Marinha do Brasil assina contrato de R$ 7,6 milhões para construção do navio-patrulha Mangaratiba

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Navio-Patrulha Mangaratiba em construção no Edifício 17 do AMRJ

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Ministério da Defesa, firmou um contrato no valor de R$ 7,6 milhões com a empresa PRESTENAVI Serviços Técnicos Navais LTDA para a continuidade da construção do navio-patrulha Mangaratiba. O contrato foi formalizado em 13 de dezembro de 2024 e terá vigência até 3 de dezembro de 2026.

O projeto envolve a fabricação, alinhamento, instalação, testes e comissionamento dos sistemas de propulsão e governo da embarcação. O objetivo é garantir a conclusão do navio dentro das condições estabelecidas no termo de referência. O navio-patrulha será fundamental para reforçar a presença da Marinha do Brasil na proteção da costa e no patrulhamento das águas territoriais.

A contratação faz parte dos esforços da Marinha para modernizar e ampliar sua frota, fortalecendo a capacidade de defesa e segurança marítima do país. O investimento segue o disposto na Lei 14.133/2021, que rege contratações públicas.

A construção do navio-patrulha Mangaratiba ocorre no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

FONTE: Diário Oficial da União

NOTA DO PODER NAVAL: Atualizamos a publicação com o valor corrigido.

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Leandro Costa

Eu não tenho noção de valores de embarcações assim, mas achei caro. Alguém consegue jogar uma luz?

Fabio Souto

Esse valor da pra construir tres Npa 500 tem erro essa informação.

Camargoer.

Não.. uma Macaé deve custa alto em torno de R$ 200 milhões.. ou um pouco mais.

Abner

Também achei realmente alto o valor quase 1 bilhão, para um navio dessa categoria.

Com o valor acho que dá para construir uns 2 ou 5. Dá mesma categoria em outro lugar.

Camargoer.

O extrato faz uma correção… são R$ 7,6 milhões. R$ 760 foi um erro. Isso acontece eventualmente quanto o sistema colocar os centavos automaticamente. por exemplo, ao escrever R$ 1,00 a gente digita 1 0 0, mas o sistema entende que isso é 100 ao invés de 1,00 dai ele coloca dois zeros e multiplica tudo por 100.

é irritante mas acontece…

Nelson Leite

Não é somente irritante; é falta de responsabilidade ao postar/divulgar

Nunão

O erro de sistema foi na publicação do Diário Oficial.

Camargoer.

Exato.. uma das coisas que eu mais erro é na data dos ofícios… vou aproveitando o modelo de documentos anteriores sobre o mesmo assunto, faço a edição do texto, do número do ofício.. e quanto vejo, a data esta errada..

pelo menos a data da assinatura digital sai certa.

Marco Antonio (Vovozao)

23.01.25 – quinta-feira, btarde, Mestre Camargo, sempre bem informado; por acaso saberia algo a respeito das tratativas da MB com a RN, a respeito da HMS Burlark; ouvi alguma coisa que seria assunto Gov/Gov, ela deverá ser descomissionada em Abril25. Obrigado. Vovozao

Camargoer.

Opa… Não sei. Teria que perguntar para quem conversa com o o alto comando, por exemplo.. talvez o Galante.. Nunso, Xo.. talvez o Dalton.. o pessoal que conheci é da P&D..

Willber Rodrigues

Um navio patrulha custando na faixa de uma FCT? What?????

Pedro Fullback

Uma Tamandaré custa 500 milhões de dólares ou quase 2.6 bilhões de reais com o dólar no valor de R$5,3.

Logo, um navio patrulha não custa uma Tamandaré.

Camargoer.

De fato… uma FTC é da ordem de US$ 500 milhões. um Scorpene é da ordem de US$ 700 milhões… e uma Macaé algo como US$ 40 milhões.

Celso

Entao acho q o valor correto seria 76 milhoes. Outra coisa , esse valor e p terminar algo q ja esta em construçao ou o que ?
Sds

Camargoer.

