Governo britânico é acusado de vender dois navios da Royal Navy ao Brasil por apenas £20 Milhões
O governo do Partido Trabalhista está sendo criticado por supostamente vender dois navios da Royal Navy ao Brasil por um valor extremamente baixo. A alegação é de que as embarcações foram oferecidas por apenas £20 milhões, apesar de o Reino Unido ter investido quase dez vezes esse valor em reparos ao longo dos últimos 14 anos.
Os navios em questão são os HMS Albion e HMS Bulwark, dois navios de assalto anfíbio, que foram aposentados no ano passado pelo secretário de Defesa, John Healey, como parte de um plano de corte de gastos. O governo argumentou que a remoção de equipamentos militares mais antigos ajudaria a implementar uma revisão estratégica de defesa, prevista para ser divulgada ainda este ano.
No entanto, fontes do Ministério da Defesa revelaram ao Mail on Sunday que o valor pedido pelos dois navios é desproporcional ao montante investido neles recentemente. Apenas no mês passado, a ministra da Defesa Maria Eagle admitiu que foram gastos £132,7 milhões em reformas do HMS Albion e HMS Bulwark desde 2010. Além disso, estava previsto um reparo adicional no HMS Bulwark, estimado em £72,1 milhões para o período de 2022 a 2025, mas a embarcação foi retirada de serviço antes da conclusão das obras.
O ministro-sombra das Forças Armadas, Mark Francois, criticou a venda, lembrando que há alguns anos o Comitê de Defesa do Parlamento classificou a desativação desses navios como uma “decisão militarmente sem sentido”. Agora, ele afirmou que vender as embarcações a um preço tão baixo também “não faz sentido financeiramente”.
Uma fonte militar sênior também expressou preocupação com a decisão, destacando que, ao vender ativos estratégicos, o Reino Unido pode comprometer sua capacidade de resposta em futuras operações. “Se continuarmos vendendo nossos principais ativos, o que acontecerá quando precisarmos montar uma operação? Ficaremos com uma marinha de Terceiro Mundo, enquanto o Brasil terá uma força anfíbia totalmente integrada.”
Além do uso militar, os navios têm grande versatilidade, podendo ser empregados em evacuações, missões humanitárias e operações de combate, ressaltou a mesma fonte. Segundo ele, a venda reflete uma falta de visão estratégica, privando a Marinha Real Britânica de capacidades importantes no futuro.
Até o momento, o Ministério da Defesa britânico não comentou oficialmente as acusações.
FONTE: Daily Mail
SAIBA MAIS:
Marinha do Brasil inicia tratativas para aquisição do HMS Bulwark, LPD classe ‘Albion’
Perderam playboys!
Acho que ambos perderam. Eles perderam duas embarcações e nos compramos elas sendo que claramente precisam passar por manutenções. A grande questão é: a MB tem esse dinheiro para efetuar essas manutenções caras? Se tiver ok e se não tiver aí serão mais duas embarcações atracadas ao cais esperando um dia quem sabe sobrar um capital para investir nelas.
Se possui reposição nos temos condição pois realizamos milagres com militares altamente qualificados e locais adequados efetuar reparos
Fragata Rademaker está aí para mostrar que o AMRJ faz milagres
a mesma suspendeu hoje por volta de 12h
Senhores Analistas o meu Boa Tarde. O Boa Tarde de um Cabo velho ! Eu endosso o pensamento e as palavras da Ala Militar Senior do Reino Unido, preocupantes. Esses vasos poderao fazer falta no inventario naval ingles. A Inglaterra e rica ? E ! Abre _ se um hiato incontestavel na Royal Navy . Esse hiato ,essa deficiencia so podera ser corrigida a meia boca com os porta _ avioes Classe Queen Elizabeth. Quanto a confirmaçao da compra pelo Brasil faço parte da torcida Sao Tome : ver para crer. Com grande expectativa ! Deve haver uma entre os… Read more »
Vão vir PELADOS com certeza! Eletrônicos zero.
O hms ocean veio assim?
Não. Acredito que um dos pontos mais sentidos pela MB (ou talvez não) foi a retirada dos três sistemas CIWS Phalanx.
Retiraram vários equipamentos do Ocean
A MB fez otima aquisição, o Hms Albion navegou so 12 anos e o Hms bulwark 11 anos.
