Com orçamento insuficiente, submarino de propulsão nuclear brasileiro só ficará pronto em 2040

179

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), criado em 2008 pela Marinha do Brasil, entra em nova fase em 2024. Já foram entregues dois submarinos convencionais da classe Riachuelo, e outros dois estão em construção, com previsão de lançamento até o fim de 2026. O foco agora é firmar contrato com o grupo francês Naval Group para a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

As negociações com o Naval Group avançam, mas a limitação orçamentária preocupa. Atualmente, o orçamento anual do Prosub e do reator nuclear em Iperó (SP) está estabilizado em torno de R$ 2 bilhões. Em 2024, foram destinados R$ 2 bilhões, e a proposta orçamentária para 2025 prevê R$ 2,1 bilhões. No início do programa, esse valor era quase o dobro, mas caiu durante a recessão e depois se estabilizou.

Segundo a Marinha, esse orçamento atual não é suficiente para manter o cronograma de lançamento do submarino nuclear para 2034 ou 2035. Para cumprir esse prazo, seriam necessários pelo menos R$ 1 bilhão adicionais por ano. Sem esse reforço, o cronograma pode ser adiado para o final da próxima década, por volta de 2040.

Além do Prosub, a Marinha enfrenta outros desafios orçamentários. Até 2028, 43 embarcações — cerca de 40% da frota — serão desativadas, sem garantias de reposição. O comandante Marcos Olsen defende uma PEC que fixa o orçamento das Forças Armadas em 2% do PIB, mas o projeto segue parado no Senado. O ministro da Defesa propôs um piso alternativo de 1,5% da receita corrente líquida.

Cronograma do submarino de propulsão nuclear em apresentação de 2021

O Prosub inclui quatro submarinos convencionais: o Riachuelo (S40), já incorporado; o Humaitá (S41), lançado em 2024; o Tonelero (S42), previsto para 2025; e o Almirante Karam (S43), com entrega em 2026. Esses equipamentos reforçam a proteção da Amazônia Azul, área estratégica de 3,5 milhões de km² que concentra grande parte do comércio exterior, petróleo e biodiversidade marinha do Brasil.

A grande ambição do Prosub, no entanto, é o submarino com propulsão nuclear, batizado de Almirante Álvaro Alberto. Apenas seis países dominam essa tecnologia atualmente. A construção demandará adaptações na infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí, além de novo contrato bilionário com o Naval Group e a Novonor, responsável pelas obras.

O governo também negocia com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) os protocolos de fiscalização das instalações em Itaguaí e Iperó, com o compromisso de que o submarino não terá armamento nuclear. O Itamaraty já apresentou uma proposta à agência para viabilizar essas inspeções internacionais.

Em Iperó, estão o Laboratório de Enriquecimento Isotópico (LEI), responsável pelo combustível nuclear, e o Labgene, um protótipo em terra do sistema de propulsão do submarino. O objetivo da Marinha é tornar o reator nuclear plenamente funcional até 2027 ou, no mais tardar, 2028, consolidando essa terceira e mais complexa fase do Prosub.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Essa matéria traz apenas coisas dos quais todo mundo aqui já está totalmente acostumado e careca de saber: 1- o subnuc não ficará pronto no cronograma original ( cronograma esse que já foi alterado…Deus sabe quantas vezes ); 2- MB chorando porque, em breve, será obrigada a dar baixa em 50% dos seus meios; 3- a MB chorando por 2% do PIB pra Defesa, coisa que a gente sabe que NÃO HÁ orcamento sobrando pra isso; 4- a MB botando a culpa nos civis e no governo por não dar 2% do PIB pra fardados, enquanto eles fingem que a… Read more »

Rodolfo

Se esses 2 bi de reais anuais tivessem ido pro programa espacial, o Brasil já tinha lançado satelite de Alcantara faz tempo…

Willber Rodrigues

Esses 2 bilhões de reais anuais seriam INFINITAMENTE mais “bem-gastos” mantendo as parcelas do programa Gripen em dia, comprando caça-minas e construinos navios-patrulha oceânicos em estaleiros nacionais.
Se tivessem feito isso nos últimos anos, a FAB e, principalmente, a MB, estariam em posição MUITO mais “confortável” hoje em dia.

Augusto Cesar

Ou comprando mais submarinos convencionais. Esse negocio de submarino nuclear e devaneio para uma marinha igual a do Brasil. Mesmo que conseguissem esse submarino até 2040, quanto tempo iria ficar pronto o próximo? Mais 40 anos? Quem tem um não tem nenhum.

Afonso Bebiano

Achei essa previsão para 2040 muito otimista. A contagem começa no ano zero da Era Cristã, ou na chegada de Cabral, em 1500?

Outro ponto: se um dia esse problema, ops, esse submarino nuclear ficar pronto, eu terei muitas preocupações com a operação do reator. A MB está se vocacionando para o infame título de instituição mais ineficiente do país.

Gabriel BR

Acreditar no Estado brasileiro sempre foi um péssimo negócio.

Jagder

Ser brasileiro é um péssimo negócio.

Wellington

Eu tinha 10 anos de idade , quando o meu pai falou sobre o submarino nuclear brasileiro, hoje tenho 44. E meu véio faleceu.
Eu não quero acompanhar notícias sobre isso !

Willber Rodrigues

Primeira vez em que ouví falar do subnuc foi em uma revista chamada “Ciência Hoje”, e foi no início do FX-1.
Lembra, até hoje, que prometiam que o charuto atômico ficaria pronto na virada do milênio.

Deixe sua risada.

Marcelo

Kkkkkkkkkk
Pronto, já deixei a minha risada!

Augusto Cesar

Wellington eu tinha 12 quando meu pai me falou desse submarino, e olha que segundo ele já estavam desenvolvendo ele desde a época dos militares. Hoje tenho quase 40 e nada de submarino nuclear.

Mauro Cambuquira

Quando puder, conte ao seus netos também…

Nativo

Realmente complicado saber que tiveram 4,1 bilhões de reais a mais ou quase 700 milhões de dólares e ainda querem mais 1 bilhão de reais ou 160 milhões de Yankees, para tocar essa joça nuclear no prazo

(eterno) e ao mesmo tempo informa-se que teremos baixa em 40% dos meios em pouco tempo, será que cerca de 700 milhões de dólares não daria para algo mais útil do que esse projeto, que na real, só dá raiva prejuízo.

