China comissiona primeira fragata Type 054B, ‘Luohe’ (545), em cerimônia oficial

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Qingdao, 22 de janeiro de 2025 – A Marinha Chinesa (PLA Navy) realizou a cerimônia de comissionamento da primeira fragata Type 054B, denominada Luohe (545), na cidade portuária de Qingdao. O evento marca um avanço significativo na modernização da frota naval chinesa.

A Tipo 054B representa um aprimoramento substancial em relação à sua antecessora, a Type 054A, destacando-se por suas dimensões ampliadas. A nova fragata possui um comprimento total de aproximadamente 150 metros e um deslocamento estimado de 5.000 toneladas, tornando-se uma embarcação mais robusta e versátil.

Entre os equipamentos de última geração instalados na fragata, destacam-se o novo radar S-Band AESA de rotação em dois planos, um sistema de lançamento vertical VLS de uso geral com 32 células, além do míssil antinavio supersônico YJ-12 e um canhão de 100 mm.

O Luohe (545) foi entregue à frota chinesa apenas um ano e cinco meses após seu lançamento no estaleiro de Hudong, ocorrido em agosto de 2023. A rápida incorporação da fragata evidencia a aceleração dos programas de defesa navais chineses e reforça a capacidade operacional da Marinha do Exército de Libertação Popular.

A entrada em serviço da Type 054B reforça a posição da China como uma potência naval em expansão, consolidando sua presença no Indo-Pacífico e ampliando suas capacidades estratégicas para operações navais modernas.

VÍDEO: Incorporação da primeira fragata Type 054B

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Leonardo Cardeal

Como é bacana o desenho dessa fragata. Assim como esta sendo comum ver os vasos chineses. Sem análise técnica alguma, são de muito bom gosto.

Hamom

Não é análise técnica, só alguns dados…↓ O Sistema de Lançamento Vertical [VLS] de 32 células da fragata 054B pode ter configurações diversas com uma variedade de mísseis, incluindo mísseis superfície-ar, antinavio e mísseis de cruzeiro para ataque terrestre. A fragata 054A usa um canhão naval 76mm, que na 054B é substituído diretamente por um 100mm e que tem a opção de disparar projeteis guiados. A 054A navega a uma velocidade máxima de 28 nós e tem uma autonomia de 4.000 milhas náuticas. Enquanto a 054B utiliza um *sistema de propulsão elétrica, tem uma velocidade máxima de 30 nós e… Read more »

Last edited 30 dias atrás by Hamom
Alex Barreto Cypriano

E lá vamos nós… Não há clareza sobre a propulsão: uns dizem que é electric driven (motores elétricos alimentados por turbinas a gás geradoras) enquanto outros dizem que é mechanic driven (arranjo CoDaD, como o da Type 054A, com motores algo mais potentes). Ainda, é possível que seja CoDaD com motores elétricos auxiliares. Pelas imagens, as entradas de ar e saídas de gases do novo navio, notavelmente semelhantes às
da Type 054A, seriam compatíveis com motorização diesel (turbinas requerem mais área de entrada). Sei lá…

Hamom

”Pelas imagens, as entradas de ar e saídas de gases do novo navio, notavelmente semelhantes às da Type 054A, seriam compatíveis com motorização diesel (turbinas requerem mais área de entrada).” —- Trecho de um texto na internet sobre o assunto ↓ [ não oficial] — “diesel-combustível (sistema de CODAG) será usado. Durante a baixa velocidade de cruzeiro, um MTU-20 V956 TB92 motor diesel pode ser usado, com uma velocidade de 18 a 20 nós, o que pode economizar custos de navegação. ”Quando navega em alta velocidade, o navio é impulsionado por uma turbina de alta potência, QC- – 280 turbina a… Read more »

Last edited 29 dias atrás by Hamom
Hamom

Pesquisei um pouco mais e parece que esta hipótese de ”sistema combinado de motor diesel e turbina” que citei acima, é furada, fantasia de ‘entusiastas de internet’ chineses…

Alex Barreto Cypriano

Então, Hamom, tem muita desinformação e fanfic em torno, mesmo porque fontes oficiais não
liberaram informações específicas. Melhor ficar com fontes de boa credibilidade e usar o desconfiometro – e ainda assim, fica a dúvida, pois a incerteza pontua as próprias boas fontes, por exemplo, coteje as descrições da Type 054B num Naval News, num Army Recognition ou mesmo num The Diplomat.

