EUA anunciam integração do míssil antinavio LRASM nos caças F-15E e F-15EX
De acordo com informações divulgadas pelo governo dos EUA em 28 de janeiro de 2025, o Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) anunciou sua intenção de conceder um contrato exclusivo à divisão de Mísseis e Controle de Fogo da Lockheed Martin Corporation. O contrato prevê a integração e os testes do míssil AGM-158C-1 Long-Range Anti-Ship Missile (LRASM) nas plataformas de aeronaves F-15E e F-15EX.
O LRASM utiliza uma fuselagem de baixa observabilidade para reduzir a assinatura de radar, revestimentos avançados e sensores como rádio frequência passiva e eletro-óptico/infravermelho. Essas tecnologias permitem que o míssil identifique e engaje alvos com precisão, mesmo em ambientes sem GPS. Ele também possui uma ogiva de penetração e fragmentação otimizada para alvos navais altamente defendidos, com alcance superior a 300 milhas náuticas, garantindo que as plataformas de lançamento permaneçam fora do alcance das defesas inimigas.
A integração do LRASM nos F-15E e F-15EX exigirá modificações técnicas significativas. Isso inclui atualizações nos pontos de fixação de armas, suportes e mecanismos de liberação para acomodar o tamanho e o peso do míssil. Também serão necessárias adaptações nos aviônicos e nos computadores de missão para incorporar a Interface Universal de Armamentos (UAI) do míssil, permitindo comunicação em tempo real entre o míssil e os sistemas da aeronave, além de assegurar a compatibilidade com futuras armas.
Os caças F-15E, equipados com o radar APG-82 AESA, e F-15EX, com sua arquitetura de sistemas de missão abertos, são ideais para integrar o LRASM. Essas plataformas combinam capacidades avançadas de detecção e engajamento com a versatilidade de transportar uma ampla gama de munições, possibilitando operações de longo alcance.
O processo de integração incluirá atualizações extensivas de software, como sistemas de controle de fogo para gerenciar os recursos avançados de direcionamento do LRASM. A fusão de sensores permitirá que as aeronaves detectem, rastreiem e engajem ameaças marítimas a grandes distâncias. Testes rigorosos, como voos com o míssil acoplado e exercícios de disparo real, validarão a compatibilidade e o desempenho sob condições operacionais.
Após a implantação, os F-15E e F-15EX equipados com o LRASM proporcionarão uma vantagem estratégica às forças armadas dos EUA. O alcance do míssil permitirá que essas aeronaves engajem alvos navais de alto valor minimizando a exposição a defesas aéreas inimigas. A precisão e a autonomia do LRASM tornam-no eficaz em cenários onde sistemas tradicionais de vigilância e direcionamento estão degradados ou indisponíveis.
Essa iniciativa faz parte da estratégia do Departamento de Defesa dos EUA para reforçar as capacidades antinavio, uma prioridade na contenção do poder naval de adversários estratégicos. Ao integrar o LRASM em várias plataformas, incluindo F/A-18E/F, B-1B e P-8A Poseidon, os EUA alcançam maior flexibilidade operacional e letalidade distribuída.
O Japão tem esse míssil? colocar eles nos F15 é o ideal, vai dar um poder anti navio fora do normal para os F15, é necessário conter a china
Não, mas, está desenvolvendo uma versão de maior alcance do seu próprio míssil ASM-3.
Recentemente [Janeiro/2025 ]…”cientistas chineses simularam um ataque surpresa dos EUA a um grupo de porta-aviões do Exército de Libertação Popular (PLA) no Mar da China Meridional, revelando detalhes importantes sobre o mais recente míssil anti-navio furtivo dos EUA, o Míssil Anti-Navio de Longo Alcance (LRASM) AGM-158C. De acordo com o SCMP, a simulação, liderada pelo pesquisador Wang Tianxiao do North China Institute of Computing Technology, teve como objetivo aprimorar as contramedidas e táticas do PLA. Ele menciona que a batalha simulada ocorreu perto das Ilhas Pratas, com os EUA lançando um ataque em larga escala usando dez LRASMs. Esses mísseis,… Read more »
Olha eu acho difícil qualquer navio sobreviver a um ataque de 2 ou mais LRASM, pq ele não vem só de um lado, eles se programa para angulos diferentes, se o míssil comum já é uma ameaça grande ainda mais um furtivo. melhor defesa nesse caso é não deixar a USNAVY e USAF chegarem perto
Só de curiosidade, todos os mísseis com capacidade antinavio de longo alcance à disposição dos EUA hoje e num futuro próximo (3 anos). – Lançados do ar: Subsônicos: 1- Harpoon: 250 km (cruzeiro) 2- SLAM-ER: 280 km (cruzeiro) 3- JSM: 500 km (cruzeiro) 4- LRASM: 400/1000 km (cruzeiro) 5- JSOW C1: 100 km (bomba planadora) 6- Storm Breaker: 80 km (bomba planadora) 7- Quicksink: 80 km (bomba planadora) – Supersônicos: 4- HARM: 150 km (semibalístico Mach 3) 5- AARGM: 150 km (semibalístico Mach 3) 6- AARGM-ER: 300 km (semibalístico Mach 4) 7- SiAW: 300 km (semibalístico Mach 4) 8- AIM-174:… Read more »
Aí fica complicado, 1.000 km não é perto…
Mais capacidade contra a diferença numérica de meios.