Fragatas Type 23 do Reino Unido acumulam conta de manutenção de mais de um bilhão de libras desde 2014

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Fragatas Type 23 da Royal Navy

Os antigos navios de guerra estão se tornando cada vez mais caros para manter, com algumas embarcações recentemente retiradas de serviço devido ao mau estado

As fragatas Type 23 da Marinha Real Britânica consumiram mais de £1 bilhão (US$1,3 bilhão) em custos de manutenção desde 2014, enquanto as novas fragatas de substituição, Type 26 e Type 31, ainda estão a anos de entrar em serviço.

Atualmente, apenas oito das 16 fragatas Type 23 originais permanecem em operação na Marinha Real. Três dessas embarcações foram vendidas ao Chile em meados dos anos 2000, e das que permaneceram no Reino Unido, cinco foram desativadas.

Das cinco fragatas Type 23 desativadas, três foram retiradas de serviço apenas em 2024, à medida que o governo britânico buscava reduzir custos, dado que esses navios estavam se tornando cada vez mais caros para manter.

Em uma resposta parlamentar escrita em 17 de março de 2025, a Ministra de Aquisição de Defesa do Reino Unido, Maria Eagle, declarou que £941,2 milhões foram gastos na manutenção das fragatas Type 23 desde 2014, com mais £63,7 milhões contratualmente comprometidos para futuros programas de manutenção.

HMS Kent - F78

“Esses são períodos de manutenção planejados para preservar a condição dos navios e, quando apropriado, introduzir atualizações de capacidade”, disse Eagle.

Além disso, Eagle afirmou que as oito fragatas Type 26 devem entrar em serviço “entre 2028 e 2035”, alinhando-se com os cronogramas já divulgados. Enquanto isso, as cinco fragatas Type 31 devem estar operacionais “no início dos anos 2030”, com a primeira delas, HMS Venturer, possivelmente entrando em serviço entre 2027 e 2028.

As datas exatas de desativação das fragatas Type 23 remanescentes são mantidas sob sigilo pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. No entanto, estima-se que os navios deixarão o serviço gradualmente até 2035, sendo o último o HMS St Albans, a mais recente das Type 23, comissionada em 2002.

Cada navio da classe foi originalmente projetado para uma vida útil de 18 anos antes da substituição, mas essa duração foi estendida por meio de sucessivos processos de modernização e recertificação.

Conforme as regras de certificação da classe, a vida útil dos navios de guerra pode ser estendida por um período máximo de seis anos após a conclusão de cada ciclo de manutenção.

Segundo dados de 2023, entre 2011 e 2017, cada uma das 13 fragatas Type 23 então em serviço passou por um período de modernização ou reforma (LIFEX), com duração variando entre 12 e 36 meses. A partir de 2018, esse tempo aumentou para um intervalo de 37 a 49 meses.

O custo crescente de reforma e manutenção também é um fator preocupante. O processo de modernização do HMS Iron Duke em 2023 custou mais de £100 milhões. Para comparação, no ano fiscal de 2023-24, £100 milhões foram alocados para reformas de todas as fragatas Type 23, de acordo com números oficiais.

FONTE: Naval Technology

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Willber Rodrigues

Já deixem essa matéria fixada, caso alguém tenha a idéia de comprar essas Type 23 pra MB…

Camargoer.

Estava pensando nesta conta… com este valor dava para comprar uma FCT e ainda sobrava dinheiro para construir uma 6 ou 7 NPA500

JHF

” Cada navio da classe foi originalmente projetado para uma vida útil de 18 anos antes da substituição”. Tem seus agravantes. Além de muito dinheiro, tem que trocar a cada 20 anos …. Isso não fecha nem nos países do G8.

Marco antonio

Precisamos de mais que npa 500

Camargoer.

Caro… olha o contexto.. a UK gastou 1 bilhao de libras na manutenção destes navios já no fim de vida.. tem gente que defende a compra destes navios para a MB.. caso fosse feito, a MB teria gasto este dinheiro… que seria suficiente para comprar uma quinta FCT e alguma NPa500 adicionais..

Na verdade, a conta seria outra.., eu errei.. com Um bilhão de libras daria para construir duas FCT e algumas NPa500 adicionais

Santamariense

Algumas NPa 500? Agora navio é feminino? E essa tua conta não bate….ou tu acredita que as Tamandaré continuam custando 450 milhões de dólares? Duvido muito que 1 bilhão de libras desse para comprar 2 Tamandaré!

Gabriel Tito

Pensei exatamente isso!

Marco antonio

Se para eles está pesado manter ,imagina nós.

Rafael Gustavo de Oliveira

cacarecos de um projeto do final da Guerra Fria, onde a preocupação não era “ser eficiente” (cumprir a missão com o mínimo possível) e sim com a vertente de ter um tempo de resposta curto com maior poder bélico possível, tudo que vem das super potencias dessa época já era caro de operar novo, imagine usado.

No One

Um pouco off, mas nem tanto, pois trata-se de um marinha européia ( nórdica) e especificamente da classe progenitora das Type 31 da Royal Navy.

