Quebra-gelo ARA ‘Almirante Irízar’ conclui primeira fase da missão na Antártida
Antártida, em navegação – No último domingo, o quebra-gelo ARA “Almirante Irízar” (RHAI) concluiu a primeira etapa da Campanha Antártica de Verão (CAV) 2024/25, após realizar operações logísticas em diversas bases argentinas no continente gelado. O navio agora se dirige ao Porto de Buenos Aires para reabastecimento e carregamento de novos suprimentos antes da segunda fase da missão.
Sob o comando do Capitão de Navio Sebastián Musa, o RHAI navegou 6.615 milhas náuticas (aproximadamente 10.600 km) em 45 dias, cumprindo integralmente o cronograma estabelecido pelo Comando Conjunto Antártico (COCOANTAR). Durante essa fase, foram realizadas operações logísticas essenciais, incluindo o transporte de materiais científicos, combustíveis, víveres e equipamentos para as bases Carlini, Esperanza, Petrel, Marambio, Brown, Primavera, Cámara e Orcadas.
Além disso, o quebra-gelo realizou operações conjuntas no Mar de la Flota com os navios ARA “Puerto Argentino” e ARA “Bahía Agradable”, fornecendo água potável, combustível e equipamentos para a reabertura da Base Antártica Conjunta (BAC) Decepción e o suporte à BAC Petrel. O ARA “Bahía Agradable”, que atua na Patrulha Antártica Naval Combinada ao lado da Marinha do Chile, também auxiliou no transporte de materiais de Ushuaia para a BAC Cámara.
Durante a missão, o RHAI apoiou projetos científicos da Direção Nacional do Antártico (DNA) e do Instituto Antártico Argentino, além de trabalhos do Serviço de Hidrografia Naval e do Serviço Meteorológico Nacional. Segundo o comandante do navio, as operações enfrentaram condições climáticas adversas e gelo atípico, com baías congeladas e a presença de icebergs e destroços de gelo, mas, apesar dos desafios, todas as metas do COCOANTAR foram cumpridas.
“A Antártida exige trabalho contínuo, sem dias ou horários fixos. O profissionalismo da tripulação foi essencial para o sucesso da missão. Cada movimento requer máxima concentração, e contamos com uma equipe altamente experiente no ambiente antártico”, destacou o Capitão Musa.
Agora, o RHAI cruzará a Passagem de Drake rumo ao Porto de Buenos Aires, onde será reabastecido e carregado com novos suprimentos para a segunda etapa da CAV 2024/25, prevista para fevereiro. Nesta fase, o navio seguirá até a BAC Belgrano II, uma das bases argentinas mais austrais.
Durante o trajeto à capital argentina, o helicóptero Sea King e o Grupo Aeronaval embarcado retornarão à Base Aeronaval Comandante Espora, onde passarão por manutenção completa para a próxima fase da missão. A segunda etapa contará ainda com o embarque de um segundo helicóptero, ampliando a capacidade operacional da campanha.
FONTE: Gaceta Marinera