Alemanha pode garantir financiamento para venda de submarinos à Argentina
Berlim, 29 de janeiro de 2025 – O Comitê de Orçamento da Alemanha está prestes a aprovar garantias estatais no valor de até 4,1 bilhões de euros (US$ 4,27 bilhões) para auxiliar a empresa Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) na conquista de um contrato com a Argentina para a construção de três submarinos, segundo fontes do comitê consultadas pela Reuters.
O contrato, avaliado em aproximadamente 2,2 bilhões de euros, ainda não foi formalizado, e há concorrência com um estaleiro francês, que também está na disputa pela encomenda argentina.
Caso seja concretizado, o acordo cobrirá a construção e entrega de três submarinos do Type 209, além de peças de reposição e treinamento para a Marinha Argentina. De acordo com um documento do comitê analisado pela Reuters, o estaleiro alemão está em negociações diretas com o Ministério da Defesa da Argentina, e as entregas estariam programadas para 2034 e 2035.
Um dos principais requisitos para que a Argentina firme o contrato com a TKMS é a oferta de financiamento a longo prazo, algo que a aprovação das garantias pelo governo alemão ajudaria a viabilizar. A expectativa é que o Comitê de Orçamento aprove as garantias ainda nesta quarta-feira.
A Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) não comentou oficialmente sobre o caso até o momento.
”Entregas previstas de 2034 e 2035”, os argentinos vão ter que escolher ao menos 1 unidade usada nesse período.
Ou não.
A Armada não tem mais nenhum sub operacional desde 2017, quando o San Juan afundou…
Depois do Acidente trágico com o ARA San Juan não acredito que eles comprem algo usado, mas uma coisa que dava pra negociar era entregar um SBR nosso com venda de prateleira e agente encomendar um outro pra manter a produção… poderia ser o S42 ou o S43, seria bom para eles e para nós!
aí eles esperam nos novos para 2034
Que, aparentemente, espionava as Falklands.
Para entrar em operação em 2034 poderiam escolher um submarino mais moderno, como o 214.
Será um Type 209 NG.
MTA emoção pensar que a Argentina de fato vai concretizar essa compra! Quando se trata de Argentina, só acredito quando realizarem o primeiro teste de mar! Até lá muita água ainda vai rolar por baixo e por cima desses submarinos
O custo e demasiado, o 209 atende e tem preco mais acessivel
Enquanto isso, temos um presidente orgulhoso que é incapaz de separar indiferenças pessoais.
São nesses casos que o Brasil deveria negociar com a Argentina. Além do mais, boa parte dos componentes do Guarani e Kc-390 são feitos na Argentina, e isso seria um bom motivo para argumentar.
“Calma aí Hermanos, vocês fazem parte de um produto com alto teor tecnológico ( Kc-390 e Guaranis), não fazem encomendas, então, compra aí 3 Riachuelos, e eu compro 2 pra fazer escala de produção”. `
Mesmo que os PR’s brasilero e hermano fossem melhores amigos ( e, lembrem-se, não são ), você estaria dispostos e financiar bilhões de reais pra que a Argentina compre 390, Guaraní e Riachuelo? Quer mesmo arriscar? Os argentinso sempre viram o Guaraní como “um carro de brinquedo”, até pouco tempo, compartilhavam da opinião que o 390 é um “carrinho de mão”, e se a MB ja está sentindo na pele que operar Scorpéne é mais caro que operar IKL, imagine a Armada. Não, desse mato não sai cachorro. Por isso que torço pro 390 ganhar na Índia, e as peças… Read more »
Mas amigo, a maioria dos países tá f** de orçamento tbm, se nós formos 100% seletivos quanto a clientes não vamos exportar nunca. A Alemanha vai financiar os caras e não tá nem aí. No caso da Argentina imagino que nós ainda teríamos uma vantagem, podíamos incluir “escambos” no contrato como garantia, “se não pagar determinada parcela a Argentina fornece X motores do Guaraní” ou algo similar, podia até ser gás natural do novo campo que vão começar a explorar.
Perigo de calote ….
Como tudo vindo da Argentina, eu lhes desejo boa sorte, e desejo que eles consigam.
Como tudo vindo da Argentina, só acredito vendo.
A Classe Tupi é baseada no projeto U-209-1400.
O que a MB deveria ter feito? Evoluído o Tupi para uma embarcação maior, deslocando acima de duas mil toneladas.
O que a MB fez? Comprou o Scoperne achando que teria submarino nuclear.
A marinha argentina usava um 209 (ARA Salta), e dois TR-1700 (Thyssen). O que a Armada provavelmente irá fazer? Financiar submarinos alemães.
Essa é diferença de uma marinha que pensa em meios e outra que pensa em ToT. Bom senso.
kkkkkk, argentinha pensa tanto em meios, que ficou sem nenhum. A Classe Riachuelo causa inveja nos nossos irmãos sulamericanos.
O Comitê de Orçamento da Alemanha (obviamente, do Estado) lutando para dar dinheiro público para auxiliar a empresa TKMS (privada, naturalmente) a vender. Está aí um Estado que se mexe para promover metas privadas que, ao fim e ao cabo, acabam abrangendo interesse público. Temos muitos que aprender.
Embraer recebe auxilio do BNDES, o que nos falta é outras empresas para os bancos financiarem as exportações de industrializados deste nível.
Se você acompanha este blog há algum tempo, deve saber do parto que foi chegar ao ponto de o BNDES financiar exportações de materiais de defesa e, até onde sei, esse financiamento é só para a Embraer, por causa de um acordo específico. O Banco do Brasil com sua presidente woke encerrou expressamente o financiamento da base industrial de defesa brasileira e o mesmo ocorreu com bancos privados brasileiros.
Atualize-se.
A orientação do BB foi revertida pouco depois de divulgada.
Afinal qual é o melhor, o Scorpene brasileiro ou o 209 NG?