A fragata HDMS Iver Huitfeldt (F361) da marinha dinamarquesa ( imagens do 14 de março de 2025) acabou de ser fequipada com novos canhões OTO76 Super Rapido, após os notórios problemas encontrados no Mar Vermelho ( amplamente divulgado por mim aqui e debatido como o prezado Mercenário) .

Se confirma, mais uma vez, que o problema era exatamente o que eu tinha apontado. Armamentos obsoletos retirados de unidades sucateadas e manutenções duvidosas…

https://x.com/D__Mitch/status/1902349433011896546

FERNANDO

Ishi, vamos lá!
1,2,3,4,………….

Ze das couves

Uma boa pra Armada Argentina…

FERNANDO

Eles não são tão burros!

Salomon

Isso! Eles podiam comprar e atacar a Coronation Island, lá no fim do mundo, bem ao sul das Falklands e pertencente ao RU também.
Essa duvido que venham retomar, capaz até de pagarem.

https://en.wikipedia.org/wiki/Coronation_Island

Ivan herrera

Que bela oportunidade pra marinha brasileira.rssss

Salomon

hahahahahaha

Zorann

Imagine o tanto de contratos, com desvios de verba, que poderiam.ser assinados para cada navio desses.

Uma oportunidade maravilhosa que a MB deve aproveitar

A MB adora um navio parado no cais no RJ em manutenção eterna

Rafael Gustavo de Oliveira

Meio Off, mas nem tanto, os 3 patrulhas danificados em Santos, tem capacidade de voltar a operar? já saiu algum relatório?

PS: aquele navio maracanã precisará de um benzimento…

Ivan herrera

Vi em outra publicação que justamente ele sofreu avarias severas.

Angus

Em que pese serem excelentes navios, a idade vai cobrando o seu preço.
Não creio que o Chile esteja tendo mais facilidades com a manutenção das mesmas.
Enfim, aparentemente está sepultada essa alternativa de meios usados para a MB.

No One

Ainda bem não caímos nessa. Rs

Emmanuel

Se a Royal Navy for esperta oferece para a o Brasil. A MB fecha negócio na hora porque para ela é um bom negócio.

FERNANDO

risos

Burgos

Se vier pra cá (o que não creio), com certeza serão as rainhas do cais do AMRJ .
Se lá já está dando trabalho e altos custos para mantê-la, quando dirá aqui com o orçamento das FFAAS contigenciado 😏🤔💀.
Na década de 2000 fui defensor ferrenho para elas virem para a MB, só que agora não mais 😰

Diego

Para aqueles que querem essa bomba na MB, lembrem disso a Inglaterra usou elas até o osso não tem mais nem o tutano para nós.

Gabriel Tito

Bom, essa matéria encerra de vez a ideia de maluco comprar essas type 23. Contrata logo o segundo lote de Tamandaré

DENIS GUIMARAES

As nossas serão muito mais caras! Se para construírem nossas corvetas, o preço foi de 3 fragatas russas, imaginem o custo de manutenção……

Last edited 8 horas atrás by DENIS GUIMARAES
Diego

Filho já foi dito mil vezes aqui, o custo elevado veio do ToT, cuja empresa beneficiada foi atech(Embraer) põe isso na cabeça por favor. Nós não vamos comprar comprar navios russos não vamos comprar navios chineses, nem iranianos, nem norte-coreanos, não importa o quão bons e baratos esses equipamentos sejam, e acredito que Rússia/China tem armas muito boas e a preços melhores, mas somos vizinhos dos E.U.A. usamos Dólar e o sistema SWIFT de pagamento e não queremos rolo com os americanos. Eu acho do fundo do coração que deveríamos ser soberanos o suficiente para comprarmos de quem bem entendessemos… Read more »

Last edited 5 horas atrás by Diego
Bardini

Quantas Type-23 a Royal Navy tinha em sua frota, entre 2014 e 2024? Confere, se está correto: . Três Type 23 estão na ARCh tem praticamente duas décadas. Então não tem esse papo de 16 navios no período… São 13. . Existiam 13 navios na frota da Royal Navy, em boa parte deste período de 2014 e 2024: HMS Argyll HMS Lancaster HMS Iron Duke HMS Monmouth (até 2021) HMS Montrose (até 2023) HMS Westminster HMS Northumberland HMS Richmond HMS Somerset HMS Shuterland HMS Kent HMS Portland HMS St Albans. . Dos valores: . “Em uma resposta parlamentar escrita em… Read more »

Last edited 7 horas atrás by Bardini
Ruas

Isso que eu ia postar. Os caras estão fazendo as contas todas erradas. Se o Brasil comprasse hoje umas 2, 3 para operar pelos próximos 10-15 anos, não gastaria nem perto disso, pois já compraria reformadas e em número pequeno, sem as mesmas demandas de manutenção para operar como a RN. Isso quer dizer que eu queira? Não exatamente, mas olha para nossa frota de superfície atual, olha para o cenário geopolítico atual, vão esperar até 2030 para ter 4 Tamandarés + algumas Niterói ? Se não estiverem apodrecendo estruturalmente – como já teve casos – acrescentaria sim para a… Read more »

Burgos

Olha aí quando falei que se viesse pro Brasil viraria a Rainha do Cais 😏
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