LIVE: A evolução dos navios escolta da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF)
![](https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2025/02/Live-JMSDF-2000x1125.jpg)
Participamos ontem de uma live no canal Base Militar Vídeo Magazine do amigo Felipe Salles, para falar sobre a evolução dos navios escolta da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).
Conversamos sobre a história e estratégia do Japão do pós-guerra e a evolução dos principais navios escolta, do destróier Harukaze à fragata Mogami.
A JMSDF desempenhou um papel essencial no equilíbrio estratégico da Ásia-Pacífico durante a Guerra Fria, consolidando-se como uma força naval alinhada aos interesses dos Estados Unidos.
Ela foi concebida essencialmente como uma força naval defensiva, com foco em operações de guerra antissubmarino (ASW) e defesa aérea de frota, evitando a posse de capacidades ofensivas como porta-aviões.
DDG Maya é o melhor de todos!
Mogami>>>>>>>> Tamanduá kkkkkkk
incrível como esse navio além de lindo tem ótimas qualidades
e é mais barato
Cada Mogami custa ~ 400 milhoes de dolares. Sabendo que o custo do programa Tamandaré vai bater proximo de 3 bi de dolares (2.75 bi euros pelos ultimos calculos), daria pra comprar uns 7 mais armamentos.
Terra do famoso superfaturamento pada aquele fim…..
Se olhar os submarinos é ainda pior. O primeiro Taigei custou 720 milhoes de dolares mas o custo dos demais ja caiu pra 450 milhões/embarcaçao. Sao embarcações com propulsão convencional + bateria de litio que permite ate 60 dias submerso e maior velocidade, fora extremamente silenciosos. Se comparar com o Prosub que anos atras tinha estimativas de 40 bi reais por 4 scorpenes mais o primeiro SSN, daria a incrível bagatela de 14 Taigeis mais troco pra armamento.
Que grande oportunidade para o Brasil