Itália e Indonésia em diálogo para possível transferência do porta-aviões Garibaldi e dos jatos AV-8B

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Rumores que circulam no meio militar ganham força, sugerindo que a transferência do porta-aviões Giuseppe Garibaldi, atualmente em reavaliação por parte da Marina Militare Italiana, estaria em discussão para uma possível negociação com a Indonésia.

Fontes próximas aos bastidores da defesa afirmam que a proposta não se restringiria apenas à embarcação, mas incluiria também a frota remanescente dos caças AV-8B Harrier II, de decolagem e pouso vertical.

Segundo informações não oficiais, o acordo poderia representar um movimento estratégico para a Indonésia, que busca modernizar e ampliar sua capacidade de projeção naval no contexto da crescente rivalidade regional. A transferência do porta-aviões, que já desempenhou papéis importantes em diversas operações internacionais, aliada à incorporação dos AV-8B, poderia reforçar a presença indonésia no cenário do Indo-Pacífico.

Especialistas destacam que a possível negociação simbolizaria não só uma reorientação dos ativos navais italianos, mas também o fortalecimento dos laços de cooperação entre Itália e Indonésia.

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santiago

Péssima opção. A marinha já deve ter perdido a doutrina de porta aviões há tempos. A ala aerea provavelmente precisaria de muitas horas para retornar as habilidades embarcadas. Se colocar um vetor antigo, com operação “única” , nessa fórmula a conta não vai fechar.
Quando estiver operacional já vai estar na hora de mandar para o desmanche.

mario

é aqui que você está errado, é como todos os navios italianos que são muito versáteis, na verdade é um LHA pode transportar qualquer coisa, também pode ser usado como comando e controle e porta-helicópteros em operações anfíbias, a Marinha da Indonésia está interessada em usá-lo como porta-drones, em particular o TB-3 que será produzido em indonesia.la navio passou por 2 grandes restaurações, uma em 2003 e outra em 2014, que na verdade ainda Até poucos meses atrás, estava na Noruega em um exercício internacional da OTAN e para a marinha indonésia seria um grande passo à frente, além de… Read more »

Fernando Vieira

Cheguei tarde pra dizer “seria uma boa pra MB?” Você venceu.

Mas falando sério, sem um Porta Aviões não faria sentido os Harriers. Pra que um avião de pouso e decolagem vertical se ele vai operar de bases em terra? Pra trocar os A4, se realmente fosse prioridade na MB, poderiam pegar F-16 no deserto, agora que ele está integrado ao Harpoon, seria bem melhor que A4 e bomba burra.

Dalton

Na verdade os “Harriers” e F-35Bs raramente decolam verticalmente por conta do impacto negativo na carga útil e são amplamente utilizados a partir de bases terrestres também, com a “carta na manga” de também poderem operar de NAes e/ou Grandes Navios de Assalto Anfíbio.
.
Talvez faça menos sentido não adquirir o “Harrier”, mas, o “Garibaldi” poderia ser também um bom “porta helicópteros” como ultimamente foi e mesmo o “Illustrious” nos seus últimos anos de vida após os britânicos terem se livrado dos “Harriers”.

Fernando Vieira

Sim, eu acho que só o navio faz mais sentido do que só os Harriers. E assim a Marinha teria um porta helicópteros para render o Atlântico quando ele estiver docado.

Dalton

Não me parece que a marinha brasileira no momento possa se dar ao luxo de ter um “porta helicópteros estepe” ainda mais um com 40 anos de idade
e 4 turbinas à gás, mas, para a Indonésia – ocorrendo à venda – faça mais sentido diante das necessidades daquele país.

Fernando Vieira

Ao menos teríamos a vantagem de não precisar trocar o nome do navio, visto que Giuseppe Garibaldi também tem uma história no Brasil

Jarbas

Infelizmente, foi apenas um comunista de merda querendo dividir um país que não era o dele e assim tivemos mais de 7 anos de mortes.

Diego

Da onde que vocês tiram essas besteiras, Giuseppe Garibaldi comunista. O cara lutou pela unificação do país dele, herói no Rio Grande do Sul, um republicano convicto.

Last edited 1 mês atrás by Diego
Santamariense

Garibaldi era socialista, não-marxista, republicano e maçom. E ele participou da Revolução Farroupilha entre 1837 e 1841…não foram 7 anos. E a Revolução começou 2 anos antes dele entrar nela e terminou 4 anos depois dele sair.

José de Souza

Como é que Garibaldi poderia ser “marxista”?????? O Capital’ foi publicado em 1867 (o primeiro livro!) quando ele já tinha unificado a Itália, e ia rumo a outras derradeiras batalhas.

