Navio-tanque perde o controle e atinge três embarcações da Marinha no Porto de Santos (SP)

Um navio tanque colidiu com um píer da Marinha do Brasil no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após apresentar um problema no leme. O impacto danificou três embarcações da Marinha e deixou um oficial ferido. O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (12), quando o navio estava deixando o porto com destino a Angra dos Reis.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o navio envolvido foi o Olavo Bilac, que transportava 50 mil toneladas de óleo combustível. Além do píer, os navios Guajará, Guaporé e Maracanã, atracados no local, sofreram danos com a colisão.
O oficial da Marinha que estava no local no momento do acidente sofreu escoriações leves na perna e foi encaminhado à Santa Casa de Santos. Após o atendimento médico, ele foi liberado sem complicações.
Após a colisão, rebocadores conduziram o navio de volta ao cais da Alemoa 1, onde aguarda perícia da Capitania dos Portos de São Paulo. Equipes da Autoridade Portuária farão uma inspeção no píer para avaliar os danos estruturais.
VÍDEO: Navio-tanque Olavo Bilac atinge navios patrulha da MB em Santos-SP
VÍDEO DO JORNAL HOJE: Câmera externa registra o acidente
A Transpetro, responsável pelo Olavo Bilac, informou que o acidente foi causado por um travamento no leme. A empresa garantiu que não houve vazamento de carga e aguarda autorização da Marinha para iniciar uma investigação sobre o ocorrido.
O Olavo Bilac é um navio-tanque de grande porte do tipo Aframax, com capacidade de 114 mil toneladas de porte bruto (TPB), 249 metros de comprimento e 43 metros de largura. Até o momento, a Capitania dos Portos não se manifestou oficialmente sobre o caso.
FONTE: G1
A MB já está com poucos navios e ainda sofre um acidente desses,é torcer para que não tenha havido danos graves.
Pensei nisso… parece seleção natural
Está difícil ter navio Patrulha em condições como o Maracanã e acontece uma zerda dessa. A MB precisa rezar mais. Espero que os danos não comprometa a prontidão dos navios.
Desculpe, mas prontidão para que? Abordar surfistas desavisados?
Esses navios são os que fazem busca e salvamentos e abordam outros navios praticando atividades ilegais. Abordar surfista, se a marinha faz isso, provavelmente é feito com lanchas ou jet ski.
Dentro do azar teve sorte…Vendo os vídeos parece que não houve abalroamento direto no Maracanã, o petroleiro primeiro colide no cais para em seguida deslizar para bombordo e aí atingir o navio patrulha.
Imagina um sanduíche com o petroleiro, o cais e o Maracanã no ”recheio”…por questão de alguns poucos metros, isto felizmente não aconteceu.
Espero que, no mínimo, a Transpetro faças as devidas manutenções nos navios de marinha e em seu pier, mas se tratando de empresa estatal, muito provavelmente vai ficar tudo por isso mesmo.
Seu bocudo. O navio deve ter seguro. Relaxa e reflita antes de postar qualquer coisa.
Até pq a Braskem, Vale, Americanas etc são todas muito responsáveis nas consequências de seus “acidentes”.
Nem fale dessa “vale” que chega dar ódio de lembrar oq eles fizeram.
Todas essas empresas são privadas.
Manutenção?! Se um navio cargueiro já causa estragos quando bate em um Arleigh Burke, quem dirá bater em um navio de brinquedo como nossos patrulhas…
Certamente irão precisar nem de martelo e sim de Marretinha de ouro…
Este não é o P-72 Maracanã
Não,essa é a imagem de dois Arleigh Burke ao colidirem com um navio Cargueiro…
Como eu disse na postagem, se um AB ficou nesse estado,imagine um navio patrulha sendo atropelado por um navio de grande porte.
