Sérgio Vieira Reale
Capitão de Fragata (RM1)


“Quando se houverem acabado os soldados do mundo, quando reinar a paz absoluta, que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram ”. RACHEL DE QUEIROZ[1]

Este artigo tem os seguintes objetivos: estimular a utilização de séries temáticas como fonte histórica no meio acadêmico; despertar no leitor à vontade de assisti-las ou revê-las e contribuir para a divulgação da história militar.

A minissérie cinematográfica “The Pacific”, baseada em fatos reais, foi ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no brutal Teatro de Operações do Pacífico.

Ela aborda às ações do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América (EUA) no combate contra as tenazes tropas japonesas nas ilhas do Pacífico. A produção de Steven Spielberg e Tom Hanks agradou tanto à crítica quanto ao público e é considerada uma obra prima cinematográfica; foi produzida pela HBO Films, Seven Network Austrália e DreamWorks. Estreiou em 2010 nos EUA. As filmagens foram realizadas na Austrália.

A liberdade artística que pertence ao mundo do cinema aparece em várias cenas que foram gravadas atenuando a extrema violência, que efetivamente ocorreu naquela guerra, e levando mais emoção ao espectador. A fotografia foi muito bem elaborada e as cenas de combate foram realizadas com o máximo de realismo.

O fator psicológico dos combatentes, o sofrimento das perdas humanas e as constantes alterações de humor são observados durante cada episódio.

A minissérie, com 10 episódios, retrata, em especial, a vontade inesgotável dos fuzileiros navais norte-americanos em cumprir as missões designadas durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi baseada, principalmente, em dois livros escritos por bravos ex-combatentes que estiveram no teatro de operações: “With the Old Breed: At Peleliu and Okinawa” de Eugene Sledge e “Helmet for my Pillow” de Robert Leckie. Sledge e Leckie são os principais personagens juntamente com John Basilone, que recebeu a medalha de honra pelo seu desempenho na batalha de Guadalcanal.

A minissérie também foi inspirada no livro homônimo escrito pelo norte-americano Hugh Ambrose, filho do historiador Stephen Edward Ambrose, que foi o autor de “Band of Brothers”. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema e das séries exibidas nos canais de “streaming”.

Em relação a história militar, são retratadas as seguintes Operações Anfíbias: Guadalcanal, ocorrida em 1942, na qual os norte-americanos tomaram o aeroporto de Henderson Field, que era um campo de pouso que estava sendo construído pelos japoneses; Peleliu em 1944, na ocupação do topo das montanhas e de uma pista de pouso; Iwo jima em 1945, que possuía uma base aérea estratégica e Okinawa também em 1945, cuja posição estratégica entre Japão, China e Coreia era um objetivo para as forças aliadas.

A Operação Anfíbia é uma operação expedicionária de projeção de poder sobre terra, realizada por uma Força de Desembarque, lançada do mar sobre região litorânea hostil para cumprir uma missão.

É conhecida como a mais complexa das operações militares devido à diversidade de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, o que requer uma grande coordenação e sincronização das ações para a sua execução.

“The Pacific” é uma abordagem cinematográfica primorosa sobre a decisiva participação dos Fuzileiros Navais no Teatro de Operações do Pacífico. Finalmente, vale mencionar que os Fuzileiros Navais possuem os seguintes valores: profissionalismo, competência, disciplina, honra, determinação, coragem física e moral, confiança mútua, lealdade, espírito de corpo e resiliência.

 

  • Série: “The Pacific”  (2010)
  • Produtores executivos: Steven Spielberg e Tom Hanks
  • Atores Principais: James Badge Male, Jon Seda, Joseph Mazello, Rami Malek
  • Disponível em: NETFLIX/MAX

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS


[1] Escritora e jornalista cearense, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, inesquecível admiradora do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (1910-2003).

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Pelo menos pra mim, é difícil escolher entre The Pacific e Band of Brothers, pois ambas são excelentes

Heinz

Ambas são excelentes e as minhas favoritas, mas digamos que para mim, The pacific ganha por um ponto a mais. hehe

Willber Rodrigues

Concordo.
Bando of Brother é 10, mas The Pacific é 10,5

Esteves

A guerra na Europa foi um inferno. Mas na Europa…Tiveram situações de antepassados, ensaios, exercícios, comidas (toucinho, queijo, ovos, farinha, pães), terreno bacana exceto no inverno, bolos de aniversário, língua e costumes adaptáveis e semelhantes. Foi lidavel. Fazer Band of Brothers foi homenagem. A guerra no Pacífico foi diferente. Calor e umidade insuportáveis, peçonhas, febres, doenças que se alastraram no terreno contaminando por podridão. A determinação nipônica…populações nativas convencidas que as tropas norte-americanas eram demônios que vinham devorá-los e que deveriam suicidar-se em caso de avista-los: durante décadas as cavernas nas ilhas esconderam tragédias. Fazer The Pacífic foi relembrar o… Read more »

Helio Eduardo

Concordo Esteves.Muito boa essa articulação.
Devo dizer que assisti BoB antes de The Pacific, e as cenas de combate e de tragédia desta não me caíram tão bem quanto a história da Easy.
Já Mestres do Ar não me encantou…. apesar das belas cenas. Mas não deixo de registrar que a duríssima vida dos tripulantes de bombardeiros foi bem retratada.

Last edited 1 mês atrás by Helio Eduardo
Helio Eduardo

A edição não funcionou. Corrigindo: articulação.

Carvalho

O livro do Robert Leckie foi publicado no Brasil com o título de “Desafio no Pacífico”.
Deve ter na estante virtual.

