A História Naval e o Cinema: ‘The Pacific’ (2010)
Sérgio Vieira Reale
Capitão de Fragata (RM1)
“Quando se houverem acabado os soldados do mundo, quando reinar a paz absoluta, que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram ”. RACHEL DE QUEIROZ[1]
Este artigo tem os seguintes objetivos: estimular a utilização de séries temáticas como fonte histórica no meio acadêmico; despertar no leitor à vontade de assisti-las ou revê-las e contribuir para a divulgação da história militar.
A minissérie cinematográfica “The Pacific”, baseada em fatos reais, foi ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no brutal Teatro de Operações do Pacífico.
Ela aborda às ações do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América (EUA) no combate contra as tenazes tropas japonesas nas ilhas do Pacífico. A produção de Steven Spielberg e Tom Hanks agradou tanto à crítica quanto ao público e é considerada uma obra prima cinematográfica; foi produzida pela HBO Films, Seven Network Austrália e DreamWorks. Estreiou em 2010 nos EUA. As filmagens foram realizadas na Austrália.
A liberdade artística que pertence ao mundo do cinema aparece em várias cenas que foram gravadas atenuando a extrema violência, que efetivamente ocorreu naquela guerra, e levando mais emoção ao espectador. A fotografia foi muito bem elaborada e as cenas de combate foram realizadas com o máximo de realismo.
O fator psicológico dos combatentes, o sofrimento das perdas humanas e as constantes alterações de humor são observados durante cada episódio.
A minissérie, com 10 episódios, retrata, em especial, a vontade inesgotável dos fuzileiros navais norte-americanos em cumprir as missões designadas durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi baseada, principalmente, em dois livros escritos por bravos ex-combatentes que estiveram no teatro de operações: “With the Old Breed: At Peleliu and Okinawa” de Eugene Sledge e “Helmet for my Pillow” de Robert Leckie. Sledge e Leckie são os principais personagens juntamente com John Basilone, que recebeu a medalha de honra pelo seu desempenho na batalha de Guadalcanal.
A minissérie também foi inspirada no livro homônimo escrito pelo norte-americano Hugh Ambrose, filho do historiador Stephen Edward Ambrose, que foi o autor de “Band of Brothers”. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema e das séries exibidas nos canais de “streaming”.
Em relação a história militar, são retratadas as seguintes Operações Anfíbias: Guadalcanal, ocorrida em 1942, na qual os norte-americanos tomaram o aeroporto de Henderson Field, que era um campo de pouso que estava sendo construído pelos japoneses; Peleliu em 1944, na ocupação do topo das montanhas e de uma pista de pouso; Iwo jima em 1945, que possuía uma base aérea estratégica e Okinawa também em 1945, cuja posição estratégica entre Japão, China e Coreia era um objetivo para as forças aliadas.
A Operação Anfíbia é uma operação expedicionária de projeção de poder sobre terra, realizada por uma Força de Desembarque, lançada do mar sobre região litorânea hostil para cumprir uma missão.
É conhecida como a mais complexa das operações militares devido à diversidade de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, o que requer uma grande coordenação e sincronização das ações para a sua execução.
“The Pacific” é uma abordagem cinematográfica primorosa sobre a decisiva participação dos Fuzileiros Navais no Teatro de Operações do Pacífico. Finalmente, vale mencionar que os Fuzileiros Navais possuem os seguintes valores: profissionalismo, competência, disciplina, honra, determinação, coragem física e moral, confiança mútua, lealdade, espírito de corpo e resiliência.
- Série: “The Pacific” (2010)
- Produtores executivos: Steven Spielberg e Tom Hanks
- Atores Principais: James Badge Male, Jon Seda, Joseph Mazello, Rami Malek
- Disponível em: NETFLIX/MAX
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS
- AMBROSE, Hugh. The Pacific, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
- https://www.nationalww2museum.org/war/articles/iwo-jima-and-okinawa-death-japans-doorstep
- https://www.youtube.com/watch?v=4-Usq7h-9GE The Pacific – Trailer 1 Legendado.flv
- https://www.youtube.com/watch?v=9ahVL4u6rmI&t=110s The Pacific INTRO (HBO)
- https://www.youtube.com/watch?v=LrbEmTRhBAI The Pacific Main Title Sequence (Animatic) Intro
[1] Escritora e jornalista cearense, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, inesquecível admiradora do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (1910-2003).
Pelo menos pra mim, é difícil escolher entre The Pacific e Band of Brothers, pois ambas são excelentes
Ambas são excelentes e as minhas favoritas, mas digamos que para mim, The pacific ganha por um ponto a mais. hehe
Concordo.
Bando of Brother é 10, mas The Pacific é 10,5
A guerra na Europa foi um inferno. Mas na Europa…Tiveram situações de antepassados, ensaios, exercícios, comidas (toucinho, queijo, ovos, farinha, pães), terreno bacana exceto no inverno, bolos de aniversário, língua e costumes adaptáveis e semelhantes. Foi lidavel. Fazer Band of Brothers foi homenagem. A guerra no Pacífico foi diferente. Calor e umidade insuportáveis, peçonhas, febres, doenças que se alastraram no terreno contaminando por podridão. A determinação nipônica…populações nativas convencidas que as tropas norte-americanas eram demônios que vinham devorá-los e que deveriam suicidar-se em caso de avista-los: durante décadas as cavernas nas ilhas esconderam tragédias. Fazer The Pacífic foi relembrar o… Read more »
O livro do Robert Leckie foi publicado no Brasil com o título de “Desafio no Pacífico”.
Deve ter na estante virtual.
Não Carvalho, “Desafio no Pacífico” – que tenho – no original é “Chalenge for the Pacific”.
O “Helmet for my pillow” também do Leckie, que o texto menciona é outro livro.
Gosto do filme a Conquitsta da honra também.
O ponto alto da série é a invasão de Iwo Jima onde John Basilone vivido pelo ator Jon Seda, que três anos antes havia sido condecorado com a Medalha de Honra e não precisava participar de mais ação foi morto recebendo postumamente a “Cruz da Marinha” e ano passado foi comissionado um Arleigh Burke IIA com seu nome.
.
Há outros navios em serviço ou em construção com nomes de recipientes da Medalha de Honra por ações em Iwo Jima como o primeiro Arleigh Burke da versão III o USS Jack Lucas (DDG 125) comissionado em outubro de 2023.
Band of Brothers é camaradagem. Exército regular enfrentando situações adversas contra outro exército regular, que também enfrenta situações adversas. The Pacific é violência. Exército regular que muitas vezes é abandonado a própria sorte, em situações que beiram o desespero, porque nos outros é desespero, enfrentando outro exército abandonado pelo seu país para morrer por uma causa perdida, em condições de total desespero. Não há camaradagem. A guerra no seu sentido mais visceral. Não posso dizer que um é melhor do que o outro. Cada um tem seu ponto de vista mostrado de forma extremamente profunda. Os medos são distintos. Num,… Read more »