Santamariense

Ohhh, ser iluminado e provedor de sapiência…tu já ouviu falar do Manifesto Comunista? Sabe quem escreveu o mesmo, junto com Engels? Uma dica, pra facilitar teu entendimento: o nome dele começa com Karl e termina com Marx…e sabe quando foi publicado? Uma dica, também pra facilitar pra ti: 1848!! Outra dica: foi o mesmo ano em que Garibaldi retornou do Uruguai para a Itália. Ler e aprender faz bem … experimenta …

José Rodrigo

Nossa quanta ignorância, até pq nunca foi comunista. Mas esperar o que!!!!

José de Souza

O primeiro comunista, deve ter ditado, via Zap, O Capital pro Marx… Cada uma!!

Dani Collaço

A terra é plana!!!!!!!

José de Souza

Jesuuuuuuuuuuussssssssssss! Garibaldi comunista!!!!!!!!!!!!!!!!

MMerlin

Vamos tratar que quando falamos de “pequenas modificações” estamos falando de custos. Estas “pequenas modificações”, só são pequenas para países com vasto orçamento, como Japão, China e EUA. Não é só instalar uma sky jump. No mínimo, seria necessário trocar todo o material do convés para um mais resistente ao calor, uma vez que estamos falando de aeronaves de pouso vertical. Acredito também que o espaço deck ficaria bastante comprometido. Estas aeronaves demandam um espaço grande armazenamento, manutenção e preparo de vôo. O F-35 nem cabe nos elevadores do A-140. Então ficaríamos restritos ao Harrier. Esta aeronave, totalmente vazia, pesa… Read more »

Last edited 1 mês atrás by MMerlin
gordo

A Marinha ainda está operando o A4 ?

Santamariense

Sim. Da maneira costumeira, mas sim. São 6 aeronaves no papel, mas na prática são 4 (N-1004, N-1008, N-1021, N-1022).

Santamariense

Instalar uma ski jump em um navio desse tamanho não é uma “pequena modificação”.

Willber Rodrigues

Cara, é um navio com décadas no lombo + uma aeronave que não é mais fabricada, e que será cada vez mais voraz em matéria de manutenção e de preço de hora-voo.
Tudo isso pra uma MB que tem uma infinidade de coisas muito mais urgentes pra serem trocadas ou modernizadas, e que mal e mal teve grana pra modernizar meia-dúzia de A-4.

Se essa é uma boa escolha pra Indonésia, seria uma PÉSSIMA decisão pra MB.
Seria um “São Paulo 2, a volta dos que não foram”.

José Gregório

O Garibaldi está muito longe de ser comparada a um SP, mas MUITO longe. Na minha visão o Garibaldi é muito melhor que o Atlântico, por exemplo, em todas as instâncias.

Rafael Coimbra

Sai pra lá….. avião antigo, caro para voar, caro para manter, difícil de encontrar fornecedores etc…. Nossa marinha comprou 4 corvetas e está chamando de fragata… vc quer que ela opere AV-8??? só pode estar brincando

Leonardo

Pelo amor de Deus. A MB tem que parar de comprar Marea. Isso é a versão naval do FIAT Marea….

MB não tem dinheiro pra ter porta aviões e não deveria ter aviação naval.

MB fica preocupada com aviação naval se nem navio ela tem…

Vocês tem que parar de fazer esses comentários e dar ideia, pois acredito que os almirantes devam ficar lendo esses comentários aqui no Poder Naval pra embasar suas decisões erradas….

No One

“não deveria ter aviação naval.”

Como assim ? Toda a componente aerea deveria ser repassada para a FAB ? Todas as aeronaves ? VANTs e helicópteros de apoio, esclarecimento, ataque e ASW ? Os de transporte também ?

carvalho2008

“MB não tem dinheiro pra ter porta aviões e não deveria ter aviação naval”

Não ter dinheiro para se fazer o que se precisa fazer é muito ruim…..Não reconhecer a necessidade é terrivel….pois isto nem o dinheiro resolve….

Last edited 30 dias atrás by carvalho2008
José Joaquim da Silva Santos

Cara, que fascínio ein… porque vocês não esquecem esse fantasma de Porta aviões de uma vez ??! Estamos na era dos DRONES e de países que não possuem marinha e fazem bloqueio naval !

No One

comment image

Onde fizeram esses “bloqueios navais ” ? No mar Vermelho ? Em um estrangulamento de 30 km no máximo. Para se ter idéia, o Rio Amazonas no seu ponto mais largo atinge (na época seca) 11 km de largura, mas chega nos 50 km durante as chuvas.

comment image

No Mar Negro? O estado da Bahia é maior, a distância entre Sebastopoli e Odessa não chega nos 300 km .
E isso contando com o apoio dos americanos.

Não é o nosso contexto.

carvalho2008

pois é……

como disse acima….

