até do Ocidente para produzir seus equipamentos militares, hj até mais da china devido às sanções!!

Last edited 28 dias atrás by Felipe
ChinEs

Os Submarinos de Ataque da classe Type 93B já estão sendo produzidos em massa, eles precedem a classe Type 95 e os SSBN Type 96, a China vai lançar em praticamente 2 anos,8 Subamarinos nucleares de Ataque, a previsão são 16 novos dessa classe.

Felipe

2 anos 8 submarinos? Vc só pode tá de sacanagem! Todos conhecem a capacidade industrial da china, mas não é pra tanto tbm!

Kellyson

Amigo tá literalmente na matéria. Ou vai ser 8 entre 2025 e 2026,ou vai ser 7 entre 2026 e 2027, pq ainda tem falta confirmar a data de lançamento de 4 submarinos.

Last edited 25 dias atrás by Kellyson
FERNANDO

Sinceridade, não sei o porque de tanto investimento dos militares chineses.
Parece que eles estão esperando uma guerra.

Alex

Exatamente isso

Alexandre Galante

A China tem a maior Marinha Mercante do mundo, precisa ter uma Marinha de Guerra à altura. E também existe a questão de Taiwan.

Jagder

Mas galante, quem atacaria a mercante chinesa? Todos os países do mundo fazem comércio com a China. Não há lógica.

max

Navio de guerra dos EUA intercepta navio mercante chinês por motivos espúrios.Ele não respeita o direito internacional e desafia a soberania de outros países. ——————————- Toda a história do “ Incidente Yinhe ” em julho de 1993 Às 13h do dia 4 de setembro de 1993, após serem anunciados os resultados da inspeção do cargueiro chinês “Yinhe” no porto de Dammam , na Arábia Saudita, localizado no Golfo Pérsico , emitimos uma “Inspeção assinada por representantes da China e da Arábia Saudita Arábia e Conselheiros dos EUA” de Dammam em poucos minutos. Relatório – “Yinhe” não carregava tiodiglicol e cloreto… Read more »

Last edited 1 mês atrás by max
max

Adivinhe só, a China não tinha uma marinha oceânica no passado, mas agora …………
De acordo com a força da marinha chinesa, se isso acontecesse agora, os EUA ainda se atreveriam a fazer isso com a China? Os EUA pensariam a respeito?

Felipe

E hj a China faz a mesma coisa com seus vizinhos o que os americanos fizeram com ela, exemplo disso é os ataques de canhões d’água contra pescadores filipinos e as reivindicações marítima ilegais! Enfim a hipocrisia!

max

Caso 1: O Incidente do Galaxy de 1993* Em 23 de julho de 1993, os Estados Unidos, sob o pretexto de obter informações de inteligência, fizeram uma falsa acusação de que o navio de carga chinês Galaxy estava transportando materiais de armas químicas para o Irã e ameaçaram abertamente impor sanções à China. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos enviaram dois navios de guerra e cinco helicópteros para o alto mar internacional onde o Galaxy estava localizado. Depois que os chineses se recusaram a embarcar no navio para inspeção, os Estados Unidos desligaram o serviço de navegação GPS na área… Read more »

max

Agora, quem mais vai ignorar os fatos e dizer que a China não precisa construir uma marinha tão grande?
As pessoas são boas em serem intimidadas e os cavalos são bons em serem montados.

Rui Mendes

Quem não quer se reunir é Taiwan, os EUA só estão a defender, quem não se consegue defender sozinho e é ameaçado a se reunir á China pela força.
Essa do ir até á sua porta, foi inventada pelos Russos e Chineses, mas eles podem, lindo, o ocidente é sempre o mau.

max

EUA no Vietnã/Iraque/Afeganistão ………. países como o Vietnã/Iraque/Afeganistão, em legítima defesa.
Bem, acontece que todas as ações militares dos EUA no exterior são de autodefesa, nunca de intimidação.

É isso que a palavra “autodefesa” significa.
Obrigado, isso me abriu os olhos.