U.S. Navy destroyer USS Fitzgerald
Fonte:
https://abcnews.go.com/International/us-navy-ship-collides-merchant-vessel-off-coast/story?id=48092522
Calma, o mais importante é que não houveram vítimas fatais por nosso lado. Ademais, a MB será indenizada pelo ocorrido. Coisa que acontece, é a vida. E vida que segue.
Concordo sobre a sorte de ninguém morrer nem se ferir gravemente.
mas foi sorte.
tem dia que é azar.. isso que preocupa
“De boca as palavras o vento leva”
Isso daí com certeza vai parar no tribunal marítimo pois houve danos ao patrimônio da união 👍
Ninguém tem uma lancha aí Santos pra tirar umas fotos pra poder postar os danos nos Patrulha?!🤷♂️👍
Meus Caros, antes de fazer comentários sem fundamento, basta pesquisar no Google, as informações estão disponíveis e são gratuitas. Como nesse caso foi um Albalroamento, foi Instaurado pela Capitania dos Portos de São Paulo um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e evitar que isso aconteça no futuro. Ao final do IAFN ele será obrigatoriamente encaminhado para o Tribunal Marítimo e pode ou não virar um Processo. Cabe ressaltar que o Tribunal Marítimo não é vinculado a Marinha do Brasil a corte pode determinar as causas, circunstâncias e extensões destes acidentes ou fatos.… Read more »
99,9 % dos casos vão parar no tribunal marítimo e nos outros 99,9 % dos casos a justiça federal faz declínio de competência para não julgar tal ocorrido sabendo que tem um tribunal específico para isso 👍
Traduzindo: Não confie muito em Google que nem dá cotação do dólar mais 😏
Sobre o Tribunal Marítimo Atribuição O Tribunal Marítimo, conforme preceitua o artigo 1° , da Lei nº 2.180, de 5 de fevereiro de 1954, é um Órgão Autônomo, com jurisdição em todo o território nacional, auxiliar do Poder Judiciário, vinculado ao Comando da Marinha, tem como atribuições as previstas no artigo 13 desta mesma Lei, a saber: I – julgar os acidentes e fatos da navegação: a) definindo-lhes a natureza e determinando-lhes as causas, circunstâncias e extensão; b) indicando os responsáveis e aplicando-lhes as penas estabelecidas nesta lei; e c) propondo medidas preventivas e de segurança da navegação. II –… Read more »
Bons tempos do Marcelo “Ostra” por aqui. Saberíamos até a cor da “meia” do pratico.
A Petrobrás vai indenizar a MB? Pode ser, mas eu duvido muito…
Já foi explicado aqui diversas vezes. O verbo HAVER, no sentido de EXISTIR, é impessoal e só se conjuga na terceira pessoa do singular. “Não HOUVE vítima fatal”, “Não HOUVE vítimas fatais”. “HOUVE um caso …”, “HOUVE vários casos …”. e por aí vai. O mesmo se aplica às locuções verbais com o verbo HAVER. “Deve TER HAVIDO um único caso …”, “Deve TER HAVIDO milhares de casos …”.
HAVERÁ problema … HAVERÁ problemas.
Dá pra entender perfeitamente cara, esse é o importante, você fala uma deturpação do latim vulgar, menos senso de superioridade.
Senso de superioridade? Por querer uma coisa tão simples e básica como falar e escrever corretamente? Por esse tipo de entendimento é que se vê em todos os lugares, assassinatos diários, com requintes de crueldade, da língua portuguesa.
Vamos todes falar corretis !!! 👀🤔😰🤦♂️💀🏴☠️☠️
Já não temos meios e ainda acontece uma coisa dessa. Não sei como funciona, mais espero que a empresa pague os danos nas embarcações e indenizem o rapaz que sofreu escoriações.
Por um lado, felizmente, não houve vítimas fatais e não houve derramamento de óleo.
Por outro lado, a MB já não tem muitos navios de patrulha, e ainda acontece essa….
Ninguém vai sentir falta dessas “canoas”. Relaxe.