No One

Desses sites, eu salvaria apenas o Naval News, os outros são altamente inescrupulosos, o Diplomat as vezes tem ótimas matérias , mas obviamente é tendencioso e extremamente partidário ( EUA).

Alex Barreto Cypriano

Ok, então tomemos o The War Zone, que tem matéria recente onde Alex Luck faz uma análise da Type 054B…

Hamom

Valeu, vou visitar estes sites

Last edited 28 dias atrás by Hamom
IntenseMX

Linda demais, manda 7 dessa pra cá em troca de algumas moedas_____________

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Samuel Asafe

Com uma frota desse tamanho focada só naquela região do globo, não consigo imaginar como alguém conseguiria sustentar fogo contra eles. Talvez somente os americanos, mas com quantos carrier strike groups? 6? Talvez até 7.
Se em tempos de paz lançam navios como se fossem carros, imagina em um esforço de guerra.

Last edited 30 dias atrás by Samuel Asafe
Tomcat

Para ser bem sincero, meu sonho para o Prosuper era ou a Type 54 ou a KDX-II. Pena que a grana não dava.

Nativo

Não foi grande, foi o cabresto euro americano muito apertada, nos caciques militares da nação.

Nunão

Quando a Marinha disponibilizou o RFI do então programa de corvetas classe Tamandaré para concorrentes do mundo inteiro, teve empresa da China retirando o RFI.

Mas os chineses não enviaram proposta (ao contrário de outros potenciais fornecedores não americanos ou europeus, como estaleiros da Índia e da Ucrânia). Então não tem nada a ver com “cabresto”.

BVR

Salve Tomcat !
Também considero as KDX-II teriam sido uma ótima escolha para a MB.
Elas tem linhas elegantes e são muito bem equipadas para o propósito que foram construídas.

Marcelo Andrade

Prefiro as FREMM italianas de 6.000 ton!

Luís Henrique

Não são concorrentes em preço, esse é o problema. A China vendeu 4 Type 054 para o Paquistão por cerca de U$ 1,39 bi ou seja, cada uma saiu por cerca de U$ 347 mi. A Itália vendeu 2 FREMM para o Egito, com desconto pois eram navios quase prontos para a Itália e ainda assim saiu por 1,2 bi de Euros o que na época era cerca de U$ 1,3 bi (em dólares americanos). Depois a Itália encomendou 2 novas FREMM EVO para sua própria marinha por cerca de 1,5 bi de Euros. Então, basicamente podemos afirmar que uma… Read more »

No One

Não são concorrentes no preço ( especulação e estimativas, sem muitas certezas) e nem nas capacidades. As FREMM italianas são significativamente maiores, com uma propulsão muito mais sofisticada ( inclusive até mais sofisticada da prima francesa) , com maior alcance( o dobro ) e autonomia, habitabilidade entre as melhores da sua categoria, o radar EMPAR, o vls ( caro que benza Deus ) garante o emprego de SAMs com um desempenho superior…O Hangar duplo, dois canhões ( Entre os melhores do mercado : 127/64 Vulcano e 1 OTO Melara 76/62 mm Davide/Strales) … Isso só par citar as diferenças mais… Read more »

Luís Henrique

Concordo, por isso fiz a ressalva para o outro colega, preferir eu também prefiro, o problema é o preço. A FREMM italiana desloca 6.700 toneladas contra cerca de 4.000 da Type 054A, tem maior alcance, hangar maior, mas normalmente vem com 16 células VLS para mísseis e a fragata chinesa vem com 32. Neste quesito a fragata chinesa mostra uma vantagem. Mas no geral prefiro também a FREMM, a grande questão é o preço, ainda que todas as informações não sejam 100% claras, da para imaginar que a Type 054A custe bem menos que uma FREMM, praticamente a Metade do… Read more »

No One

Entendo, mas vale uma ressalva:

“normalmente vem com 16 células VLS para mísseis e a fragata chinesa vem com 32.”