Daniel

Taiwan é literalmente um “país” CRIADO pelo ocidente CONTRA a China, nem os próprios EUA reconhecem que Taiwan é um país, o mundo tem 193 países e Taiwan só é reconhecido por 12. E Taiwan foi separado da China >a força< por meio de uma DITADURA do Chang kai cheek que durou mais de 30 anos na ilha e os EUA fez de tudo pra China não retomar, há documentação vazada e admitida de todos os tamanhos e anos sobe os planos dos americanos de bombardearem a China com armas nucleares. É a mesma coisa do Maranhão declarar independência do… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Daniel
Felipe

Bizarro é vc falar apenas um lado da história! Então vc acha q a China deveria invadir Taiwan só pq a ilha pertencia a ela? Taiwan tem governo próprio, moeda própria e não depende da China, o que lhe falta pra ser um país independente? Os EUA não o reconhecem como país para não provocar a China, e não, taiwan não foi um país criado do Ocidente, mas sim um refúgio para os chineses anti- mao tse tung ditador comunista q vitimou mais de 60 milhões de chineses, engraçado vc dizer q Taiwan foi governada pela ditadura kai cheek, será… Read more »

Last edited 28 dias atrás by Felipe
Daniel

Sim, estude 5 segundos de história sobre qualquer “país que não conseguiu se defender sozinho” e os EUA foi lá “ajudar”. Veja as fotos do Afeganistão, da Síria e da Líbia antes e depois da “ajuda”. Quem deu o prognóstico que precisa de ajuda ? Os EUA. Quem financiou a crise do país pra ele precisar de ajuda ? Os EUA. Quem governa o país depois que ele recebe “ajuda”? Os EUA. Havia farta documentação Ucraniana sobre os acontecimentos do EUROMAIDAN, foi financiado por diversas ONGs dos EUA principalmente pelas do George Soros, que financiou em mais de 63 milhões… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Daniel
Kayron

Os EUA, já declararam isso mais de uma vez, por sinal.

PACRF

O Trump e seu vice prometeram que vão colocar a economia da China “de joelhos”. Não sabemos como eles vão viabilizar essa meta, se será atacando navios mercantes chineses e/ou retirando suas empresas de lá. Seria um ótimo teste para a Elon Musk. Afinal, ele afirmou que transferirá a Tesla da Califórnia (Democratas) para o Texas (Republicanos). Deveria aproveitar a oportunidade e transferir a Tesla de Xangai para o Texas, também. Engraçado é ele não se envolver na política chinesa e nem reclamar de censura por lá…

Last edited 30 dias atrás by PACRF
Felipe Mendes

Não é a Grécia que possui a maior marinha mercante do mundo?

Kayron
Felipe Mendes

Opa, valeu pela resposta.

ChinEs

A China está cercada de bases militares Americanas (Taiwan, Filipinas, Coreia do Sul, Japão, Austrália), a China participou ativamente em 2 Guerras (Vietname e Coreia do Norte) para afastar a influência Americana, mas ficou por ai só, estão se preparando para Taiwan, mas ainda não têm ogivas nucleares suficientes para dissuadir os EUA, talvez em 2035 (1500 nukes), o número minimo crédivel para poder dissuadir qualquer outra potência Nuclear… Até lá é ir se musculando , talvez em 2049, a China tenha 3500 nukes ou mais, mas para os EUA é melhor a China atacar agora, é mais facil derrotar… Read more »

Bruno Vinícius

Para a China, 2035 provavelmente seja o ano ideal. Em 2050 já terão passado um pouco do tempo, com o Instituto de Ciências Sociais de Shangai estimando que a população do país terá caído para 1,09 bilhão naquele ano (ante os 1,4 bilhão em 2022), sendo 30% destes com mais de 65 anos de idade (15% em 2022). Se os chineses forem para um confronto militar de fato, cada ano a mais que passar após 2035 é um enfraquecimento do seu potencial de mobilização.

