O HMS Bulwark foi recentemente retirado do dique 8 em Devonport, após passar por uma reforma avaliada em 72 milhões de libras. A embarcação, agora impecável e equipada com o radar ARTISAN – embora ainda sem os suportes para o sistema Phalanx – encontra-se pronta para entrar em um novo ciclo, tendo sido anunciada a sua iminente venda em um acordo intergovernamental com o Brasil.

O movimento do Bulwark ocorreu ao lado do cais, em conjunto com sua navio-irmão, o HMS Albion, pertencente à classe de embarcações de assalto anfíbio “Albion”. Ambos os navios, com cerca de 20 anos de serviço, já foram descomissionados. Segundo relatos, se o padrão seguido desde 2012 se mantivesse, o Albion logo entraria em manutenção para adequar sua prontidão e iniciar um processo de reforma gradual, que permitiria a troca de posição entre as embarcações em um ciclo aproximado de cinco anos.

As imagens do processo de remoção, capturadas por Catherine Clarke, evidenciam a transição desses navios, marcando o fim de uma era e o início de uma nova fase, na qual o HMS Bulwark, revitalizado e atualizado, se prepara para ser integrado à frota brasileira por meio de um acordo direto entre governos.

FOTOS: Catherine Clarke

 

Subscribe
Notify of
guest

205 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zehpedro

E que venha sim. Mais um meio naval. A manutenção não deve ser barata, mas não deve ser uma roubada como o porta aviões São Paulo.

Last edited 1 mês atrás by Zehpedro
Flávio Henrique MCO

Bem nesse caso ele vem zerado diferente do SP

Camargoer.

A MB sabia que o A12 demandava uma revisão antes de coloca-lo em operação aqui.. os franceses usaram o navio até o ponto que demandava ser docado e revisado… ainda assim operou por mais de uma década..

Até barco pesqueiro tem manutenção cara

Abner

Camargoer acha que pode ter outra compra de oportunidade relacionado a escoltas ?
Ex: Japonês, Austrália até a mesmo inglês.

Apesar de que prefiro a MB investir na FT.

Camargoer.

Eu acho que não existem navios de combate (fragatas ou destroyers) disponíveis para serem vendidos para a MB neste momento. Existem navios em fim de vida útil que seriam inúteis para a MB. Acho que neste momento, o caminho são as FCT mesmo… A aquisição de navios novos é mais caro, sempre.. contudo, como são navios com 40% de nacionalização, isso dá um retorno tributário direto e indireto de cerca de 1/3 do valor do navio.. portanto, o valor final líquido é menor que o valor gasto no contrato.. assim, mais ou menos, dos quatro navios adquiridos, um deles sai… Read more »

Camargoer.

Talvez a pintura de um navio possa ter índice de nacionalização de 100%, se a tinta for fabricada no Brasil e a pintura for feita no Brasil com o pintor recebendo salário em reais… se a tinta for importada, ai tem que calcular… acho que o valor tem que incluir o primer e também as lixas usadas para preparar a superfície… Sobre as FCT, o projeto prevê ĩndice de nacionalização de 40%, exceto para a primeira fragata cuja previsão é de 32% de nacionalização usado critérios do BNDES. (LEONARDO GABRIEL FREIRE, PROGRAMA FRAGATA CLASSE TAMANDARÉ: Perspectivas para a Base Industrial… Read more »

Camargoer.

Olá… são várias questões… Eu sou um defensor do SBN. É muito mais caro de construir e operar que submarinos convencionais ou mesmo de sistemas AIP com célula combustível. Contudo, considerando que a MB tem que operar seus submarinos em praticamente todo o Atlântico Sul, um submarino de ataque com propulsão nuclear é a melhor arma disponível, até porque o país dispõe de capacidade técnica e industrial de produzir o combustível e o reator. Neste momento, o Brasil não dispões de tecnologia homologada para construir grandes células combustitvel para submarinos. Teria que começar do zero ou comprá-la. Isso demandaria bilhões… Read more »

Santamariense

O tamanho da tua certeza de que tudo que fala é a verdade, tem impede de colocar termos como “na minha opinião “, “penso que”…capaz que tu vai escrever isso…na tua cabeça, tua opinião é sinônimo de verdade absoluta. Lição de casa para o “professor”: Antes de escrever laudas e mais laudas, diz de onde vai surgir o dinheiro para a Emgepron conseguir construir a quarta Tamandaré e de onde vai sair o dinheiro para outras. Aproveita, e diz de onde vai sair o dinheiro para por em dia o pagamento atrasado do contrato do Gripen…e não esquece de incluir… Read more »

Flávio Oliveira

O Chile está tentando substituir tudo por unidades de produção local então dizer que vão viver só de navios usados e/ou “importados ” é erro…. Hoje acho mais futuro para a AS ou ir de projetos conjunto ou cada um produzir um componente e vender para os demais (não necessariamente o produto final mas partes deles)….tipo quanto custaria para Ter ToT do cam ? Em vez de tot ir para um país pode ir para 2 ir ter uma “linha local” aqui já que estaríamos falando de uma encomenda grande de missies… Pelo que sabemos só falta a parte nuclear… Read more »

Camargoer.

Você tem razão. A ideia de ter um projeto básico, uma fragata modular, maximizando o uso de componentes e serviços produzidos na região e aproveitando as capacidades industriais e tecnológicas que já foram adquiridas pelos países… Esta ideia podes ser usada paras Fragatas e também corvetas, patrulhas oceânicas e patrulhas costeiras… um projeto básico, modular que pudesse ser adaptado para as necessidades de cada operador, ainda que fosse necessário convergir algumas coisas… um dos grandes problemas sempre é a integração dos sistemas e a elaboração de softwares de combate… sendo um sistema modular, permite que cada marinha ou país escolha… Read more »

Flávio Oliveira

Não precisa nem ser o mesmo projeto. Digo radar compra no país A sonar no B, motores no C…isso traria independência da AS das demais regiões, para ToT de 100% é muito caros e os países não têm dinheiro suficiente prara tudo então é melhor otimizar essas questões!!! Tipo 40% das do que vai numa fragatas a gente domina então que “entre” mais dois países para dominar os outros 60%…assim a gente domina a construção naval e para de depender dos outros!!!

Camargoer.