Prezado, tenho certeza de que qualquer um que já foi atendido pelo SALVAMAR discorda de você… e eu também pelo meu tempo como XO do P-51.
Num acidente como esse, os principais meios do Grupamento de Patrulha do Sudeste ficaram indisponíveis. A Marinha já está usando muletas e ainda dão uma rasteira nela…
Até esses navios serem recuperados,será que a MB deve mandar navios de outros DNS ou até da esquadra como as corvetas para o grupamento do sul e sudeste continuar com as patrulhas e operações em santos e Paranaguá?
Mandar o que? Se situação em que a MB se encontra, mandar meio de outro local é deixar o outro local sem meios.
Não é nem descobrir os pés para cobrir a cabeça mais, é descobrir um lado da cabeça para cobrir outro
Dependendo pode mandar o APA para servir em Santos e algumas fragatas a disposição até esses navios serem recuperados
Amigo navio patrulha são meios distritais, fazem serviço de Guarda Costeira, não são escoltas. As pessoas ainda não entenderam isso, mds!!!
Quais corvetas da Esquadra? Hoje, se tiver disponível para operar, é a corvetas, uma só, a Júlio de Noronha. A outra, a Barroso, está em PMG.
é a corveta*
Mais um dia normal na Marinha do Brasil.
Ah ta, a culpa foi dela!!
Ah não…como se não bastasse a escassez de recursos, um navio brasileiro ainda destrói, ou causa estragos em patrulhas. Coitado do Maracanã, sofreu tanto em terra e agora leva po___a no mar.
Em outros tempos ia ter gente pendurada no lais da verga.
https://www.metropoles.com/sao-paulo/video-tripulantes-pulam-de-navio-antes-de-acidente-no-porto-de-santos
Vídeo. Um dos buques, não sei qual, estava todo iluminado.
Infelizmente, um oficial da MB se feriu. Esperamos pela sua pronta recuperação.
Teremos agora uma longa investigação por parte da MB e envolvidos.
Navio Guajará
Navio Guaporé
Navio Maracanã
https://th.bing.com/th/id/R.e9406bcd1158c88c77b6a8669288953d?rik=bW98uFJrdwDbBg&pid=ImgRaw&r=0
Eles devem voltar ao Rio de janeiro para passarem por uma PMG de reparos no arsenal para retornarem a santos ou algum estaleiro local pode fazer os devidos reparos?
Tem o estaleiro da WILSON SONS no Guarujá.
Beleza e parece que tem também o estaleiro Arpoador,pode haver um contrato para reparos desses navios na região e uma parceria para manutenção periódica dos meios do 8DN.
É… Algum prático vai ter que dar explicações.
Pelo que se fala o leme travou.
“E.. o vento levou”
Qual o nome do navio mercante? Exocet Iskander M, Ottomat, Harpoon?
Brincadeira isso. Só levando na esportiva…
50% da gloriosa Marinha de Guerra do Rio de Janeiro foi incapacitada no porto de Santos em SP, quase uma guerra estadual!
Mais um motivo para ficarem no Rio. Bando de barbeiros em Sampa hahahahahaha
(OBS.: Eu sei que normalmente é o contrário)
O problem é que tem navio fantasma na Baia de Guanabara que também gosta de sair flutuando sem destino
Verdade.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/10/14/navio-que-bateu-na-ponte-rio-niteroi-e-levado-para-a-turquia.ghtml
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-08/mpf-quer-solucao-para-navios-abandonados-na-baia-de-guanabara
Como funciona o pós-acidente?
Tem uma investigação nos moldes do que é feito na aviação civil, com relatórios públicos trazendo fatores contribuintes e recomendações?
A Marinha deve julgar. Inclusive ela tem um periódico em que menciona os principais eventos julgados pelo Tribunal Marítimo: https://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/tribunalmaritimo/issue/archive
Well, como diz o velho ditado,
se está uma merda.
está uma merda.