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
ChinEs

Quem acompanha as forças navais chinesas, sabe que 2035 será o ano da invasão: https://www.globalsecurity.org/military/world/china/navy.htm Dá para ver que tudo aponta para essa data. A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014, com a anexação da Crimeia, mas a Guerra atingiu o pico em 2024, a China pode invadir em 2027 segundo os EUA, mas talvez em 2035 consolide o seu poder, a China pode começar por infiltrar forças especiais e agentes de inteligência em 2027, e talvez em 2035 será o grande desembarque anfibio, dai a preparação para a Guande Invasão… A China têm primeiro que ter capacidade para dissuadir… Read more »

Ruas

A China já possui a maior economia do Mundo em PIB PPC, o que segura os EUA na frente é o valor do dólar. Possui maior indústria do mundo em valor agregado. Um dos grandes problemas da China é a demografia caindo como você mencionou. Mas se pensar um pouco, pode ter seu lado positivo também, pois é menos gente que necessita ser alimentada e receber insumos gerais, isso diminui a pressão sobre o estado. Mesmo com a queda demográfica, eles ainda terão nas próximas décadas em torno de 1 bilhão de habitantes, com um PIB per capita na casa… Read more »

No One

“Mas se pensar um pouco, pode ter seu lado positivo também, pois é menos gente que necessita ser alimentada e receber insumos gerais, isso diminui a pressão sobre o estado. ” É exatamente o contrário, uma população idosa irá sobrecarregar ainda mais o estado que necessitará aumentar o próprio welfare, bancar aposentadorias, fortalecer o próprio sistema de saúde que terá que cuidar desses idosos. Tem mais populações idosas consomem menos, robôs, algoritmos, IA e idosos não aquecem a economia como uma população jovem, prolifica e abastada… Resultado, mercado interno enfraquecido e dependente das exportações. Ou seja o país encontra-se a… Read more »

Ruas

Na China não há estado de bem estar social, há espaço para isso. Outros países estão passando pelo mesmo processo, a diferença é que esses países estão recebendo imigração de baixo status que podem ser uma bomba relógio e no médio prazo esses imigrantes nem certeza de trabalho terão, já que as economias passarão por um processo forte de automatização com as IA e mais pra frente com a robotização. Para a China é melhor apostar na robotização do que se abrir para imigrantes. Vocês falam como só fosse um problema chinês. O Brasil vai passar também, teremos uma população… Read more »

No One

“Na China não há estado de bem estar social, há espaço para isso” Que há espaço para isso é uma consideração sua, legítima, mas questionável, considerando os inúmeros investimentos necessários para sustentar esse crescimento, em infraestruturas, em pesquisa e desenvolvimento, na redução dos desequilíbrio internos e evitar efeitos separatistas ( por isso os investimentos para conectar os territórios mais rebeldes) , sustentar e incrementar esse poder bélico… Investimentos externos em rotas e mercados alternativos … O cobertor não é infinito, nem nos EUA e TÃO pouco na China. Até hoje, o welfare do idosos são os jovens que trabalham e… Read more »

Daniel

Não vou nem responder mais essa aba de comentários, quase todo mundo aqui não sabe nada sobre China, o cara ali encima meteu no serin que a China não recebe imigrante, sendo que a China dedica províncias inteiras a imigrantes, inclusive detém o maior número de imigrantes americanos no mundo. Vocês tem é que parar de achar que a China é um país capitalista padrão igual esses yanques racistas e imperialistas. Todas as considerações desastrosas que eu li aqui partem de um pressuposto único que a China tem uma economia neoliberal e aplica a mesma lógica capitalista que o resto… Read more »

No One

Comentário bem raso e patético… Tenha dó

No One

“Vocês falam como só fosse um problema chinês. O Brasil vai passar também, teremos uma população idosa em uma economia muito menos pujante que a Chinesa.”

O protagonista da matéria é a China, não porque mencionar o Brasil, que além de ser off topic é um país irrelevante para esse equilíbrio de poder . Infelizmente para nós, estamos muitos atrasados, feitas poucas exceções, nem podemos entrar nessa equação que tenta redesenhar os equilíbrios de poder.