Olá Flavio.. Vocẽ tem razão… existem vários modelos possíveis, inclusive os mais ousados. Supondo um programa de NPa500… senta todo mundo, revisa o projeto. Faz um levantamento do que cada um pode contribuir. Identifica-se as empresas de cada país que podem fazer sozinhas ou em parcerias com as empresas de outros países. Ajusta um modelo de financiamento via BNDES para aqueles que não podem bancar sozinhos. Inclui-se linhas de compensação comercial para quem precisar. Organiza uma coordenação contento representantes de quem está participando… e manda bala. dando certo, abre para outros países da África e do Caribe… dando certo, abre… Read more »

Carlos Eduardo Goes

Lembro brevemente que havia lido algo que o Brasil havia adquirido o projeto dos NPAOC classe Amazonas, sendo assim, permitido construir e até vender mais navios da classe para outras nações. Sabe se é real esta informação?

Se for, novamente perdemos oportunidades, pois caso o mesmo seja real, poderíamos estar oferecendo os mesmos e vendendo tanto para nossos vizinhos, como para paises africanos.

Santamariense

Tu acredita, de forma realista, que algum país da América latina tem cacife $$$ para investir nesse tipo de produção autóctone? Algum país daqui tem massa crítica tecnológica, de pessoal e de pesquisa para isso? Radares, sonares, alças optrônicas, motores diesel marítimos, turbinas a gás, torpedos leves e pesados, canhões navais de diversos calibres, etc. Tu acredita, mesmo, que isso seria possível na América latina?

Flávio Oliveira

Se cada um se especializa em cada componente não diria que é impossível o problema…tipo o Chile que ter 30 a 40% de sua fragatas construídas lá…dependendo do que eles querem fazer lá pode abrir a possibilidade para uma indústria regional (mas para isso tem que entender que 100% nacional é impossível/inviável)

Santamariense

Não sou contra algo nesse s e tido ,mas não acredito que isso seja possível aqui na a América Latina. Basta olhar a situação econômica histórica da região, além do que esses países investem em pesquisa e tecnologia. Não tem como isso ser feito. Precisaria de mudanças profundas em cada um desses países.

Flávio Oliveira

É justamente por isso que não fecha cada um fazer sozinho, cada um pedir ToT para 4-6 navios e/ou sub-competentes, em vez de pedir ToT para faberica 4 a 6 radar de última geração pede ToT e fabrica de 20 a 40….e se você pensar que cada navio tem de 2 a 4 motores você tá falando de 40 a 80 motores…isso só para citar alguns componentes

Santamariense

Mas, quando e onde tu vai chegar nesse sincronismo de necessidades, prioridades, disponibilidade orçamentária e vontade política entre todos esses países para que gerem uma demanda desses componentes nessas quantidades? E com as ideologias políticas impossibilitando conversas mais profundas, como vemos por exemplo, entre Brasil e Argentina, em que os dois presidentes atuais mal se cumprimentaram na chegada do argentino para o G20? Não adianta, não dá para querer replicar aqui o que se faz na Europa, por exemplo, em matéria de indústria de defesa e projetos em comum. Há uma abismo cultural e de postura enorme entre os 2… Read more »

Flávio Oliveira

Tem outro comentário meu falando desse dificuldade, é só ver o guarani com a Argentina, até mesmo por isso que não vejo sentindo de tot para vender para falando o produto complete e sim de venda de componentes. É mais fácil pois há muito ego envolvido no produto final mas acredito que os componentes é mais fácil passar…

Flávio Oliveira

Ou você gasta bilhões ou você compra usado…não tem mais navios baratos..

Felipe

Comentário infantil. 40% é 40% e não é pouco.

Felipe

O negócio é fechar a compra de mais 4 Tamandaré , creio ser este o objetivo depois que a primeira for aprovada no mar e incorporada. Já teve até propaganda da MB com elas .

Santamariense

Ainda falta complementar a capitalização da Emgepron para permitir a construção da 4ª unidade.

Mario José

Inclusive já tem até nome..Mas quem sabe..

Aguiar

O problema é que os almirante só pensam nos seus gordos soldos e investir de verdade na marinha nada.Vivem só pra seus luxos.

Márcio Araújo

Uma década para um navio caro como um porta aviões é pouco uso

Camargoer.

Exato..

o fato é a MB ter recebido e operado o navio por 10 anos.. dai, quando parou para a manutenção o custo era mais de US$ 1 bilhão…

Dagor Dagorath

O Foch era uma embarcação com cerca de 40 anos de uso intenso na Marine Nationale. O Bulwark tem pouco mais de 20 anos, foi menos exigido e passou por revisão e modernização na RN.

Aliás, a sensação era de que a França queria “desovar” o Foch, sem arcar com os custos para tal, escolheu um incauto (a MB, no caso) e ainda faturou uns milhões de dólares com isso.

Camargoer.

Pelo que lembro, a MB pagou US$ 12 milhões… para comparação, uma Macaé custa cerca de US$ 40 milhões… até o mundo mineral sabia que o A12 tinha cumprido sua vida útil na França e que o seu uso na MB demandaria uma grande revisão.. lembro que a MB concluiu que o casco estava muito bem conservado., Acho que o sistema de geração de vapor e o seu uso na propulsão e na catapultas demandava uma grande revisão A MB avalou trocar o sistema de vapor por motores diesel convencionais, mas ainda assim demandaria o sistema de vapor para as… Read more »

fewoz

8 mil metros*

Burgos

Um Bulwark e um Wave por favor.
Passa a régua e fecha a conta 😏🙌👍⚓️🇧🇷😎
Falando sério agora !!!
Se vier os 2 da classe Albion , um podia ser utilizado como Navio Escola por 1 ano, podendo assim parar o NE Brasil para realizar um PMG/modernização mais extensa, agora com a inclusão do corpo feminino o NE Brasil ficou pequeno 🤷‍♂️

Top Gun Sea

O HMS Bulwark de fato está vindo para a MB e há uma possibilidade do Albion vir também no estado em que se encontra..Realmente é uma ótima compra de oportunidade que a MB não deve deixar passar pois esse navio tem muitas funções, radar Artisan igual do NAM Atlântico e muitas embarcações de assalto anfibio e considerando que a Royal Navy cuida bem dos seus navios com manutenções periódicas, vale a pena. Caso o Albion venha espero que devido a compra está relativamente barata penso que deveria ficar lá e fazer todo o processo de modernização e reforma lá pela empresa… Read more »

Rodrigo fix Santos

Cara eu acho que agente tem a ganhar e a perder com esse navio

BrunoFN

Que venha ”Bulwark” .. torço e muita para sua aquisição , e se efetivada .e comemorar … seria bom a MB fazer um esforço para tambem pegar ”Albion” .. mesmo quer esse ainda precisa de uma boa reforma …Bulwark para agora .. ALBION para o ano que vem , nao seria dificil .