O Maracanã nem bem a tinta secara ainda…
Para tranquilizar os marinheiros comentaristas, a capitania dos portos de Santos divulgou que o acidente não comprometeu a flutuabilidade dos meios da marinha atingidos no acidente. Então nada que uma mão de tinta não resolva para os Navios patrulha. Não sofram. Não era uma fragata tamandaré novinha folha .
Se tem gente que reclama do casco enrugado imagina agora com o casco amassado?
Só levar no martelinho de ouro que fica novo
Tinta e mão de obra a Marinha tem
Evidente que haverá inquérito para apurar falhas e apontar responsáveis.
Quanto aos prejuízos materiais, toda e qualquer embarcação de transporte é obrigada por leis internacionais a contratar seguro do casco, carga e tripulantes, sem prejuízo de posterior cobrança por negligências e/ou imperícias comprovadas.
Segue o jogo.
Compra o Bulwark pra fazer patrulha em São Paulo…
Kkkkkkkk
Tanto lugar para ele acertar,kkk,PQP muito azar, o porto é gigante ele foi acertar em todo agrupamento deste DN , têm que levar um padre e um caminhão Pipa com água benta.
Agora eu ri kkkkkk
Acidente bem característico do famoso “Leme fora”.
Nao foi diferente com a F41 ano passado em Santos também eu acho que quase foi parar nas pedras, se não fosse pelo aprestamento e rapidez do Mestre do Navio + a tripulação em “Largar o Ferro” “A Deusa” estava parada no cais do AMRJ para reparos também 😰
Naquela ocasião a defensora ainda havia acabado de retornar do PMG,seria muito azar se ela batesse e sofresse danos e o pior é que ia direto para a ponte dos pescadores na avenida,imagina o estrago que seria uma fragata daquele tamanho toda armada e pesada batendo em uma estrutura daquela.
Nada que o Martelinho de Ouro não resolva. Não, peraí…🤔 Xiiii…
Nem precisou de guerra para acabar com a MB
E o pessoal zoando a Marinha do Irã que converteu um petroleiro em um navio sei lá o que que ele é. Esteve até recentemente no Brasil.
Tá aí a utilidade dele.
A Transpetro deve ter seguro e não deve ter problema para pagar os reparos nos navios da MB, a bronca é o tempo que vai levar para consertar.
Meios Navais de patrulha atingidos em um dos Portos que mais enviam drogas para Europa…humm……
Nessa brincadeira, de uma vez só, 1/3 da classe Macaé e 2/12 da classe Grajaú foram atingidos. Para uma frota já tão pequena de navios-patrulha como a da MB, ter 3 navios fora de ação, mesmo que provisoriamente, é um baque e tanto…
Para o Dom Quixote esses navios são cruzadores.
É muito azar mesmo da MB! Que pé frio…
Mas oque tenho dúvida é:
Os navios da MB deveriam realmente estarem lá? Sabendo que acidentes podem acontecer, ainda mais em instalações civis?
Não poderiam estar em uma base militar?
Boa noite Adriano;
O cais onde os patrulhas estavam atracados são da MB (Capitania dos Portos de São Paulo).
Ali era a antiga sede da Guarda Portuária foi tudo reformado e a Capitania (Sede) passou do Bairro Encruzilhada para o Cais.
Obs: servi lá na CPSP 6 anos e 10 meses, mas era na época no Bairro Encruzilhada
Ainda bem que no ocorrido não foi nenhum dos OPVs classe River,teria sido pior…
Classe Amazonas, você quer dizer.
era o cais da marinha em santos…meio que é uma area militar
Este é o cais da Mirtona, da CPSP, de onde tirou wue era civil?
Toda vez que teimam em entrar no porto sem o auxilio dos rebocadores temos um acidente. Sabem que dá problema e insistem no erro. Parece até que é de propósito
Se suspender eternas reformas mas instalações da MB no RJ,já vai ter dinheiro pra bancar o conserto destas naus.