  • Não ter dinheiro para se fazer o que se precisa fazer é muito ruim…..
  • Não reconhecer a necessidade é terrivel….pois isto nem o dinheiro resolve….
José Joaquim da Silva Santos

É…, agora eu me convenci de que o que precisamos para negação do mar é um porta aviões…

No One

Antes de convencer você de algo , o colega deveria lhe explicar a diferença entre “sea denial e “sea control”, feito isso, seria necessário
entender se é possível obter a negação do mar sobre uma área tão imensa como o Atlântico Sul com um punhado de submarinos convencionais. Ele deveria ter saco, paciência e disposição, já você deveria ter a humildade de ler, entender e eventualmente argumentar.

ln(0)

Por favor, qual seria a diferença entre sea denial e sea control?

JS666

Jesus!! Apaguem essa matéria antes que algum almirante da MB veja por favor!

FERNANDO

Sei lá. É boa opção ou não?

Emmanuel

A MB se coçando agora…



Last edited 1 mês atrás by Emmanuel
José Manoel Soares

A melhor opção seria comprar uma planta nova junto aos chineses (type 002) e ocidentalizar os equipamentos

Burgos

Calma aí Pessoal !!!
A prioridade são os Albion do Reino Unido 👍
Tinha que vir um “Wave” no pacote pelo menos, isso daí tá descartado pela MB. Não vai adquirir 😏

Willber Rodrigues

Como assim a MB descartou a compra de um Wave?

Dalton

Descartou a compra do “Garibaldi” conforme entendi. Quanto aos navios britânicos ainda não há nada oficial se virão ou não.

Burgos

Pior !!!
Lendo agora, percebi que o que escrevi deu entendimento dúbio 🤔
Mas os Wave, quem sabe não venha no pacote do Albion também?! 🙌🤷‍♂️

Flávio Henrique MCO

Os Wave’s estão a mais de ano parados…mas tem um Tide lá encostado…

Santamariense

Tide? Para a MB que não quer Wave porque acha muito para suas necessidades, tu quer que compre justo o substituto dos Wave? Nem em sonho!

Afonso Bebiano

A MB, antes de mais nada, precisa ser uma marinha, para depois pensar em exorbitâncias perdulárias como essa.

Antônio Aparecido de Souza

Uma dúvida/sugestão: quando o NA Minas Gerais foi desativado, SMJ, o sistema de recolhimento e catapultas foram preservados. Considerando o alto custo de um novo PA, não seria possivel/viável montar uma pista em terra com a catapulta para manter o adestramento da tripulacao ainda que limitada?

Dalton

Catapulta basicamente é para fazer um avião decolar de uma pista de comprimento de menos de 100 metros ao invés de centenas de metros então para manter doutrina pouco acrescentaria, mas, pode ser interessante quando se quer fazer decolar um jato de uma pista pequena em uma ilha por exemplo.
.
Mais comum são as “rampas” – mais baratas que catapultas – em terra, que simulam àquelas usadas em NAes que não possuem catapultas, como a que existe, por exemplo, na Índia que testou a decolagem de Super Hornets e Rafales M, vencendo este último a concorrência.

Pablo

A marinha tem varias necessidades, isso ai NÃO é uma delas.

Diego

Esquece, Marinha do Brasil vai fechar as portas até 2050

Sergio

Gente esqueçam porta aviões, bilhões caro de comprar pior ainda de operar e manter. Aviões especializados idem! Não tem dinheiro nem necessidade estratégica pra tal nave. Submarinos, fragatas e avioes de patrulha /ataque naval de longo alcance são mais úteis, eficientes e baratos e mesmo assim não temos quase nada destes meios.

Wilson Look

Na verdade tem necessidade estratégica de tal meio, o episódio da Guerra da Lagosta demonstra isso pela incapacidade dos aviões patrulha baseados em terra de vigiarem os movimentos da frota francesa estacionada na costa africana.

Atualmente drones navais embarcados podem realizar essas tarefas mencionadas de patrulha e ataque, faltando principalmente a capacidade de defesa da frota que ainda tem que ser feita por aviões tripulados, mas um navio como o Atlântico já cumpre praticamente todas as necessidades da MB em tempos de paz.

BraZil

Meu pai do céu. Que pacote. Está ai uma compra de oportunidade muito boa.para quem souber utilizar. O Brasil, em outras circunstâncias poderia usar bem, mas com nossa penúria, já não é uma ideia tão boa. Essa lembrou aquela vez em que comprei um monte de Gi Joes, já com os veículos junto…

Salomon

Nem me passa pela cabeça um troço desses no Brasil, e tenho certeza de que pelo menos nessa administração a MB faz o mesmo.
Mas estou atento aos foristas mais preparados em relação à Indonésia.