Willber Rodrigues

700 milhões de dólares a mais, pra um programa voraz, que precisa sempre de mais, mais e mais recursos, ao mesmo tempo em que o resto da MB enfrenta obsoletismo em bloco e tem uma infinidade de meios que precisam de baixa e de troca pra ontem.

A MB é uma instituição que, aparentemente, tem aversão a lógica e bom-senso.

Zorann

Vc quer oque? tamanduá mal armado? navio de desembarque anfíbio pra desembarcar em lugar nenhum? Navio aeródromo multiproposito que não serve nem pra ajudar em enchentes no sul?

Te garanto que a “joça” é muito mais interessante. Talvez a unica coisa interessante em nossa guarda costeira.

è cada uma que é pior do que duas

Augusto Cesar

“talvez a unica coisa interessante em nossa guarda costeira”, que coisa se nem pronto ainda está essa joça?

Nativo

Sim pode tá de brincadeira.

Luís Henrique

Claro que há. Só reduzir os quase 300 Bi do maior programa de compra de votos do mundo conhecido como bolsa família, que da para aumentar o orçamento militar facilmente.

Jose

Sugerir em jogar milhões de Brasileiros de volta à miséria só pra termos um brinquedinho caro é uma ofensa Só pode ser brincadeira, e de mal gosto…

Zorann

Vai traba.lhar!

Luís Henrique

A maioria já não estão na miséria. Não falei em acabar com o programa, falei em reduzir. Não viu quantos bilhões foram gastos nas bets com dinheiro de bolsa família?
O Brasil tem 26 estados + o distrito federal. 13 estados têm mais pessoas recebendo bolsa família do que com registro em carteira de trabalho.
Isso é uma piada e não é falta de emprego, é falta de pessoas que querem trabalhar, preferem continuar recebendo bolsa família e fazendo alguns bicos.

Antonio Miguel

A miséria é decorrência de desvio e mau uso de recursos e não de gastos com defesa.
Várias nações foram objeto de invasão por não ter como se defender.
Agora o Prosub deveria ser financiado pela Petrobras que distribui 100 vezes mais em dividendos a acionistas estrangeiros e é a grande beneficiada pela segurança promovida pela nação. Toda empresa investe forte em segurança, portanto esse quinhão deveria sair dos lucros.

danieljr

Discordo. A Petrobras recebe tanta segurança quanto as outras empresas do setor que operam aqui (quase nada, como sempre).

Se quiser que a Petro envie menos dividendos para investidores de fora, basta que os brasileiros comprem bilhões de reais em ações e as guarde, aí os dividendos serão enviados para cá. Não se trata do destino do dinheiro, eles só mandam o dinheiro para os donos das ações.

Willber Rodrigues

Sim, claro, a raiz de todo mal e de todo problrma é o bolsa-família… Da MB ter passado as últimas décadas se enfiando em projetos impagáveis, gastando o que não tem com nulidades ( São Paulo e VF-1 e sua meia-dúzia de A-4 desdentados sendo os melhores exemplos, mas longe de serem os únicos ), e de termos uma MB com mais efetivos, almirantes e contra-almirantes que Marinhas MUITO mais bem equipadas do que a nossa, isso não conta, né? A MB ter passado uma década sem ter colocado na água um mísero navio-patrulha foi culpa do programa “pé-de-meia”, não… Read more »

Luís Henrique

Foi a alma mais honesta do Brasil que em seu segundo mandato ordenou a MB aumentar o efetivo. Na época a MB tinha 59 mil militares, após o decreto presidencial aumentou para cerca de 80 mil militares. O Bolsa Família do jeito que esta é sim um problema. É um programa de compra de votos. Muita gente que não precisa, recebe. Muita gente que recebe, prefere ficar sem emprego, fazendo alguns bicos e recebendo bolsa família. O estado tem que governar, oferecer saúde, educação e segurança, isso não faz, tudo é uma porcaria. Como nosso país vai melhorar se a… Read more »

Canja

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Camargoer.

Deve ser sempre a mesma pessoa… que insitẽncia

Cristiano ciclope

Reduzir o bolsa família que volta para a economia na forma do consumo do povo que o recebe e fácil, agora pedir a redução das emendas parlamentares ou as renucias fiscais de empresas que nem precisam delas que são 4 vezes maiores que o bolsa família, você não fala né!

Cassini

Perfeito comentário. Essa galera contrária ao Bolsa Família, a outros programas sociais necessários e que tem ódio do próprio povo precisa pesquisar e conhecer melhor o orçamento público brasileiro.

Marcelo

70% de tudo que o governo arrecada vai para pagar o juros da divida do brasil.
Ai você vem me falar que o problema dos militares é o bolsa família.
Ja sei,voce é contra quem ganha ate 5.000 por mes ser isento de imposto de renda.
Ja sei,voce é a favor de quem ganha 50.ooo por mês pagar a mesma porcentagem de imposto de renda de quem ganha 5.000 por mês.
Nao sabe nem disfarçar.
Cada coisa que aparece aqui !!!!

Last edited 1 dia atrás by Marcelo
Gabriel BR

A divida apareceu do nada? ou alguém contratou ? !

Luís Henrique

Eu acho que ninguém deveria pagar esse absurdo de 27,5%. Nem quem ganha 50.000 muito menos quem ganha 5.000 Uns 10 anos atrás a Educação recebia cerca de 120 bi e o bolsa família recebia cerca de 30 bi. Ou seja era 1/4 do valor investido em educação. Isso por volta de 2015. 10 anos depois a Educação está recebendo 180 bi e o Bolsa Família cerca de 300 bi. Onde vamos parar daqui 5 ou 10 anos? Isso é um absurdo. Aliás, se essa porcaria de governo é tão boa e cuida do pobre, porque depois de 20 anos… Read more »

Rafael Cordeiro

Concordo com você e também acredito que em dado momento algumas famílias/pessoas podem precisar de alguma assistência do governo, mas o bolsa família do jeito que se encontra atualmente é apenas para manter eleitores, o programa não tem início, meio e fim, é eterno, as pessoas que recebem não precisam se capacitar para voltar ao mercado de trabalho, não existe contrapartida e o que vemos é uma cifra enorme do valor dos nossos impostos (com arrecadações cada vez maiores) retornarem para o Jogo do Tigrinho e Bet. Por outro lado, uma parte da população acha que quem deve ser penalizado… Read more »

Vinicius Soares

Eu recebo 67 mil e pago 27,5% de imposto e não recebo nada do governo. Quem ganha 5 mil só tem uma pequena parte descontado do salário e não 27,5% do todo. Não seja desonesto.

danieljr

Basta o governo parar de gastar dinheiro e começar a pagar as contas. Garanto que o orçamento ficará excelente depois de um tempo.

