Marinha inaugura Estaleiro para manutenção e modernização de submarinos

Estrutura em Itaguaí (RJ) reforça a capacidade estratégica de defesa do País
Na última segunda-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) ativou o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira (EMIM), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades da MB, representantes do governo e da indústria naval.
A nova estrutura terá um papel estratégico para garantir a manutenção e o aprestamento dos meios navais, especialmente submarinos, e prover facilidades portuárias aos meios navais da MB, a fim de contribuir com os objetivos estratégicos da Força. Criado para modernizar e fortalecer a frota de submarinos do País, o EMIM é uma das entregas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Novo PAC do Governo Federal.
“O Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira foi idealizado para abrigar facilidades industriais que, após a construção dos Submarinos Classe Riachuelo, permitissem a realização das rotinas de manutenção planejadas e corretivas nos sistemas da plataforma desses meios, e sua existência está alinhada à nova governança da manutenção na Marinha, incorporando importante estrutura própria para manutenção no Complexo Naval de Itaguaí, e ampliando o apoio necessário para garantir níveis de operacionalidade planejados”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.
O Capitão de Fragata (Engenheiro Naval) Charles Fernandes da Silva foi nomeado como o primeiro Diretor do estaleiro. Em seu discurso, ele destacou a relevância da nova instituição para a Marinha. “O EMIM será fundamental na garantia de um ciclo de vida adequado para nossos submarinos. Nossas atribuições se estenderão desde o gerenciamento e fiscalização de serviços externos até a atuação direta nas rotinas de manutenção, planejadas e corretivas, sempre nos valendo da moderna infraestrutura industrial disponível no Complexo Naval de Itaguaí. Assim, este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do Poder Naval, aumentando a capacidade da Marinha para prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania.”
Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Ativação, documento que formaliza o início das operações do EMIM, estabelecendo sua estrutura organizacional e diretrizes de funcionamento. Ainda, foi descerrada uma placa comemorativa, simbolizando a inauguração oficial das instalações.
Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira

Com uma área construída de cerca de 14 mil metros quadrados, o EMIM é composto por um edifício principal onde estão as oficinas de apoio à manutenção, como hidráulica, usinagem, eletromecânica, tubulações, pintura e teste de equipamentos. O complexo também dispõe de outros edifícios, que abrigam as oficinas de suporte leve, de ativação de baterias e de apoio a motores diesel, bem como um pátio de manobra para navios docados e uma área coberta de manutenção. O local ainda conta com instalações de um cais acostável.
Entre os desafios iniciais do novo estaleiro, destaca-se a necessidade de capacitação da força de trabalho para lidar com a complexidade dos sistemas dos submarinos da Classe Riachuelo e, futuramente, expandir sua atuação para outros meios navais. Para isso, serão estabelecidas parcerias com instituições de ensino, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – e a Escola Técnica do Arsenal de Marinha, além de colaborações com a indústria naval.
Sobre o PROSUB
O PROSUB é uma iniciativa da Marinha, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais da Classe “Riachuelo” e o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear, a fim de proteger a Amazônia Azul e a soberania do País no mar.
Além de ampliar a capacidade de defesa do Brasil, o PROSUB também impulsiona o setor industrial e tecnológico nacional, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias navais. A partir de agora, o EMIM integra esse esforço, garantindo a logística e a prontidão dos meios navais produzidos no âmbito do Programa.
FONTE: Agência Marinha de Notícias
Notícia muito positiva.
Interessante as observações: “necessidade de capacitação da força de trabalho” e “expandir sua atuação para outros meios navais”.
Por fim, a designação “submarino brasileiro de propulsão nuclear”, ao invés de “Submarino Nuclear Convencionalmente Armado”, me parece muito mais adequada (poderia se resumir apenas a submarino nuclear).
A designação correta é submarino nuclear de ataque, a MB é que finge que não tem o que fazer e fica renomeando os navios sem necessidade.