Antonio Palhares

A Marinha Brasileira precisa de Fragatas, Corvetas , Patrulhas e Submarinos. Em nível da arte tecnológica e bem armados. Em quantidade suficiente para proteger nossa costa e recursos no mar. Porta Aviões desdentados são caros de manter e alvos fáceis para nossos potenciais inimigos. Ou seja Estados Europeus e Estados Unidos.

Wilson Look

Para proteger nossa costa e recursos marinhos, a MB deveria ser capaz de dispor de uma frota capaz de atacar um inimigo a pelo menos 1000 Km das AJB, levando em consideração o alcance de misseis de cruzeiros embarcados em potenciais inimigos.

Para isso a esquadra precisaria ter a capacidade equivalente a de marinhas como a da França ou Grã Bretanha, o que inclui um porta aviões além de tudo que foi mencionado em seu comentário.

carvalho2008

Correto mestre Wilson….

e o amigo ainda errou na distancia….pois existem misseis com 1.500 km de alcance….então nossa esquadra tem de barrar um inimigo entre 2 a 3 mil km….

Perceba que ninguem irá responder….fica um som de cri…cri…cri…

Uma coisa é não ter dinheiro para ter o que se precisa ter….

Outra é ignorar o que se precisa ter……

Então, qualquer manifestação contraria, deveria nascer com a palavra….”temos prioridade de primeiro….”

ai sim….o resto é falta de reconhecimento….

Santamariense

Nesses termos de distância e alcance, então pode fechar a MB, pois não tem e não terá como fazer isso. E a maioria das Marinhas do mundo também.

Wilson Look

Na verdade é possível, teria que fazer muitas mudanças em todas as esferas do poder público, mas é possível obter os recursos necessários para financiar uma frota capaz de fazer isso. Mas deve-se lembrar que o objetivo aqui não é uma frota gigantesca do tamanho de uma USNAVY por exemplo, mas uma frota capaz de controlar determinada área maritima, o que é possível com uma frota relativamente pequena, contando com 1 NAE de até 42 mil toneladas(tipo Sea Control Ship), e umas 12 escoltas com pelo menos 4 delas com 6 mil toneladas. Se somar a isso até 6 submarinos… Read more »

Santamariense

“ … é possível, teria que fazer muitas mudanças em todas as esferas do poder público,…” “ uma frota relativamente pequena, contando com 1 NAE de até 42 mil toneladas(tipo Sea Control Ship), e umas 12 escoltas com pelo menos 4 delas com 6 mil toneladas. Se somar a isso até 6 submarinos nucleares de ataque, já se tem uma frota de dissuasão” Esses dois pontos do teu comentário mostram que é impossível isso acontecer no Brasil…pode esquecer…o Brasil nunca teve, em toda sua história, esse visão de Estado. Não vejo a mínima possibilidade dessa visão ser implementada agora ou… Read more »

Wilson Look

Na verdade o Imperador Pedro II tinha uma visão próxima do que eu estou falando, estou me baseando em declarações dele, e como nesse período a marinha do Brasil chegou a ser mais moderna do que a USNAVY(período da old fleet).

Santamariense

Ser mais moderna que a US Navy, naquela época, em que os britânicos eram os maiorais, não quer dizer muita coisa. Guardadas as devidas proporções, com certeza a MB daquela época era melhor que a atual, mas o Estado brasileiro nunca foi dono de suas vontades e nem foi um norte para o destino da nação, nem na época da monarquia e nem na época da república em suas várias fases. Tivemos épocas que não podem ser chamadas de boas, apenas menos ruins…nada mais que isso.

carvalho2008

Mestre Santamarinense,

Uma coisa é o pais não ter dimensão economica e consequente recurso….

Outro, é não ter apetite para….

Sua premissa é que o Brasil não tem apetite para…..

Sim não tem apetite….mas deveria e poderia…..

Santamariense

“ Sim não tem apetite….mas deveria e poderia…..”

Tua frase disse tudo. Não tem apetite e nunca terá. Só terá se for ameaçado severamente…e olhe lá. Vocês se iludem muito com o Brasil e seus tomadores de decisão…colocados lá pelo próprio povo…é um círculo vicioso…não existe isso de político desonesto…político é povo, pois sai do meio dele…então, o problema é muito maior que os políticos desonestos…é um status quo de desonestidade, de levar vantagem, o meu primeiro, o quanto eu tenho, lucro, me beneficio…o problema é estrutural e cultural…

carvalho2008

Mestre Santamarinense,

India? fez e esta fazendo….

Japão fez e está fazendo….

Italia fez e está fazendo….

Coreia do Sul…está fazendo….

