Grupo de Ataque britânico usará drones no mar para transporte entre navios

700X Naval Air Squadron a bordo do HMS Prince of Wales voando o Malloy Drone.
Uma frota de drones de carga pesada, projetados e construídos no Reino Unido, será usada para transportar suprimentos vitais entre os navios do Carrier Strike Group britânico pela primeira vez durante sua missão ao Indo-Pacífico neste ano.
Nove quadricópteros elétricos não tripulados, produzidos pela Malloy Aeronautics, empresa do grupo BAE Systems, serão utilizados para mover cargas como equipamentos de defesa, alimentos e encomendas vindas de casa entre os navios da força-tarefa ao longo da operação.
Com velocidade máxima de 96 km/h e capacidade para transportar até 68 kg, os drones Malloy T-150 serão testados como alternativa ao uso de helicópteros — uma opção mais cara — permitindo que essas aeronaves tripuladas se concentrem em sua principal função: a proteção do grupo de ataque.
Neil Appleton, CEO da Malloy Aeronautics, afirmou:
“É um momento empolgante ver a Marinha Real utilizando nossos T-150s como uma solução logística eficiente e econômica para reabastecimento entre navios. Temos orgulho em contribuir com essa importante missão e esperamos ver esses drones versáteis demonstrarem seu valor em operações reais.”
A Esquadrilha Aérea Naval 700X (700X NAS), especializada em drones da Marinha Real, embarcará uma equipe de 12 marinheiros para operar os nove sistemas não tripulados, inicialmente em três navios do grupo, com o objetivo de testar a nova capacidade logística.
O tenente Matt Parfitt, da 700X NAS, explicou:
“Há uma estatística de missões anteriores que mostra que 95% dos materiais transportados pesam menos de 50 kg. Pode ser qualquer coisa — de pacotes de casa até uma peça vital para a engenharia de bordo. No passado, usaríamos um helicóptero se algo urgente fosse necessário em outro navio. Agora, vamos usar um sistema remotamente pilotado e não tripulado. É exatamente para isso que entramos na Marinha, e certamente o motivo pelo qual escolhemos essa esquadrilha.”
O T-150 é apenas um dos modelos de drones desenvolvidos pela Malloy Aeronautics para clientes civis e militares, com o objetivo de tornar a logística de “última milha” mais eficiente e econômica. Os modelos de quadricópteros pesados da empresa podem transportar cargas entre 68 kg e 200 kg em missões de curto a médio alcance, e estão sendo desenvolvidos para alcançar capacidade de até 300 kg.
DIVULGAÇÃO: BAE Systems