O valor de uma Macaé é da ordem de US$ 35~40 milhões. A MB já divulgou isso várias vezes. Estes valores são baseados no custo dos navios construídos pelo INACE. Os cascos iniciados no Eisa que foram transferidos para o AMEJ para serem concluídos tem uma planilha de custos complicada.. A MB pagou apenas uma parte do contrato… depois teve o custo do transporte (cerca de R$ 1 milhão) para tirar de Niterói e cruzar a Guanabara até o AMRJ.. tinha um monte de coisa estocada na MB. Teve o retrabalho nos cascos porque tinha muita coisa mal feita… a… Read more »

SG R. Ramos

O valor dessa contratação foi de 7,6 Milhões de reais, e se observar com atenção, o objeto do contrato, descrito na publicação do diario oficial da união, trata apenas do sistema de propulsão e do sistema de governo do navio. CFM o camarada CAMARGOER mencionou, o valor final deles está em torno de US$ 35 a 45 milhoes.

Abner

Sei apenas desse aqui.
Em julho de 2023, o Uruguai comprou dois navios de patrulha oceânicos por US$ 92 milhões.
Agora não sei se foi 92 milhões cada ou as 2 unidades.

Camargoer.

Acho que este contrato foi cancelado… mas um navios de patrulha ocência custa entre US$ 80~110 milhões dependendo do modelo… cada.

Abner

Acho que foi sim. Não ouvi mais nada sobre

De fato 7.6 milhões não é algo absurdo. Mais ainda acho que 200 milhões por um navio de patrulha meio alto.

O que acha a respeito?

Camargoer.

O valor de um navio de patrulha de 500 ton custa algo entre US$ 35~40 milhões.. só o canhão custa algo em torno de US$ 10 milhões… dai tem a propulsão e os sensores… mesmo que sejam mais simples, são caros Um navio de patrulha oceânica usar praticamente o mesmo armamento de um navio de patrulha de 500 ton, mas tem o dobro de deslocamento e um sistema de propulsão mais robusto. O valor por tonelada de um navio de 500 ton é praticamente o mesmo de um navio de 1200 ton. Então seu preço é algo como o dobro… Read more »

Javier Bonilla

Ambas OPV

Camargoer.

Uma Macaé ou um NPa500 deve custa entre US$ 35 ~ 40 milhões, ou uns R$ 200 milhões. Este navio deve ter uns 60~70% de nacionalização.. o que seria algo como R$ 150 milhões.

Então, R$ 7,6 milhões parece razoável para o tipo de serviço

João Pedro

Isso é uma parte do pagamento, é óbvio, um navio desses depedendo dos equipamentos, pode chegar até R$ 250 milhões de reais e isso bem simples.

Willber Rodrigues

Peraí.

760 milhões de reais para UM navio-patrulha?

Bixo, não tem algo errado nisso não?

Tomcat4,6

Pois é, ta caro pra Kawaka !!!rs

Carlos

Procurei pela empresa em questão e pouco achei.

Capaz desse navio ai não sair do papel… mas o dinheiro, esse vai.

Willber Rodrigues

Atualizaram a matétia com o valor correto.

Ahhh tá, agora faz sentido, até tomei um susto…

Guarivaldo

Sem site, CNPJ falando que o capital social é de R$30.000 e o endereço indicado é um galpão sem fachada no meio de São Gonçalo…………… êêêêê brasilsão

Pedro Fullback

O preço é realmente esse mesmo.

Temos que levar em conta que o dólar está 6 reais, e que estamos construindo um único navio ( não tem escala) e fora o preço Brasil.

Leandro Costa

E com o navio já semipronto?

Não, tem alguma coisa que precisa ser melhor explicada nisso aí.

RPiletti

Pensei o mesmo. É trabalho sobre uma base já existente. Alguma coisa errada não está certa com estes números da Marinha.

