Concepção em 3D do Type 004

China está avançando no desenvolvimento de seu primeiro porta-aviões movido a energia nuclear, o Type 004, conforme indicam imagens de satélite e relatórios recentes sobre atividades no estaleiro de Dalian.

Estruturas semelhantes às catapultas C3 e C4 foram observadas no local, sugerindo testes relacionados ao novo navio. Um mock-up do caça J-15 também foi identificado, reforçando a possibilidade de que esses sejam os primeiros módulos confirmados do Type 004. Relatos indicam a presença de um possível segmento de convés com trilhos para catapultas, embora ainda haja debate sobre se trata-se de um módulo de teste ou um estágio inicial da construção.

O Type 004 deve ser o maior porta-aviões do mundo, com deslocamento estimado entre 110.000 e 120.000 toneladas, superando o USS Gerald R. Ford. Com cerca de 330 metros de comprimento e 83 metros de largura, será semelhante ao Gerald R. Ford, mas ligeiramente mais largo. O navio usará propulsão nuclear desenvolvida pelo Instituto de Energia Nuclear da China (NPIC), eliminando a necessidade de reabastecimento durante décadas e garantindo maior autonomia operacional. Sua velocidade deve ultrapassar 30 nós, tornando-o um dos navios mais rápidos de sua categoria.

O reator nuclear do Type 004 está sendo desenvolvido sob o Projeto Longwei, com um protótipo terrestre já identificado no NPIC em Mucheng. Documentos de aquisição indicam que o reator foi projetado para instalação em uma grande embarcação de superfície, possivelmente com propulsão elétrica integrada. Isso permitiria o uso de sistemas avançados como catapultas eletromagnéticas (EMALS), radares e equipamentos de guerra eletrônica. O projeto faz parte da estratégia chinesa para consolidar capacidades navais nucleares, com implicações para futuros navios de guerra.

O design do porta-aviões deve incluir EMALS para lançar aeronaves mais pesadas com maior eficiência. As imagens de satélite indicam um layout de convés com duas catapultas na lateral de estibordo e uma pista angulada para operações simultâneas de decolagem e pouso. O hangar interno acomodará um grande número de aeronaves, incluindo caças J-15T, o furtivo J-35 e possivelmente um novo modelo, J-50. Também haverá aviões de alerta antecipado KJ-600 e helicópteros Z-20F para guerra antissubmarino, além de UAVs para missões de reconhecimento e reabastecimento aéreo.

O Type 004 contará com sistemas defensivos avançados, incluindo armamentos CIWS, possivelmente o Type 1130, para defesa contra mísseis e aeronaves inimigas. Também poderá incorporar mísseis superfície-ar HQ-10 e sistemas de guerra eletrônica. Relatos indicam que armas de energia dirigida, como canhões eletromagnéticos ou lasers, podem ser consideradas, embora não haja confirmação oficial sobre sua implementação. O progresso da construção segue em Dalian, com previsão de montagem modular e estruturação do casco entre 2024 e 2025, lançamento entre 2026 e 2028 e entrada em serviço entre 2030 e 2032.

A China evoluiu rapidamente no desenvolvimento de porta-aviões, passando da aquisição de modelos estrangeiros para a construção de projetos próprios. Após estudar navios soviéticos e o HMAS Melbourne, lançou o Liaoning (Type 001) em 2012, o Shandong (Type 002) em 2019 e o Fujian (Type 003) em 2022. O Type 004 representará um avanço significativo, permitindo operações prolongadas sem reabastecimento e aumentando a projeção de poder da China no Indo-Pacífico e além. Caso seja bem-sucedido, colocará a China no seleto grupo de nações com porta-aviões movidos a energia nuclear, embora os EUA ainda mantenham superioridade operacional com 11 unidades desse tipo.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Koprowski

… e o Brasil avança no projeto do NPa500BR da EMGEPRON…kkk

Adriano RA

Nem sei se está avançando…

Heinz

e com pouquíssimas unidades

Dagor Dagorath

A Emgepron só avançou o projeto básico, aliás.

Bernardo santos

Nosso país é uma piada de mal gosto

Willber Rodrigues

Olha, se esses NPa REALMENTE forem contruídos em quantidade, pode agradecer a Deus e dar tiro pro alto.

Hamom°

Um analista militar chines disse uma vez que o Brasil é uma nação com um dos piores resultados [senão o pior…], na questão de transformar o valor do orçamento militar nacional em capacidade militar efetiva para defender o pais.

Willber Rodrigues

Não preciso de chineses me falando o óbvio.
Quer dizer, é ÓBVIO pra todo mundo, menos pro pessoal da caserna…

Rogério Loureiro Dhierio

Até para o pessoal da caserna é óbvio, mas eles estão pouco se lixando para o que é ou deixa de ser óbvio.

