Kure: O passado e o presente da indústria naval militar japonesa em um passeio imperdível

Por Carlos H. Miyagi
Especial para o Poder Naval
A cidade de Kure, localizada a menos de uma hora de trem de Hiroshima, é um destino imperdível para os entusiastas da história naval. Famosa por ter abrigado uma das maiores bases navais do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, a região foi o berço do lendário encouraçado Yamato, a maior belonave já construída pela Marinha Imperial Japonesa.
Atualmente, os visitantes podem explorar essa rica história através de uma série de museus e passeios, entre eles o “Bay Ship Tour”, um cruzeiro que oferece uma visão privilegiada da atual indústria naval e das embarcações da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).
Museus e memórias da Segunda Guerra
A primeira parada obrigatória para os visitantes é o Museu Yamato, que fica a apenas 10 minutos de caminhada da estação de trem de Kure. O espaço conta com uma impressionante maquete em escala 1/10 do Yamato, além de exibições sobre a engenharia e história do navio. Entre os destaques estão um caça Zero e um mini-submarino Kairyu, que ajudam a contextualizar a estratégia militar japonesa da época.
Mais informações: Yamato Museum
Ao lado do Museu Yamato, está localizado o Museu da JMSDF, que oferece uma visão sobre as operações navais contemporâneas do Japão. A principal atração é o submarino Akishio, que pode ser visitado por dentro, proporcionando uma experiência única de imersão na vida de um tripulante submarinista.
Mais informações: JMSDF Museum
O passeio de barco “Bay Ship Tour”
Para aqueles que desejam explorar ainda mais a história e a modernidade da indústria naval japonesa, o “Bay Ship Tour” é uma excelente opção. Com duração aproximada de 20 minutos, o passeio parte de um pier próximo aos museus e é guiado em japonês. Durante o trajeto, os visitantes passam pela doca onde foi construído o Yamato, atualmente operada pelo estaleiro Japan Marine United Corporation (JMU), e pelo antigo arsenal da Marinha Imperial Japonesa.
O passeio segue em direção às embarcações da JMSDF, proporcionando vistas impressionantes de diversos destroyers, fragatas e submarinos. Com um pouco de sorte, os visitantes podem avistar o recém convertido porta-aviões DDH-184 Kaga, um dos maiores navios da atual frota japonesa, baseado em Kure.
O passeio é uma oportunidade única para conhecer de perto tanto a história quanto a modernização da Marinha Japonesa. Seja para entusiastas da história naval ou curiosos em geral, Kure se firma como um destino imprescindível para quem visita a região de Hiroshima.
É até curioso quando você lembra que a IJN foi “cria” da Royal Navy, antes de ambos estarem de lados opostos na guerra…
Sobre o Yamato, por mais icônico, imponente e famoso que ele tenha sido, e ainda seja, no fundo, ele foi talvez a mais cara e mais inútil arma já criada.
O problema do Yamato foi o mesmo de todos os encouraçados: o porta aviões.
Cruzadores e encouraçados se tornaram alvos grandes demais. Destroires se tornaram os pilares de defesa antiaérea. E mesmo hoje, o maior navio que está na ativa é um destróier/cruzador Type 055 deslocando 13 mil toneladas. Os portas aviões seguem sendo a nau principal desde os anos 40.
Os americanos “Zumwalt” e o russo “Pyotr Velikiy” são ainda maiores que os 055 da China.
Mas isso é somente um detalhe!
Exato, mas não era tão óbvio na época que os porta aviões iriam assumir a supremacia.
O curioso de todo esse poderio atual, a Marinha Japonesa começou a “encostar” alguns navios por não ter tripulação ou que tenha que complementar a de outros navios.
O que será que está acontecendo ? 🤔
Excesso de baixas ?!
Muitos pedindo reserva ?!
Ou deve ser quantidade demasiado de meios sem haver um processo de chamamento/ engajamento para recrutar militares da ativa ?! 🤷♂️