Fernando Vieira

Será que não estão inclusos aí os próprios motores, sistemas de controle, gerador, e tudo isso? Com esses valores ou está incluso esses elementos (até sensores e armamento) ou concordo com vocês, tá caro.

RPiletti

Pelo que cita o extrato não constam sensores e armamentos.
Logo, nós temos a estrutura que consta na foto da matéria, acrescidos de 760mi além do custo de sensores e armamentos. Vai passar de 1bi antes de pronto…

Last edited 1 mês atrás by RPiletti
Leandro Costa

Fernando, por 760 milhões num sistema de propulsão de navio patrulha de 500t, só se fosse um motor de dobra ou, pelo menos o Mr. Fusion 😛

Mas felizmente respirei mais aliviado com a correção na publicação.

Fernando Vieira

“Amazônia Azul, a fronteira final”
<introdução do tema>
“Estas são as viagens do Patrulha Estelar Yama…, digo Mangaratiba, em sua missão de 50 anos para vigiar nossos mares, pesquisar novos peixes, novas plataformas de exploração. Audaciosamente indo onde nenhum patrulha jamais esteve”

Rinaldo Nery

Kkkkkkkk

Burgos

Brincadeiras a parte eu fiz piada aí também, mas o corte rápido Tramontina já passou a faca no meu comentário. Como sempre adotando moedas iguais pesos diferentes 🤷‍♂️
Mas fica a piada mesmo assim 😏

André

Não é não profeta do apocalipse. Não diga bobagens. Valor já foi corrigido.

Pedro Fullback

Empresa de pequeno porte, não tem nem estaleiro…

Aí tem coisa…

MMerlin

No minimo!
Empresa não possui site, quase não aparece em buscas, não tem estaleiro, não tem capital.
O CNPJ existe desde 1997 e aparece apenas um processo relacionado à empresa?
Tem caroço nesse ângu.

Carlos

Só de ser uma empresa brasileira já representa um avanço. Devem pegar o exemplo indiano e peruano, começando por baixo e depois, após os investimentos e contratações de profissionais, até mesmo de fora, que possam contribuir para a evolução tecnológica da empresa em questão, sonhar mais algo com navios de maior tonelagem. Não é do dia para a noite que conseguiremos produzir algo no nível de um Arleigh Burke, mas de pouco em pouco chegamos lá. E que tudo seja feito localmente, principalmente o sistema de radares e aquisição de alvos, por mais simples que seja, e não apenas a… Read more »

Augusto José de Souza

Já sabem os distritos navais do Mangaratiba, Miramar e os demais Macaé que serão construídas?

Santamariense

Pelo que sei, depois do Mangaratiba e Miramar, não terão mais Macaé construídos. Será uma nova classe, projetada no Brasil.

Nunes Neto

Anteriormente uma das unidades contratada iria para o 4°DN , mas foi criado do Destrito ali em SP,não sei como ficou

737-800RJ

Calma aí, tem algo de errado com esses valores!

Quase 800 milhões de reais por um patrulha de 500 toneladas é muito estranho!

Camargoer.

O preço em reais é da ordem de R$ 200~250 milhões.. como a maior parte é nacionalizada, então eu estimo ai que 3/4 do valor foi em reais e 1/4 para a importação de armas, sistemas e dispositovo

RPiletti

Virá com quantos brahmos instalados ou terá somente o Aegis?

Carlos Campos

Crlh que caro, só um avio masi 100 milhões de dólares

RPiletti

“A venda, por £133 milhões, foi então confirmada em 02 de janeiro de 2012. O Navio Patrulha Oceânico (NPO) “Amazonas” foi incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho, em Portsmouth, Reino Unido.” Euro em 2012 Data Compra Venda 20/01/2012 2,2825 2,2835 Libra em 2012 31 de dez. de 2012 — Libra esterlina(3), 3,16600, 3,39300. Euro(3), 2,58000, 2,78000. (1) Cotação média do mercado; (2) Banco Central; (3) Banco do Brasil; (4) CMA … Euro hoje Histórico da taxa de câmbio de Euro para Reais brasileiros Durante a última semana, a taxa de câmbio de Euro para Reais brasileiros flutuou entre uma alta de 6,297… Read more »

Last edited 1 mês atrás by RPiletti
Bardini

R E T I F I C AÇ ÃO
Contratante: ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO. Contratado CNPJ: 01.898.632/0001-87 – PRESTENAVI SERVICOS TECNICOS NAVAIS LTDA.

