Especialistas civis e militares se reúnem na Escola de Guerra Naval durante a 4ª Jornada de Prospectiva em Defesa

Evento híbrido debateu temas estratégicos como economia do mar, energia e meio ambiente, e lançou três livros voltados à área de Defesa
O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) promoveu, entre os dias 2 e 4 de abril, a quarta edição da Jornada de Prospectiva em Defesa. O evento ocorreu em formato híbrido: com dois dias de atividades por videoconferência e um dia presencial, em 3 de abril, nas instalações da EGN, no Rio de Janeiro.
A 4ª Jornada reuniu pesquisadores, especialistas e representantes de instituições civis e militares, promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre estudos prospectivos nas áreas de Segurança e Defesa. A programação incluiu debates sobre temas estratégicos como economia do mar, energia nuclear, meio ambiente e escassez de recursos, guerra cognitiva, guerra do futuro, além da apresentação de projetos e agendas de pesquisa de longo prazo.
O coordenador de pesquisa do Laboratório de Simulações e Cenários, CMG RM1 IM Cláudio Corrêa, destacou que a jornada, realizada desde 2019, surgiu da necessidade de compartilhar com a sociedade os estudos desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos pelo Grupo Cenário de Defesa do LSC. “Essa quarta edição teve o diferencial de contar com dois dias online, o que ampliou o alcance das discussões e permitiu a participação de convidados de fora do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia presencial, realizamos sete apresentações pela manhã, abordando temas que vão desde a economia do mar — em parceria com a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR)— até o projeto Brasil 2045, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Já no período da tarde, promovemos o lançamento de três livros organizados pela equipe da Escola Superior de Guerra (ESG), no âmbito do projeto PROCAD Defesa, que é liderado pela Escola de Guerra Naval”, afirmou.
Segundo o comandante Corrêa, os desdobramentos da jornada já estão em curso. “Temos 15 linhas de pesquisa com agendas consolidadas, que vão gerar produtos ao longo do ano, como capítulos de livros, publicações e novos eventos”, afirmou. Os interessados podem acompanhar os resultados e acessar os materiais produzidos no site da Escola de Guerra Naval, por meio do portal do Laboratório de Simulações e Cenários e do site da própria Jornada de Prospectiva em Defesa.
A iniciativa reforça o papel da EGN como polo de produção de conhecimento aplicado às políticas de Defesa, antecipando tendências e subsidiando decisões estratégicas com base em análises prospectivas.
Haja estudos e a prontidão operacional com real dissuasão que é bom é quase zero. Daqui a pouco compramos alguma semi sucata “portadora” de aviões e nossos comandantes navais ficam felizes até quebrar a primeira pecinha e ficar encostado. O Sub nuclear, se ficar pronto nessa versão de universo, será tripulado pela turma 2040 do CIAMA, somos a reciclagem da Royal navy e nos anos 90 as compras de material militar vindas da Inglaterra, foram muito boas, fizeram bastante sentido etc, mas a tendência era e é que essa equação diminuisse a relação custo benefício ao longo do tempo ou… Read more »
ZZzzzzzzz
“Olha pessoal, esse ano tá sem dinheiro pra passagem e diária, então vamos fazer por videoconferência, ano que vem estamos vendo se a gente garante um orçamento, ai estamos pensando em fazer em Florianópolis ou Fortaleza”