Australia está enamorando fazer a bom tempo com os  LHD Camberra e Adelaide…

e nenhum destes tem a area maritima que o Brasil tem, nem 10 paises fronteiriços como o Brasil….do mundo, o somatorio de fronteira terrestre e fronteira maritima…o Brasil é o que possui maior extensao no mundo somando ambas as dimensões…

Santamariense

Todos esses países que tu citou tem visão de Estado, mesmo a Índia, com uma população majoritariamente miserável. E é visão de Estado, algo inexistente no Brasil, que é o diferencial. Mesmo que fosse uma política de Estado por dissolver as Forças Armadas, seria o correto. Ou uma política de Estado para investir de forma pragmática e consistente em defesa. Também seria algo a aplaudir. O que não pode é não ter essa política permanente e sedimentada, imune a alterações de poder. O que temos hoje não é nada. Não é ausência das FFAA e não são Forças capazes e… Read more »

carvalho2008

Que recurso o amigo usa na faixa de proteção entre 2 mil a 3 mil km?

ser[a mais uma questão em que ninguem responde…..mas independente de não responder porque é uma questão incomoda…ela existe e é real…

José Joaquim da Silva Santos

Mísseis balísticos anti-navio e drones de longo alcance de diversos tipos, para compor um ataque de saturação, é caro mas é mais barato do que um Nae e seu grupo de batalha e ainda em caso de guerra você não perde 4000 marinheiros de uma vez forçando o presidente a assinar a rendição. Não estamos mais em 1990.

Wilson Look

E o único país que até onde eu sei emprega esse tipo de missil é a China e eles também estão construíndo porta aviões.

Existe uma razão para o EB ter parado de usar o ASTROS como bateria de costa décadas atrás.

Dependendo do tipo do NAE levado em conta junto com o tamanho de sua escolta, é bem capaz de ser mais barato do que o uso de misseis balísticos anti navio, que na minha visão misseis balísticos seriam mais úteis como dissuasão contra um oponente, tendo para isso maior alcance para atacar a infraestrutura militar inimiga.

José Joaquim da Silva Santos

Obrigado pela rapidez em responder. Muitos analistas acreditam que a China esta construindo PAs para emprego assimétrico, contra países do seu entorno imediato que possuem pouco poder, e não contra os EUA. Eu particularmente acredito que como dissuasão, a China deposita muito mais confiança em sua força A2/AD do que em seus PAs. os Houthis (Irã) tbm usaram estes mísseis, embora sem muita eficiencia. Lembrando que apenas afastar o inimigo e fazê-lo gastar munição contra esses meios já é uma forma de dissuasão.

carvalho2008

Na há drones neste alcance nem desempenho….por favor….por favor….cada coisa no seu lugar…. drone mais moderno não tem desempenho melhor de envelope de voo que um caça da WWII….muita calma nesta hora…por favor….

José Joaquim da Silva Santos

 Shahed 136 – 2500 Km de alcance só como um único exemplo. Não precisa afundar o navio, apenas tirá-lo de operação o fazendo adernar, destruir suas catapultas ou danificar seu convoo. Imagina daqui a 10 anos…

José Joaquim da Silva Santos

Agora uma pergunta bem objetiva mesmo: você(s) acredita(m) mesmo que um porta aviões nosso não seria afundado contra uma potência/coalizão (cenário mais factível) em caso de guerra ?

Wilson Look

Depende muito de quem seria o oponente, se for uma grande potência(França, Grã-Bretanha, etc) individualmente e da composição da frota brasileira é plenamente possivel que o nosso NAE não seja afundado, mas no caso de ser uma coalizão ou uma superpotência, a frota de superfície não teria muitas chances, sendo bem possível a sua destruição em um embate direto, mas nesse caso o peso das ações recairiam sobre os submarinos, em uma disputa de gato e rato com a frota de superfície restrita a esperar por oportunidades de engajamento favoráveis a ela, mas esse cenário, contra uma coalizão, não há… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Os EUA isoladamente ou uma coalizão OTAN, nessa ordem. China isoladamente acho uma hipótese muito remota. Esses atores que eu tinha em mente quando elaborei a pergunta, pra mim é o cenário mais realista.

Last edited 30 dias atrás by José Joaquim da Silva Santos
Wilson Look

Bom, basicamente em ambos os cenários a única opção do Brasil é usar os submarinos com a frota de superfície ficando na retaguardae o foco do Brasil seria causar um dano tão grande que os oponentes considerem inviável econômicamente ações militares contra o Brasil, mesmo que para isso toda a frota brasileira acabe destruída. Nos documentos da MB divulgados, o foco para esses cenários sempre são os submarinos nucleares como o principal meio de dissuasão, e está certo já que é meio difícil ter uma frota grande o bastante quando um dos oponentes tem o PIB do Brasil como orçamento… Read more »

carvalho2008

Mestre Jose Joaquim,

Acredito que Nae de quem quer que seja, num combate paritario de forças similares….não duram 1 semana e olha lá….logo se definiria quem acertou primeiro….forçando a mais machucada a recuar…..