Andrey

Também 80% do orçamento é pra pagar salário. O Brasil é um país pobre e esses generais querem ganhar mais que generais americanos investindo um terço do que eles investem em relação ao PIB, as forças armadas tão se lichando pro Brasil.

Last edited 11 horas atrás by Andrey
João

Sei…
Veio um oficial chinês fazer o curso de Estado- Maior no Exército. O cara era da Marinha….. só voou…

Eu só queria ver quem fala mal cuidar desse orçamento no continente Brasil, com todos os problemas burocráticos e estruturais q tem aqui.

Se põe falando de pensão, mas não tem solução pra fazer melhor. Nem tiram a pensão do orçamento, pra ter noção da realidade para real comparação com os outros.

Só sujam as discussões. Não sabem absolutamente de nada.

Koprowski

… que nada…ele só está com inveja da super mega hiper potência militar que o Brasil é…kkk

Machado

Também já ouvi de um especialista militar europeu dizer que as Forças Armadas Brasileiras parecem Forças Armadas de brincadeira. Isso não é novidade nenhuma. Brasil sempre pego com as calças na mão. Guerra só Paraguai. Primeira e Segunda Guerra Mundial. Aí quando as coisas acontecem dá um “jeitinho”

Rodolfo

Isso pq as FA são obcecadas com a idéia de perder a Amazônia. E agora entao com risco de eventual intervenção americana na Venezuela com Marco Rubio a cargo da política externa americana, o pessoal do EB em Roraima não vai ter muito o que fazer se não torcer por um conflito rapido.

Carlos

Avançando? Aonde? kkkkkkk… quem dera!

PACRF

O Brasil não compete com a China. O Adversário da China são os EUA.

Rogério Loureiro Dhierio

Começou a distorção….

André Luís de Barros

Perfeito. Dinheiro do contribuinte jogado fora. Aqui não existe a cultura de defesa. Mas sim a cultura a corrupção e propina. Começa hoje com mil e termina amanhã com milhões investidos em nada, sem resultados e muitos militares, políticos e civis ricos. E nada de avançar nenhum projeto que seja do interesse do Brasil.

Top Gun Sea

Com certeza é a construção do Type 04. Não se enganem com a China. Assim que esse for para água dará início a construção seriada dessa classe. E será igual pastel de feira, vão construir um bloco e replicar mais 2 e assim sucessivamente, produzindo 3 porta aviões de uma só vez pelo preço de dois devido a construção seriada minimizar os custos e acelerá a produção, como fizeram com as type 054A. E rapidinho terão uma dezena P.A, desbancando os EUA e um detalhe, serão 100% zero bala. Quanto aos dois Stobar serão vendidos e aposto que o cliente… Read more »

ChinEs

A China esta entre a espada e a parede, principalmente agora que o Trump esta no poder, a China saber que os EUA vão ser bem mais agressivos com ela, o Trump esta pacificando a sua disputa com a Rússia , para se focar e concentrar com exclusividade na China, vimos o que ocorreu no canal do Panama, A China que se cuide… Agora o bicho vai pegar… Ou China constroi o seu Hard Power, ou vai ser fatiada de novo.

Willber Rodrigues

Que os EUA vão subir o tom com a China, isso é óbvio.
A questão é:

China não é Panamá, México, Canadá ou Groelândia.

PACRF

Nem a Rússia, que tem uma economia baseada no extrativismo e na venda de commodities. A pior ameaça da China aos EUA é na economia e na tecnologia de ponta. O DeepSeek fez um estrago de mais de um trilhão de dólares em Wall Street. Provavelmente vem mais por aí. Ademais, a Rússia sabe muito bem que o governo do “amigo” Trump tem prazo para acabar.

Cassini

“Nem a Rússia, que tem uma economia baseada no extrativismo e na venda de commodities”.

Que besteira é essa, amigo!? Confundiu Rússia com Brasil?

Claudio

Esse seu argumento não tem veracidade alguma!

PACRF

De acordo. Afinal esse nosso colega de blog é daqueles que vive em um universo paralelo, ou seja, não consegue pensar fora da sua “bolha”.

ChinEs

A China se fortaleceu como nunca durante a Guerra da Ucrânia, a China fez um acordo com a Rússia de 400 bilhões de dolares para a venda de hidro-carbonetos, petroleo e gas por 25 anos, recebeu material fissil para duas centrais nucleares que podem aumentar exponencialmente o stock de bombas nucleares da China para 3500 artefactos atômicos nos próximos 20 anos, China cresceu em termos de mísseis hipersônicos e drones avançados, o Trump quer acabar essa aliança entre China e Rússia, os EUA não podem combater 2 inimigos poderosos ao mesmo tempo, foi assim que a Alemanha na 2GM sucumbiu,… Read more »

curisco

Trump é vassalo do Putin e do Musk.

