Na quinta-feira, 13 de fevereiro, o submarino HMS Halland foi lançado após uma extensa modernização de meia-vida no estaleiro da Saab em Karlskrona. O HMS Halland é o terceiro e último submarino da classe Gotland a passar pela atualização, que incorpora novas tecnologias e sistemas do mesmo tipo que serão utilizados nos futuros submarinos da classe Blekinge.

O lançamento representa um passo importante para a capacidade submarina da Suécia. Com a modernização, o HMS Halland poderá realizar missões marítimas por muitos anos, operando com novas capacidades ao lado de seus submarinos irmãos, HMS Gotland e HMS Uppland, que já passaram por atualizações semelhantes.

“Proteger a infraestrutura submarina crítica e as rotas marítimas é mais importante do que nunca. O lançamento do HMS Halland é uma prova da capacidade da Saab de modernizar e fornecer submarinos avançados com as capacidades exigidas pela Marinha Sueca. Com o HMS Halland, a Marinha Sueca, e, por extensão, a OTAN, ganham um reforço adicional para defender e monitorar o Mar Báltico”, afirma Mats Wicksell, chefe da área de negócios Kockums da Saab.

Os submarinos desempenham um papel estratégico fundamental na defesa e podem ser empregados em todo o espectro de conflitos, desde tempos de paz até cenários de guerra. A capacidade do HMS Halland de operar de forma furtiva e com grande autonomia o torna um ativo valioso no Mar Báltico, onde as águas estratificadas dificultam a detecção de submarinos.

Durante a modernização, mais de vinte sistemas centrais do HMS Halland foram substituídos, incluindo sensores e sistemas de comando. Esses sistemas são os mesmos que serão utilizados nos submarinos da classe Blekinge (A26).

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rommelqe

Uma consideração que me parece pertinente é: qual fator considerado para extender o comprimento do casco em (somente) 2.000mm? Numa primeira abordagem podemos dizer que esta extensão seria devida à necessidade de maior espaço requerida pelo sistema Stirling e/ou devido à necessidade de abrir mais espaço para a montagem/passagem de componentes deste sistema? Sim pode ser, mas se fosse “só isso” acredito que até poderia ser maior; nesta categoria de possibilidades podemos incluir a remoção e remontagem dos motores e caixas de transmissão. Poderia tal extensão ser decorrente da necessidade de maior espaço para os novos sistemas de detecção? Sim,… Read more »