Rogério Loureiro Dhiério

Ao invés disso, seria mais inteligente direcionar o recurso para defesa de costa.

Com a grana desse Battleship e suas asas voadoras, faz mais sentido comprar para todo o litoral os 25 OTH100 e baterias ASTROS com o Mansup já integrado.

Wilson Look

Considere a distância em que um eventual inimigo pode atacar a nossa costa e verá que um porta aviões é mais efetivo do que baterias de costa.

Uma frota inimiga dispondo de misseis Tomahawk pode permanecer a 500 Km da costa e ainda lanças ataques a alvos em até 1000 Km dentro do território nacional, o que torna a presença de baterias costeiras inúteis.

José Joaquim da Silva Santos

Nenhum CSG se matém a apenas 500 Km da costa (a distancia entre as Malvinas e o continente) seria facilmente atingido pelos Gripen. O raio de ação dos F-35 acho que é 700 Km.

Wilson Look

Acho que não entendeu bem meu comentário, então vou colocar alguns dados aqui. Uma bateria ASTROS com o MANSUP pode atacar alvos a até 70 Km e com a versão ER a até 200 Km o míssil de cruzeiro Tomahawk pode chegar a mais de 2000 Km de alcance dependendo da versão, acha mesmo que alguém com esse equipamento precisa entrar dentro do alcance do MANSUP para atacar o território brasileiro? Sem falar que o tempo de reação e de permanência na zona de combate sempre ficaria a favor da aviação embarcada em relação a baseada em terra, como ficou… Read more »

MMerlin

Mesmo que a MB quisesse monitorar toda costa com este radar (o que provavelmente nem seja necessário), uns 12 deles já seriam mais do que suficientes. Seu raio é de mais de 300km, e 25 é desperdício.
Salvo engano, a intenção era a contratação de 7 equipamentos deste.

Flávio Henrique MCO

Aposto que garibaldi vai ser só temporário ou os Harrier (talvez o garibalde possa ganhar sobre vida com drones ou 6/8 F-35B)…para eles Drones ISR de longo alcance + navios com missies de longo alcance para fazer o trabalho pesado seria o suficiente (os drones do garibaldi serveria para direcionar as armas e não atacar em si) daria uma bela capacidade de combate.

BrunoFN

Sem o ”Ocean” , essa seria a opção para a MB , nao pela qualidade/defeitos/idade em si , mas essa seria a única opção de navio do tipo disponivel para a MB , ela iria operar exatamente como ”Atlantico ” e hoje , uma porta Heli /droni .navio esse qu etem 40 ano snas costas (e teve muitos contra o Ocean na MB ). opção de usados da Italia seria interessante apenas as 2 Classe Durand de la Penne ,com uma ja na reserva inclusive nao ?.. Esse ‘Garibaldi” tambem estava sendo especulado na Argentina , junto aos NDD classe… Read more »

Dalton

Sim, “la Penne” foi retirado de serviço em outubro do ano passado, com 31 anos, muito usado, caro de manter, com uma enorme tripulação e ao menos na função principal que é defesa A/A, um tanto obsoleto por conta de estar armado com o míssil SM-1. . A marinha brasileira nunca adquiriu combatentes de superfície usados com mais de 25 anos, os 4 “Garcias”, por exemplo, adquiridos em 1989 tinham 22 anos em média e essa percepção não mudou, além do mais, para manter o “la Penne” e/ou o irmão dele por outros 10 anos seria necessária uma revitalização para… Read more »

BrunoFN

Acho que seriam as únicas opções de escoltas usadas disponíves para a venda , mesmo com 30 anos …qualquer outra coisa , daria no mesmo ou pior .. como as Type 23 , F-123. ‘Murassame”, etc.. escoltas usadas que ja foram especuladas na MB ou ainda sao para a proxima década … a MB a um tempo atrás , pensou seriamente em ”OHPs” com 40 anos nas costas .. entao , faz parte do jogo ,são navio ainda muito capazes face ao que a MB tem .. tudo depende do preço.. esses navios tambem estão sendo especulados no Peru .… Read more »

Fabricio

Deixa a Indonésia cuidar dessa bomba,vms olhar para a frente.

