Duas explosões ocorreram durante a noite em 15 de fevereiro, danificando o petroleiro Seajewel, que estava atracado no porto de Savona, no norte da Itália.

De acordo com relatos da IVG, as explosões ocorreram enquanto a embarcação estava se preparando para descarregar.

Uma investigação da Ukrainska Pravda descobriu que Seajewel, que atualmente navega sob bandeira de Malta, ainda está listada entre os navios que transportam petróleo russo para a UE, apesar das sanções impostas.

A agência de notícias acrescenta que o navio está entre os petroleiros que transportaram carga russa três vezes em 2024, em Fevereiro, Março e Maio, tornando o navio uma parte da shadow fleet da Russia.

IVG afirmou que a causa da explosão permanece desconhecida. A Guarda Costeira de Savona está investigando o local com mergulhadores, mas as autoridades ainda não divulgaram mais detalhes.

A tripulação da embarcação relatou ouvir dois estrondos altos, e a deformação do casco sugere o possível uso de dispositivos explosivos. Além disso, o dano estar abaixo da linha de água, juntamente com uma morte de peixes próximos, apoia ainda mais essa teoria.

Em 10 de janeiro, a administração Biden anunciou seu pacote de sanções mais abrangente até agora, voltado para o setor de energia da Rússia. Descrito como as medidas mais duras até o momento, as sanções visam as indústrias de petróleo e gás natural liquefeito da Rússia, com autoridades estimando perdas econômicas potenciais de bilhões de dólares por mês.

FONTE: United24

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Aires

Foi culpa do Putin.

Iran

SBU trabalhando

Dagor Dagorath

Culpa do Sergey, que estava bebendo vodka e fumando na embarcação.

Underground

Coitado! 🙈

Rodrigo

Ygor fumando novamente?

José Joaquim da Silva Santos

investigação da Ukrainska Pravda … ummm