No extrato de termo de contrato nº 00166/2024 publicado no Diário Oficial da União de 08/01/2025, seção 3, página 20, ONDE SE LÊ: Valor Total: R$ 760.183.175,00. LEIA-SE: Valor do Contrato: R$ 7.601.831,75. O extrato a ser considerado, deverá ser o publicado no dia 10/01/2025.. Vigência: 13/12/2024 a 03/12/2026. Valor do Contrato: R$ 7.601.831,75. Data de Assinatura: 13/12/2024.
.
https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=530&pagina=30&data=10/01/2025&captchafield=firstAccess

RPiletti

Uma luz no final do túnel.

Helio Eduardo

Estava pesquisando lá, mas Mestre Bardini foi mais rápido!

Fernando Vieira

Rapaz, o guarda-marinha que escreveu achou que não tinha os centavos…

Gilson

Faltou leitura. Erro bizarro. Ou, a velha maracutaia pra ver se cola. Obviamente o TCU não iria engolir uma dessas.

Bernardo Santos

Então são apenas 7.601.831,75 milhões de reais para finalizar? E não 760 milhões como alguns estão dizendo?

Camargoer.

Calma.. são R$ 7,6 milhões para este contrato de serviços.. pode ser que tenha mais coisa para fazer antes de entregar o barco para a MB

André

Hihihi….. E um monte de especialista justificando o valor anterior. Vergonha alheia. Se não sabe fica quietinho. Maldito “achismo”.

Leandro Costa

Obrigado Bardini. Salvou a sanidade um pouco.

Emmanuel

https://m.koreaherald.com/article/3128151

O preço pago pelos patrulhas peruanos, contratados aos sul coreanos.
Mas no Brasil, sem ToT não tem contrato. Paga no valor de um único navio o preço de várias embarcações. O importante é transferência de tecnologia.

Por isso a MB é uma marinha sem navios.

https://www.naval.com.br/blog/2024/11/28/marinha-do-brasil-inicia-a-construcao-do-5o-navio-patrulha-classe-macae/

https://www.naval.com.br/blog/2023/11/23/navio-patrulha-de-500-toneladas-devera-entrar-para-o-orcamento-2024-havera-versao-de-contramedidas-de-minagem/

Danilo José

O real está defasado isso sabemos, mas um navio patrulha de 500 toneladas que não vai ter nada de mais em seus sistemas custar 760 milhões de reais é estranho demais sim, isso cheira lobby e uma pitada de corrupção.

André

Achismo fantástico do senhor. Mas não foi nada disso. Foi um simples erro, já corrigido. Mania de especialista da internet dar pitacos.

Last edited 1 mês atrás by André
marcelo

Infelizmente as forças armadas rasgam dinheiro. Em apenas uma embarcação, sem muito tecnologia embarcadas neste valore praticamente o casco pronto ? Tem coisa errada ai .

carlos alberto soares

Bardini

Ficou algum casco não retirado no EISA ?

Camargoer.

Eram trẽs cascos.. um estava bem avançado, um segundo menos e um terceiro que era apenas um amontoado de aço. O casco mais avançado estava todo torto e foi preciso refazer muita coisa… tem umas matérias aqui no PN com fotos do casco cheio de marcas onde precisava retrabalho. Acho que esta casco era da Maracanã, estou indo de memória.. tem que conferir) O segundo casco (que a gente vê na foto) ficou estocado até a conclusão da Maracanã… quando a Maracanã ficou pronta, o AMRJ retomou a Mangaratiba.. que está quase pronta. O terceiro casco chegou a ser cancelado…… Read more »

carlos alberto soares

Muito obrigado.