Flavio HMCO

a divida publica é R$3 trilhões….a culpa é de um certo alguém que trocou um divida externa com juros baixo por outra interna com juros 3x maior….que até hoje estamos pagando (a externa já teria sido paga)….mas é melhor ser o PR que paga a dívida externa que deixa isso para outro fazer….

Marcelo

A divida publica em reais foi menos pior.
Imagina a divida pública em dolares com o dolar que chegou a 7 reais 1 dolar a 1 mes atrás cotação mais alta da história,voce imagina quanto o governo iria pagar de juros em dolar e pra quanto a divida iria crescer !!!
É bom voce lembra que mesmo pagando o juros da dívida,a divida contínua crescendo (servico da divida)por causa do serviço cobrado para a rolagem da divida .

Last edited 21 horas atrás by Marcelo
danieljr

O dólar só chegou a 7 reais por causa da irresponsabilidade financeira do próprio governo. A administração quer que o real não valha nada, eles querem aumentar o endividamento.

Todo mundo nos últimos 100 só tomam ações nesse sentido.

JAC

Flavio, a dívida pública foi criada para pelo governo brasileiros (desgovernos) que gastam para poder fazer seu projeto de poder e ganhar reeleições. Não importa se a dívida e externa o interno, o problema e gastar sem responsabilidade. Gastamos e gastamos para nada. E ninguém vai comprar divida se não tiver rendimento que justifique o risco. Aliás, a dívida interna, tem grande participação de pessoas físicas e fundos de pensão locais, etc.

Alex Barreto Cypriano

Ainda existe dívida externa. Ela soma uns 620 bilhões de dólares, uns 3,5 trilhões de Reais. A dívida interna Federal soma 9,5 trilhões de Reais.

Augusto Cesar

Não creio que o bolsa família seja o maior culpado pela atual situação da marinha. Mas 300 Bilhões daria para fazer muita coisa aonde o pais mais carece de investimento. Todo o programa foi feito de forma errada, para deixar a população mais carente dependente dele e continuar votando nesses v@gabundos.

Se querem fazer politica social tem caminhos muito mais eficientes do que essa esmola de R$ 600,00 que o governo da (que antes era bem menos que isso).

Luís Henrique

Exato. Corta de 300 bi para 100 bi, analisa quem realmente precisa, incentiva as pessoas procurarem emprego, oferece cursos e qualificação. Pega os 200 bi e aumenta 50 bi na Defesa, 50 bi na Saúde, 50 bi na Educação e 50 bi na Segurança pública. Muito melhor.

Caravaggio

Essa realmente eu tive que rir. A culpa é do… Bolsa Familia! hahaha

Luís Henrique

A culpa é do governo que não faz nada direito.
Em 2015 eram 115 bi para Educação e 30 bi para Bolsa Família.
Agora em 2025 são 180 bi para Educação e 300 bi para Bolsa Família.
Concorda com isso? É um absurdo meu amigo.

Têm 13 estados no Brasil (Metade do total) que tem mais pessoas recebendo bolsa família do que empregados com carteira assinada.

Somente em Agosto de 2024 foram gastos 3 BILHÕES de reais em Bets (apostas online) com dinheiro do Bolsa Família. Acha que esses milhões de brasileiros estão passando fome e realmente precisando???

Camargoer.

O problema das BETś é crítico. Assim como foi feito com o tabaco e feito parcialmente com o álcool, é preciso proibir propaganda de BET, é preciso proibir que BET financie qualquer coisa relacionada ao esporte. BET se tornaram um meio de lavagem de dinheiro, assim como foi o Jogo do Bicho e os Bingos e como são os Cassinos. Assim como o vício em álcool, tabaco e outra drogas, suponho que o vício em BET aconteça em todas as camadas sociais. Desconheço estudos sobre isso.. é um tema importante, mas parece uma hipótese plausível. A dependência química ou comportamental… Read more »

Akhinos

Reduz lá, vamos ver se quem fizer isso ganha mais alguma eleição no país. Vocês acham que político é bobo, né? Tem um certo perfil de participante nesse blog que parece que faz comentários mascando capim.

Luís Henrique

Quem masca capim e é gado é o sr. que deve cair nesse papinho.
É exatamente por isso que eu disse que é o maior programa de compra de votos do mundo, porque o governo populista trabalha assim, só fazem algo que acham que vai dar voto, não importa se é o melhor para o país, isso é o menos importante.

Santamariense

Não sei se tu percebeu, mas teu comentário deu total razão ao que o Luís Henrique disse. Hehehehe

Nativo

Aumentar pra quê se eles não sabem investir no que deve.

Luís Henrique

É só o MD decidir o que deve. O poder político que manda. É só o ministério da defesa impor sua autoridade e decidir quais projetos seguem, quais devem ser cancelados.

Ozawa

Pois à MB se dirá naquele grande e terrível dia … da aprovação do orçamento:

Porque a todo o que tem [boa gestão] se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem [boa gestão], até o que tem lhe será tirado …

(Mateus 25:29, na versão naval)

George A.

Um programa de mais de 3 BILHÕES de reais dentro do quadro de escassez permanente do BR devia ter planejamento e execução no estado da arte…

Marcelo

Derrubaram a Dilma com a justificativa que o temer resolveria todos os problemas orçamentários e acabou que nao resolveu,ajudou a eleger o bolsonaro (mito) com a justificativa de resolver o problema orçamentário das forças e também não resolveu.
Agora a força armadas cobra orçamento do partido politico que eles fizeram oposição escancarada entre 2015 a 2022.
Calma o Haddad ja mandou a reforma da previdência dos militares para o congresso, a hora da mamata deles tem dia e hora para acabar.

Rafael Cordeiro

Não defendo político nenhum, mas o Temer ao menos colocou um freio no gasto público através do Teto de Gastos, coisa que foi extinta no atual governo e colocado o tal do Arcabouço Fiscal, que está mais para Calabouço, pois permite que o governo aumente os gastos sempre que a receita subir e por isso o surgimento de um novo imposto a cada dia, pois a fome do governo por arrecadação é insaciável e na outra ponta, não existe qualquer preocupação do governo em se cortar gastos.

Santamariense

“ Agora a força armadas cobra orçamento do partido politico que eles fizeram oposição escancarada entre 2015 a 2022.
Calma o Haddad ja mandou a reforma da previdência dos militares para o congresso, a hora da mamata deles tem dia e hora para acabar.”