Como ele pretende entrar numa guerra comercial com a China se está esculachando com quase todos os parceiros comerciais no mundo Ocidental?

A economia americana vive de importações e impressão de dólar.

Top Gun Sea

Vixi! Faz me rir caramelo! Você acha que o Putin vai abandonar o BRICS? Os Estados Unidos está quebrado e esse maluco no poder vai quebrar mais rápido ainda o país com sua política isolacionista. A Europa, Canadá, México e parte da América do Sul está se afastando rapidamente do comércio com os EUA e a China está abocanhando parcerias com todos os continentes, lembrando que a China teve um superavit primário de 1 trilhão de dólares em 2024. Parece que você vive em uma terra plana.

Hamom°

”…lançamento entre 2026 e 2028 e entrada em serviço entre 2030 e 2032.”

O Liaoning entrou no serviço ativo em 2012,
Até 2032 terão decorridos 20 anos…

Em duas décadas [ou menos] a China, reformou completamente o Liaoning, formou doutrina de uso, lança e opera + 3 porta-aviões totalmente desenvolvidos e construídos internamente.

E neste Type 04 provavelmente alcançará paridade em capacidades e tecnologias com o mais avançado porta-aviões dos EUA.

Last edited 14 horas atrás by Hamom°
André Macedo

E pularam das catapultas a vapor (tecnologia que só os EUA dominam até onde eu sei) direto pras catapultas eletromagnéticas.

Leandro Costa

As catapultas à vapor foram inventadas pelos Ingleses.

Fizeram o óbvio. Se é para desenvolverem uma tecnologia que não conhecem, partiram logo para a que vai substituir a tecnologia ‘atual.’

André Macedo

Achei que tinha sido os americanos que os inventaram, mas me referi ao fato de que só eles dominarem a tecnologia já faz um tempo, as do Charles de Gaulle são fornecidos pela GE, os ingleses não as utilizam faz um bom tempo e muito provavelmente perderam o know how.

Não acho que seria tão óbvio, até pq não sei realmente sobre o gap entre as duas tecnologias, aparentemente é bem difícil de desenvolver e/ou cara. O óbvio pra mim seria desenvolver o mais simples primeiro, mesmo que em escala menor.

Leandro Costa

Pois é, mas quando se parte do zero, seja melhor partir para algo novo. O sistema de lançamento por vapor também não é simples.

FERNANDO

Vocês acreditam que o Brasil é o que é, por causa simplesmente de políticos desonestos? Não querem ver esta nação crescer! Tem bandidos na trincheira! Os grandes projetos nacionais são sabotados! Se fosse apenas a área militar se dava um jeito, mas, é o contexto inteiro. Neoliberalismo as avessas. Política do vale tudo. Destruição de instituições. Ensino básico sendo sucateado. Nosso futebol está morrendo. Aliás, aqui no Paraná o Paraná Clube, terceira maior força do estado no futebol, não vai durar um ano. Está a um centímetro de decretar falência. Ninguém faz nada. Aquela atitude altruísta e sem interesse, e… Read more »

Hamom°

Votei positivo no teu comentário, mas o ”sistema” zerou a conta, dando simultaneamente um voto negativo.

Já vi este bug acontecer várias vezes…algumas ocasiões acontece de eu clicar no voto e somar 2 ou 3 votos em vez de 1, pode tb inverter positivo e negativo.

Carlos

Do jeito que são, daqui a pouco, vão estar cuspindo 1 desse por ano

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Se o almirantado brasileiro tiver nesse desvaneio de ter ou construir um Porta Aviões ainda…, pode esquecer…

A marinha vai para o brejo…

Os pilotos navais, podem atuar a partir de bases aéreas e navais na costa brasileira…, não precisa mudar os pilotos de funções…, só comprar caças navais novos para eles…, e atuarem a partir da costa…

Essa de projeção de poder com porta aviões para nós aqui não têm fundamento…, é manter a defesa operacional

Carlos

Bom que a galera está deixando essas loucuras sem sentido do Brasil ter porta aviões de lado. Ainda há um ou outro sem noção que acha legal uma nação com doutrina defensiva e da paz, ter equipamentos de projeção de poder caríssimos com um orçamento enxuto igual ao que temos. O máximo que poderíamos ter seriam submarinos nucleares, em questão de valores e operação. De resto o nosso foco deveria ser em navios talvez na categoria dos destróyers ( por conta dos lançamentos verticais e da variedade de misseis que podem ser utilizados ali ), submarinos, aviões de patrulha e… Read more »

João

Carlos…
Acredito q não sabia o que é doutrina defensiva….
Chile, Israel e Índia também tem. Sabia?
Uma das funções do PA é a projeção de poder? Só isso? Não. Um PA pode embarcar meios para se fazer um Controle de Área Marítima de forma muitíssimo mais eficiente do que só escoltas.
É por isso q temos de ter? Não. Temos de analizar nossa realidade. Mas podendo em orçamento, seria muitíssimo bom.
Veja a Marinha Francesa, q durante décadas, tinha seus PA pra guerra naval, pra Controle de Área Marítima.

