Segundo porta-aviões dos EUA se junta à ofensiva contra os Houthis

USS Carl Vinson CVN-70
O porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70) e seu grupo de ataque chegaram a Guam em 24 de março para uma visita programada antes de seguirem rumo ao Mar Vermelho, onde se juntarão ao USS Harry S. Truman (CVN-75) na intensificação das operações militares dos Estados Unidos contra os rebeldes houthis no Iêmen. O grupo de ataque do Carl Vinson é composto por sete embarcações e reforçará os esforços da Marinha americana na região.
O comandante do grupo de ataque, contra-almirante Michael Wosje, destacou a importância estratégica de Guam para manter um Indo-Pacífico livre e aberto. Segundo ele, a parada em Guam permite reabastecimento e descanso da tripulação, garantindo a prontidão operacional do grupo na área de operações da 7ª Frota.
Desde novembro de 2023, os houthis — apoiados pelo Irã — têm realizado ações como sequestros de navios comerciais, ataques com mísseis e drones contra embarcações americanas e bloqueios de rotas marítimas internacionais. A administração do ex-presidente Donald Trump aumentou a ofensiva contra o grupo, diferentemente da gestão anterior, que focava apenas em lançadores de mísseis. Agora, os ataques visam diretamente combatentes houthis e áreas residenciais.
Entre os dias 15 e 17 de março, os EUA realizaram 30 ataques aéreos contra alvos houthis no Iêmen. Os planos dessa ofensiva foram, por engano, compartilhados com um jornalista horas antes dos primeiros bombardeios. Autoridades afirmaram que a campanha pode se estender por várias semanas. A ofensiva resultou em 53 mortes, segundo o ministério da saúde dos houthis.
Após os ataques, os houthis prometeram retaliar, mas tentativas de atingir o Harry S. Truman falharam. O grupo reivindicou outra tentativa malsucedida na manhã de quarta-feira (horário local), conforme reportado pelo The Jerusalem Post, com base em declarações de um porta-voz militar houthi. O Departamento de Defesa dos EUA ainda não confirmou essas alegações.
FONTE: Defense News
“A administração do ex-presidente Donald Trump aumentou a ofensiva contra o grupo, diferentemente da gestão anterior, que focava apenas em alvos de lançamento.”
Peço desculpas, mas eu nao entendi essa parte do texto.
Foi falha na edição ou e falha no meu entendimento mesmo?? 😅😅
Melhoramos o texo. Muito obrigado! Abs
Tudo isso por causa de militantes chinelo de dedo. Aiai…
Ou porque estão atacando navios comerciais e interrompendo o fluxo de carga que passam pelo Mar Vermelho, aumentando os custos de frente, etc.
Custo alto essa operação, ou a a forma que é feita hoje em dia não funciona como antes. Esses grupos sabem lutar contra as formas convencionais.
Os militantes de chinelo são a primeira etapa até o ataque “preventivo” as terras do Aiatolá. Nada como um tiro de guerra preventivo com insurgentes de chinelo para lubrificar a maquinaria de guerra. Depois juntam os B2 do Índico e sabe-se o que mais no real objetivo, atacar a “infraestrutura do programa nuclear” dos Iranianos.
Não conseguiram no pobre Afeganistão, estão falando de Irã?
Agora vai! Rsrsrs.
Oxe…tá ficando caro isto ai heim…?
2 grupos de batalha com super carrier…?
Mas não ambos por um longo período de tempo, como visto no ano passado quando do emprego do “Theodore Roosevelt” e do “Abraham Lincoln”…um sempre está na iminência de substituir outro e os NAes da Frota do Pacífico como o próprio USS Carl Vinson são designados para outras missões antes de rumarem para o Mar Arábico.
.
De fato é caro, mas, não há outra alternativa.
Na realidade o grupo do USS Carl Vinson irá substituir o grupo do USS Harry S. Truman que está desde setembro fora de casa…..provavelmente irão operar juntos por alguns dias….mais para fins midiáticos.
Já o USS Carl Vinson que está desde novembro longe dos EUA, muito provavelmente será substituído pelo grupo do USS Nimitz que partiu dos EUA no dia 26 de março.
É muito “Presidente” no mesmo local eu nem tô mais conseguindo memorizar quem sai e quem fica na região. 👀😰
Rsrs…..bom, nem Carl Vinson ou Nimitz foram presidentes 🙂
Sim !!! Carl Vinsom foi Advogado/Político Democrata.