Navios semi novos para esquadra.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/HMS_Bulwark_(L15)
Vai usar pra que?
É aquela história: você tem um Chevette 92 e enche de cromados, frisos e babados…mas vai continuar sendo um Chevette 92!
Exatamente, o melhor comentário!
Mas se o Dr. fizer um swap nele para C20XE e põe uma fueltech para gerenciar o mundo vai passar rápido.
Precisa soldar umas barras de aço por baixo e por cima?
Se for verdade..!??!! maravilha.!!!… pegou dois iguais.. ufaaaa..aeeeeee🙏😊… agora o que vier depois é lucro!!!!
Classe wave,os dois baratinhos por gentileza britânicos.
Ao meu entender, mais necessários que esses da reportagem
” estava previsto um reparo adicional no HMS Bulwark, estimado em £72,1 milhões para o período de 2022 a 2025, mas a embarcação foi retirada de serviço antes da conclusão das obras.” . Nesse caso se está poupando esse valor e o país comprador que pague. Sem entrar no mérito se o acordo irá sair e/ou em que pé está, mas, partindo do princípio que é algo similar à venda do “Foch/São Paulo” faz sentido vender barato, economizar não fazendo manutenção e o país comprador que assuma todos os gastos futuros. . A marinha quando comprou o “Foch” por apenas 12… Read more »
A questão é que a Royal Navy está passando por uma crise econômica gigantesca, então faz sentido não concluir reparos em um navio que está sendo aposentado
Crise nenhuma. Sempre fizeram essas vendas para angariar capital a ser investido nos novos meios em construção .
A “crise” existe sim, inclusive falta de pessoal e vender navios de segunda mão nunca foi um alto negócio que permitisse investir em novos meios, ainda mais quando leva-se em conta os exorbitantes preços de NAes, submarinos de propulsão nuclear e novas fragatas. . A venda deles não pagará pelos novos meios e se não forem vendidos melhor aposenta-los, até que decida-se pelo uso como alvo ou desmantelamento ao menos cessará o investimento e liberará tripulantes para outras necessidades. . Fosse outra a situação se manteria o que vinha sendo feito até agora, com um deles na ativa, passando por… Read more »
Caro Dalton,
Realmente não é raro as vezes em que custos de manutenção e operação se tornam tão proibitivos, que o melhor mesmo é liquidar o ativo para estancar a sangria.
Fora isso, olhando para o histórico infrutífero do Foch/São Paulo, acredito que a França economizou mesmo foi nos custos de descomissionamento do navio.
Aí os ingleses ainda podem colocar no contrato de venda que essas obras devem ser feitas lá, o que ajudaria a gerar empregos e divisas para o Reino Unido.
O NDCC Saboia foi exatamente assim…
Preço acessível, e a reativação do Navio foi feita em estaleiro inglês, pago na moeda local, quase seis meses de obras, fora sobressalentes q são comprados anualmente lá….
Parabéns pelo raciocínio. Quando o nosso país leva uma ré, essa mesma imprensa internacional fica caladinho. Cado referente ao porta-aviões São Paulo. Equipamento bom mas antigo. Vão querer cobrar o preço de um novo?
O preço de um novo?
20 milhões são dados, só as lanchas de desembarque cobrem isso, para lá que estes LPD’s são mesmo muito bem desenhados para as funções e podem navegar ainda muitos mas mesmo muitos anos.
Nesse preço, me dê papai… mas aparentemente vão precisar de revisão, pelo menos 1 ela seria mais extensa, as vezes tenho medo desses preços muito baixos, só lembro do São Paulo, mas por esse valor vale apena arriscar.
A MB tem que comprar logo, pois do jeito que esse desgoverno está acabando com o Brasil, esse valor torram com avião presidencial novo, ou móveis novos …..
O dinheiro não é seu né?
Opa, aqui uma das justificativas ” um reparo adicional no HMS Bulwark, estimado em £72,1 milhões para o período de 2022 a 2025” ,ou seja a RN acha que não vale apena gastar isso no reparo, o Brasil vai gastar esse valor em algum momento, porque se era até 2025 é por que é urgente , mas não foi feito.
Será que vamos conseguir o dinheiro para esse reparo?
Se não tem nem para as Tamandaré, imagina para isto daí.