Hummmm….entendi….então, o atual bando, ops, partido que ocupa o Planalto é um grande revanchista!

De Sá

Quando estiver pronto, já estará obsoleto, radar, sistemas sonar etc…..

Dr. Mundico

Mais do mesmo. Adiamentos e atrasos sempre fizeram parte do dirigismo estatal brasileiro. Nossas prioridades concentram-se mais nas exceções do que propriamente nas regras, se me fiz entender…

Last edited 1 dia atrás by Dr. Mundico
Gabriel BR

Raymundo Faoro explica.

Andrigo

No hipotético dia em que esse sub entrar em operação, a MB vai ter que desativar os subs convencionais, pq certamente o orçamento não vai comportar….

Ivan herrera

43 embarcações, deve estar contando com barcos com motor 25, Yamaha.

EduardoSP

Isso aí é obra de igreja.
E se ficar pronto vai ficar atracado 95% do tempo.
E tudo que sobrar do pagamento da despesa com pessoal da MB vai ser destinado a sua manutenção.

Gabriel BR

Não sei que Igreja é …isso é obra do Estamento burocrático.

Gabriel BR

Gestão temerária é pouco para definir a MB…fosse uma empresa privada o CEO e o conselho de direção estariam todos presos…mas como é o Estado tudo é permitido.

Gabriel BR

O Estado brasileiro é propriedade privada do Estamento burocrático.

Cassini

O Estado serve à propriedade privada do grande capital estrangeiro e dos grandes capitalista brasileiros.

FERNANDO

Brasilllllllllllll né povo.
Brasillllllllllllllllll
Me postem algo interessante.

Gabriel BR

Ninguém vai ser responsabilizado , pronto ! postei

Cristiano ciclope

Quando responsabilizaram o primeiro megalomaníaco da Marinha, o almirante Oton que criou o programa nuclear, o que teve de gente reclamando que era perseguição a um herói nacional, agora reclamam!

Underground

rs
O Grande Elefante Branco das Profundezas está sem verba…
Só agora descobriram isso?
Não, né!?
Esse Tiranossauro só foi inventado para justificar compra sem licitação de submarinos franceses.
E tinha gente aqui dizendo “aim, aim, operar AIP é caro, não temos condições…” daí acham que manter sub nuclear não é caro.

Gabriel BR

O que a MB fez é inominável.

João

A decisão do Sub Nuc foi do GF… em administrações passadas…
A MB não tem autonomia pra decidir isso.
Mostra vantagens e desvantagens. Possibilidades e condicionantes.
Culpe Nelson Jobim e seu PR da época.

Gabriel BR

O alto escalão da marinha sabia que não tinha orçamento nem para fazer nem para operar. Eles deveriam ter expressado isso formalmente , era um imperativo moral.

Cristiano ciclope

Culpa da marinha sim, ela que iniciou esse programa na época da ditadura, e governo, após governo, sempre colocaram esse programa como prioridade nacional!
Presidente e ministro não entendem nada de submarino nuclear, se um almirante diz que e necessário para a defesa, os mesmos liberam a verba ou não, simples assim!

Augusto Cesar

Não tem desculpa, esse mesmo GF tentou empurrar o Rafale para aeronáutica e eles não aceitaram. A MB deveria ter feito o mesmo com os submarinos. E alguém convenceu o Jobim e o chefe dele que era uma boa ideia ter submarino nuclear. Duvido que os dois sabia o que era um submarino nuclear e a vantagem (ou desvantagem) de se ter um.

Camargoer.

Ninguém empurrou o submarino para a MB.. é uma escolha dela…

Augusto Cesar

Sim, dessa vez não da para colocar a culpa nesses dois, a culpada e a marinha, ela que começou com esses devaneios de submarino nuclear. Nenhum dos dois patetas sabe para que serve submarino nuclear.

Camargoer.

Então.. deixando claro… a escolha do SBN foi da MB e eu acho que, neste caso, a escolha foi correta.

Há quem discorde do ProSub. eu sou um entusiasta defensor

Camargoer.

A MB optou pelo submarino nuclear… isso é um projeto anterior á CF88.

Foi ela quem pediu,,, é uma tolice querer politizar isto.

que maçada

Dalton

Verdade, pelo menos em uma revista que tenho da década de 1980 a ideia era um submarino de propulsão nuclear baseado em modelo alemão, nada mais natural por conta da então recente parceria através dos submarinos “IKL 209” que viriam a ser conhecidos aqui como classe Tupi.
.
Como diz o ditado, “mudou a coleira, mas, o cachorro permanece o mesmo” 🙂

Camargoer.

Olá Dalton.. riso.

falvez a gente possa dizer que a coleira é a mesma, mas já são os filhotes da capivara mãe

comment image

Last edited 21 horas atrás by Camargoer.
Santamariense

Dalton, a MB namora com essa ideia de sub nuclear há mais de 50 anos…e gasta dinheiro com essa ideia há mais de 40! O projeto/ideia do sub nuclear não começou com o PROSUB, como muitos querem fazer crer, é muito mais antigo. O que já gastaram com essa negócio é um valor obsceno…

Willber Rodrigues

As vezes em acho que a MB esta certa, de que devemos realmente ter um subnuc, e de que isso realmente daria um grande “up” em nosso poder de dissuasão. Mas aí esse tipo de matéria me traz a realidade de novo, e mostra porque esse subnuc é um enorme ERRO, e que está arrastando toda a MB pra um buraco sem-fundo de forma constante, ano após ano, e demonstra de forma clara o quanto a MB não está minimamente preparada pra lidar com um meio desses. Lembrando-se da novela mexicana que foi a MB “se livrar” do São Paulo?… Read more »

Santamariense

Concordo com tudo. Acrescente ainda o tamanho do problema se ocorresse um acidente com esse navio e seu reator. Qual a capacidade da MB em lidar com isso?

Angus

O desenvolvimento de um submarino nuclear de ataque deve ser um projeto de Estado (objetivo nacional), e não de Governo ou da Marinha.

Como um projeto de Estado (objetivo nacional), que até pode estar vinculado a Marinha, naturalmente terá que ter um fluxo continuado de recursos.

Se não for para ser assim, é melhor jogar uma pá de cal e acabar com o projeto do submarino nuclear e encomendar mais 2 submarinos convencionais.

Gabriel BR

O Projeto de Estado é enriquecer os amigos do Rei , o mesmo de sempre !

