A Fincantieri realizou, em 3 de abril de 2025, a cerimônia de corte de aço para a primeira de duas fragatas de próxima geração, conhecidas como FREMM EVO, no estaleiro de Riva Trigoso, Gênova. Este evento marca o início oficial da fase de produção dessas embarcações avançadas, destinadas a fortalecer a capacidade naval da Itália.

O contrato para a construção das duas novas unidades FREMM EVO foi assinado em julho de 2024 pela Orizzonte Sistemi Navali (OSN), uma joint venture composta pela Fincantieri (51%) e Leonardo (49%), com a Organização Conjunta de Cooperação em Matéria de Armamento (OCCAR). Este acordo faz parte do programa multinacional FREMM, que visa renovar a frota da Marinha Italiana com fragatas de última geração. A primeira unidade está programada para ser entregue em 2029, seguida pela segunda em 2030.

As fragatas FREMM EVO serão equipadas com tecnologias de ponta, incluindo sistemas avançados de defesa contra drones e capacidade para operar sistemas não tripulados em três dimensões: aérea, de superfície e subaquática. As principais atualizações tecnológicas incluem um Sistema de Gerenciamento de Combate ciber-resiliente SADOC 4, sensores de radar de banda dupla X-C com faces fixas para suporte à defesa contra ameaças balísticas, sistemas de guerra eletrônica, artilharia e mísseis, além de uma suíte sonar e sistemas de comunicação e enlaces de dados táticos, garantindo alta interoperabilidade.

Além disso, as novas fragatas contarão com sistemas de gestão de navio ciber-resilientes, melhorias nos sistemas de ar-condicionado e distribuição elétrica, e soluções ecológicas para a plataforma, visando alta disponibilidade operacional e prontidão para ação. Essas embarcações representam um avanço significativo na modernização da frota italiana, consolidando a posição da Marinha Italiana na vanguarda da tecnologia naval.

Subscribe
Notify of
guest


18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dom Lazier

tem que pegar as frem que a italia vai dar de baixa, 2

No One

Boato, ainda não existe certeza que a MMI irá dar baixa nas duas primeiras FREMM. Porém nada impede da MB tentar e exigir uma entrega imediata, pode ser que eles aceitem como eles fizeram no caso egípcio e da indonésia. A questão é: temos os recursos para fazer essas exigências? Eles podem até aceitar, considerando a escassez de tripulações, mas precisa existir a vontade e disponibilidade dos brasileiros

Rodolfo

Esquece isso, a Italia ja tinha oferecido duas novas pra MB mas o Egito levou por 800 milhoes de euros cada incluso armamento. E a Italia nao ta no desespero da Royal Navy quanto a recursos, nao tem por que se livrar de embarcações ainda relativamente novas.

Brito

16 anos em 2030 quando serão descomissionadas, realmente fragatas relativamente “novas” para os padrões do Brasil..

https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/grecia-pode-comprar-duas-fragatas-fremm-que-a-marinha-italiana-esta-se-preparando-para-desativar

Last edited 4 dias atrás by Brito
Wagner Figueiredo

Se não me engano…a Grécia já fez acordo por elas🥲🥲

No One

É um boato, Wagner. Pode ser muito bem uma maneira para barganhar facilidades e negociar com os franceses. Dizendo “olha, temos opções, não dificulte demais nem puxe a corda”.

Wagner Figueiredo

Ahh tá.. ótimo.. então temos esperança ainda ( só não dinheiro);rsrs

Emmanuel

Duas FDI, duas FREEM, quatro Tamandaré. Faz o sonho virar realidade MB.

Rodolfo

Duas FREMM ja foram oferecidas para a MB que nao quis, terminaram no Egito.

Alex Barreto Cypriano

Podia jurar que eram dois Leonardo 76 mm Super Rápido nas FrEMM Evo, mas o reparo da proa não parece com o reparo sobre o hangar. Há espaço pra mais VLSs além dos 16 A-50, dizem até pra A-70. Dois reparos de 30 mm Strales nos bordos próximo ao passadiço e oito mísseis anti navio entre as superestruturas. Gostei do design que recua a superestrutura dos bordos definindo aquela velha passagem externa dos designs pré -stealth, embora ela seja interrompida no Gap central. 6.500 toneladas de bote por meros 750 milhões de Euros…

Henrique A

Bonitona. FREMM originais eram bem bonitas e essas são ainda mais, italiano realmente tem talento pra estética.

Henrique A

Na maquete ela está com um 76mm na proa enquanto que na ilustração parece ser um de 127mm alguém sabe qual vai ser a escolha final? Se dinheiro não for problema, um de 127mm parece ser mais desejável.

GBento

Uma Fremm é muito mais capaz que uma FCT ou são equivalentes?

Vinicius

São navios com quase o dobro de deslocamento e com maior número de armamentos,principalmente mísseis.

Marcelo Andrade

Meu sonho, 10 FCT e 6 FREMM , nada impossivel se nossa classe politica levasse Defesa a serio, é o mínimo para uma Oitava Economia!!!

Plínio Jr

4 destas belezinhas cairiam muito bem no MB ….mas só fica no sonho e desejo….

Rodolfo
F Magas

muito bom