Dalton

Não Carvalho, “Desafio no Pacífico” – que tenho – no original é “Chalenge for the Pacific”.
O “Helmet for my pillow” também do Leckie, que o texto menciona é outro livro.

Last edited 1 mês atrás by daltonl
José de Souza
Magaren

Gosto do filme a Conquitsta da honra também.

Comenteiro

O Cartas de Iwo Jima, como filme gêmeo deste também é muito bom.

Pablo

A história dos tres militares da conquista da honra, e bem chamativa e certo ponto, triste.

Dalton

O ponto alto da série é a invasão de Iwo Jima onde John Basilone vivido pelo ator Jon Seda, que três anos antes havia sido condecorado com a Medalha de Honra e não precisava participar de mais ação foi morto recebendo postumamente a “Cruz da Marinha” e ano passado foi comissionado um Arleigh Burke IIA com seu nome.
.
Há outros navios em serviço ou em construção com nomes de recipientes da Medalha de Honra por ações em Iwo Jima como o primeiro Arleigh Burke da versão III o USS Jack Lucas (DDG 125) comissionado em outubro de 2023.

Emmanuel

Band of Brothers é camaradagem. Exército regular enfrentando situações adversas contra outro exército regular, que também enfrenta situações adversas. The Pacific é violência. Exército regular que muitas vezes é abandonado a própria sorte, em situações que beiram o desespero, porque nos outros é desespero, enfrentando outro exército abandonado pelo seu país para morrer por uma causa perdida, em condições de total desespero. Não há camaradagem. A guerra no seu sentido mais visceral. Não posso dizer que um é melhor do que o outro. Cada um tem seu ponto de vista mostrado de forma extremamente profunda. Os medos são distintos. Num,… Read more »

Esteves

Mestres do Ar é intangível. Imponderável.

O fracasso das missões, o bombardeio de áreas civis, as dependências principalmente do álcool…a ausência de compreender os motivos.

Mestres do Ar é sobre as tripulações…as tripulações.

comenteiro

O senhor gostou das cenas de combate aéreo? Eu li muitas críticas sobre a qualidade da computação gráfica desse seriado. Confesso que vi umas cenas promocionais e achei meio feias, talvez no seriado tenham ficado melhores.

Esteves

Olha…veja.

As cenas de batalhas são legais. Mas Esteves prefere as relações humanas com suas invisibilidades.

O avião perdeu-se, o alvo foi-se, as bombas…joga as bombas no Oceano ou joga as bombas lá pra baixo…pega em quem pegar. O alvo passou.

Se volta com as bombas, volta lento danificado e joga as bombas no mar. Se joga…tem uma escola lá embaixo.

Consciências e coincidências.

comenteiro

Obrigado. Vou tentar assistir.

Rafael Gustavo de Oliveira

É interessante como a estratégia é pensada, na Normandia os alemães tentaram defender as praias de forma a criar uma “barreira” contra o desembarque aliado, já os japoneses chegaram a uma conclusão que deveriam sustentar um combate de interior, de emboscada aproveitando as áreas de selva, refletindo um pouco percebe que os japoneses estavam corretos nessa decisão pois não tinham uma logística/engenharia para construir fortificações suficientes protegidas para deter o bombardeio naval nas praias, o acesso a materiais como concreto, ferro e ferramental pesado era bem difícil, se tivessem feito como os alemães teriam sido massacrados facilmente.

Comenteiro

Tem uma cena assim em Cartas de Iwo Jima. Oficiais ortodoxos querem fazer trincheiras e mais trincheiras na Praia, mas o General Kuribayashi dá ordens para escavar a ilha e fazer uma rede de túneis. Para não ofender a sensibilidade dos outros oficiais, deixa que eles montem defesas na beira da praia. Os coitados que ficaram lá foram massacrados em instantes.

Esteves

A Europa…não tem milhares de ilhas como há no Pacífico. Nem selvas com temperaturas de 50 graus.

Camargoer.

Hoje faz 80 anos da libertação de Auschwitz

Esteves

Tem um seriado britânico que o History transmitiu. Oficiais nazistas levados à Inglaterra levaram uma vida bem boa.

Campos de prisioneiros na Alemanha que não sabiam o nome e também sequer sabiam que existiam…descobertos em razão da deserção dos alemães…foram libertados em condições indescritíveis e inimagináveis até para a exibição do seriado feito com filmes originais.

Os aliados buscaram as populações civis das cidades próximas para que essas pessoas testemunhassem o horror.

Horror.

Cidade X, 1750. Cidade Y, 2345. Cidade Z, 1270. Cidade…dezenas de cidades no interior da Alemanha.

Last edited 1 mês atrás by Esteves
curisco

e os cidadãos nipo-americanos ficaram presos a guerra toda

comenteiro

Peruanos também. O Peru deportou seus cidadãos de origem japonesa para os Estados Unidos.

curisco

Boa série. mas achei muito ‘quebrada’, muitos desvios na linha narrativa.

‘bando of brothers’ para mim é bem melhor. muito.

Quanto À guerra no Pacífico, prefiro a dobradinha de filmes do Clint Eastwood (“a conquista da honra” e “iwo jima”) e o filme do Mallivk “Além da Linha vermelha”

comenteiro

Também tive essa impressão. O Band of Brothers é mais “redondinha”.

curisco

BB a gente acompanha toda a história.

o The Pacific vai numa linha, aí larga todo mundo e acompanha a folga de um soldado, e por aí vai. Achei legal mas bem abaixo de BB.