Angus

Me lembrei de uma antiga novela da “Grobo”.
Talvez nunca tenha sido reprisada devido a temática acida.
“Inimigos do Rei”
Tratava muito justamente de enriquecer os amigos do Rei.

Rodolfo

O projeto do estado quanto a Marinha é ter os meios necessários para a missao que seria de proteger a soberania do país na Am Azul, seja com sub nuc, sub convencional, frota de superficie, drones submarinos… se ter um sub nuclear apneas que vai cananalizar a força inteira, bem aí esse projeto de estado levou ao nao cumprimento da meta principal do estado.

Cristiano ciclope

Como deveria ter Cido, precisamos do triplo da frota atual de submarinos convencionais, ou seja, 12 submarinos, 12 patrulhas oceânicos, 6 fragatas de 5 mil toneladas, 2 navios de desembarque anfíbios e um navio de apoio logístico para operar um força tarefa anfíbia em missões de manutenção da paz da ONU e só!
Mas não, PA, submarinos nuclear, sendo que o submarino nuclear consome mais dinheiro que um PA convencional comprado novo de prateleira!

Cristiano ciclope

Deviamos ter o básico, depois partir para coisas mais sofisticadas, mas não, querem comprará uma ferrare, sem nem ter garagem ou carteira de motorista!

Bernardo santos

Vergonhosa a situação da marinha, quando eu digo que além do estado os militares também tem culpa eu sou massagrado aqui. Será que a MB esperava que o estado iria bancar um programa tão caro como o prosub sem atrasar? Sem contingenciamento? Se não esperava é muita ingenuidade, se estivesse dentro da realidade teríamos comprado submarinos bons convencionais como os japoneses,mas não, vamos ter nosso elefante Branco nuclear para aumentar nosso ego.

Augusto Cesar

Exatamente, com 2 bilhões por ano daria para termos uma frota poderosa de submarinos convencionais (nem precisava dessa porcaria de ToT que não serve para nada). Imagina uma frota de oito submarinos da classe Taigei, seria muito mais efetiva do que esse projeto de submarino nuclear (que duvido com a tecnologia que temos será tão silencioso quanto o japones).

E sem contar que um submarino só vai patrulhar a costa do Brasil inteira? Com certeza será um alvo prioritário de qualquer força invasora. E depois de perder ele em combate fazemos o que? Esperar mais 40 anos para construir outro?

Gabriel Moreira

Ainda lembro quando li essa mesma notícia em 2008, dizendo que o cronograma havia atrasado e que só teríamos submarino nuclear em 2020…essa notícia é tipo eleição, a cada anos eles renovam ela. O Brasil é uma piada.

Gabriel BR

Piada? Uma tragédia isso sim

Caminhante

Beiii, não vou estar vivo para ver. 🙁

Gabriel BR

ninguém estará pq nunca vai acontecer

Willber Rodrigues

E, os que estiverem vivos pra ver, invejarão quem já “desencarnou” antes de ver esse subnuc pronto…

Rodrigo

Sempre falei isso, não fica pronto antes de 2040 isso se fica pronto.

MB não consegue administrar nada, e só procura deve ter concurso aberto para banda de música da marinha.

amarante

Eu acredito que o Irã e Coreia do Norte lancem um submarino nuclear primeiro que o Brasil.

Luís Henrique

Está atrasado, Coreia do Norte já mostrou seu submarino nuclear.

Camargoer.

O Irã tem costas no Mar Cáspio e no Golfo de Omã… tenho dúvidas se um submarino nuclear, pelo seu tamanho, seja efetivo nestas locais. Por outro lado, a Coreia do Norte tem uma política de resposta nuclear em caso de agressão, o que faz sentido manter um ou mais submarinos nucleares armados com mísseis balísticos, provavelmente lançados quando o submarino estiver na superfície No caso brasileiro, a MB opera no Atlântico Sul… o que demanda submarinos de ataque com propulsão nuclear. Portugal que tem mais ou menos o mesmo cenário optou por dois submarinos com propulsão AIP, o que… Read more »

MMerlin

E quando um projeto que envolve tanta P&D, que não é indispensável para a MB, que concorre com tantas outras demandas dentro da própria Instituição e que exige um volume altíssimo de recursos, vai conseguir o status de “suficiente” para o orçamento?
E o pior.
Quando o Comando da MB vai perceber que este programa está sacrificando outros projetos mais importantes?
Há tempos existe a expectativa de aumento do orçamento em relação ao PIB.
Quando o MD vai perceber que, principalmente com a situação atual da Fazenda, não existe previsão nem condições algumas disto ocorrer?

Last edited 1 dia atrás by MMerlin
MMerlin

E o principal.
O que a MB vai fazer com o estaleiro, todo seu corpo técnico, de engenheiros e fornecedores enquanto a produção patina?

Gabriel BR

O mesmo que ocorreu em outros projetos … vai todo mundo trabalhar no exterior…os fornecedores iludidos pelo governo vão falir … e o estaleiro vai virar deposito de quinquilharias…e o prejuízo o setor produtivo da sociedade paga.

Willber Rodrigues

“O que a MB vai fazer com o estaleiro, todo seu corpo técnico, de engenheiros e fornecedores enquanto a produção patina?”

O mesmo que fizeram com o corpo-técnico do ToT das FCN’s e Tupis.

Vkcê sabe a resposta…

Augusto Cesar

Esse negocio de ToT não funciona aqui para o Brasil, se realmente fossemos investir seriamente em nossa indústria de defesa, mas não será esse o caso.

Zorann

Esta sacrificando a pi.canha e as proteses pe.nianas.

Porque de resto, não há nada de importante na MB

Luiz

2040? Acredite quem quiser.

Gabriel Tito

Não era melhor destinar essa grana e comprar mais tamandares e patrulheiros oceânicos?

Gabriel BR

sim

Carlos Campos

Se não fosse por isso, teríamos feito o ProSuper, na época ou ia ser FREMM francesa ou Italiana, teríamos umas 6 atualmente colocando a MB em patamar quase das principais marinhas da europa

Camargoer.

São complementares… Uma força de submarinos é a armas para negação do mar. O contexto geopolítico da MB é o Atlantico Sul. Submarinos convencionais são limitados para operar neste ambiente As opções seriam AIP e nuclear. O programa nuclear da MB está mais avançado NPa500 é para missões de guarda costeira NPaOc são para patrulha FCT atua no limite de uma guerra como força tarefa. Submarinos também protegem o deslocamento de força-tareda FCT sem submarino é uma arma frágil Entre as tecnologias disponíveis, a propulsão nuclear para submarinos é a mas forte Comparando com as marinhas inglesa e francesa, uma… Read more »

Brito

Enfim o desgoverno..