Gabriel BR

não sei onde o Garibaldi é uma bomba…os indonésios estão constituindo uma doutrina operacional para navios aeródromos. No Futuro eles terão algo moderno como a Tailândia tem hoje.

carvalho2008

Pois é…

  • “a Raposa e as Uvas…”
Mark

Jamais que fariam esse acordo. A MB não quer uma doutrina de porta aviões e nem se quisesse o governo iria aceitar, não tem dinheiro para manter um pois é extremamente caro, segundo o Brasil tem 3 A4 Skyhawk que são usados em terra-mar, se for seguir nessa lógica, F-16 usados ou J-15 chineses que não são caros de comprar e de manter. Ademais até a tripulação aprender a usar o porta-aviões e o treinamento das aeronaves já vão desativar, não é do dia para a noite, além de comprar equipamentos de simulação e outros fatores. Vale lembrar que o… Read more »

Gabriel BR

A Indonésia será uma potencia nos próximos anos , vai ultrapassar o Brasil inclusive.
Nós aqui no Brasil estamos construindo a força naval mais bizarra do planeta…o manifesto do nada na terra do nunca.

Luís Henrique

Na força aérea a Indonésia tem:
5 Su-27
11 Su-30Mk2
33 F-16
+ encomenda de 42 Rafale F4
e 24 F-15EX
ainda terão 19 T-50 da Coreia do Sul.

Na Marinha
Eles possuem 4 ssk e ano passado encomendaram 2 Improved Scorpene
E em navios de combate de superfície eles possuem 7 Fragatas e 25 Corvetas ativas + 4 Fragatas encomendadas, 2 PPA em testes de mar e 2 ArrowHead140 (Type 31) em construção local.
Eles ainda possuem mais de 200 navios de patrulha.

Acho que eles não vão nos ultrapassar, já estamos bem atrás.

Last edited 28 dias atrás by Luís Henrique
Henrique A

Não é apenas a questão militar mas também economicamente eles são bem mais dinâmicos e tem muito menos problemas que nós… o Brasil de hoje é basicamente um país do terceiro mundo com problemas do primeiro mundo.

RDX

Garibaldi + AV-8 + Apache (a Indonésia encomendou 8) é uma combinação perfeita.

Last edited 1 mês atrás by RDX
MMerlin

Lembro de, há muito tempo, ter lido um artigo a respeito da visita de pilotos do US Army à Boeing. Eles foram até a empresa agradecer pessoalmente os engenheiros e técnicos que projetaram e constroem as aeronaves. O motivo? Uma insurgida de um grupo destas aeronaves em território afegão. Era para ser uma passagem de observação sem maiores perigos. Mas uma falha de informação levou os pilotos até o meio de um território totalmente dominado por um grupo militar. O ataque às aeronaves foi massivo. Uma deles tinha mais de mil sinais de balas e estilhaços. Nenhuma aeronave foi abatida.… Read more »

Marcelo

Você está louco,na MB tem vários navios navegando com radar inoperante por falta de manutenção porque a grana esta curta na MB.
Já passou a época de fazer essas compra de navios mirabolantes.
O negócio é pé no chão e passar a comprar o básico que já esta em falta na MB.

Gerson Carvalho

Alguem sabe quanto a MB vai pagar?

Augusto

Cabe agora saber o valor que os europeus vão pedir pelo porta aviões e seu componente aéreo

Augusto

Muito caro para nós podermos manter com o orçamento da marinha

Ale78

Indonésia? Enquanto isso no Brasil nada

Carvalho2008

Se estiver em boas condicoes, sera excelente aquisicao para os indonesios

É pequeno, de 180 metros mas o de cabe ate 16 harriers…cabe qualquer drone da atualidade…estamos na fase em que mesmo os harriers entrando em extincao…surgem os drones que cabem perfeitamente neste tipo de navio

Guizmo

Sou suspeito para comentar, sou lasanheiro, adoro esse navio desde que foi lançado.

Diego

Nenhum dos dois é uma boa para o Brasil, o Garibaldi já está em fim de carreira, e o AV-8B Harrier II também, sem falar que a manutenção do Harrier tem um custo elevado e a agora que está velho deve estar dando mais custo. Precisamos é de navios, e se for para ter aviação de asa fixa compra Gripen E/F mesmo, já vem integrado com iris-t, Meteor, e RBS-15, e depois pode receber o MANAER, e quando e se pagarmos o resto do desenvolvimento do Sea Gripen, os E/F da MB passam para FAB. Acredito que 6 Gripens E/F… Read more »

EVERTON PEREIRA

bom dia galera, apesar da MB ñ ter experiencia em aviação desse tipo se fosse oferecido um pacote de modernição tanto do navio quanto das aeronaves seria vialvel pra operar por uns 30 anos ate chegada de um novo, ele já tem 46 anos de uso mais dá um caldo