A “mídia” também é muito responsável pela classificação, já vi, em inglês, matérias sobre os submarinos dos EUA e Reino Unido também chamados de submarinos de propulsão nuclear convencionalmente armados ou nuclear powered conventionally armed submarines. . Submarinos de ataque de propulsão nuclear são também conhecidos como caçadores matadores ou hunters/killers, seja como for são designações estrangeiras para um publico de maneira geral um pouco mais acostumado a jargões. . Há uma preocupação, na minha visão correta, de esclarecer que há submarinos de propulsão nucleares armados com armas nucleares, classificados em inglês como SSBNs e outros armados com armas convencionais… Read more »
Considerando a atenção “negativa” que nosso programa tem das autoridades da IEA e de potências como os EUA essa “paranóia” da Marinha Brasileira com nomenclatura é justificada.
Não há “paranoia” em querer “justificar”, os EUA e outros sabem exatamente como será o futuro submarino nuclear brasileiro.
.
Se o Brasil quiser chamar de “ataque”, “caçador – matador ” ou “buraco negro” como a mídia americana referiu-se já a certos submarinos russos
tudo bem, mas, para o público leigo – não os “poucos” que frequentam
um blog como o Poder Naval – faz sentido um maior esclarecimento.
.
Ola Dalton. concordo… para os meios especializados, sejam as agências de inteligência estrangeiras, as agências de controle de armas e de energia nuclear e marinhas e governos estrangeiros, todos sabem bem o que é o SBN e o Prosub A população leiga estrangeira nem sabe ler português direito. portunhol ou portuglish não conta… A MB mira o público doméstico.. talvez nem a população leiga, mas realmente profissionais de mídia e até parlamentares que no fim são responsáveis pela aprovação de recursos.. “SBN” “submarino brasileiro nuclear” também é bom. Os Scorpenes (eu prefiro Scorpene do que Classe Riachuelo, que parece nome… Read more »
A mídia deveria informar as diferenças e chamar cada modelo pelo que é
A “mídia” muitas vezes não sabe e/ou não quer complicar ainda mais para o público leigo, além do mais, cada país classifica seus meios como quiser um “SSGN” na classificação anglo saxã pode ser visto como um submarino de ataque cujo principal armamento é o míssil não o torpedo. . Os franceses gostam do “SNA” “Sous marine Nucleaires d`Attaque” que copiaram dos EUA, apesar de que estes usam o “SSN” onde não cabe a letra A de “Attack”, perceba que não é tão “automática” a classificação. . No fim das contas não faz diferença, a marinha não está preocupada em… Read more »
O problema não são os EUA, a AIEA e semelhantes. Eles sabem muito bem o que estamos construído. O problema são nossos próprios políticos e a nossa população, quem em sua maioria nem tem conhecimento do que estamos construindo, nem que temos capacidade disso e muitos nem sabem diferenciar um reator nuclear de uma bomba nuclear. Para um grupo de políticos mal informados desses tomar conhecimento do assunto e sair dizendo por aí que o Brasil está gastando bilhões de reais para construir uma arma nuclear, sendo que somos um país “pacífico” e temos outras prioridades é dois palitos. Ai… Read more »
Obrigado pelo acréscimo, faz todo o sentido.
Concordo
Muito cacique para pouco índio, ou navio.
MB tem que esquecer esse devaneio de gastar um oceano de dinheiro em submarino nuclear e encomendar mais Riachuelo.
Já não basta o mau hábito de querer comprar tudo que é cacareco velho.
Essa Marinha do Brasil adora inaugurações, festinhas e convescotes. Especialmente se for no RJ, essas Forças Armadas brasileiras poderiam ser reduzidas em 80% que não fariam qualquer diferença, um gasto inútil e dinheiro jogado fora, conseguem consumir 85% do orçamento em folha de pessoal de ativos e inativos, um negócio extremamente mal administrado, a “cereja do bolo” são as “missões permanentes” em Washington, as quais empregam mais de 30 militares em cada força, todos ganhando em dólar.
O prezado conhece a missão da CNBW ?