Sergio

O Albion vem também, não vale a pena financeiramente colocá-lo em operação está em pior estado e sem reformas. Servirá como fonte de peças de reposição diminuindo o custo de manutenção e aumentando a prontidão.

BrunoFN

Sera que o Albion e caso perdido mesmo ? e difícil acreditar que um navio que operava ”Full” a 2 anos atrás esteja tao ruim … o Bulwark ja vem pronto , mais se vier o Albion tambem , espero que ele seja reavaliados para uma possível reforma aqui .. um ”PMG” por aqui mesmo .. e um navio muito bom e relativamente”novo” para ser descartado assim .. ja insistimos em coisas piores ,, como ”Motoso Maia” …

Marco Antônio

08/03/25 – sábado, btarde, BrunoFN, nunca esqueça a MB queiram ou não, possui um corpo de engenheiros e pessoal de máquinas de primeira linha, acredite, eles conseguem navegar com as nossas fragatas de meio século, com sérios problemas, vão tirar de letra os problemas do Albion, basta que a MB queira, ou o mesmo virá junto somente como repositor de peças. Só após a chegada dos 2 saberemos. Mais outra grande aquisição da MB, servirá para rejuvenescer um pouco a nossa idosa ((kkk) esquadra.

BrunoFN

que assim seja , agora e aguardar o fim das negociatas

Marcelo

Para a MB é um grande negocio comprar o Albion e fazer uma revisão simples de reativação para trazer o navio para o Brasil.

Marcelo

O Albion saiu do PMG em 2018 e navegou ate 2023 quando foi colocado na reserva.
Ele precisa de uma revisão para reativação do navio !!!

BrunoFN

a depender dos custos , vale e muito o investimento … uma navio novo do tipo , não sairia por menos de 1 BI .. mesmo que sua reforma nao seja para agora … talvez um estudo por via ” arsenal da marinha”(AMRJ) … volto a repetir , Albion e um navio muito bom para virar sucata

Marcelo

Olha ai o HMS Albion,é so clicar em histórico operacional !!!
Tem ate os valores gastos em suas reformas. (PMG).
https://en.m.wikipedia.org/wiki/HMS_Albion_(L14)

Last edited 1 mês atrás by Marcelo
Willber Rodrigues

Ok, parece que o raio caiu duas vezes no mesmo lugar e a MB deu a mesma sorte que conseguiu com o Bahia e Atlântico: um navio pouco usado, ainda com décadas pela frente e recém-modernizado. Beleza.

Mas e os Wave?

Flávio Henrique MCO

O que parou por último está na reserva a mais de um ano….

Marcelo

O wave a marinha falou que nao tem mais interesse porque oa navios sao grandes demais para sua necessidade.

Roberto Medeiros

Melhor ter suprimento de sobra do que falta de suprimento. O Wave permitiria que a MB pudesse colocar.um maior numero de embarcações e por mais tempo no mar

Eduardo

A necessidade para os Wave é maior do que o que está vindo.

Santamariense

Também penso assim. O único navio-tanque da MB, o Gastão Motta, está em PMG desde o ano passado. É um navio pequeno, se comparado aos da classe Wave e tem o agravante de possuir casco simples, o que impede sua operação em determinados locais por conta disso, devido ao risco ambiental de um vazamento. Os Wave tem o triplo de deslocamento e o triplo da capacidade de carga do Gastão Motta, contam com casco duplo, e podem transportar, além de 12,6 mil m³ de combustível marítimo e 3 mil m³ de combustível de aviação, mais 380 m³ de água doce,… Read more »

Flávio Oliveira

A ideia do Prosuper era algo como a classe vulcano o seja um reabascedor tudo em um a classe wave é mais focada em combustível e óleo do que em víveres e armamentos….

Santamariense

Todo navio tanque é assim. Mas, os Wave tem capacidade (além das capacidades enormes de combustível e lubrificantes) para 500 m3 de sólidos e 150 toneladas de alimentos frescos.

Flávio Oliveira

Os navios de suporte moderno de hoje tentam juntar vários tipos de navios entre eles os AOR, AO e AOE em vez de ter 3 classes distintas faz mais sentido ter uma só classe com mais navios é a mesma coisa do LPH se fundir com o LPD para se ter o LHD…isso quer dizer que a MB não deve correr atrás dos waves? Não, mas que eles fazem menos sentidos para quem quer economizar na manutenção/logística!!!

Santamariense

Eu sei disso e te entendo, mas nesse momento, na minha opinião, um Wave seria mais necessário e útil que o Bulwark.

Flávio Oliveira

Acho que o tempo parado seja o maior impenchilho, mas volto a disse que a MB deveria tentar conseguir um vulcano que está em construção….

Santamariense

Um Vulcano seria o ideal, o navio perfeito. Mas, é caro e não acredito que a MB vai por esse caminho, infelizmente.

Jadson S. Cabral

Concurso, mas talvez discorde.
O Bulwark pode ser utilizado como apoio em missões humanitárias (coisa que a MB mais faz, já que não estamos em guerra e a MB pouco faz exercício de guerra). Já os Wave só operariam acompanhando grandes comboios, coisa que não fazemos.

Burgos

Mas faz uma operação com todos os navios operacionais colocando os eles pra navegar durante 30 dias consecutivos (sem Porto) essa operação chama-se endurance
( acredito que na atual situação econômica não fará tal operação, pois envolve uma gama de logística descomunal por parte da MB como munição, óleos lubrificantes, combustível, mantimentos e proventos para os militares que recebem por afastamento entre outros)

Willber Rodrigues

Concordo.

Jadson S. Cabral

Tudo é muito para a MB. Mais de se limitar. Por isso as FCT são fragatas pouco armadas e lentas, apenas com motores à diesel e os Scorpenes não tem AIP.
É sempre um “não precisamos” eterno

BrunoFN

pelo que sei , ainda nao estão liberados para a venda , um esta na reserva a 5 anos , o outro e menos de 1 .. e torcer para que no meio do ano pelo uma seja disponibilizado .. primeiro é resolver os ”Albion”

Welington S.