Urgente para navio que opera, para navio que vai ficar no Mar da Guanabara não precisa de muito, basta flutuar.
Comprou barato más já na eminência de se fazer reparos.
Querendo ou não, acho que para o negócio vingar uma das premissas contratuais foram essas, fazer os reparos e modernizações junto as industrias britânicas.
Ou vende barato para MB ou se vende de graça para o desmanche turco !!!
https://www.portsmouth.co.uk/news/defence/royal-navy-hms-monmouth-auction-4964083
Elucida o valor da venda:
Em uma resposta parlamentar escrita no dia 17 de janeiro, Maria Eagle, ministra britânica de Aquisições de Defesa, declarou que ambos os navios estavam atualmente “paralisados à espera de sua alienação” e que a Royal Navy estava explorando opções para sua possível venda. Ambos os navios necessitavam de “reparos caros e demorados”, motivo pelo qual “não eram considerados um uso rentável do dinheiro dos contribuintes”.
Não faz sentido é comprar por mais do que isso!
Se a Royal Navy já gastou milhões com reparos/manutenções, quem comprar vai gastar muito mais!
É aquela história: ruim para eles, bom para nós.
Só que pelo jeito foi muuuuuuito ruim para eles.
Sei não… quem vai ficar com uma bomba, opa 2, que tem que fazer reparos que podem custar em torno de 530 milhões d reais é nós… vale??? vamos fazer os reparou ou será um novo São Paulo?
Esse valor é lá, aqui, em Banarnia, será um terço do valor…
Vários navios hj em dia, aproveitam a passagem pelo RJ, por exemplo, para fazer suas docagens e reparos rápido, por conta dos preços envolvidos
Então o Brasil comprou os dois? Maravilha!
Ainda não está confirmado.pela MB.
Quando venderam o Ocean a choradeira foi a.mesmakkkkk
Verdade, muita choradeira sem nem saber ao certo o real estado dos navios.
Um está em melhor estado, o segundo precisa de mais reparos, mas temos condições de arcar com este ônus.
A verdade é que são excelentes aquisições para nossa esquadra, assim como foi com o Bahia e o Atlântico.
Caso se confirmem estas aquisições, a MB manterá um operacional e o outro como sobressalente.
Um para operar e outro para canibalizarInfelizmente, pensei o mesmo… rs
Com a palavra a MB. Onde e que se confirmou isso ou ainda esta em negociação? Eu preferia um desses e um Wave pois precisamos de um NALog tb!
Pelo o preço que os ingleses estão pedindo com certeza o MB tambem vai comprar 1 navio tanque
Cuidado. Vai que lá na Inglaterra erraram nos zeros que nem no contrato para propulsão do Mangaratiba. Só que lá erraram pra menos.
Não vejo problema nenhum, o Brasil já é freguês e já adquirimos outras embarcações, não temos tantas verbas e com esses navios nós manteremos o atlântico sul mais seguro.
Está certo.
Com mais de 70 mil militares a MB tem mesmo é de comprar navio de transporte para poder colocar todo mundo a bordo…rsrsrsrs.
Na próxima vez podem comprar um navio de cruzeiro usado da MSC. Dá para embarcar uns 5 mil militares em cada um.
Enquanto isso, navios de combate, necas de pitibiriba.
O foco, pelo visto, são as aparências e não as reais necessidades. Por isto que ficam insistindo em navios de desembarque, submarino nuclear e até com devaneios sobre porta aviões.
Ai se um dia precisar, fica tudo parado no porto e vão patrulhar nosso mar territorial com Pirogas e jangadas.
O Atlântico também foi vendido barato e ocorreu críticas ao governo britânico no passado também. O que eu acho é que o Brasil tem algum acordo secreto com o Reino Unido. Talvez parte do pagamento será feita em recursos naturais? Segredos de Estado…
É nosssooooooo
Melhor são nossossossssss
Lí o título da matéria, e por um segundo, achei que a compra dessas duas embarcações já tinha sido confirmada, e eu náo estava sabendo.
“Se continuarmos vendendo nossos principais ativos, o que acontecerá quando precisarmos montar uma operação? Ficaremos com uma marinha de Terceiro Mundo, enquanto o Brasil terá uma força anfíbia totalmente integrada.”
