VÍDEO: Caças do USS Carl Vinson interceptam avião militar russo Ilyushin Il-38 sobre o Mar do Japão

Em 15 de março de 2025, caças da Marinha dos Estados Unidos interceptaram uma aeronave de patrulha marítima russa Ilyushin Il-38 que se aproximou do porta-aviões USS Carl Vinson no Mar do Japão.
O USS Carl Vinson estava conduzindo operações na região quando a aeronave russa se aproximou, levando à resposta imediata dos caças americanos para proteger o grupo de ataque do porta-aviões. Este incidente ocorre em meio a um aumento das atividades militares russas próximas ao espaço aéreo japonês.
Nos últimos meses, o Japão relatou várias violações de seu espaço aéreo por aeronaves militares russas. Em um episódio anterior, um avião de patrulha marítima russo violou o espaço aéreo japonês três vezes ao norte de Hokkaido, levando a Força Aérea de Autodefesa do Japão a responder com caças e sinalizadores de advertência.
VÍDEO: Caças do USS Carl Vinson escoltam avião militar russo
As tensões na região têm aumentado devido a exercícios militares conjuntos entre Rússia e China, incluindo simulações com bombardeiros nucleares no Mar do Japão. Essas manobras são vistas como demonstrações de força e têm levado os aliados dos EUA na região a intensificar sua vigilância e prontidão militar.
O Departamento de Defesa dos EUA ainda não divulgou detalhes adicionais sobre o incidente de 15 de março, mas reafirmou seu compromisso com a segurança e estabilidade na região do Indo-Pacífico, destacando a prontidão de suas forças para responder a qualquer ameaça potencial.
Interceptado por F18 e F35.
Certa feita, uma dessas passagens perto de um Nave americano, os russos perderam um aviao em acidente.
Interessante… foi nessa mesma região do pacífico ou em outra?
O vídeo ficou massa.
Se fosse combinado não estaria tão perfeito.
Verdade outra coisa bacana do vídeo é que mostra no começo no canto superior direito o gancho de parada e saídas do motor de um F-18 que estava no deck do porta aviões, ou seja passaram bem perto…. Da até pra desconfiar que os pilotos americanos disseram para os Russos, “Perdeu mané te interceptamos , agora você vai ter que fazer uma passagem bem devagar para fazermos um vídeo pro Tick Tok” …… 🙂
Ou o piloto russo viu Top Gun e quis fazer um “flyby” no porta-aviões. Como os pilotos americanos certamente também viram e não iriam ter outra oportunidade de fazer isso sem serem expulsos, ficou tudo certo.
kkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa.
Diante do últimos acontecimentos, acho que na verdade, isso é uma operação conjunta..
Não duvido de mais nada
O F-35C da foto pertence, certamente, ao VFA 97 “Warhawks”.
Já o F/A-18 E/F não posso precisar pela imagem, podendo pertencer a um dos esqudrões de SH da Carrier Air Wing 2 que está desdobrada no Carl Vinson: VFA 2 “Bounty Hunters”, VFA 113 “Stingers” ou VFA 192 “Golden Dragons” … Eu chutaria o VFA 2 pois é o único dos 3 esqudrões de SH com a versão F, que me parece ser a da foto/vídeo …
Da até a impressão de o F/A-18 E/F estar com 3 tanques o que acha ? Mas ainda não se tem noticia de um F/A-18 E/F poderia abastecer um F-35C ?
O Ozawa sabe a resposta, mas, adiantando-me a ele a resposta é sim o “Super Hornet” está capacitado a reabastecer o F-35C e também o E-2D A/R que equipam
a Ala Aérea do USS Carl Vinson.
👍
Eu não sabia… obrigado pela resposta
Boa tarde, Ozawa. Seus comentários são sempre pertinentes e inteligentes. Você tem algum site em quê posta artigos ou comenta sobre assuntos no que tange aos assuntos navais?
Caro Ricardo, agradeço a deferência das palavras, mas sou apenas um simples comentarista por aqui, e somente por aqui, por achar sem qualquer bajulação rasa o melhor site de assuntos militares do país. Sua longevidade referenda o que digo, e o nível de alguns comentaristas – os quais cito de memória os que mais acompanho: todos os editores, logicamente, Dalton, Bosco, Ivan “O Velho Infante” – abrilhanta o espaço com textos que, estes sim, lhes dão status de verdadeiros articulistas.
Mais uma vez obrigado e boa noite.
Fumaça Jááááááá
Srs,
Todo mundo aqui sabe que o Ilyushin não precisaria chegar tão próximo para colher inteligência. No caso do vídeo o que teria acontecido? Os ianques o obrigaram a um tipo de desfile, ou como disse um colega abaixo, estava (literalmente!) tudo combinado com os russos?