Augusto

Matérias da imprensa de 12/03/2025:

  1. Governo tira R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família no orçamento de 2025.
  2. Governo Lula amplia publicidade, que pode chegar a R$ 3,5 bi em 2025.

Pergunta: falta dinheiro para o subnuc e para os Gripen? Não. Falta vergonha na cara do L e sua patota, que estão se locupletando com dinheiro público. Isso inclui os outros 2 poderes: legislativo, que virou um clube VIP bancado pelos cidadãos, mas inútil, e também o judiciário, vergonhosamente mais caro que a coroa britânica.

Heinz

É inacreditável.
53 bilhões em emendas parlamentares e orçamento secreto.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/02/04/veja-os-tipos-de-emendas-parlamentares-e-a-verba-prevista-para-cada-uma-em-2024.ghtml.
Dava pra comprar uma marinha de verdade com esse dinheiro

Nativo

Se interessasse A ALGUÉM, Todavia a era da sombra e água fresca,em terra de preferência, chegou pra ficar.

Camargoer.

Concordo com você.

As emendas parlamentares é uma distorção do sistema presidencialista.
Este sistema surgiu do enfraquecimento do executivo por várias razões..

Agora, o Ministro de Defesa tem que ir bater nas portas dos gabinetes dos senadores e deputados e mostrar a necessidade do financiamento dos programas militares.

Todo mundo faz isso.. reitor, prefeito, governador, ONG, empresários e todo tipo de lobista.

Nativo

Tá esquecendo,como de hábito dos politicistas de hoje, daqueles e que deveriam ser os mais interessados e firmes com a segurança nacional, mas que logicamente não o são. estando também na mesma boa vida que os demais citados por vós.

Last edited 1 dia atrás by Nativo
Oropher Mirkwood

Você está focando nos problemas errados, caro amigo. Poderíamos ter o orçamento da Rússia ou China, e estaríamos na mesma situação. A culpa é única e exclusivamente do almirantado, pois te garanto que para formação de mais oficiais ociosos, compra de vinhos e carnes nobres e concurso pra marinheiro músico e capelão a verba é infinita. Se tivéssemos 1 trilhão de orçamento, iriam estourar com pessoal e penduricalhos e dizer que não há investimento o bastante. Nosso almirantado deveria ser acusado de crime de traição, pois só pode ser piada que o cérebro deles seja tão liso quanto um peito… Read more »

Santamariense

O que esse “governo” gasta com publicidade é obsceno, criminoso, nojento!! Tem propaganda dessa cambada em todo e qualquer meio de comunicação e em qualquer tipo de mídia. E vão gastar mais ainda, pois a aprovação do atual ocupante do Planalto cai a cada pesquisa feita.

Lyw

A reforma da previdência dos militares seria o caminho para sobrar orçamento para os programas estratégicos…

João

Kkkk
Seria sim…. Vai nessa …. Hahahahaha

Santamariense

Meu caro, não seja ingênuo. Eu já escrevi muitas vezes, em vários tópicos, nos muitos anos que comento aqui e em outros locais. A reforma da previdência dos militares e a diminuição do efetivo NÃO vão resultar em aumento do orçamento para custeio e investimento. O que resultar de economia com a diminuição de efetivo vai ser cortado do orçamento. O que for decidido com relação à previdência militar, seja para colocá-los no INSS ou em um novo fundo próprio, resultará em retirada desse valor do orçamento do Ministério da Defesa e alocação do mesmo nesse novo destino de pagamento… Read more »

Camargoer.

As forças armadas brasileiras são perdulárias e anacrônicas (o que resume a situação).

A previdência militar precisa ser reformada, mas sozinha resolve pouco. Precisa uma reforma estrutural extinguindo organizações obsoletas, unificando organizações que se sobrepõem, transferir funções para o gabinete do ministério, revisar o subfinanciamento da FAB e da MB em relação ao EB e adequar o contingente à disponibilidade de equipamentos, além subir vários graus no uso de tecnologia e integração de meios.., para começar

francisco

kkkkkkkkkkkkk

Que novidade.

francisco

Os projetos do governo brasileiro, não tem nunca um fim, lembram a piada do advogado.

O filho, advogado recém-formado, chega todo sorridente para contar a novidade ao pai, advogado titular do escritório: “papai, papai! Em um dia, resolvi aquele processo em que você esteve trabalhando por dez anos!” O pai aplica um safanão na orelha do filho e berra: “Idiota! Esse processo é que nos sustentou nos últimos dez anos!”

Roberto Santos

Esse programa “nuclear” já comeu tanto dinheiro, mas tanto dinheiro, que se tivesse sido comprado submarinos nucleares a outro pais qualquer, já teríamos uma frota de uns 10 bichos desses

mauro

NInguem responde essa: Por que a escola Naval está lotada neste exato momento? pq existem programas como bolsa-atleta na marinha? Pq vão gastar um canhão de dinheiro reformando um museu que não ha a menor necessidade?!

Lonely Beatle

Quanto ao pessoal, as entradas foram cortadas, inclusive na EN (esta sofreu redução de 25% de formandos, só buscar os processos seletivos).

Mas, infelizmente, os que ingressaram na época do “Brasil Potência” (2005-2014) só sairão da Força daqui a duas décadas.

Não deveriam ter acreditado no governo de então.

Matheus R

Só escolheram o concurso errado, tivessem prestado PF, PRF, MP, Magistratura, Procuradoria, Receita, etc…, estariam rindo à toa.
Não sei se na Marinha acontece como na FAB, que os pilotos migram para o setor privado ganhando mais. Podem fazer um concurso para Prático.

Last edited 1 dia atrás by Matheus R
Wagner Figueiredo

O tal “pé de meia” gasta 15 bi por ano.. fácil de resolver isso….. segurança do país ou gastar( sim, é gasto desnecessário) com um programa compro de voto?!?!

Jose

Amigo, eu trabalho com a população mais carente. Dizer que esse programa é desnecessário só atesta sua total falta de conhecimento sobre essa situação. Típico pensamento da extrema direita, que só pensa no seu umbigo e os mais necessitados que se lixem!

Wagner Figueiredo

Então..sou de esquerda amigão…e sou totalmente contra esses programas…sou filiado ao PSOL ( extrema esquerda) vc que tá por fora do que rola então!!! Já que me rotulou..deixa eu me apresentar né?! Rsrs.. são compra de votos sim e só queima de dinheiro… investir na educação do aluno.. não compra-lo…passar bem!!!