O cara que fala isso COM CERTEZA náo sabe 1% da situação da MB…
Não sabe??
Acho que sabe, pois se isso se confirmar, com o Ocean, os 2 Bulwark e o Bahia, ficará com uma excelente capacidade anfíbia.
Se isso for verdade a MB fez o negócio da vida dela.
O problema é se ambos os navios estiverem cheios defeitos. Aí foi um tiro nos dois pés.
Nada que o martelinho de ouro não resolva 🙂
O problema é que eu aposto que o pessoal que inspecionou e que deu aval pra compra do São Paulo deve ter pensado a mesma coisa…
São navios totalmente diferentes, os navios britânicos são movidos por propulsão diesel elétrica, com motores Wärtsilä.
Amém, Deus te ouça.
Parece que, depois do São Paulo, a MB aprendeu a lição.
Atlântico e Bahia provam isso.
A MB vai ter os 72 milhões de libras para fazer as manutenções necessárias no Bulwark? Duvido. Mas, vá que tenha. Se o negócio fosse fechado agora, talvez essa manutenção ficaria pronta em 2028. Pega só o Albion e pronto.
O São Paulo quando veio tinha o dobro do tempo de serviço desses, já estava no bico do corvo toda a rede de pedágio precisava ser refeita fora os reparos estruturais
Se a Marinha Britânica está com dificuldades para adesão de novos militares as embarcações ativas, dificuldades para manutenção de suas embarcações e precisa enxugar os seus custos…
No final saiu um excelente negócio: deixou de gastar 72 milhões de euros e movimentou os militares dessas embarcações para outras de maior importância e que justifique o cenário de guerra atual.
E inaceitável essa m… de pais chamado Brasil adquirir equipamentos aposentados ,obsoletos. Tem adquirir equipamentos novos e avançados ” mas é muito caro ” mas é novo . Igual caças tem ser novos e avançados , uma marinha que não tem um porta aviões avançado tamanho do Brasil com riquezas que tem
Parabéns a MB, a Royal Navy é a Marinha com maior experiência de Guerra do Mundo, quase 300 anos de aprendizado e inovação, eles não estão se livrando desses navios atowa, eles sabem bem o que estão fazendo, fruto da Guerra da Ucrânia a Royal Navy é a Marinha que mais aprendeu nesse conflito … O futuro são os Drones Navais e Submarinos, Esses Brutamontes de Desembarque Anfibio podem ser inutéis , vê a Marinha Russa no Mar Negro, ela foi completamente bloqueada pela Ucrânia e o Reino Unido… Logo no cenário Brasileiro esses navios ainda têm alguma utilidade, mas… Read more »
Não me surpreenderia se a MB adquiriu os dois para transformar em um, se é que os senhores me entendem…
Pensei o mesmo, com o Bulwark, que não teve sua modernização finalizada, servindo de fonte de peças para o Albion.
Nesse preço está ótimo!
É exatamente isso que iria comentar, compra os dois bem barato e canibaliza um, só que aí entra uma questão: será que os itens mais críticos (custo e dificuldade de obtenção) não estão nas mesmas condições em ambos, creio que a MB, se for este realmente esta a sua intenção, deve ter feito o dever de casa – assim espero.
Pelo texto, e apenas pelo texto, o Albion completou sua manutenção/modernização. O Bulwark é que precisa de um adicional de investimento de mais de 70 milhões de libras.
É meu amigo, se realmente a MB estiver comprando essa dupla, espero que seja isso mesmo.
Eu adoro políticos. Eles cortam as verbas da RN, obrigando esta a se desfazer dos navios. Depois criticam de novo que a RN está vendendo os mesmos, dizendo que farão falta.
Ora, então faça com que a verba da RN seja suficiente para mantê-los na frota.
Os novos 4 SSBN Dreadnought têm custos astronômicos e os 2 NAEs Queen Elizabeth2 são caros de manter, sem contar que as fragatas Type 26 são caras e de alta tecnologia, os Destroyers Type 45 são de altissima tecnologia, não barato manter uma Marinha assim, a solução é sucatear e vender muitos navios semi-novos.
Acho que o governo britânico pensa assim; Se é pro Brasil ou pro Chile, pode fazer mais barato, Falklands está lá por perto e longe de nós, é bom pra manter as amizades…
Tecnicamente falando, o que você disse tem um fundo de verdade.