Paulo

Qual o sub em montagem / desmontagem / manutencao na foto em frente ao futuro Mangaratiba?

Fernando "Nunão" De Martini

Tamoio. Desativado durante PMG interrompido por problema considerado insolúvel nos tubos de torpedo. Até onde sei, com o casco aberto aguardando destino.

Paulo

Aha, valeu Nunao!

Fernando Vieira

Por curiosidade, qual seria esse problema insolúvel? Chegou a ser divulgado, alguém sabe de algo…

Santamariense

Essa matéria, do Poder Naval de novembro de 2023, falava da inclusão de mais de 200 milhões de reais no orçamento de 2024 para a construção de NaPa 500BR (não são a classe Macaé). https://www.naval.com.br/blog/2023/11/23/navio-patrulha-de-500-toneladas-devera-entrar-para-o-orcamento-2024-havera-versao-de-contramedidas-de-minagem/ E, pelo que vi e li, não foi sequer começada a construção de ao menos um navio dessa classe. E no orçamento de 2025, tem alguma previsão? Se tem, penso que será mais uma peça de ficção, como foi no orçamento de 2024, como mostrado no link. Isso só comprova que orçamento não é garantia de nada! Orçamento é vontade, desejo, planejamento, possibilidade, torcida, fé…de… Read more »

Fernando

Tinha que construir um porta aviões isso sim. Precisamos é de porta aviões, no máximo uns 3.

MMerlin

É… Vamos ter um NAe…
Sem escolta, sem aviões…
Que legal.
Mas justifica a parte “Precisamos” pf.

Nativo

Tanta miséria para se comprar armamentos e suprimentos.

Top Gun Sea

Creio que esse valor é para executar apenas determinada fase do projeto, conforme descrito no texto. De qualquer forma o objetivo é não parar as construções das patrulheiras. A Miramar também já está com um bloco pronto – essa terá mais instrumentos nacionalizado e também será a última da classe Macaé. E dando seguimento virá outra classe de mesma tonelagem, mais nacionalizados, com desenho do casco mais moderno e com uma derivação para 3 caçaminas. Como disse o objetivo é não parar, haja vista que é um navio de construção considerada, rápida e barata sendo o canhão de 40 e… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Top Gun Sea
Gustavo Tavares

Fica complicado a MB (Milagre brasileiro) terminar esses navios e ter tripulação.
Já que estão correndo para aposentar antes das novas regras de aposentadoria dos militares.
Não querem perder os benefícios.
Difícil com uma sociedade e suas instituições, com mentalidade tão diminuta viu.

EduardoSP

Com mais de 70 mil militares e um pequeno punhado de navios, ainda vai demorar muito para faltar gente na MB.

Gustavo Tavares

Será?
Pode ser que marinheiros ainda restem muitos, mas de tenente para cima, duvido viu rs
RS.

Santamariense

“ Não querem perder os benefícios.”

Tu perderia, por livre e espontânea vontade?

Esteves

Não tem um que raciocina. Não tem um.

Gustavo Tavares

Lógico.
A lei serve para todas, sem destinação.
Eles como representantes do estado e ditos “defensores” do país, deveriam se sacrificar.
Afinal de contas, o trabalho militar, não é o sacrifício pela pátria, como eles mesmo diziam?

Camargoer.

Olá Gustavo.
Não existe direito adquirido futuro.

Exemplo… todo servidor público tem uma idade máxima para a aposentaria (hoje com 75 anos). Antes era 70 anos. Todos os que havia se aposentado continuaram aposentados… contudo, a nova regra passou a valer para todos os servidores ativos, mesmo aqueles que tinha 69 anos e 11 meses..

não existe direito adquirido futuro.

adriano Madureira

Qual o valor real e total de um navio patrulha desses, entregue com tudo que ele deve ter?

Alguém saberia dizer tal valor unitário?

Camargoer.

US$ 35 a 40 milhoes