Motor turbojato turco KTJ-3200 equipará o míssil antinavio de longo alcance MANSUP-ER

A empresa turca Kale Jet Engines firmou um contrato com a brasileira SIATT para fornecer motores turbojato KTJ-3200, que serão integrados ao míssil antinavio de longo alcance MANSUP-ER. O acordo foi anunciado durante a feira LAAD Defense & Security 2025, realizada no Rio de Janeiro.
O KTJ-3200 é o primeiro motor turbojato desenvolvido na Turquia e já equipa os mísseis SOM e Atmaca. Com 63 cm de comprimento, 33 cm de diâmetro e pesando 50 kg, o motor oferece um empuxo de 3.200 N, permitindo que mísseis alcancem velocidades de até Mach 0,95. Sua eficiência de combustível e design compacto o tornam adequado para integração em diversos sistemas de mísseis.
O MANSUP-ER é uma evolução do míssil antinavio brasileiro MANSUP, desenvolvido pela SIATT em parceria com o EDGE Group dos Emirados Árabes Unidos. A versão estendida possui alcance de aproximadamente 200 km e é projetada para ser lançada de plataformas navais e terrestres. A integração do motor KTJ-3200 visa aprimorar o desempenho e a confiabilidade do míssil, fortalecendo as capacidades de defesa marítima do Brasil.
Este contrato representa a primeira exportação de motores turbojato militares da Turquia, destacando o avanço da indústria de defesa turca no mercado internacional. Para o Brasil, a parceria com a Kale Jet Engines e o EDGE Group reforça o compromisso com a modernização de suas forças armadas e a ampliação de sua capacidade tecnológica no setor de defesa.
É lastimável que o Brasil ainda não possua a sua própria indústria de motores avançados. Nós é que deveríamos estar exportando para a Turquia e não o contrário.
Pelo que lembre, já existia a previsão de um motor nacional.
Acredito que era da Turbomachine.
Provavelmente preferiram um motor já testado e comprovado.
Futuramente pode ser substituído por uma versão nacional.
Você está certo. O problema é saber onde está esse “futuramente”.
informações interessantes sobre o tema mansup-/mansup-ER nessa live, onde o Felipe do base militar vídeo magazine, entrevista um dos CEO da SIATT..
https://www.youtube.com/live/yCZm83ciPGI?si=Jgw-k1HcGTc86rrI
A ideia da Siatt e edge é fazer do mansup-ER, uma plataforma flexível, podendo integrar motores de diferentes fornecedores, seguindo o requerimento do cliente..
Bom que foge de possíveis embargos de quem nós sabemos.
Sim, extremamente importante diversificar os fornecedores internacionais e não ficar amarrado com possíveis embargos, principalmente dos EUA.
Issso é excelente.
Antes de qualquer consideração ‘política/nacionalista’ existem as questões práticas. A Siatt sabe qual a potência do motor que precisa p/ alcançar o desempenho desejado, o diâmetro tem que ser o mesmo do atual Mansup p/ poder ser usado nos mesmos tubos lançadores e tem a questão do tempo que será necessário p/ desenvolvimento e homologação do míssil p/ atender a demanda especialmente dos Emirados Árabes Unidos que é quem garantirá o dinheiro, pois sabemos o que acontece por nossas bandas tropicais. Dessa forma, mesmo não sendo a opção que gostaríamos, a adoção do motor turco (já provado e em produção… Read more »
Essa notícia é muito triste. Mais uma vez dependendo dos outros.
Acho que a Edge/Siatt acharam a TJ-1000 muito grande para usar no MANSUP-ER e não quiseram esperar o desenvolvimento de um novo motor da Turbomachine de porte menor. A TJ-200 é muito pequena e menos potente e a TJ-1000 é muito grande e muito potente. O motor turco mede 63 cm de comprimento por 33 cm de diâmetro, pesa 50 kg e tem potência de 3.200 N ou cerca de 719,4 lb/F e consumo de 1.18 kg/kgf/h. Já o TJ-1000 mede 1,18 m por 35 cm de diâmetro e pesa 70 kg e é mais potente com 4.440 N ou… Read more »
ué, pensei que o motor seria Brasileiro.
Nem motor de Fusca foi brasileiro.
Nem.
Quantidades? Valores? Período do contrato? Condições? Testemunhas?
Tem historinha. Tem feiras&convenções. Tem PowerPoint. Celebração não falta.
A turma do futuro e do gerúndio segue firme.
– Comandannnnnnnnte. Comandante. Os 3 Sobrinhos Estavam montando 3 turbinas para 3 Mansup Negão na garagem do Comandante. Parece que para felicidade dos 3 Sobrinhos chegarão 3 motores turcos.
– Turcos. 3 Turcos?
– É 6 ladrão! É 6!
Lado positivo:
1- finalmente o MANSUP com maior alcance será feito;
2- finalmente o Brasil olhando pra outros fornecedores que não sejam o eixo EUA / Europa;
3- diminui o risco de embargos;
4- isso pode abrir portas pra uma aproximação Brasil / Turquia na área da Defesa.
Lado negativo:
Esse motor deveria ser nacional. Náo dá ora falar que o MANSUP é uma arma nacional quando seu principal componente é importado.