A MB tem laços com a RN de séculos.
E a RN também sempre teve bom relacionamento com a Armada Chilena.
Não era o que precisávamos, mas foi o que apareceu e deu para comprar, se navegar tá, ótimo, já estamos quase sem navios, agora vou jogar gasolina na fogueira kkkk…será que vêm com os Phalanx CIWS ativos? Duvido, mas sempre resta a esperança ,mesmo que mínima….
Nunes a venda está confirmada?
Não, me expressei mal, mas essa assunto tá rendendo até lá é porque têm base.
As Wave são mais necessárias
Mais uma vez o Brasil comprar de vez desenvolver, mais uma vez continuamos sendo lixão do mundo
A mesma choradeira quando venderam os Nan Atlântico
O Brasil tem tecnologia de sobra com fabricação própria e vai transformar esses navios em verdadeiras máquinas de guerra 🙂👏👏👏
Acho que todo mundo aqui quer uma marinha brasileira forte e com muitos navios modernos. Mas qual a necessidade da MB comprar dois navios “meia vida” com o “Atlântico” e o “Bahia” ainda em uso? Não seria melhor comprar um deles, de preferência o mais novo e mais barato para modernizar, e comprar um classe “Wave”?
Lembrando que a MB é uma marinha puramente defensiva que protege um país que tem uma longa tradição de neutralidade. Para nós, fragatas e submarinos são os tipos de embarcações mais importantes de ter e manter.
“ Mas qual a necessidade da MB comprar dois navios “meia vida” com o “Atlântico” e o “Bahia” ainda em uso?”
Essa é a pergunta do milhão! U acho uma compra, caso confirmada, totalmente descabida.
O que imagino é o seguinte: 1) quem defende litoral é exercido e força aérea. Marinha defende as Linhas de Comunicação Marítimas. 2) Hj, é mais imediato poder resgatar nacionais no exterior, dado as crises de conflito e ambientais pelo mundo, do que alguém buscar “nos sufocar” em nossas LCM. 3) teríamos, por tanto, antes de mais escoltas, capacidade de emprego da Força de Fuzileiros da Esquadra e tropas do Exército. Esses seriam escoltados por poucas escoltas nossas em operação combinada com escoltas de aliados, que poderiam também embarcar tropas em nossos navios, ou ter seus nacionais resgatados com os… Read more »
Ah não…
E nada dos Wave?
Precisam de reparos grandes, por isso foram aposentados. Compramos sucata, lembrem do São Paulo, bomba, custou 12 milhões…..e nunca funcionou bem, a MB jamais revelou quanto custou mante-lo ativo.
O pessoal comemorando nos comentários… Parece que o Nae São Paulo não ensinou lição nenhuma sobre comprar equipamentos velhos e prestes a serem aposentados. Realmente pensam que, mesmo passando por crises, a Royal Navy venderia equipamentos de bom custo benefício por mixaria? Sério? Depois de todos esses anos aquela velha mentalidade está voltando? Isto daí daqui 5 anos vai estar ancorado no porto, de onde dificilmente sairá até o seu descomissionamento. Um país com necessidades de patrulha colocando foco em navios de desembargue é complicado. Deveríamos estar com foco em embarcações de patrulha, de lançamentos verticais e bons sistemas integrados… Read more »
“Quando eu comprar a classe Albion, não direi nada. Mas, haverá sinais.”
Ass.: MB.
Esse negócio esta fechado? Pagamos barato pelo São Paulo mas sabendo que tinha problemas, esses tem problema?
Pelo menos um dos dois, tem problemas.
Está parecendo a mesma história do porta-aviões São Paulo. Cheio de problemas e demandando muito dinheiro em manutenção.
Temo que ambos possam virar rainhas do cais, na marinha da baía da Guanabara.
O Labour Party não tem um histórico bom de cuidado com a defesa no UK, antes tende a um desmonte. Mas os Tories não ficaram muito atrás nos últimos anos.
