Navio-tanque perde o controle e atinge três embarcações da Marinha no Porto de Santos (SP)

Um navio tanque colidiu com um píer da Marinha do Brasil no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após apresentar um problema no leme. O impacto danificou três embarcações da Marinha e deixou um oficial ferido. O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (12), durante uma manobra entre os cais da Alemoa 1 e Outeirinhos 1.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o navio envolvido foi o Olavo Bilac, que transportava 50 mil toneladas de óleo combustível. Além do píer, os navios Guajará, Guaporé e Maracanã, atracados no local, sofreram danos com a colisão.
O oficial da Marinha que estava no local no momento do acidente sofreu escoriações leves na perna e foi encaminhado à Santa Casa de Santos. Após o atendimento médico, ele foi liberado sem complicações.
Após a colisão, rebocadores conduziram o navio de volta ao cais da Alemoa 1, onde aguarda perícia da Capitania dos Portos de São Paulo. Equipes da Autoridade Portuária farão uma inspeção no píer para avaliar os danos estruturais.
A Transpetro, responsável pelo Olavo Bilac, informou que o acidente foi causado por um travamento no leme. A empresa garantiu que não houve vazamento de carga e aguarda autorização da Marinha para iniciar uma investigação sobre o ocorrido.
O Olavo Bilac é um navio-tanque de grande porte do tipo Aframax, com capacidade de 114 mil toneladas de porte bruto (TPB), 249 metros de comprimento e 43 metros de largura. Até o momento, a Capitania dos Portos não se manifestou oficialmente sobre o caso.
FONTE: G1
A MB já está com poucos navios e ainda sofre um acidente desses,é torcer para que não tenha havido danos graves.
Pensei nisso… parece seleção natural
Espero que, no mínimo, a Transpetro faças as devidas manutenções nos navios de marinha e em seu pier, mas se tratando de empresa estatal, muito provavelmente vai ficar tudo por isso mesmo.
Seu bocudo. O navio deve ter seguro. Relaxa e reflita antes de postar qualquer coisa.
Até pq a Braskem, Vale, Americanas etc são todas muito responsáveis nas consequências de seus “acidentes”.
Calma, o mais importante é que não houveram vítimas fatais por nosso lado. Ademais, a MB será indenizada pelo ocorrido. Coisa que acontece, é a vida. E vida que segue.
Concordo sobre a sorte de ninguém morrer nem se ferir gravemente.
mas foi sorte.
tem dia que é azar.. isso que preocupa
“De boca as palavras o vento leva”
Isso daí com certeza vai parar no tribunal marítimo pois houve danos ao patrimônio da união 👍
Ninguém tem uma lancha aí Santos pra tirar umas fotos pra poder postar os danos nos Patrulha?!🤷♂️👍
Já não temos meios e ainda acontece uma coisa dessa. Não sei como funciona, mais espero que a empresa pague os danos nas embarcações e indenizem o rapaz que sofreu escoriações.
Por um lado, felizmente, não houve vítimas fatais e não houve derramamento de óleo.
Por outro lado, a MB já não tem muitos navios de patrulha, e ainda acontece essa….
Num acidente como esse, os principais meios do Grupamento de Patrulha do Sudeste ficaram indisponíveis. A Marinha já está usando muletas e ainda dão uma rasteira nela…
Mais um dia normal na Marinha do Brasil.
Ah não…como se não bastasse a escassez de recursos, um navio brasileiro ainda destrói, ou causa estragos em patrulhas. Coitado do Maracanã, sofreu tanto em terra e agora leva po___a no mar.
Em outros tempos ia ter gente pendurada no lais da verga.
Infelizmente, um oficial da MB se feriu. Esperamos pela sua pronta recuperação.
Teremos agora uma longa investigação por parte da MB e envolvidos.
Navio Guajará
Navio Guaporé
Navio Maracanã
https://th.bing.com/th/id/R.e9406bcd1158c88c77b6a8669288953d?rik=bW98uFJrdwDbBg&pid=ImgRaw&r=0
É… Algum prático vai ter que dar explicações.
Qual o nome do navio mercante? Exocet Iskander M, Ottomat, Harpoon?
Brincadeira isso. Só levando na esportiva…
50% da gloriosa Marinha de Guerra do Rio de Janeiro foi incapacitada no porto de Santos em SP, quase uma guerra estadual!
Mais um motivo para ficarem no Rio. Bando de barbeiros em Sampa hahahahahaha
(OBS.: Eu sei que normalmente é o contrário)
Como funciona o pós-acidente?
Tem uma investigação nos moldes do que é feito na aviação civil, com relatórios públicos trazendo fatores contribuintes e recomendações?
Well, como diz o velho ditado,
se está uma merda.
está uma merda.
Para tranquilizar os marinheiros comentaristas, a capitania dos portos de Santos divulgou que o acidente não comprometeu a flutuabilidade dos meios da marinha atingidos no acidente. Então nada que uma mão de tinta não resolva para os Navios patrulha. Não sofram. Não era uma fragata tamandaré novinha folha .
Se tem gente que reclama do casco enrugado imagina agora com o casco amassado?
Evidente que haverá inquérito para apurar falhas e apontar responsáveis.
Quanto aos prejuízos materiais, toda e qualquer embarcação de transporte é obrigada por leis internacionais a contratar seguro do casco, carga e tripulantes, sem prejuízo de posterior cobrança por negligências e/ou imperícias comprovadas.
Segue o jogo.