Creio que nem ele e 90% aqui saiba, mas falam com propriedade da Marinha e das FA com total desconhecimento.
Não precisa ser um oficial graduado ou ter um doutorado pela ESG para saber que uma força com o efetivo que a MB possui, mas não tem navios é uma força pouco útil. Sobretudo quando você observa as decisões dos últimos anos, tipo comprar porta aviões velho que sabia que precisava de manutenção geral, não fazer essa manutenção e ficar com ele parado por quase 20 anos, só gastando dinheiro pra depois afunda-lo, manter até hoje um esquadrão de caças navais da década de 50, que são totalmente inúteis, gastar com modernização desses caças, gastar com modernização de turbo tracker… Read more »
Deveriam modernizar os classe Tupi…marinhas muito mais poderosas que a nossa operam submarinos com mais anos de uso que o tamoio, por exemplo. Esses submarinos da classe Tupi não devem nem estar tão rodados, já que a MB sempre está em contingência. Para mim, seria uma boa oportunidade para se ter até 09 submarinos convencionais (contando os da classe Riachuelo, Tupi e Tikuna) para aí sim ficar no submarino de nuclear.
As “marinhas muito mais poderosas que a nossa” tem no orçamento previsão para submarinos novos e revitalização/extensão de vida para os mais antigos nossa marinha não teve escolha. . O “Tupi” irá completar 36 anos em maio próximo, investir nele seria como se diz “gastar vela com defunto ruim”, mas, durante um tempo acreditou-se que os outros 3 seriam revitalizados para também alcançar a marca de 35 anos o que para submarinos é muito. . Talvez nunca venhamos a conhecer todos os fatos, mas, durante a revitalização do “Tamoio” algo aparentemente deu muito errado, o que exigiria mais tempo e… Read more »
Com o dinheiro de modernizar a Classe Tupi, poderíamos encomendar e armar mais 1 Scorpene, um navio completamente novo que nos serviria por mais de 30 anos.
.
Modernizar os Tupi seria apenas investir em defunto.
Concordo. Pra que servirão essas novas instalações ?
Para dar a manutenção adequada aos Scorpenes. Os Tupis recebiam manutenção no AMRJ.. a partir de agora, será feita na em Itaguaí que integra o estaleiro de construção, a base e agora a unidade de manutenção e futuramente o centro radiológico.
Esta integração era prevista desde o início do ProSub
Inauguraram agora uma estrutura de manutenção para os submarinos recém entregues e os que ainda vão ser entregues…entendi…algum já precisa de manutenção? E as instalações ligadas ao sugadouro de dinheiro, chamado SNBR, como o complexo radiológico, já estão prontas ou ainda nem começaram a construir? Parece que nada se interliga com nada…ninguém fala com ninguém…mas, pórtico é praça para solenidades já tem…bem grandioso e exagerado…bem ao estilo da MB. Não consigo sentir o menor orgulho desse PROSUB…
Sem contar o português sofrível do almirante Chefe do Estado-Maior da Armada.
Digno de um Rolando Lero.
Temos 3 submarinos parados precisando de manutenção, vamos ver agora se eles vão ser concertados.
Se forem bons de celo ou violino, quem sabe? Reformaram a concha acústica de Niterói, pertinho da antiga base.
Duvido. Temos mania de grandeza. Material velho só do exterior…
O ProSub é o maior programa militar que o país já teve… ele não serve de parâmetro de comparação.
Ele é maior que o Fx2, maior que o Kc390, maior até que o FCT…
Se for comparar os programas militares típicos, são os maiores da América Latina, mas apenas uma fração dos programas de outros países.
Sou um crítico das estrutura e dos gastos militares no Brasil, mas é preciso fazer uma análise justa e honesta dos programas.. no caso do ProSub, FCT e NPa500, estão bem dimensionados e adequados.
Improvável. Inclusive, o Tupi com 35 anos será logo desativado. Talvez, e eu gostaria muito, o Tikuna faça um PMG para mais 10 ou 15 anos… esta unidade de manutenção será para os Scorpenes… talvez até preste serviço para alguma outra marinha…
Discordo respeitosamente.