Daniel

Cara kkkkkkkkkkk, a China tem provavelmente o maior número relativo e absoluto de imigrantes em comparação com qualquer país do mundo, só não é abertamente veiculado. Mas por exemplo, há uma província na China totalmente dedicada aos Turcos e seus dependentes, onde fica relegado à própria província por meio de legislação federal que eles construam restaurante Halal em todas as escolas e promovam peregrinação pra Meca fretando aviões a um preço acessível pra todos os moradores muçulmanos da província. A diferença é justamente que essa mão de obra imigrante é extremamente valorizada, quando você vai pra China pelos meios oficiais… Read more »

Iran

Uigures não são imigrantes, habitam a China desde a expansão dos mongóis.

Marcos

Só que uma vez que a população envelheça em duas ou três décadas esses velhos morrem e o equilíbrio se reestabelece.

No One

Você entede muito de demografia, quanto eu entendo de física…

Iran

kkkkkk

Daniel

Pior que não, o idoso só é um problema no sistema previdenciário neoliberal que encara tudo como uma economia com lógica de lucro. O famoso “arrecadar primeiro e gastar depois”. Um dos Meus argumentos pra provar que mesmo com economia de mercado a China ainda é socialista, é esse fator, qualquer problema de investimento ou falta de dinheiro, eles simplesmente compensam aumentando a dívida pública, e isso dá tão certo que há várias décadas a China mantém ARTIFICIALMENTE o preço do Yuan muito abaixo do que vale para que os países ao redor consigam ser competitivos e consumir deles. Acho… Read more »

Fernando Vieira

A China também sabe disso e por isso não deve atacar até avaliar que seja capaz de fazer isso. Eu espero que isso nunca aconteça (o ataque Chinês) porque a chance disso ser a terceira guerra mundial é imensa.

Acredito que a China vai acabar por engolir Taiwan sem precisar disparar uma bala.

Hamom

 ”Eu espero que isso nunca aconteça (o ataque Chinês) porque a chance disso ser a terceira guerra mundial é imensa.”
—-
Muito remota a possibilidade de que os EUA entrem em guerra direta com a China por causa de uma eventual invasão chinesa em Taiwan.

Mais provável que sigam o ”modus operandi” que adotaram na guerra da Ucrânia.

Kayron

Muito remota a possibilidade de que os EUA entrem em guerra direta com a China por causa de uma eventual invasão chinesa em Taiwan.

Não é remota não. Inclusive, a comunidade de inteligência americana acredita que a China considera que os EUA intervenham a favor de Taiwan, isso significa que eles já tomam como um fator essencial a intervenção americana por causa de Taiwan.

Kayron

Acredito que a China vai acabar por engolir Taiwan sem precisar disparar uma bala.

A reunificação pacífica fica cada vez mais distante a cada ano. Tenho certeza que a preparação militar é também por causa disso, o uso da força se fará necessário em algum ponto e os chineses devem ter entendido isso.

Fernando Vieira

Bom, a 2500 anos atrás um chinês escreveu um livrinho que começava assim: “na paz, preparar-se para a guerra e na guerra preparar-se para a paz. A Arte da Guerra é de importância vital para um Estado e de forma alguma deve ser ignorada”. Acho que eles estão seguindo um conselho deles mesmos.

Cristiano marques

Quer a paz,preparete para a guerra.

Marcelo Martins

Se queres a paz, esteja preparado para a guerra! Só não sei se os chineses querem mesmo viver em paz, com essas constantes ameaças de anexar Taiwan!