Carlos Campos

Eu também atuo com pessoas pobres, e te digo pé de Meia é desnecessário sim, tá faltando dinheiro para o BPC, e houve redução do valor do Bolsa Família comparado ao governo anterior, então se o Wagner Figueiredo é Extrema D!r3ita, o PR atual é mais extremo ainda.

Carlos Campos

Como vc ainda não me respondeu ainda te digo mais, um p4rt!do tr4b4lh!sta vai emprestar o dinheiro do tr4b4lhador para o próprio tr4b4lhador, é muito amor ao pobr3, digo ao b4nqueiro kkkkkkkkkk

Santamariense

Esses programas são como querer apagar um incêndio usando copos d’água. Esse programa, assim como o bolsa-família, vale gás, etc, combatem, levemente, a consequência, mas a causa permanece. Os governos não investem em capacitação e geração de emprego. Com esses programas, os governos dizem: tu é pobre e eu vou te ajudar a comer, a te manter vivo, a sobreviver. Só isso! Não há perspectiva de sair daquela condição de pobreza. São programas que visam manter o estado atual das coisas. O beneficiário é o governo são dependentes um do outro. É um círculo vicioso. É só ter um pouco… Read more »

Diego

Sem surpresas por enquanto, todo aqui já tá careca de saber que esse subnuc vai demorar umas duas vidas para ficar pronto. Quando sair se sair a Marinha vai ver que o desempenho dele não é uma maravilha (o que é absolutamente normal já que é o primeiro da classe) vai cancelar o projeto e jogar nosso dinheiro no ralo. OBS: eu sou defensor do subnuc há anos, mas as vezes fica difícil ser , é osso se importar com o país quando toda classe política está cagando para o país, e ainda tem tonto defendendo o ladrão a ou… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Diego
Padofull

Além de tudo isso sobre a MB, o EB já está mudando seus requisitos de um novo MBT e VCI para incluir blindados usados. Mas com possibilidade para congelar o programa. A FAB também não deve pagar a próxima parcela para receber novos Gripen, e o KC-390 só serão efetivados mais dois mesmo.

Daniel Ricardo

Talvez o governo possa rever as suas prioridades. Gastar bilhões em publicidade e em quase 40 ministérios realmente traz benefícios para país?

Oropher Mirkwood

Gastamos mais que Israel em defesa, e você acha realmente que o governo deveria investir mais?
Talvez o alto escalão das forças devesse parar de esbanjar e viver vidas de luxo com o orçamento e começar a trabalhar de verdade.
Generais, Brigadeiros e Almirantes não abrem mão de vinhos caríssimos, jantares de luxo, reformas e construções de escritórios e concursos para capelões/pastores e músicos, mesmo tendo sucata e o equipamento novo sendo incapaz de guarnecer 1/12 do território nacional.
Gastamos mais que ISRAEL e tudo vai para penduricalhos e oficiais que ficam em ar-condicionado.

pgusmao

Acho mais realista no ano 3.000, ou seja, daqui 75 anos, daí não cria expectativa e não aperta o orçamento que sempre é a desculpa da Marinha, quem sabe em 75 anos a folha de pagamento de ativos e inativos que consome 85% do orçamento das Forças Armadas diminui, vamos aguardar.

Franz A. Neeracher

Daqui a 75 anos, estaremos no ano 2100.

Moriah

61 anos depois…

Carlos Campos

Eu ainda acredito no PR teremos não sei quantos Bilhões para a defesa, e o PAC da Defesa vai sair kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é rir pra nao chorar

Danilo José

O pior de tudo é que abandonar o projeto do submarino nuclear é quase impossível, vide a quantidade de dinheiro e esforço já gasto nessa aventura, como ficaria Aramar e o labgene, já se tem o protótipo do motor nuclear desativar custa quanto, a quantidade de especialistas envolvidos na pesquisa e desenvolvimento, acredito que o maior prejuízo seria parar com tudo nesse momento pelo bem da pesquisa e desenvolvimento de tecnologia que se termine com essa balburdia causada pela marinha e sua megalomania de se comparar a US NAVY.

Leandro Costa

comment image

Carlos Campos

Daqui uns anos, vão lançar os Subs fusão nuclear e a MB ainda vai estar terminando esse sub

Rodolfo

Os japoneses devem ter submarinos com baterias de estado solido ate 2040, possivelmente antes desse sub nuc da MB.

Gilmar Maria

Uma vergonha administração política do Brasil eles desviam todos os recursos em benefício próprio e dos partidos o povo está abandonado na mão de bandidos e traficantes 50 anos tentando levantar um foguete 🚀 a ciência abandonada com verbas e as forças armadas do jeito que vão daqui um dia não vai ter dinheiro para comprar bala de fuzil e pior todos os outros países lá fora esse moderniza e se armam melhor nós não precisamos de político no país nós precisamos de administradores .

BraZil

Aposto que nenhum de nós, sequer piscou um olho, agora imaginem a seguinte manchete: “Submarino nuclear brasileiro ficará pronto antes do previsto”. Vários de nós teríamos uma leve isquemia…resumindo: Brasil sendo Brasil E volto a dizer, o Australiano, com todos os imprevistos, navegará antes…

Matheus R

Se estão prevendo pra 2040, 15 anos antes (pode acontecer muita coisa ainda), provavelmente só estará pronto em 2045 ou 2050. Esse é o Brasil sil sil sil sil….

Last edited 1 dia atrás by Matheus R
Leonardo Cardeal

A falta de competência do Executivo e Legislativo é de longe conhecida de TODOS os brasileiros. Quer dizer, incompetência para assuntos que tangem o país.. Agora a incompetência da Marinha, assusta e, começa lá atrás dando início a essa empreitada bizarra, totalmente desnecessária ao país. Então, estamos cá, depois de diversos ministros, presidentes, comandantes da MB e BILHÕES já gastos; estacionados, quase dando marcha ré e jogando dinheiro em um projeto que SE eu disse SE for concretizado, será plenamente funcional? Servirá realmente como uma arma importante já que não dispomos de armas nucleares táticas? Terá um ciclo de vida… Read more »

Adilson

pé de meia, auxílios infindáveis, empréstimo pra CLT, Rouanett, 1,6% do PIB pro judiciário; independentemente do juízo individual quanto a tais gastos, essa foi a opção dos militares que certamente não se envergonham por ter a maior marinha de terra do mundo.