Feito a reforma e com mais 20 anos fácil de navegação. Está praticamente zerado! Espero que a MB bata o martelo e compre o mais rápido possível.

CARLOSROBERTO CORREA

Uma bela nave para os olhos no Atlantico, porem sem uma escolta cara merecida sera um alvo facil em caso de celeuma, somando essa grama com sua proteção creio sera melhor aplicada no inicio de construção de novos subs. convencionais Temos o exemplo do impressionante Moskova que repousa no Mar Negro. Deixemos as ostentações para os fifis. ..

Flávio Henrique MCO

Também por pouco o RS não fica sem auxílio porque o Bahia ia para teste no mar e o atlântico ia ser docado….então ter 3 garante ter um nesses casos (se fosse 3 LPD seria melhor pois sempre teria um com doca)

Sergio

Uma aquisição como esta não pode ser recusada mas concordo 100% que os recursos para nossas necessidades seriam melhor usados se investidos em muitos submarinos e algumas fragatas. O resto é fazer publicidade, precisamos de mais sistemas pra proteção de nossas costas e rotas comerciais e menos para desembarque de tropas.

Cristiano ciclope

Sabe o tamanho da tripulação de um navio desses e quantos fuzileiros ele leva, sabia que na marinha se ganha mais quando em missão no mar?
Agora você entende porquê a MB prefere navios de transporte de tropa a escoltas e submarinos.

Pedroro

Amigo, um MN recebe R#25,00 por 24H no mar, um CB recebe R$38,00 por 24H no mar, ninguém faz isso pelo “a mais” a nao ser oficial, tem fragata na MB na onça pra suspender por conta do enorme números de MN/CB inscritos em concurso público na data do suspender porque ninguém quer mais a força

MB é só pra oficial, se não fosse não formatava tanto AR de carreira enquanto a esquadra está sucateada por falta de MR/AM/CE/MO

ln(0)

Por favor, o que significam essas siglas?

Pedroro

Especialistas nas áreas;
MR – Manobras e reparos
AM – Armamentista
CE – Controle e eletricidade (CI + EL)
MO – Motores

AR – Arrumador, é literalmente um “garçom”, a MB paga um soldo no fim de carreira de aproximadamente R$8.000,00 por cada AR, sendo que TODOS poderiam ser RM2(Temporário)

ln(0)

Obrigado pelas informações.

Jadson S. Cabral

Somando essa grana? Um Riachuelo tá saindo por 500 milhões de dólares ou euros.

Josué

Tomara Deus de tudo certo.

FERNANDO

Sério, a MB vai comprar os dois?
Olha deves ser sério aquilo que eu ouvi, sobre a MB comprar um
porta aviões.
hummmmmmmmmmmmm

Magaren

Mande mais marinha ingles, mande mais! hahaha

Queremos mais meios a preço de custo

Jadson S. Cabral

Manda as 5 type 31 tbm kkkk

Flávio Oliveira

Falam que os britânico pode se livrar de algumas unidades para ter mais unidades da Type 26 (acho que era troca de 2 Type 31 para 1 Type 26)

FERNANDO

OLha, sinceridade eu só acredito quando ele chegar aqui no Brasil.
Antes esquece.
Falaram que a MB iria comprar os dois e mais um navio.

Bernardo santos

Qual seria o outro navio?

Jadson S. Cabral

O Wave

Bernardo santos

Sim, havia esquecido desse navio que a marinha tinha demostrado interesse.

Augusto José de Souza

Só vem sua linda,que a irmã dela e as Wave venham juntos.

Santamariense

Por que o gênero feminino ao se referir a navios?

Dom Lazier

Em ingles é tradição se refere a ships como sher, e não Her,

Santamariense

Entendi. E no Brasil?

Jadson S. Cabral

Embarcação, belonave… sambos substantivos femininos

Santamariense

Entendi. Mas, aqui no Brasil nós dizemos uma embarcação tanque ou um navio tanque? Dizemos um navio porta-helicópteros ou uma belona e porta-helicópteros? Sei lá, eu acho errado…minha opinião…mas, toca em frente.

Jose martins

Americana latina, africa e asia, deposito de sucatas da Otan
.

Padofull

Mil vezes sucata da Otan do que quinquilharia nova da China.

José 001

Sério que você escreveu isso?

É novo aqui e não acompanha as matérias ou mudou de usuário para escrever isso, mestre?

Flávio Oliveira

Tipo se a Receita Federal por as mãos nos planos de construção dos Type 076 porque alguém vez a importação por fora do remessa conforme acho que não teríamos problemas….

Deadeye

Esse é o tipo de “sucata” que deixou a Rússia parada na Ucrânia

RRN

Melhor do que nada, afinal de contas nosso país não é protagonista em nada.

Lauro

Estamos vivendo tempos difíceis sujeitos a ameaças e insegurança. Precisamos melhorar em tempo nossas defesas.

Marco Antonio

Sou terminantemente contra aquisições de oportunidades para mais 10 ou 15 anos, o tempo passa “fato”. Temos um senhor parque naval mal distribuído. A mudança se iniciou pelos Submarinos, é uma cópia de fragata ativa ao Mar do Norte. Por quê com a genialidade de se produzir o KC390, não podemos construir NaPOc para patrulha das águas territoriais, e belonaves, a defender a Amazónia Azul, o que se gasta com a oportunidade pode se pensar em transição. Quando o Arsenal de Marinha foi criado, é porque já éramos os melhores. Temos tudo para construir 3 Frotas Navais, incluindo Porta Aviões… Read more »

Santamariense

Só me diz de onde sairia o dinheiro. Não adianta dizer que dinheiro existe. Mostre, de maneira prática e factível, como fazer isso. E também inclua a explicação de onde sairia o dinheiro para a MB operar esses navios que você citou.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Rafael

Dinheiro tem muito. O Governo arrecadou mais de 3 TRILHÕES de reais só no ano passado.

O problema é que ele.acaba indo pro bolso dos amigos, e não pra onde deveria.

Santamariense

Eu disse no meu comentário anterior:

“ Não adianta dizer que dinheiro existe. Mostre, de maneira prática e factível, como fazer isso.”

Olha como tu começou teu comentário:

“ Dinheiro tem muito.”

De novo: mostre, de maneira prática e factível, como fazer esse dinheiro aparecer e ser usado para essa finalidade.