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Martins
max

Caso 1: O Incidente do Galaxy de 1993* Em 23 de julho de 1993, os Estados Unidos, sob o pretexto de obter informações de inteligência, fizeram uma falsa acusação de que o navio de carga chinês Galaxy estava transportando materiais de armas químicas para o Irã e ameaçaram abertamente impor sanções à China. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos enviaram dois navios de guerra e cinco helicópteros para o alto mar internacional onde o Galaxy estava localizado. Depois que os chineses se recusaram a embarcar no navio para inspeção, os Estados Unidos desligaram o serviço de navegação GPS na área… Read more »

Brasileiro

Dizem que é para sua autodefesa. Acredita quem quiser…

Cristiano marques

Claro, que como brasileiro gostaria de ver um avanço desse aqui,agora esse avanço,vistos para uma Alemanha um reino Unido, Espanha,uma Otan em geral,e humilhante.

No One

Humilhante ????? Países 30 /40/50 vezes menores que conseguem produzir riqueza, know-how técnico e científico que lhe permitem competir com uma nação grande quanto um continente… Se isso é humilhação para você

No One

comment image

Ou seja, irão incorporar mais 221.000 toneladas de deslocamento agregado, mas só nesse ano, pois muito se deve ao PA.

Impressionante, com certeza uma grande feito, mas não é uma uma MARINE NATIONALE OU MMI por ano, como muitos estavam alegando.

Até porque nem todos os anos irão agregar um NAe, sem contar que a frota é relativamente nova e na medida que envelhece precisa passar por manutenções caras e complexas, outras precisarão ser retiradas… É algo que eles ainda não experimentam por ter uma marinha azul muito jovem…

No One

Ah, para alcançar a USN , a PLAN precisaria incorporar uma MMI por ano pelos próximos 10 anos… Se todos os anos fossem como esse (2025), seriam necessários 20 anos, mas como nem todos os anos serão como esse … Muito feijão com arroz e rezar que a USN e os EUA enfrentem severas dificuldades nos próximos dez anos.

Kayron

O fato é: eles não precisam alcançar a USN.

Kayron

O que se destaca é que a China constrói uma Marine Nationale por ano, mas mesmo isso ainda não é verdadeiro, porque a China em média constrói 175 mil toneladas por ano, o que é 2,4x menor do que a França.

Adriano

Se a MB tivesse um projeto coerente com sua função constitucional e realidade econômica do país não teria o sonho de construir porta aviões ou manter uma FN do tamanho que temos. Desde muito tempo deveria investir em submarinos, lanchas com mísseis e navios de patrulha oceânica com mísseis. Mas barato e eficiente.

Alex Barreto Cypriano

O O&S cost (custo anual de operação e sustento) de um supercarrier convencional similar a um classe Forrestal é ~3/4 do de um CVN classe Nimitz, segundo GAO 1998. Sendo o O&S de um Nimitz atualmente na ordem de US$ 530 milhões, segundo GAO 2023, um supercarrier similar aos Forrestal, hoje, teria O&S da ordem de US$ 390 milhões. Ora, poderíamos dizer que o O&S do Type 003, CNS Fujian, seria da mesma grandeza, US$ 390 milhões. O O&S de um LHD classe Wasp atinge US$ 190 milhões, segundo GAO 2023. Assim cada dois LHDs classe Wasp custam o mesmo… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
Carvalho2008

O mestre Cypriano tem razão

E outra, a sobrevivência deve ser contada em grupo e não de forma individual….a conta sempre tem de ser sobre quantos caças aeronavais se mantém em combate….distribuir e diluir é um fator de sobrevivência.

Não esquecer que a concentração da Marinha Chinesa nos mares da própria China é outro fator multiplicador a seu favor…enquanto para a US Navy não…

Alex Barreto Cypriano

E, mestre Carvalho2008, tem o mistério do comprimento da catapulta do Sichuan. Ela será uns 20 metros mais comprida que a do Fujian. Por quê? Talvez tenham desenvolvido a capacidade de lançar duas aeronaves ao mesmo tempo: um drone tipo wingman, a partir de meia catapulta, e um fighter/attack jet no início junto ao JBD (jet blast defletor). Ou mesmo dois jatos de combate/ataque com configurações light e Full, desde que haja um JBD intermediário…