Carlos Campos

deixa o CLT fora disso, pq aí o negócio é diferente, o CLT está pegando emprestado o próprio dinheiro, claro com muito lucro para o Banqueiro, juro que nunca vi tanta aberração na minha vida, o Brasil não tem explicação

Marcos Pesado

Volta e meia nos deparamos com os problemas orçamentários das FFAA. O submarino nuclear é apenas um exemplo. Acho que antes, mas bem antes de falarmos em aumentar os gastos com defesa para o equivalente a 2% do PIB, devemos discutir o orçamento da União, sua composição – por exemplo, mas de 50 bilhões em emendas parlamentares sem nenhum tipo de critério técnico – e a composição dos gastos das FFAA. Por exemplo, é priprioridade termos unidades hipomóveis? OU mantermos colégios militares? Ou nosso inchado – ou não – corpo de oficiais? Podemos começar por aí. Uma conversa séria. Acho… Read more »

Diego

É preciso fazer um debate sério sobre toda a administração do país, o estado lastimável das FAs é só uma consequência de problemas muito mais profundos, mas apoio a ideia de discutir esses problemas a sério, debater sobre um problema é sempre a melhor solução aliás deveríamos ter isso como hábito, não só discutir mas fazer valer nossa opinião e voto, talvez assim essa cambada de parasitas chamados políticos tomasse um pouco de vergonha na cara.

Last edited 14 horas atrás by Diego
EduardoSP

Quatro hospitais militares em Brasília.
Cada força tem o seu e ainda há o Hospital das Forças Armadas.

Leo

Cancela o Sub Nuc, assume o prejuizo que já investiram e façam um contrato de + 6 scorpene.
Melhor ter 10 sub convencionais do que 1 nuclear

Marcelo Andrade

Enquanto isso o nosso Presidente levou o Airbus A330 vulgo “VC-30” lotado para sua visita ao Japão com ex presidentes da Câmara e Senado, atuais presidentes e suas esposas, parlamentares, cumpaeiros e 11, eu disse ONZE Ministros!!! Um verdadeiro rem da Alegria!!!! Haja Sushi!!!

Carlos Campos

Melhor época do ano no Japão, as cerejeiras estão cheias de flores, eu não culpo eles de passearem no Japão com dinheiro alheio, deve ser muito bom kkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Sim.. época de hanami.

Camargoer.

O presidente poderia fazer viagens mensais para o exterior sem que isso mudasse o cenário de disfuncionalidade dos gastos militares.

Tentar comparar os gastos do gabinete da presidência com a disfuncionalidade dos gastos com defesa não explica os problemas do MinDef…

ha quem reclame do bolsa família.. do SUS.. dos gastos do judiciário, esquecendo que os gastos com defesa são da alçada do Executivo…

nada disso serve para atenuar ou justificar o modo perdulário e anacrônico da estrutura militar no Brasil

Ruas

Ontem eu postei em favor do programa, mas, se de fato a previsão é para 2040, é melhor cortar pela raiz esse programa. Foca em aumentar um pouco mais os convencionais (6-8) e modular o programa de pesquisa nuclear existente para algum ganho civil/empresarial. Se não for possível, paciência, mas acaba. Reenquadrar os esforços, a partir daqui, para equipar melhor a força de superfície com algumas boas escoltas e patrulhas oceânicas e fechar a conta. A verdade é que alguns são, e eu me incluo, um pouco ufanistas com relação ao Brasil. A verdade é que países da América Latina… Read more »

Bruno Vinícius

Em 2040 a Marinha do Brasil estará recebendo um protótipo de submarino nuclear (porque é isso que o Álvaro Alberto é) cujo projeto terá mais de 30 anos, com um reator que necessitará de reabastecimento constantes e utilizando sensores e equipamentos já defasados. Não consigo entender como há pessoas que morrem de amores por esse programa.

Os anos 2000 foram completamente desastrosos para a Marinha brasileira e as sandices do comando da época continuarão cobrando um preço alto da força pelas próximas décadas.

Carlos Campos

época do Brasil Puthênfia, adorova ver o pessoal descascar o governo vermelho daquela época, Vader e Oganza eram os que eu mais gostava de ler

adriano Madureira

2040?!

Querem enganar quem?!

Aposto que sairá lá para 2045, isso se não vierem com outra desculpa.

Binho

Manter mamata do judiciário, legislativo e executivo……juiz ganhando 1 milhão de penduricalhos

E todos estado cada vez mais inchado

Milagre ainda se sair em 2040

Carlos Campos

Eu lembro ainda em 2019 um Promotor de MG, dizendo eu não sei quem vive com 24 mil reais, a vdd é que o Judiciário e o MP são nossa nobreza, existe o povo e existe eles

Marcelo

Galera, sejamos realistas: jamais teremos um submarino nuclear enquanto tivermos esses políticos em Brasília. Esquece!
E se um dia conseguirmos ter um, numa hipótese bem remota, os Estados Unidos e a China já estarão voando cruzadores no espaço!!!

adriano Madureira

O problema do Brasil não está somente na instituição forças armadas ! Está no executivo/legislativo/judiciário nas esferas municipais, estaduais e federal. Um país onde todo muquifo do tamanho de um bairro residencial pode virar município, lugares que não chegam a ter 2.000 habitantes, alguns chegam a ter menos que isso, mas tem seus representantes políticos que comem dinheiro do FPM e FPE. Um país onde malandros usam de penduricalhos para se autopresentearem com IPHONE 16 com desculpa esfarrapada de que tal celular seriam essenciais para necessidades de serviço no âmbito do Judiciário. “O tribunal argumenta que a escolha do iPhone… Read more »

Valdecir domanski

Concordo com a posição do gov, atual “defesa pra que” , se os programas de café almoço e janta garantem o curral, porém em um caso de ameaça a soberania, os U Bolts são peça chave na defesa das nossas águas, nosso país produz, processa apenas não enriquece o urãnio ainda, mas já detem esse conhecimento, basta apenas olhar pra o papél desempenhado por estas maquinas na 2• guerra onde milhões de toneladas de embarcações aliadas foram perdidas .

Manuel Flavio Vieira

O jornal está sendo otimista demais. Não estão contanto com mais recursos que todo processo de desenvolvimento e produção sofisticados acabam requerendo. Vai ficar pronto lá para 2.050 quando submarinos convencionais terão baterias com muito mais capacidade de armazenamento. O Alvaro Alberto, quando entrar em operaçao (se entrar..) já estará obsoleto.