Que VLS são e que tipo de mísseis abrigam e lançam .

Até onde sei as Type 054 A ( A!, atenção estou falando da primeira versão) as fragatas era equipadas com míssil o HQ16A (LY-80) cujo alcance máximo de interceptação para aeronaves de combate é de 40 km, e entre 3,5 km e 12 km para mísseis de cruzeiro voando a uma altitude de 50 metros.

Luís Henrique

Sim, os HQ-16A possuem cerca de 40 km de alcance o que é comparável ao Aster-15 (30 km) e distante do Aster-30 (120 km).
Porém já tem uns anos que a China introduziu o HQ-16C que possui alcance superior a 70 km.

Agora nas Type 054B, pelo que li vão usar o HQ-16FE, este possui 160 km de alcance e já li que é provavel que a China passe a usar esta versão nas Type 054A também.

Heli

A FREMM italiana é uma belonave subarmada, são apenas 16 VLS com um míssil em cada célula. Tudo isso numa embarcação de 6 mil toneladas.

Emmanuel

Impressionante como o desenho do casco chinês evoluiu.
Essa é uma classe de navio que eu queria ver na MB.
Queeeeria.

Burgos

Bonita e Parruda ela é !!!
Parabéns aos Engenheiros 👍
Agora tem que ver se aguenta o tranco também 👀

Wellington R. Soares

Embala 8 pra viajem e passa régua. Manda o PIX !!!!

FERNANDO LARAGNOIT DE OLIVEIRA JR.

Isso sim, é uma fragata!!!
Entendedores, entenderão.

Wilton Pereira dos Santos

Nossas fragatas classe tamandare possui apenas 12 silos para mísseis antiaéreos, enquanto a fragata chinesa possui 32. Acho que nossas fragatas já nasceram bem limitadas.

737-800RJ

Esse, sem dúvidas, é o ponto fraco de nossas fragatas. Claramente há espaço para mais silos na Tamandaré… 24 seria um número de respeito. Sem contar que terão apenas 4 lançadores de mísseis antinavio, quando o padrão para este tipo de deslocamento é de 8.

“Ah, mas a maior parte do tempo os silos ficariam vazios e em caso de necessidade é só usar lançadores em contêineres ou blá, blá, blá…”

Por que tudo aqui tem que ser no jeitinho e na mediocridade?

Guizmo

Disse tudo….mediocridade! Isso descreve bem

Machado

Existem forças ocultas que não permitem nossas forças armadas ter muito poder. Forças ocultas estrangeiras e mentalidade nacional um pouco também

EduardoSP

Forças ocultas…
Essa mesma desculpa foi utilizada há mais de 60 anos.
Até as desculpas a gente não consegue melhorar.

Aéreo

Se fizer um pente fino em contratos de compra de material de defesa e no sigilo fiscal de gente da ativa e da reserva que viram “consultores” de fornecedores, as “forças ocultas” se tornarão “forças conhecidas”.

Cipinha

Essa parte dos mísseis antinavio é bem mais simples de resolver e não é gambiarra nem nada. Quanto ao jeitinho e mediocridade, isso se deve ao orçamento

Cipinha

Se no futuro substituírem a fazenda de cogumelos pelo Mk41, no lugar de lançar apenas 12 mísseis, com os mesmo 12 silos seria possível lançar 48

Substancial

E´, a corrida armamentista está a todo vapor, onde será que o Brasil vai estar presente nesse palco de guerra?

Padofull

Provavelmente do lado perdedor. E não tô falando nem do EUA e nem da China, pois seremos colônia (novamente) do que ganhar.

Marcos

Vendendo frango e soja pros dois lados

Otto Lima

40 anos atrás, a frota da Marinha do Exército de Libertação do Povo era composta por cópias locais de navios soviéticos dos anos 50 e 60. Atualmente, os chineses produzem diversos tipos de navios com tecnologias locais no estado da arte, em quantidade e qualidade.

Magaren

brasil tem quantas dessa categoria?

Guizmo

Temos 24 dessas

General de Sofá

171

Nunão

O Brasil não tem nenhuma fragata com deslocamento de 5.000 toneladas.