Flávio Oliveira

A MB tem que aprender a fazer jogo político ir atrás de quem financiar os político (para dobrar os políticos na LoA)e ir atrás de políticos de estado com estaleiros ociosos (buscar as emendas)….ficar dormindo no ponto não dá!!!

Daniel

Que tal corte de gastos? Alguém aqui realmente acha necessário 39 ministérios? Nem vou falar em 10 ou 15, mas que tal 20? Por baixo, cada ministério custa 1 bilhão pot ano.
Que tal cortar algumas das regalias do legislativo e judiciário? Ou acabar com o fundo partidário? Dinheiro tem, amigo. Só não vai para onde deveria.

Marco antonio

Cade o dinheiro

Nunes-Neto

Se for ao mar sem o Phalanx, terei certeza que foi vendido ao Brasil, se colocarem, esquece que foi fake News.

EricWolff

Sim, está correto, os na doutrina da MB, não usamos esse tipo de arma, de manutenção cara e muito difícil…
A MB opta por canhões bofors 40mm com munição AA para essa função, bem mais barato, e q dominamos a anos a sua manutenção…

Jadson S. Cabral

A MB nunca quis comprar pq é caro e a RN não queria vender os dela pelo mesmo motivo.

Tem um navio da MB que possui em Phalanx. Veio com ele e está lá até hoje, acredito. Dizem que nunca operou, que a MB nunca pagou pela sua manutenção. O que acho esquisito é porque não o removeram então

Santamariense

Tinha. Era no Mattoso Maia, navio descomissionado em 2023.

Nunes Neto

Olha não sei se é muito difícil não, arma que já existe a décadas, com centenas de unidades em várias marinhas do mundo, desculpa de país bananeiro isso sim.

Guizmo

Exatamente…..essa ladainha de “difícil manutenção” é dureza……quase um atestado de burrice. Nao sabe operar e nao consegue aprender?! Melhor ficar usando morteiro da 2a guerra entao…..facil de operar kkkk

Boitatá

É como falar que a doutrina da Marinha não prevê a utilização de mísseis, que são muito caros e complicados…

Flávio Oliveira

Os britânicos tão reutilizando eles tipo quando o navio ia “hibernar ” tirava e botava no que estava voltando pro mar….tipo se precissase reativar todos que estivesse hibernando não teria Phalanx suficiente!!!

Luciano

Muito boa aquisição. Mas não seria interessante a MB também buscar um ou dois navios tanque/logísticos? As fragatas, submarinos, e navios patrulha, estão garantidos nos nossos estaleiros. Porém, os grandes navios que toda Marinha precisa, ainda faltam.

Nunes Neto

As fragatas não dão nem para tampar o buraco do dente, teriam que ser no mínimo de 8 a 12, 4 fragatas só seriam admissivel para um pais com o litoral do Uruguai.

Felipe

Serão 8, pelo menos.

Santamariense

A fé é algo admirável…

Jadson S. Cabral

Navio tanque, especialmente os grandes como o Wave, só para dar suporte a forças-tarefas que ficam muitos dias no mar. Semanas ou meses. A MB nao tem tem meio e nem dinheiro para isso.
Imagina uma força-tarefa compota pelo Atlântico, 2 fragatas e um submarino indo destacar na Europa, África… ai sim seria necessário um navio desses. Mas a gente na faz isso. Não sei se não fazemos porque não temos um navio tanque adequado ou se por outros motivos.

Flávio Oliveira

No caso específico do wave é que é o tipo de navio de suporte veja a RN e USNavy tem mais de um tipo porém a Itália e França uniram esse tipo em uma única classe o que seria o ideal para marinha menores ou com pouca grana é justamente essa classe que a MB sonha…

Wagner Figueiredo

Ótima notícia 😊🙏, agora vê o que vem mais por aí!!! Rsrsr se pegar os dois e um Wave, ótimo!! Fragatas já já a Austrália ou Canadá põe umas a venda ….

Dredd pix

Não precisamos de navios de guerra !
Precisamos de bicicletas para despoluir o Brasil

Rinaldo Nery

Precisamos de preservativos para impedir o nascimento de gente que posta isso.

Emmanuel

Ele deve viver de fotossíntese porque comer alface é um atentado contra a natureza.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkkkk…excelente!!! E botar essa gente numa bicicleta, com flutuadores, para lutar contra navios inimigos.

Flávio Oliveira

Engraçado é que o efeito colateral de uma medicação torna motivo de Venda dele e não seu propósito/ação. Nesse caso a ação do mesmo é dilatar os vasos sanguíneo o que tem várias aplicações…até aspirina que muitos só ver como remédio para dor tem efeito anticoagulante ou seja tem outras aplicações…tem até xarope (acetilcisteína) que serve como meio de anular o efeito do princípio ativo do buscopan…(tem que ter um intervalo de 1 ou 2h para eles não se anularem) ou seja um remédio pode ter mais de uma aplicação… Então leia a bula do negócio que você pode até… Read more »

Elint

Direto no queixo e lona…
Sem mais…

Wagner Figueiredo

Ohhh loco!!??! Tiro certeiro … Rs

Wagner Figueiredo

Amigo..vc tá comentando em página errada!!

Salomon

Detesto fazer esse papel, mas, tirando uso humanitário, iríamos fazer assalto anfíbio onde? Namíbia?

Flávio Oliveira

É mais provável o Brasil fazer um desembarque desse para retirar não combatentes de uma região de guerra civil então não teria uma oposição total (com AAe e caças) mas teriam a necessidade de usar helicópteros e veículos blindados….

Paulo

Mesmo nesse TO poderia ter oposição séria. Um país em guerra civil como o Congo, cujos os rebeldes formaram um verdadeiro exercito com blindados, canhões e manpads, ofereceriam uma resistência inusitada à um ataque anfibio . Os fuzileiros teriam que abordar a praia com seus clanfs, porque é a unica maneira de abordagem, fora helicópteros. Então, mesmo em conflitos desse tipo, precisariam de apoio aéreo maciço. Não temos porta avioes, mas temos porta helicópteros. A MB projeta dotar os Wild Lynx com misseis spike ER ( 4 misseis por helicóptero) . Com alcance de cerca de 10km ,os spike dão… Read more »

Flávio Oliveira

Sim, o mais o máximo de AAe seria Manpad’s o que muna incursão nortuna por helicópteros em zona mais afastada +uso de veículos blindados ajudaria a conter mais as possíveis ameaças porém em casos de ser conflito entre estado pode se pedir autorização a ambos lados (como em algum casos já ocorreram)

Santamariense

Não pergunta isso, vão te taxar de anti-brasileiro. Quem fala contra essa compra desnecessária é mal visto por aqui.