O Nimitz foi Almirante de frota na 2ª Guerra. Morreu aos 80 anos em 1966.
Tirando esses aí o resto é tudo Presidente 😰
É Presidente indo, é Presidente voltando, é Presidente em área de conflito, é Presidente patrulhando.
Não sei se vc entendeu o trocadilho?! 🤷♂️
E se bobear tem mais Presidente sendo construindo e deve ter Presidente em reparo ⚓️
Forte abraço a todos aí 👍
“Tirando esses aí o resto é tudo Presidente.”
Existe mais uma exceção:
USS John C. Stennis CVN 74, tb não foi presidente….e no futuro mais 2 exemplos:
USS Enterprise CVN 80 e USS Doris Miller CVN 81.
Abs!!
Tá certo !!!🤷♂️
Quem pode, pode !!! 😏
E nos aqui batendo kbeça pra modernizar ou tentar modernizar a MB/FAB/EB 😰
Vão agir na raíz do problema (Irã) ou vão ficar só enxugando gelo atacando esses rebeldes pés de chinelo?
Os “rebeldes pés de chinelo” possuem um arsenal impressionante e a expectativa é de que melhore ainda mais, obrigando a US Navy a incluir na fase certificatória dos NAes
novas táticas que são repassadas – e aperfeiçoadas – pelo NAe anterior que por lá esteve
no momento o USS Gerald Ford está passando por esse treinamento para eventualmente substituir o “Harry Truman”.
.
As “guerras por procuração” são antigas, nem EUA nem Irã querem um confronto direto
então movem os seus “peões”, nesse caso os “Houthis” para conseguir seus objetivos.
Tem esse arsenal impressionante por culpa de quem? Do Irã. Por isso questionei se vão agir na raíz ou vão continuar enxugando gelo.
E eu “adiantei” que “guerras por procuração” existem e continuarão existindo
um lado, seja qual for, fortalece seus aliados evitando um confronto direto entre os “patrocinadores”.
Mais um a ser afundado pelos Houtis.
Mais um? Qual foi o primeiro porta-aviões que eles afundaram?
Kkkkkk vc é um pândego.
Parece até o comentário do torcedor de time de futebol na copa do Brasil quando times da série D enfrentam os times da série A… “pra cima deles”… “aqui quem manda é nóis” etc… via de regra, tomam uma coça… enfim… torce aí, cara, pro seu “Houtis FC”…
Meu Deus. A que ponto chegamos…
Haja narrativas destruídas sobre o tamanho da real efetividade do poder militar Norte americano. Já ouvi que bastariam dois PA´s desse “para por o Brasil de joelhos”…na verdade nossa imprensa é muito mais efetiva nesse sentido…
Os houtis já seriam uma tremenda dor de cabeça….Venezuela ..Peru…possuem uma marinha maior que a brasileira
A marinha venezuelana não é maior. A peruana tem um inventário relativamente grande, mas, compreende muitas unidades antigas inclusive 6 submarinos, 4
deles IKL 209/1200 com mais de 40 anos de idade que estão sendo mais uma vez revitalizados – um grande feito sem dúvida – para estender a vida por mais alguns anos e 2 IKL 209/1100 que já completaram 50 anos que não serão revitalizados, usados para treinamento e em breve serão retirados de serviço.
Só fala besteira,se uns pequeninos piratas já estão dando uma surra neles imagina uma nação como o Brasil, acompanha as tecnologias brasileiras,ou americano disfarçado de brasiliano
Força, Houthis!!! E que nunca lhes faltem mísseis e drones.
O negócio está tão ruim que o poderoso estados unidos tem que enviar um segundo NAe para enfrentar militares de terceiro mundo?!
Quem diria…
Não entendo patavina de nada – exceção: “Viagem ao Fundo do Mar” – mas o que os EUA deveriam estar enviando para o outro lado do mundo para “enfrentar militares do terceiro mundo” ?
.
E o USS Carl Vinson nem ficará muito tempo por lá, na conta deve ser precificado que ele já foi desdobrado por um período de 4 meses entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024
depois participou do exercício “RIMPAC” e desde então foi mantido na “Fase de Sustentação”, será um “tapa buracos” até o USS Gerald Ford substituir o “Truman”.