Dalton

A Itália também considera a idade de uma unidade naval a partir da data da incorporação no caso do “Garibaldi”, setembro de 1985, baixa outubro de 2024, 39 anos “de uso”, mais 4 meses na “reserva”, até agora, aonde permanecerá até uma destinação final. . Uns 30 anos parece-me demais, talvez 20 a mais de uso seja compensador para à Indonésia por conta de suas inúmeras e pequenas ilhas onde falta infraestrutura, operando como um “LHA” como foi utilizado pela marinha italiana em seus últimos anos e mesmo uns poucos “Harriers” a bordo poderiam dar algum tipo de apoio à… Read more »

Flavio HMCO

Curiosamente tanto o Coplilot da M$ como o Gemini criaram 2 NAeL para o Brasil (embora ambos tente empurrar LHD de 30.000t a 40.000t).a Grok (do X) foi basicamente não rola meu patrão se contenta com um LHD e pronto!!! Curiosamente na maioria do caso empurra o F35B, o Gemini chegou a propor um de 60.000t mas depois de ouvir questão econômica e de SCS foi para algum menor como o BASC-220 e quando perguntado sobre o F35B para a MB foi tive a seguinte resposta…. Resumo “Portanto, em vez de uma porcentagem, é mais preciso dizer que a aquisição… Read more »

Santamariense

Traduz, por favor?

Flávio Oliveira

Basicamente eu resolvi questionar a 3 IA sobre qual marinha deveríamos ter para saber o que elas nos empurrariam (tem vies) e como todos tem acesso há banco de dados/Internet elas foram capaz desde desenhar os modelos, a do Google estimar o custo de operação e detalhar cada alternativa…mas todo vão em direção de um LHD/LHA de 30.000t-40.000t com 220 a 250m e citam logo o canberra (mas o desenho lembra o Tawra/América) e se você pedir um NAe sai algum parecido com uma mistura Galribade + BASC 220 (o Gemini parece ter preferência por design italiano)…

Santamariense

Uso de IA para elaborar esse tipo de levantamento e apontando opções, é totalmente infundado, pois a IA não leva em consideração peculiaridades operacionais, contexto estratégico e geopolítico e nem disponibilidade financeira. IA mais atrapalha do que ajuda, em qualquer situação. É mais uma porcaria que inventaram nessa época de tecnologia mandando na vida das pessoas. Por isso é que eu não tenho rede social nenhuma…só whatsapp, por força da comunicação pessoal e profissional. E nada mais.

Flávio Oliveira

Fiz mais por teste mesmo para sabe se o que ela “desenhou” faz sentido…nas o ideal para ela é você da o contexto e saber fazer a pergunta pois ela pode se atrapalhar agora o curioso tirando o LHD/LHA é que basicamente era o desenho que algumas pessoas tinha pintado como ideal para a MB era basicamente o PAEMB sem os NAe focado nos LHD e submarinos bem próximo até de como eu acho que a MB deve ser (eu penso em um número maior caso tenha $$$ e ele ja põe um pouco número menor)

Carvalho2008

03 navios pe de boi…de 45 mil ton….conves em angulo skijump…anfibio, com portao de popa mas sem doca… Kits de cabos de parada e talvez catapulta auxiliar similar ao sistema SATS… Lotacao hipotetica de 50% dos cacas para Mb + 50% dos cacas com a FAB… Estacoes de comando e combate somente nas escoltas…. Foco de 80% apenas na cobertura aeronaval para permitir a esquadra sair do porto e dificultar acao ASUW adversaria… Um navio diferente…pois quando em missao, apenas atuaria 90% das vezes a uns 3 mil km da costa…e myitas das vezes talvez ate mais proximo, em cobertura… Read more »

João Moita Jr

“Citando, que a MB perdeu uma ótima oportunidade.” Já é tradição.

Rodolfo

Seria otimo pra junto com o Alvaro Alberto que ta natimorto canibalizar de vez a força. Nao sei como a MB perdeu essa chance!

Top Gun Sea

É e não é uma grande roubada, ou melhor dizendo uma fria. O perfil e dimensões desse porta aviões ainda atenderia hoje para um porta drone, acho que para esse fim ainda vale a pena. Os caças AV-8B Harrier II VSTOL são a última versão mais atualizada, contudo, suas células não têm mais nem 3000 horas restantes e pelo que sei não há mais reposição de motores novos e sim canibalismo, até mesmo na US Navy onde as células são bem mais surradas já não encontra mais propulsores e lembrando que na US Navy eles darão baixa em 2027. Talvez a… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Eu acho que já vi esse filme… se não me falha a memória foi em 2000 aqui em Terra Brazilis com um certo navio comprado da França… as promessas eram as mesmas.

Vandir

O Brasil tem é q crias bases Aeria sérias no litoral além do rio de janeiro e equipar com caças q realmente faça a diferença,outra coisa criar uma base naval em Trindade ,foz do Amazonas etc com apoio a submarinos ,fica a grande parte sediada no rio de janeiro pra ter status