Koprowski

…desembarque anfíbio onde se tornar necessário, num mundo cada vez mais instável, seja no litoral brasileiro, ou qq outro país. Neste último caso, a MB ontem, hoje ou à médio prazo, fazendo parte de uma coalizão internacional. Assim como a participação da FEB na 2.GM. País, de verdade, tem que estar sempre preparado para qq situação, seja bélica ou humanitária.

Leandro Costa

Tendo o Atlântico e o Bahia, eu sinceramente não sei por que precisamos desse navio.

Fagundes

Tem a lenda que negociaram uma base brasileira lá, país amigo

Renato

Concordo plenamente! A MB está virando força de apoio ao CFN, o rabo abanando o cachorro. Atlântico, Bahia e agora Bulwark, não faz sentido a MB direcionar tantos recursos para suporte a uma força expedicionária, por definição eminentemente ofensiva, que não tem o q ameaçar ou atacar. O próprio tamanho do CFN já é um disparate frente a situação geopolítica brasileira. A MB precisa de escoltas, subs e patrulhas, seus recursos tem que ser direcionados a essas prioridades.

Felipe Mendes

Essa aquisição é um erro. A MB precisa garantir recursos para as escoltas, patrulhas, submarinos e caça-minas. Antes viesse o navio de apoio logístico.

Flávio Oliveira

Bem com relação a caça-minas pode ser usado para tal se o drone naval da MB receber equipamentos para tal capacidade, no caso ele seria uma nave mãe resta sabe se a MB vai financiar não só o estudo mas a compra

Felipe Mendes

Não, não pode.

Flávio Oliveira

O LPD-12 da USNavy foi usado para tal (no caso usando helicóptero para caça as minas) e já tem navios com esse conceito sendo construídos

Koprowski

Felipe, já ouviste falar de “compras de oportunidade” ? Aconteceu no caso do A140 ATLÂNTICO e G40 BAHIA. E ainda temos que estar felizes pois, em geral, a MB já perdeu muitas oportunidades, exemplificando o caso de fragatas, onde não estaríamos numa situação tão urgente de escoltas atualmente. Neste caso, o Chile foi mais experto.

Felipe Mendes

Já ouvi falar em “gastar recurso com o que não é necessário”?

Flávio Oliveira

Na verdade pode ajudar a diminuir o ritmo de uso do atlântico e Bahia o que pode dá uma sobreviva aos mesmos (na verdade garantir mais 10-15 anos para precisar de troca tudo)…

Eduardo

Quer dizer, uma aquisição desnecessária sendo usada para dar suporte a outra tão desnecessária quanto… não mano!

Felipe Mendes

De fato.

Flávio Oliveira

Não acho que o povo do RS achou desnecessário um navio com uma capacidade hospitalar, que poderia produzir água potável e leva suprimentos e veículos inclusive, anfíbios e helicópteros….se isso foi desnecessário estou curioso para saber o que deveria ter sido enviado..

Dom Lazier

Falar que o Nam Atlântico e NDM Bahia são desnecessários é__________

EDITADO
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Koprowski

…Parece que será nomeado NDM G171 PERNAMBUCO…para homenagear alguém pelo seu Estado natal….Tipo assim: puxar o saco. Assim como o ex-SIROCO, o atual NDM G40 BAHIA, para homenagear o Estado onde nasceu um ex-Ministro da Defesa.

Santamariense

Típico…desses, não espero nada diferente…

Flávio Oliveira

Gosto do nome mais não do motivo, agora se fosse por motivos mais nobre o próximo teria que ser minas gerais (os 3 tiveram movimentos contra o controle português)

Camargoer.

ahhhhh.. tem que ter nome novo.

Coloca o nome das imperatrizes do Brasil Império… teve aquela oficial da MB que faleceu baleada em uma unidade da MB e foi promovida para contra-almirantes postumamente,, que legal seria homenagea-la batizando um navio da MB.

Burgos

Só uma ressalva Camargoer;
Ela foi promovida pq estava em horário de expediente (a trabalho).
No HNMD

Camargoer.

Sim. E eu achei uma homenagem digna da MB,

Camargoer.

Uma alternativa era G157 Rio da Pedras.

Agora, sério, seria importante a MB homeager a Alm. Gisele Mendes de Souza e Mello, que morreu ao ser atingida por uma bala dentro do hospitanl naval. Seria legal levar esta sugestão ao comando da MB.

A MB alterou o nome de um submarino para homenagear um comandante submarinista.. uma homagenem justa.

Seria muito apropriado a MB homenagera a Alm. Gisele. também

Franz A. Neeracher

Caso vc esteja se referindo ao Jaques Wagner, ele não nasceu na BA, mas sim no RJ.

Claudio aguiar

Só fera comentando. Estou falando sério, já concordei com a compra. Concordo que é um acerto. Só me parece que tem político lá na Inglaterra que não concorda pois acham que a Inglaterra está dando o navio p Brasil, se o governo brasileiro conseguir seria ótimo .

Paulo

Será um belo reforço para esquadra em termos de poder de ataque anfíbio. Aumenta substancialmente a mobilidade da CFN ,pois estes navios são de multiplo emprego, podendo levar blindados, anfibios ou não, e centenas de fuzileiros ,além de possuirem amplo deck, permitindo operar helicópteros pesados como os UH 15/ UH 15A / UH 15B da MB. Deve – se pensar no poder de dissuação de uma Força Tarefa que pode incluir o Bulwark ,o NDM Bahia com helicópteros de ataque , uma escolta tamandaré ( com seu helicóptero orgânico wild lynx ou Seawolf e um sub da classe Riachuelo. Os… Read more »

Santamariense

“…helicóptero orgânico wild lynx ou Seawolf…”

Acho que você quis dizer Seahawk.