No One

Considerar “vantagens ” de forma seletiva cria distorções da realidade…

Se formos avaliar, bases americanas, territórios/países amigáveis e permissivos, além do contexto geográfico, fica evidente até para um leigo que a posição chinesa não é confortável como vocês pintam:

comment image

Os fuzileiros navais e o próprio exército americano, além da força aérea , podem garantir um efeito multiplicador de forças para a USN naquele contexto geográfico .

carvalho2008

Mestre No One,

Quer seja por proximidade, paises ou ilhas adjacentes, sempre a China tem esta vantagem….Taiwan está a 170 km….mesmo eventuais bases de cercanias americanas, ficam bem mais longe e lembrando…mesmo elas estão longe de casa…não há como comparar a logistica….um combate na calçada de casa…ou outro na cidade vizinha ou pais vizinho….

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
No One

comment image.webp

Alex Barreto Cypriano

Caro No One, os fuzileiros estão penando pra conseguir os vasos (refiro-me aos LAWs, Light Amphibious Warships, atualmente conhecidos como LSMs, Landing Ships Medium) que precisam pra EABO simplesmente por falta de dinheiro. O NMESIS, Navy-Marines Expeditionary Ship Interdiction System, dos Regimentos Litorâneos precisam chegar nas ilhas pra poder, no âmbito da Island Hoping Campaign, alvejar inimigos circunstantes. Não tá fácil pra eles também. Em parte porque a economia americana está abalada pela reorganização das cadeias produtivas e pela financeirização, que entregaram uma América desindustrializada e precarizada com quase 800 mil homeless e 60 mil mortos anuais por atendimento médico… Read more »

Kayron

De fato, são vantagens. Até mesmo os EUA entendem que estão em desvantagem no TO e a maneira melhor de descobrir isso é através de seus conceitos operacionais em transição como ACE, Force Design 2030, entre outros.

Kayron

O CVN é o design final do NAe chinês e os chineses já consideram isso no planejamento da frota, o 003 sempre foi um design intermediário, ele ainda é mais avançado do que deveria ser, porque inicialmente, ele seria lançado com catapultas a vapor, mas o design mudou e instalaram a catapulta eletromagnética.

Chaosnat

A China só irá invadir militarmente Taiwan se por acaso os EUA declararem que a ilha é um Estado soberano independente de Pequim. Fora isso, eles irão exercer imposições de natureza diplomática, econômicas e políticas visando minar a autoridade do que eles consideram uma “província rebelde”. Outra coisa, os chineses são um povo pragmático e pensam no longo prazo, vide o exemplo do caso de Hong Kong. Quando a Inglaterra resolveu estabelecer um porto seguro na China continental eles acabaram escolhendo a ilha de Hong Kong que fica no estuário do rio das Pérolas e possui um porto natural de… Read more »

Emmanuel

Só as incorporações de 2025 já colocariam a MB em outro patamar.
Na verdade, fariam da MB uma marinha.

Heinz

é uma triste verdade

No One

Infelizmente é, em 2025 terão incorporado ( em toneladas ) uma frota significativamente maior que a própria MB.

Emmanuel

Concordo totalmente.
E isso é triste.

Fernando XO

Seria interessante conhecer o processo de formação e de aperfeiçoamento de pessoal na PLA Navy, visto o ritmo de incorporação de diferentes meios… cordial abraço a todos…

Fernando XO

Aos interessados, achei um trabalho de 2014, não é atual, mas ajuda a ter um vislumbre dos processos:

https://digital-commons.usnwc.edu/cmsi-red-books/10/

Abraço a todos.

Franz A. Neeracher

Obrigado, irei lê-lo mais tarde com calma!!

Jack

Seria um erro, dizer que os meios navais que a China irá receber apenas em 2005, será superior em quantidade e qualidade há de muitos países…inclusive nós? Um grande 2025 para todos.

Carvalho2008

comment image.webp

Sem contar que a China demonstrou conforme venho dizendo, atalhos de montar navios de dupla função mercante e militar

comment image.webp

Construiram um destes em 6 meses…se os testes derem certo…muito mais virão…

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image