Claudio Moreno

Boa tarde a todos os senhores camaradas do Naval (Trilogia como um todo).

No calor de 35°C da Sampa desvairada, eu desejo apenas destacar a seguinte porção do texto: “O Luohe (545) foi entregue à frota chinesa apenas um ano e cinco meses após seu lançamento no estaleiro de Hudong, ocorrido em agosto de 2023.”

Se os nossos estaleiros e o AMRJ fossem assim, penso que não perderíamos os custos.

Pergunta: _Quanto tempo mesmo estamos patinando com a Classe Grajau (nem lembro se é esse o nome da classe do NaPaOc… triste)

Sgt Moreno

Nunão

Classe Grajaú não é mais produzida. Você deve estar se confundindo com a classe Macaé de NPa, não de NPaOc, e que sofreu diversos percalços, como a falência do estaleiro contratado (EISA) para a continuidade do programa. O tempo de finalização e incorporação (quase um ano e meio) do navio chinês desde o lançamento está ótimo. A comparação mais justa com exemplo brasileiro seria com a Fragata Tamandaré, líder da classe e que não sofre problemas de fluxo de pagamentos devido ao modelo de negócios que capitalizou a Emgepron para pagar o estaleiro, sem contingenciamentos e cortes como os que… Read more »

Last edited 29 dias atrás by Nunão
Claudio Moreno

Salve Nunão,

Muitíssimo obrigado pela atualização e correção. Infelizmente tenho estado tão desgostoso em como as coisas andam (rastejam) na nossa Gloriosa Marinha de Guerra do Brasil, que de fato eu parei no tempo.

Sou leitor e acompanho a trilogia (o Naval especialmente, desde o tempo do MO “Marcelo Ostra” e outros camaradas).

Quanto a cadência das Tamadaré, espero que o amigo esteja certo e que tenhamos o tão sonhado 2º lote.

Um forte abraço a todos.

Sgtº Moreno

Top Gun Sea

Me dê papai! Esses Caras já se tornaram consagrados na arte de construir navios de guerra, já estão aperfeiçoando o que já é aperfeiçoado. O único problema é que somos dependentes de produtos ocidentais. Não podemos comprar armamentos chineses por que se não os ingleses, franceses, americanuuus, deixam de vender sucatas para nós. A defesa aerea tem o comprometimento de nem olhar para aviões chineses. Somos chantagiados pelo ocidente com produtos super caros e possivelmente com as mesmas qualidades e tecnologia dos chineses. Experimente fazer o famoso negócio da China e comprar um pacote de 4 fragatas pesadas Type 054B… Read more »

Last edited 30 dias atrás by Top Gun Sea
Luís Henrique

Isso leva tempo mas já esta mudando, não só aqui mas no mundo todo.

A China se tornou um player grande há pouco tempo.
Nos próximos 10 anos a China vai estar vendendo navios de guerra, submarinos, caças e tudo quanto é tipo de equipamentos militares para meio mundo.
Provavelmente vai substituir a Rússia e se tornar a 2a maior fornecedora de armas do mundo.
Anota ai. Me cobra daqui 10 anos.

Guizmo

Apesar de estar convicto da maior importância de submarinos do que vasos de superfície, minimamente defenderia a MB com 06 Tamandarés e 2 dessas Type54, a versão D tbm cairia bem.

Luís Henrique

Acho pouquíssimo para o Brasil. Um dos maiores países do mundo em território, população e economia.
Mais adequado seria 12 à 16 Fragatas Pesadas como a FREMM + 12 à 16 Fragatas Leves ou Corvetas como a Tamandaré e de 6 à 8 Destroyers, totalizando uma frota com 30 à 40 navios de combate.

A Rússia com PIB equivalente ao nosso tem mais de 100 navios de combate, 30 à 40 não deveria ser um absurdo, mas já sei que a maioria aqui vai achar um absurdo.

Marcus Pedrinha Pádua

Além de submarinos. Convencionais e nucleares. A rodo!

BVR

Rapaz, que linhas elegantes as desse navio !
Olhando superficialmente parece bem armada (canhão, lançadores verticais, defesa de ponto, mísseis antiaéreos, misseis anti-navios…). Não vi lança torpedos; mas tem hangar pro heli.