Paulo

Sim. Seahawk. Complementando meu pensamento anterior, extrapolando uma Força Tarefa formada pelo Bulwark, NDM Bahia, helicópteros de ataque ,uma escolta Tamandaré e um sub da classe riachuelo ,além da defesa do mar territorial, qual TO poderia ser empregado com sucesso ? Não é uma Força Tarefa humanitária, nem de paz da ONU. É uma FT de guerra, de ação ofensiva. Um cenário provável: Maduro arrisca uma tomada à força das plataformas de petróleo do litoral de Essequibo. Para isto ele envia seus 3 NApOs anabolizados da Navantia, com os misseis chineses anti navio de longo alcance, que” fecham ” o… Read more »

adriano Madureira

O problema da Royal Navy é muito navio para pouco Marinheiro, e aqui na MB, sobra marinheiro e se tem pouco navio…

Navio de 20 anos não é demérito algum…

Agora vamos juntar um cascalho e comprar o HMS Queen Elisabeth por
£300 milhões de Libras

comment image

Marcelo

Não acredito que venha.
Nesta contenção de dinheiro, não creio que o governo federal vá comprar tal embarcação.
Seria uma boa aquisição há Marinha do Brasil

Renan

Parabéns a MB com 3 navios importantes para tomada de praia um Brasil com um litoral gigante é importante ter esta capacidade, temos várias ilhas que podem precisar desta capacidade.

Além de ser 3 plataformas excelentes para ajuda humanitária o clima não está de brincadeira.

Teremos o Bahia, Atlântico eo Bulwark Parabéns

Renan

As escoltas faz necessário a construção de mais 14 Tamandaré

Será que veremos um contrato desse assinado até o fim de 2026?

Renan

Os submarinos faz necessário a contratação de mais 11 submarinos será que um novo lote de 6 será assinado até o fim de 2026?
Faz necessário acelerar a construção do Álvaro Alberto será que vamos ver ele saindo da ICN até o fim de 2026?

Renan

O Brasil precisa urgentemente dos NAPAOC será que teremos a contratação das 20 unidades até 2026?

Renan

Para as questões de mar o Brasil precisa dos NAPA 500br será que até 2026 teremos a contratação de 54 unidades?

Camargoer.

Não… havia um plano para 50 navios de patrulha que foi modificado sendo que parte deles serão navios de varredura.

A MB contratou a construção da última Magé para ser feita no AMRJ.

Eu não sei onde serão contruídas as novas NPa500Br. Talvez algumas no AMRJ, quem sabe outras no Inace ou mesmo em Itaguaí, que agora tem autorização para fabricar navios e submarino

Renan

Espero que saia logo este projeto e que tenhamos as capacidade de fiscalização do mar

Camargoer.

Eu acho improvável. A MB contratou 4 Scorpenes e um submarino nuclear… a homologação do reator tem um cronograma definido… passa primeiro pelos testes subcríticos e depois ele precisa ser homologado operando como proposto.

Só depois disso será possível concluir o submarino…

acho que a Nuclep já terminou o vaso do reator do Labgene. Ainda teria que inciair a fabricação do vaso do reator do navio… sei que as equipes que vão fabricar o casco do submarino estão homologadas… mas não sei se já começaram a construir as seções…

Flávio Oliveira

Penso eu que há 2 saída pro ICN:
1)negociar para a França foca na produção dos derivados do Suffen convencional na França e deixa aqui a produção dos Scorpene
2) faz que nem os franceses e cria uma versão convencional do Álvaro Alberto e vai vendo os Riachuelos na medida da entrega deles, deixando a MB com duas classes muito mais parecidas e ir testando outros sistemas até o reator tá 100%

Renan

Estamos demorando muito para iniciar a construção do submarino Álvaro Alberto, eles deveriam fazer todo o possível na nuclep transferir para a montagem final na e ficar aguardando somente a parte do reator

Camargoer.

Assim.. faz pouco sentido construir o casco do SBN agora e deixar e ele montado e parado esperando o reator.. existem vários problemas nesta ideia, como ocorrer um acidente do estaleiro e perder tudo ou até ocorrer a degradação de parte dos sistemas mecânicos ou hidráulicos Do ponto de vista financeiro também é ruim.. a MB teria que comprometer uma enorme quantidade de recursos que ficaria imobilizada esperando o reator.. neste momento, é melhor fazer o reator do Labgene, homologar e ao mesmo tempo completar as FCT e as obras da base. Quando o reator do labgene for homologado, dai… Read more »

Santamariense

Acho que não entendi tua ironia antes, pois tu estás sendo irônico, não?

Camargoer.

Então… tem um contrato para 4… talvez saia um outro contrato para mais 2 ou 4 até o fim de 2026 para manter a cadência… se forem mais, seria um terceiro contrato depois de 2030

Santamariense

Mais 14 Tamandaré até final de 2026? Pode ser…pede para o Papai Noel, talvez ele te atenda…

Felipe

Serão 8 , depois uma classe maior se tiver grana…

Santamariense

Tem certeza?

silvom

importante é ter meios para impedir que tomem o litoral, depois para recuperar

Last edited 1 mês atrás by silvom
Renan

Uma marinha precisa de 6 bilhões de dólares ano para aquisição.
Em 20 anos teríamos capacidade de negar o mar.
Com:
2 submarino nuclear Álvaro Alberto (20 bilhões)
15 submarino convencional Riachuelo (15 bilhões)
18 fragata tamandare ( 12 bilhões)
20 navios de patrulha oceânica ( 5 bilhões)
54 navios de patrulha. (5,4 bilhões)

Isso pode parecer muito mas é irrisório perto da economia brasileira.
2,17 trilhões de dólares

É 0,28% do pib os 6 bilhões de dólares ano.

Basta um presidente dizer eu quero ter uma marinha moderna e o dinheiro irá aparecer

Wilson França

Não basta o presidente dizer. Quem aprova o orçamento é o Legislativo. O qual, atualmente, também maneja uma parte significativa dos recursos sob a forma de emendas parlamentares, emendas pix, sem prestar qualquer conta.

Renan

Cara olha os programas estratégico brasileiro criados em 2008 não duvide da capacidade de barganha do presidente

Santamariense

Qual programa estratégico??? Não me vem fazer apologia a político. A discussão está indo muito bem sem aparecer adoradores de A ou B.

Camargoer.

Olá Wilson. O congresso ainda não votou o orçamento 2025. O executivo está limitado a gastar 1/12 da receita prevista por mẽs. Geralmente o orçamento é aprovado em dezembro, antes do recesso…

mesmo que ocorra aumento da receita tributária, o gasto mensal está limitado.

coisa de gente doida.

E só o congresso pode fazer isso..

MauricioFC

1/18…

Santamariense

Tu acredita, de fato, que isso seria possível no Brasil? De verdade??