Um “Pearl Harbour” tupininquim. Piadas a parte, nao seria mais prudente nao aglomerar meios militares dessa maneira?? Em uma situacao de conflito uma embarcacao com explosivos poderia neutralizar uma parte consideravel da MB. So espero que nao agrupem os novos submarinos dessa maneira.
Provavelmente nunca veremos fotos do estado desses meios. A força que mais esconde as coisas, nunca vimos fotos do A4 ou do UH-17
Pelo video o primeiro patrulha ficou estampado no cais, parecia de papel
Pois é bem isso, mesmo.
Como se perde tres navios assim sem nem estar em guerra
A IstivisGens orgulhosamente apresenta, mais uma grande trapalhada da Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e navios abandonados nos portos brasileiros. – Larilala, larilalaaaa. Babababububuuuuuu…. – Comandante. Comandannnnnnnnte. – Sim? Estou ensaiando para mais um evento marinheiro…a recepção da aceitação da primeira Tamandaré em…em…em… – O CCC quer todos os Comandantes devidamente aprestados. – Comandante…um grave acidente em São Paulo. Um navio desgovernado abalroou três navios nossos…patrulhas. Parece que danificou praça de máquinas, lemes, casco e tintas. Pausa para o espanto. – Sério? Tanto assim? Perdemos mais três navios? Sem navegar vamos perdendo tudo que temos…impressionante! – Imediatamente…Ajudante de Ordens…chame… Read more »
É humorista nas horas vagas?
Sou humorista sempre.
Tá mais pra palhaço…
A vida é um circo.
OPINIÃO & SUGESTÕES Logísticas e Estratégicas O acidente ocorrido com o Navio Petroleiro da Transpetro, acende um sinal vermelho em relação aos riscos de acidentes com Navios transportes produtos perigosos no Porto de Santos. Acredito, que já chegou o momento de se discutir a construção de Portos Off shore , instalados distantes da costa em pelo menos 15 km. Caso esse acidente tivesse acontecido com um Navio de transporte de Gás, as consequenciais poderiam ter sido desastrosas e catastróficas. Com a dragagem do canal de navegação para 17 metros, em breve Navios maiores transportando produtos perigosos deverão atracar no Porto… Read more »
Já tem !!!
O TEBAR em São Sebastião com píer bem deslocado (longe) do cais pra maior segurança quanto ao carregamento/descarregamento desses combustíveis 👍
Qdo tiver noção do que é o porto de Santos, te explicamos…
Tem que tacar sal grosso em todas as forças desse país, porque tá feia a coisa, viu!
Já temos pouco, menos do que o mínimo, e ainda acontece isso…
têm que mudar o nome dessa classe de Patrulha , de MACAÉ , para URUCUBACA, foram planejados 43, só temos 3, o estaleiro que foi contratado para produzir 5 FALIU, levaram as carcaças para o arsenal, tudo TORTO, refizeram a Maracanã, agora que foi entregue , levou uma porrada de um navio tanque, num porto gigante, ele foi certo nós poucos navios de patrulha da marinha, é muito azar ,urucubaca etc… colocaria até nome novo, navio patrulha “Sobrevivente”, kkkkk. A marinha teve navio pegando fogo 2 VEZES, inclusive atingiram a F49, Fragata adernando (Niterói F40), o submarino Riachuelo alagou em… Read more »
Ainda bem q podemos falar a vontade, ainda, mesmo que bobagens…
Os classe Macaé agora estão em extinção, já não tinha muito o cara mete strike em 3 de uma vez, a sorte não acompanha a marinha mesmo o fase.
Dos 3 navios envolvidos nesse incidente, um deles é da classe Macaé, os outros dois são da classe Grajaú.
Graças a Deus o pior não aconteceu!
Escapamos de uma equivalente “Explosão Nuclear Tática” com 114 mil toneladas de combustível e inflamáveis!
Deus é pai…
EDITADO
E com um único ataque toda a frota brasileira foi eliminada. Risos.