Acho que se encomendarmos 12 agora, em dezembro estaremos com umas 6 devido ao ritmo frenético de produção deles. Rsrsrsrsrsrsr…

Saudações.

Marcos

Parece que sobrou um espaço na frente que, se deslocassem para lá o canhão, comportaria um segundo sistema de lançadores VLS com outras 32 células.

Akhinos

Eu acho o Type 052D o destroyer mais bonito do mundo. E ele custa basicamente metade do preço de uma Tamandaré, por causa da economia de escopo da produção industrial chinesa.

Mas estamos proibidos de ter qlq coisa da China para não causar “mal-estar” nos nossos overlords.

Cipinha

Tem outras questões, não sabemos o qual duráveis e o qual caro seria manter. Sem contar que esses preços são muito subdimensionados, como matérias aqui já mostraram

Otto Lima

Meu caro, vc parou no tempo em que a China exportava bugigangas de R$ 1,99 pirateadas com mão de obra quase escravizada.

Cipinha

Não estou falando que é ruim, só não sabemos o quanto é bom

Chaosnat

Creio que os chineses não estão construindo navios de papelão para “peitar” os EUA, nem que países como o Paquistão iriam gastar mais de 1 bilhão comprando navios chineses de 5ª categoria. Ao menos poderíamos ser um pouco menos sabujos dos ianques e enviar uma missão militar para avaliar os navios com intenções de adquirí-los né? Iria magoar o Tio Sam? Sim. Mas passaria tbm um recado ao Trumpateta que recém declarou que o Brasil e a América Latina toda “precisa” dos estadunidenses.

Mendonça

parabéns aos chineses , isso sim é uma marinha , e não porcaria que temos aqui …

BrunoFN

e uma pena ,…pensar que navios como esses sao oferecidos a MB e ,, por mera arrogancia e pensamentos atrasados ,, nos dizemos não , por mero medo alguns perderem o ”green card” ..

Saldanha da Gama

Não seria por perderem os $$$$$ do TOTs?

BrunoFN

pois é , lobby e soberba acima dos interesses da nação …como sempre foi ,,

TeoB

peguei ai no pai google pode ter alguma imprecisão mas acho que é mais ou menos isso:

A fragata Type 054B tem as seguintes características: 

  • Deslocamento de cerca de 6 mil toneladas
  • Comprimento de cerca de 150 metros
  • Boca de cerca de 18 metros
  • Linhas de casco mais furtivas
  • Superestrutura mais volumosa
  • Passadiço mais alto
  • Radar 3D AESA de varredura eletrônica ativa de dupla face
  • Sistema de lançamento vertical (VLS) para mísseis
  • Canhão principal de 100 mm
  • Míssil antinavio supersônico YJ-12

para a MB isso seria quase um cruzador hehe, baita navio! parabéns aos chineses.

Rafael Gustavo de Oliveira

Eu sempre questionei os sistemas de armamento da Classe Tamandaré para defesa antiaérea,os poucos VLS do tipo “mushrooms” e o único Sea Snake me parecem mais autodefesa do que uma real capacidade de escolta, sou a favor de uma versão antiáerea da tamandaré para escoltar o Nam Atlântico, talvez com uma combinação de CAMM e CAMM-ER + 2x Sea Snake seria interessante.

Cipinha

A própria Tamandaré pode carregar 4 vezes mais CAMM só trocando a fazenda de cogumelos pelo MK41

Alex Barreto Cypriano

Bonito navio.

Luan

Os navios chineses são muitos e com baixa idade. Imagina daqui há uns 25, 30 anos esses navios sendo disponibilizados para marinhas da África, Ásia e até América Latina; como isso vai aumentar o poder de fogos dessss marinhas

Gabriel

Se avião bonito voa melhor, navios bonitos também navegam melhor…

Adriano

A marinha chinesa continua dando exemplo de eficiência, não só para nós, mas também para norte americanos e europeus. Além da tecnologia de ponta, a eficiência na entrega, com custos reduzidos impressiona.

Bruno Lima

Convés limpo, sem cabrestantes, correntes e ferro expostos.