Acho que não têm necessidade…, o foco seria as Tamandares e submarinos…, vamos acabar virando uma marinha de fuzileiros navais…, muitos meios para a infantaria da marinha e meios para patrulhar e impor respeito na amazonia azul nada…rs Não sei se é impressão minha…, más…, dá a entender que a manutenção feita pelos ingleses é muito melhor que a dos franceses…, vide São Paulo (francês) e o Atlântico (inglês) O foco é submarinos, fragatas, corvetas e artilharia de costa…, o resto é bonito de ver esses navios grandes e novos ainda…, más não é o foco para nossa defesa… Fuzileiros… Read more »
Se realmente forem adquiridos pela MB, um deles poderia ser usado como navio escola, dando baixa no Ne Brasil. Ou, podem se revezar na função secundária de Navio Escola.
Independente da situação deles o que importa é o nosso,se a MB comprou os navios ótimo,o preço barato é com os britânicos resolverem depois.
Nosso Comando Naval adora desperdiçar nosso dinheiro. Mais um negócio “da Europa”, igual ao São Paulo.
Acho que as pessoas reclamam muito porem, se nao fossem essas compras de oportunidade da Inglaterra (navios patrulha, Atlantico), a marinha estaria numa situacao pior do que esta hoje.
Pra quem anda descalco, Kichute e bico fino kkkkk!
Receeeeeba !!!
Vai lá MB !!!
Agora pra passar a régua e fechar a conta bota um Wave Ruler no rolo aí também a suave prestações (10/15 anos pra pagar)😏👍🇧🇷😎⚓️
Agora temos uma força anfíbia de respeito. Já demos check list na força submarina. Agora falta escoltas e quem sabe um dia um porta aviões.
Eu gostaria de saber o que o Brasil vai faz-se com o Atlântico, Bahia e mais esses 2 Albion class. Os Fuzileiros Navais precisam de tudo isso? Enquanto isso, dentro de poucos anos teremos apenas 4 Tamandaré (tomara que cheguem a ser 4) e a Barroso e 4 submarinos. Tá ficando bem parecido com a FAB, cheia de aviões de transporte e meia-dúzia de caças.
Concordo com você !!!
Tenho certeza que vamos tomar a Venezuela, só pode ser isso.
Os fuzileiros navais precisam sim….olha o tamanho da nossa costa ….projetar poder naval negando o uso da praia em diversos pontos do litoral para um potencial invasor é estratégico.
Adicionaria ao que voce disse o repatriamento de nacionais, ajuda em calamidades climaticas, e tambem apoio a longos deslocamentos de navios.
Mais duas canoas que sem defesa (fragatas,submarinos-contratorpedeiros) não servem para nada !!! não iremos fazer nenhuma invasão anfíbia pelo contrario sem uma MB forte podemos ser atacados ate pelos Piratas do Caribe kkkk, comandados pelo capital Jack Sparrow no perola negra.
Kkkkkkkkkk
Nossa, se esta informação é verdadeira, realmente é uma pechincha, para dois ativos que mesmo que talvez tenham alguma coisa pra fazer podem atuar por muitos anos, até porque o Brasil não usa esses meios de forma tão intensiva como os ingleses, valeria muito estas aquisições
Neste aspecto vocẽ tem razão. 10% do preço de um navio novo… está barato.. mas eu sempre defendo que seja melhor contratar a construção de um navio novo em um estaleiro brasileoro..
mas 10 mihões de libras por navio… mas teria que incluir o valor de uma revisão em doca seca antes do navio ser transferiso. fizeram isto com o A140 e deu muito certo.
daí fica mais caro
Oi, mestre Camargoer. Então, os LPD classe Albion foram etiquetados, lá no fim dos 1990, cada, em ~ £ 225 milhões. A inflação da Libra inglesa acumulou, de 1998 a 2024 mais de 95%. Assim, hoje, grosso modo, um LPD classe Albion, que como o HMS Ocean foi construído sob padrões comerciais pra fins de economia, sairia uns £ 450 milhões, mais de R$ 3 bilhões, quase o preço de uma Tamandaré. E sabemos que a prática empresarial da época (com fusões, aquisições, reorientações corporativas, etc) abalaram a aquisição dos meios (pela diluição das responsabilidades) que resultou em certa insatisfação… Read more »
Não adianta discutir.
Todo mundo já sabe que as FA do Brasil só compram sucata!
Que ótimo, agora poderemos desembarcar sei lá aonde!!!
Maior surpresa é a mb ter dinheiro pra pegar esses navios