Andrey

Eu dou risada quando vejo notícias sobre a intenção do exército de construir misseis hiperssonicos, não produzimos nem um mísero tanque e vamos produzir misseis hipersonico kkkkkk

Marcelo

Continua na mesma situação, nao apareceu nenhuma empresa interessada na fabricação !!!
https://tecnodefesa.com.br/marinha-nao-consegue-encontrar-empresas-interessadas-em-suas-unidades-fabris/

João

Sabichão…..

Carlos

Sempre que vemos alguma nação que, ou estava no mesmo patamar do Brasil ou ainda está, alcançando feitos consideráveis, ou pelo menos, conseguindo fazer o café com leite básico, ocorrem debates de como nos apequenamos propositalmente por causa de políticos que mais parecem estar dispostos a nos lotear e saquear, do que em nos ajudar. Entretanto, por mais que tais debates sejam importantes, não podem se limitar a campos de comentários com achismos. Pouco podemos fazer desse jeito. O negócio é se organizar, conversar entre si, mandar essas ideologias para a p# que o pariu e começar a falar sobre… Read more »

Chaosnat

A principal diferença entre o Brasil e os EUA é que lá o partido republicano e o democrata são “inimigos” só durante a disputa presidencial, depois que passa a eleição nenhum dos lados contestava o resultado e qdo o assunto era a segurança nacional eles se unem em um só bloco. Aqui no Brasil quem tiver no poder sempre vai ter seus inimigos na oposição aproveitando toda e qualquer oportunidade pra desgastar o governo de plantão (seja ele de esquerda ou direita) e tentando atrapalhar toda e qualquer votação no legislativo que seja para melhorar a qualidade de vida da… Read more »

André

Claro…. Ninguém “contesta”. A derrota do Trump em sua reeleição foi plenamente e prontamente aceita por ele. Beleza viu?! _____________

EDITADO

Last edited 10 horas atrás by André
Leonardo

Altamente bem protegido. Nota-se os viés de fabricação chinesa.

Leonardo

*ciws

Abymael2

Me chamou a atenção o desenho da ilha, com ângulos simples a fim de não brilhar tanto no radar inimigo. E sem apelar para aquela solução esquisita do porta-aviões britânico.

Luiz

Eles tem e que valorizar seu pessoal.

pedro

um amigo meu me disse que os chineses ja vieram treinar no porta aviões são Paulo. vieram aprender como operar em porta aviões. dei boas gargalhadas. QUE PIADA ! acho que ele sonhou.

Rodolfo

Não é lenda. Foi no governo Lula nos anos 2000.

https://youtu.be/C4JbIxuwLZw

Santamariense

Comentou-se na época, em 2009, que os governos brasileiro e chinês teriam assinado um acordo para que ao redor de 600 militares da marinha chinesa viessem receber treinamento no A-12 São Paulo. Porém, em 2009 o A-12 ainda estava em manutenção, devido ao acidente com a tubulação de vapor ocorrida ainda em 2004. A manutenção arrastou-se por vários anos, e com a indisponibilidade do navio, o acordo entre Brasil e china foi suspenso.

Rodolfo

Vieram na adm Lula anterior quando o Jobim era Min Defesa. O Brasil havia sido treinado pela US Navy nos anos 90 a operar catobar depois da chegada do A4 do Kuwait. França e EUA, os outros países com PA catobar nao tinham interesse em repassar conhecimento pros Chineses.

Enio

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Aéreo

Os chineses estão conseguindo algo que os soviéticos nunca implementaram. Uma aviação embarcada compatível com a da USN.

André Luís de Barros

Boa noite a todos. Quando vejo a matéria e leio os comentários, para mim é como se daqui a dois anos a China tivesse capacidade militar e tecnológica para ultrapassar os EUA. Não acredito. A China está tentando ter um PA nuc. Os EUA tem vários. Então, para mim, e é só uma opinião pessoal, 1, um só PA nuc para a China não muda muito o jogo de poder. É claro que ela se fortalece regionalmente, mas em termos globais os EUA vão manter a sua hegemonia por muitos anos ainda. Esse PA no meu ver demora ainda uns… Read more »

Jean

A MB precisa responder com a adição de um Simbad RC na classe Macaé, Monitor Parnaíba, e 08 Mansup-1 + 16 Sea Ceptor no Atlântico. 😏