Manobra de imersão dinâmica do submarino Tonelero (S42)
No dia 30/01, a Itaguaí Construções Navais (ICN) avança em mais uma etapa do processo construtivo do Submarino Tonelero, o terceiro navio de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). A Imersão Dinâmica, Marco de Segurança J10, que tem como principal objetivo validar a capacidade de ocultação, permanência e recarga de baterias no mar, além de avaliar a operacionalização da guarita de salvamento e o controle atmosférico interno do navio. Esse procedimento representa um importante marco industrial e precede entregas ainda mais desafiadoras.
A imersão dinâmica de um submarino ocorre quando o navio utiliza em conjugado, a sua propulsão e seus lemes horizontais, aliados ao seu casco hidrodinâmico, vencendo a resistência e o atrito com o meio líquido, direcionando o casco para baixo e mergulhando com o submarino, dessa forma, sem a dependência dos seus tanques de lastro.
Para garantir a segurança e a precisão da manobra, diversos testes preparatórios foram conduzidos pela ICN para assegurar o sucesso da imersão. Além disso, a Marinha do Brasil, com o apoio do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), realizou uma rigorosa Inspeção de Segurança para reforçar a confiabilidade da operação e a preparação da tripulação para futuros passos.
Próximas Conquistas
Com a conclusão bem-sucedida da 1ª Imersão Dinâmica, a próxima fase será o Marco J11: a Imersão em grande profundidade. Esse teste avaliará a resistência do casco às pressões exercidas em profundidades operacionais máximas, bem como o funcionamento de sistemas essenciais para a segurança e eficiência do submarino. A previsão para a incorporação do submarino Tonelero à Marinha do Brasil é para o segundo semestre de 2025.
O PROSUB é uma das iniciativas mais ambiciosas e estratégicas das Forças Armadas brasileiras, projetado para fortalecer a capacidade de defesa do país e assegurar a proteção das suas vastas riquezas marítimas, especialmente na região do pré-sal. Lançado oficialmente em 2008, o Programa é parte fundamental do esforço do Brasil para modernizar sua Força Naval e garantir a Soberania Nacional.
FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)
A última foto ficou sensacional!
Que venham mais submarinos…, temos uma base de submarinos de primeiro mundo na ilha da madeira e a ICN fortalecendo o seu nome e mão de obra internacionalmente na construção de submarinos…, não dou 3 a 5 anos, marinhas de outros países vão nos procurar para manutenção e construção de submarinos… A marinha brasileira têm que ser reconhecida e respeitada no mundo, como uma das marinhas mais fortes em submarinos… Vamos manter a mão de obra que demora para ser formada, e baratear a manutenção… E esquecer porta aviões!!! Já fiquei em hotéis a trabalho ali na região de Itaguai-… Read more »
Concordo. O objetivo do estaleiro deveria ser buscar nacionalizar o máximo de componentes que a indústria nacional poderia produzir, de modo sustentável que não comprometesse sua saúde financeira. De preferência alterar gradualmente o modelo do submarino para que, no fim, o projeto do casco e outras áreas seja nacional. É preciso fomentar a empresa e suas fornecedoras. E isto só se faz mantendo pedidos sempre na linha do horizonte. A preocupação é a MB deixar o estaleiro minguar pela falta de contratos. E mais um ToT (junto com bilhões e bilhões) sendo perdido. Dito isto, não podemos deixar de dar… Read more »
Próximo a linha final de construção dos Sub a diesel, os olhares ficarão fixos no Sub Nuc rsrsr