Kongsberg Maritime entrega primeiro Veículo de Superfície Não Tripulado REACH REMOTE
A Kongsberg Maritime anunciou a entrega bem-sucedida do REACH REMOTE 1, um veículo de superfície não tripulado (USV) de 24 metros, desenvolvido para revolucionar as operações offshore. O projeto foi realizado em parceria com a REACH SUBSEA ASA, Massterly e Trosvik Maritime e representa um marco significativo no setor marítimo.
Equipado com tecnologia de ponta da KONGSBERG, o REACH REMOTE 1 passou por uma rigorosa bateria de testes marítimos sob a supervisão da Det Norske Veritas (DNV) e da Autoridade Marítima da Noruega. Sua primeira missão será a realização de pesquisas submarinas ao largo da costa de Haugesund, na Noruega, com potencial para outras aplicações futuras. A segunda embarcação da classe, o REACH REMOTE 2, já está em fase final de preparação para testes marítimos.
Segundo Bjørg Mathisen Døving, VP da Reach Remote na REACH SUBSEA, o projeto é fruto da colaboração entre especialistas do setor e representa um passo importante para o futuro das operações marítimas sem tripulação. A Kongsberg Maritime, responsável pelo design da embarcação, integração de sistemas e comissionamento, destacou a importância da inovação para a transição rumo a operações marítimas mais sustentáveis e eficientes.
Durante os testes marítimos, o USV foi monitorado e controlado remotamente a partir de um Centro de Operações Remotas (ROC) temporário a bordo do navio de suporte Avant. Quando iniciar suas operações piloto, o controle será assumido pela Massterly, uma joint venture entre Kongsberg Maritime e Wilhelmsen, a partir do ROC terrestre em Horten, Noruega.
A principal inovação do REACH REMOTE 1 é sua capacidade de operar sem tripulação, garantindo redução de custos operacionais, maior segurança e menores emissões em comparação com navios tripulados tradicionais. Para garantir os mais altos níveis de segurança e confiabilidade, a Kongsberg trabalhou em conjunto com a DNV e a Autoridade Marítima da Noruega, superando desafios regulatórios específicos para embarcações autônomas. O aumento da funcionalidade remota e autônoma será implementado progressivamente, à medida que a tecnologia for aprimorada.
FONTE: Kongsberg Maritime