Renan

Sim Se você olhar alguns youtuber tem 2 milhões de inscritos outros tem mais, todos de assuntos militares e geopolítica O povo está começando a se unir sobre este tema, não demora para a sociedade despertar para a importância militar. Políticos só entendem sobre voto Portanto quando tiver canais com possíveis 15 milhões de votos A classe política pode olhar para este tema com seriedade. Outra forma seria um crescimento abrupto da economia brasileira Possibilitando projetos destas magnitude. Existe uma possibilidade clara também de ameaça externa a nossa soberania aí não teríamos escolhas a não ser buscar os recursos militares.… Read more »

Santamariense

Cara, respeito tua opinião, mas o que tu escreveu está muito longe da realidade. Canal de YouTube? Sério?
E isso aqui:
“Outra forma seria um crescimento abrupto da economia brasileira”
Como, de que maneira, por qual motivo, razão ou circunstância isso iria acontecer??

adriano Madureira

A situação não confia muito nos militares e a oposição tem ressentimento por eles não terem entrado na paranoia patriótica deles…

Duvido muito fazerem um orçamento positivo para eles!

Esses ratos não estão nem aí para a defesa, lembro de uma PL de autoria do Marcelo Crivella ,Demóstenes Torres e Pedro Simon.

Sabem oque aconteceu?! Fpi arquivada, não saiu nem da comissão da CRE&DN, não teve chance de ir a plenário.

Gostem ou não, mas as vezes acho que oque falta ao Brasil é um belo susto hostil.

Santamariense

É bem por aí … Não há interesse político e muito menos política de Estado para o tema. Logo, o que o colega Renan colocou é total e completamente descolado da realidade.

Leandro Costa

Um Presidente não? Vários. Vários parlamentares, juízes, etc. Ou seja, sonhar ainda não paga imposto, mas não passa disso.

E a pergunta que não quer calar também é se você colocou nisso tudo a grana da manutenção e combustível.

Renan

Tem uma soma aí que sobra para manutenção e custeio

Santamariense

Meu caro, colocar um sonho no papel é transformar o que existe na tua cabeça em algo que tu enxerga em linhas, letras e números. Agora, transformar isso em algo concreto, tem uma distância gigantesca, por vezes, inalcançável.

Flávio Oliveira

Os Harrier estão muito surrados e terão poucos tempo de uso…já o garibaldi bem a marinha italiana gosta as vezes de vender um navio ainda em produção/recente incorporado caso se tenha $$ na agulha e a Itália tem unidade do Vulcano em construção…então….

Felipe

Porta-Helicopteros Atlântico, navio multi propósito Bahia e agora mais este. Será a terceira compra de oportunidade da MB valendo a pena.

Andre Hoelzle

O Brasil deveria reconstruir a sua frota desde 0 com barcos baratos, porém útiles, e se possível construídos todos no país ou senão um mix de barcos novos e usados, mas isso não depende de mim!

Daniel

Afinal de contas, esse hipotético acordo entre os dois governos é só do Bulwark ou vem mais alguma navio? Um dos “Wave”, por exemplo?

Marco Antônio

09/03/25 – domingo, bdia, Daniel, partindo do princípio que seria/será um acordo (provável) gov/gov; tudo pode acontecer; depende do negociante (ambos os lados), depende da forma de financiamento, e, principalmente o que será posto à mesa: 2 classe Albion; 2 classe Wave, o gov Inglês, hipoteticamente diz….. pacote fechado, 20 anos para pagar e é pegar ou largar. Vide quando trouxemos a classe Rademaker, vide as Amazonas, vide as Aratu. Tudo está na mesa….. façam seus lances. Vovozao.

Danilo José

Acho que a compra é assertiva, navio estratégico para comando e desembarque anfíbio, não muito usado recém reformado e totalmente operacional, nesses critérios nada a dizer um bom negocio para a marinha.

Jagder

Como sou humilde, na MINHA OPINIÃO, não é uma boa compra para a marinha.
Precisamos focar em escoltas e NPAOCs.

Flávio Oliveira

Na minha opinião é uma boa compra se isso garantir um menor estresse no atlântico e no Bahia e o orçamento foca na produção de novos meios….

Neto

Creio que o MB deveria ter no futuro 3 Navios “capitâneas”. Se o Albion vier teremos eles no Atlântico, Bahia e o Albion.
.
A experiência que já existe no Atlântico e Bahia deveria gerar um documento de requisitos para o tipo de navio futuro.
.
Uma NAeL, como foi o minas gerais, porém maior é o que eu, um mísero mortal e não marinheiro, acho que seria interessante.
.
Óbvio que falta um mundo de navios antes.
.
Além de uma reforma financeira no material humano. Deve-se enxugar.

Camargoer.

Fazendo uma brincadeira mas com tom de crítica dura..

a MB vai ter mais “capitânea” que “escoltas”…. refletindo a ideia de ter mais almirante que marinheiro. riso

Neto

Há muita verdade nessa brincadeira. Não é pra rir, é pra chorar.

Márcio Araújo

Outro porta helicóptero?? O Brasil precisa de um porta aviões, até quando vão negar isso para marinha?

Leonardo

Pelo amor de Deus, porta-aviões não!

Alex Barreto Cypriano

Em 2015, mediante uma requisição FOI, o ministério da defesa inglês informou os custos operacionais médios individuais de navios de várias classes. O custo operacional anual do HMS Ocean superava £ 12 milhões, o de um classe Albion quase igualava £ 24 milhões e o de um classe Wave superava £ 9 milhões. Em resumo: cada Albion custava operacionalmente o dobro de um Ocean e 2,5 vezes um Wave. O que você prefere: um Albion ou dois Ocean; um Albion ou três Wave? Pai Nosso que estais no céu, blá – blá – blá, E não nos deixeis cair em… Read more »

Santamariense

24 milhões de libras por ano?? Meu Deus…se vier, vai navegar uma semana por ano…

eder

Para que serve um navio de desembarque sem escoltas ? (fragatas/contratorpedeiros) mais um navio para o 7 de setembro!

Alexandre Fontoura

Phalanx? Não é Goalkeeper?

Heli

Pelo que li em canais britânicos dedicados a assuntos navais, um dos dois navios, não lembro qual, está bem pior que o irmão e que sairia muito caro repará-lo.

RRN

Uma oportunidade única para a MB.
Espero que não fiquem enrolando para fechar o negócio pois com a situação atual na Europa corremos o risco da Inglaterra mudar de ideia e não mais disponibilizar o navio para venda.