Navio de patrulha da Marinha Real Canadense visitará o Rio de Janeiro
O navio de patrulha HMCS Margaret Brooke, da Marinha do Canadá, recebeu autorização do Comando da Marinha do Brasil para realizar uma visita oficial ao porto do Rio de Janeiro entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025.
A permissão foi concedida por meio do Despacho Decisório MB nº 2/2025, publicado no Diário Oficial da União em 17 de janeiro de 2025, e assinada pelo Vice-Almirante Iunis Távora Said, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada. A decisão atende a um pedido feito pela Embaixada do Canadá no Brasil, por meio de seu Adido de Defesa.
O HMCS Margaret Brooke é um navio de patrulha do Ártico e Alto-Mar (AOPS), projetado para atuar em missões de vigilância, patrulhamento e apoio a operações militares e humanitárias.
No início de 2024, o HMCS Margaret Brooke participou de uma operação de interdição de drogas no Mar do Caribe. Em junho, o navio foi enviado ao porto de Havana, onde também estavam presentes embarcações russas, incluindo o submarino Kazan e a fragata Admiral Gorshkov. O Ministro da Defesa do Canadá, Bill Blair, declarou que o envio do navio teve como objetivo uma ação dissuasória contra a Rússia.
Em 11 de janeiro de 2025, o HMCS Margaret Brooke partiu de Halifax como parte da Operação Projection. A missão marca a primeira circunavegação da América do Sul e a primeira visita à Antártica por um navio da Marinha Real Canadense.
Claro… um navio de patrulha oceânica tem um enorme poder de dissuasão frente a um submarino nuclear que desloca 13 mi ton.
O que se tá falando? Se tá bem?
Pergunta para o ministro da defesa do Canadá, como essa no texto, como um navio de patrulha oceânica consegue dissuadir uma submarino nuclear
Isso ai eh uma piada. Overbudget, super atrasado, cheio de erros. WFJ! Foi feito para dar $$$ para os Irvings.
Kkkkk brinca muito você kkkk ia tomar só uma torpedada kkkk ia voar longe esse navio zinho aí
Quem brincou foi o ministro da defesa canadense quando enviou o navio de patrulha oceânica para Havana.. tá no texto…
Interessante, acho que é a primeira vez que um navio do Canadá irá visitar o Brasil.
Taí uma boa idéia pra MB, ir visitar o polo norte, se eles podem vir pra cá e visitar a Antártica, por que não podemos ir ao polo norte?
Assim como refeição e beijo, não existe visita grátis.
Talvez os canadenses estejam projetando uma negociação e usando o navio como uma “vitrine”.
6 dias no porto já servem como uma “amostra grátis” para a Marinha brasileira.
Nada como mostrar o produto ao vivo…
Acho uma excelente opção como OPV para os distritos navais, principalmente 2,3,4 e 5 DNs,assim como mais classe Amazonas.
Vamos dar uma força para eles contra o imperialismo yankee trumpista.
Pois é… quando a gente pensa que está tudo sob controle, essas besteiras aparecem… É cada coisa…