Me parece que a sequencia das ações está correta, em relação aos Riachuelo.
Os recursos materiais e humanos devem estar prontos no Estaleiro antes da necessidade de serem realizadas as manutenções previstas.
Quanto ao SNBR, bom, ai é uma questão muito mais complexa e não tenho propriedade para opinar.
Que bela lógica a sua: “tem que começar a construir o setor de manutenção quando os submarinos estiverem na iminência de serem manutenidos.”
O estaleiro será certificado para fazer manutenção e construção de todo tipo de meio naval, então não será só submarinos.
Seu orgulho deve ter sido quando a Lava Jato estava na iminência de acabar com o programa, assim como destruiu a Petrobrás, a Odebrecht e seu cluster industrial que abarcava desde defesa, indústria e agroindústria.
“tem que começar a construir o setor de manutenção quando os submarinos estiverem na iminência de serem manutenidos.” Essa lógica é actua. Eu não falei isso. Eu falei que a estrutura está pronta muito antes dos submarinos chegarem perto de seu PMG e, enquanto isso, o SNBR continua engatinhando, sugando a MB até os ossos, mas sem sequer ter iniciado a construção de instalações fundamentais para o avanço do programa. Será que tu consegue entender agora? “Seu orgulho deve ter sido quando a Lava Jato estava na iminência de acabar com o programa, assim como destruiu a Petrobrás, a Odebrecht… Read more »
Concordo, mestre Santamarinense….
Basta lembrar…sem demitir ninguem, sem mudar preco de produto, e com mesmo mercado, as estatais que davam prejuizo, passaram a dar centenas de bilhoes de lucro…. e agora bilhoes de prejuizo…oras…a unica coisa entao que muda nelas é quem comanada a area de compras delas…
Comprar mis do que precisava, pelo preco que nao vale…as comissoes….e o vilao é quem denunciou isto!!!! Valha-me Deus!!!!
Por isto vc tem Itaguai….lindona…azulelo e marquise prontas…
So falta ter submarino….
Foi assim em tudo…
Isso sem levar em conta os rombos nos fundos previdenciários.
Com qual objetivo é colocado um sindicalista formado em história que teve zero experiência técnica na área de investimentos, como o diretor atual da PREVI (Banco do Brasil)?
Um rombo no fundo de aposentaria que no ano passado teve R$ 14 bilhões de prejuízo. R$ 14 bilhões!!!
E pergunta se o Governo atual pensa em tirar essa pessoa da diretoria? Claro que não, tamanho sua “competência”.
Então Isso é a picanha que foi prometida é a picanha entrando…..
Pois é…
Exatamente!!! Mas, essa gente tem uma inversão completa de valores que chega assustar!!
Em vez de punir somente os indivíduos, puniram as empresas e levou um monte de setores juntos. Mas esse foi um dos objetivos também: aproveita a “limpeza anti corrupção” que foi/seria positivo de fato – e eu defendo – mas aproveite para quebrar setores concorrentes estratégicos. A Lava Jato se iniciou fora, não foi o fantoche lá da 1° instância que forjou. Juntaram um governo inepto que fez um monte de M – da Dilma – com a guerra híbrida. Resultado: o Brasil retrocedeu em PIB nominal e em renda per capita retrocedeu de us$13 mil para us$8 mil de… Read more »
“ A Lava Jato se iniciou fora, não foi o fantoche lá da 1° instância que forjou.”
Parei de ler aqui…não estou brincando…parei ali. Eu já disse o que penso e tu também. Ponto final. Eu não falo mais sobre isso nesse tópico.
Deixa. Pessoal gosta fazer parte de desses pacotes que briga pelo poder. Em vez de procurarem um caminho alternativo, que transmita mais o que buscamos na sociedade, ficam defendendo incompetentes e corruptos (julgados e que serão julgados). Mas percebem que o jogo de gato e rato e inverte e é bastante utilizando por aqueles que detém o poder. E sem querer filosofar. Esta tática existe e é bastante aplicada no meio empresarial. Enquanto isto, quem está lá na mamata toma um old whisky dando risada dessa briga polarizada. Um exemplo? O topo da pirâmide chamado STF. Acabaram de fazer um… Read more »
Teve um presidente sulamericano que se suicidou por conta de seu envolvimento no braco da Lava Jato internacional no seu pais, nao foi?
Foi ou nao foi?
Teve a co denacao da Petrobras nos tri unais amer8canos, naofl foi?
Foi ou nao foi?
Justica de outros paises pegaram….quem tinha de pagar…e o am8go quer dizer que aquina matriz foi perseguicao?
É ou nao é?
Francamente….
Analise mais e melhor as coisas….
tem 3 submarinos parados precisando de manutenção de meia vida, faz a manutenção e vende eles fácil
A revitalização do “Tamoio” foi abandonada segundo o pouco que foi divulgado por problemas técnicos que exigiriam mais recursos. Os outros 2 que foram precocemente para a reserva foram postos à venda, mas, não houve interesse até porque se teria que pagar pelas revitalizações e o estado deles agora depois de tantos anos, deve estar além de uma recuperação viável.
Sim, poderia ser doado para alguma força amiga. Eu já falei do Uruguai, mas poderia ser doado pro México e eles fariam as manutenções/revitalizações no ICN.
De brinde tentaria vender alguns KC-390, eles já compraram o R-99 anos atrás. Eles construíram recentemente instalações para sua força aérea de altíssimo nível no novo aeroporto internacional da Cidade do México, provavelmente querem equipá-las.
E segundo consta, o México e o Peru seriam os países mais prováveis de comprarem o Gripen via Embraer. Estreitamento de relações, mas ninguém entende isso por aqui.
Falando em Uruguai, a quem interessar possa, o maior navio é o “General Artigas” um pequeno Navio de Reabastecimento armado com 4 canhões de 40 mm que também é utilizado para patrulha já que a Armada não conta mais com corvetas. . Com mais de 55 anos, adquirido 20 anos atrás da Alemanha, passou por revitalizações ao longo de sua longa vida, uma última mais recentemente que garantirá alguns anos mais, inclusive importante apoio logístico para bases na Antártida. . A Guarda Costeira dos EUA doou 3 pequenos barcos de patrulha e mais recentemente ainda a Coreia do Sul doou… Read more »
Quanto tempo dura as manutençoes de embarcações de guerra ?
Depende, é preciso disponibilizar os recursos iniciais e continuar injetando à medida que as obras prossigam e/ou dificuldades técnicas sejam encontradas, caso contrário as obras irão durar muito mais caso haja redução ou paralisação temporária desses recursos.
.
Também nem sempre há disponibilidade imediata no estaleiro, então, se terá que aguardar
na fila e enquanto isso a “embarcação” perde a certificação não podendo ser utilizada dando a impressão que a “manutenção” durou muito mais tempo.
.
Também depende do tipo de “manutenção” que se irá fazer, no caso de uma mais complexa poderá levar anos.
Quando vejo a imagem da base de submarinos em itaguai dá uma vontade de colocar um radar de defesa aérea no alto daquele morro e uns silos de mísseis superfície ar e superfície superfície verticais em algum local escondido ali na no morro, mas fica só no sonho mesmo. A direita de onde é construído os submarinos se tivesse e coubesse uma linha de produção e manutenção de navios acho que daria pra aproveitar a mão de obra já disponível e o ferramental instalado direcionando onde fosse mas necessário no momento é facilitando a manutenção da mão de obra altamente… Read more »
Parabéns pela inauguração mas existe algum dispositivo de proteção para esse complexo ? alguma proteção contra um ataque aéreos por exemplo ? não né ? nem mesmo um projeto..=(
Ótima oportunidade para modernizar os Tupis.
https://petronoticias.com.br/iniciativa-da-cnen-de-construir-um-microreator-nuclear-se-transforma-em-otimismo-sem-deixar-de-lado-a-conclusao-de-angra-3/