Novas imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte está construindo o que pode ser seu maior e mais avançado navio de guerra até hoje. As fotos, capturadas por provedores como Maxar Technologies e Planet Labs, revelam uma embarcação em construção no estaleiro de Nampo, a cerca de 60 km da capital Pyongyang. Especialistas acreditam que se trata de uma fragata guiada (FFG) com lançadores verticais de mísseis, possivelmente com mais de 140 metros de comprimento — o dobro do tamanho de qualquer outro navio da frota norte-coreana.

A existência da embarcação não surpreende os analistas, já que o regime de Kim Jong Un tem acelerado a modernização das Forças Armadas, mesmo sob severas sanções da ONU. Nos últimos anos, o país vem desenvolvendo mísseis balísticos intercontinentais e novas plataformas de lançamento, desafiando as restrições internacionais. A recente aproximação com a Rússia pode estar ajudando Pyongyang a obter tecnologia militar avançada, incluindo sistemas de mísseis para esse novo navio, segundo analistas.

O navio foi visto em imagens divulgadas pela televisão estatal norte-coreana no final de 2024, durante uma reunião do Partido dos Trabalhadores. Nas imagens, Kim Jong Un aparece inspecionando a construção da embarcação, que aparenta contar com armamentos modernos, como lançadores verticais e radar de varredura eletrônica, característico de marinhas avançadas. Esse tipo de radar permite rastreamento de alvos com maior velocidade e precisão.

Apesar das evidências de capacidades avançadas, analistas alertam que construir um navio de guerra moderno vai além da montagem do casco. Carl Schuster, ex-capitão da Marinha dos EUA, ressalta que a integração de sistemas eletrônicos, sensores, armamentos e comunicações representa um desafio técnico significativo — algo que a Coreia do Norte pode ainda não dominar completamente.

Em entrevista à CNN, o parlamentar sul-coreano Kim Byung-kee questionou se Pyongyang teria infraestrutura e recursos suficientes para operar uma embarcação de grande porte. Ele lembrou que o custo de construção, operação, treinamento de tripulação e manutenção de uma fragata é elevado, além de exigir apoio logístico contínuo. “A pergunta é: a Coreia do Norte pode arcar com esse custo?”, disse.

Fragata da Coreia do Norte em construção em 2024

Ainda assim, autoridades sul-coreanas não descartam que o navio represente uma ameaça real. O almirante aposentado Kim Duk-ki alertou que, caso a nova fragata seja equipada com mísseis hipersônicos — testados pela Coreia do Norte em janeiro —, isso poderá alterar o equilíbrio estratégico na região. Já Schuster, após analisar as imagens, estima que ainda falte mais de um ano para o navio estar pronto para testes no mar.

A frota atual da Coreia do Norte é numerosa, mas obsoleta. Segundo relatório de 2021 da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA), o país possui cerca de 400 embarcações de patrulha e 70 submarinos, embora a maioria seja pequena e antiquada. Suas principais fragatas de superfície são da década de 1970, e seriam facilmente superadas por forças navais da Coreia do Sul ou dos EUA.

No entanto, Kim Jong Un continua investindo em renovação naval. Além da fragata de Nampo, o regime também constrói um submarino com capacidade nuclear no porto de Sinpo e outra embarcação de grande porte em Chongjin. Para acomodar essas novas unidades, o líder norte-coreano anunciou em setembro a construção de uma nova base naval, reforçando sua intenção de consolidar uma marinha de guerra moderna.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo santos

Muito estranho essa foto, fica Parecendo ser feito de madeira. A outra fragata tem a estrutura completamente lisa, nem mesmo navios americanos, russos ou chineses tem esse acabamento. Sinceramente não me parece ser reais esses navios.

Douglas Targino

É que não importa de onde seja, quanto mais liso e diferente o navio for, aparentimente as pessoas acham que ele é mais poderoso e “invisível”. Exemplo foram aqueles navios super caros dos EUA todo do futuro e que hoje os mesmos não querem ver nem a cor deles mais kkk

Hamom°

Se vc estiver falando da 1ª foto de cima, o navio parece estar coberto com lonas [ou algo similar], talvez para evitar fotos de satélites, ou quem sabe, proteger da chuva… ^ ^

Last edited 1 dia atrás by Hamom°
SG R. Ramos

Parece muito uma montagem. Tanto a primeira foto quanto a segunda.

deadeye

A Maxar ia montar uma imagem de satelite por qual motivo??

Wagner Figueiredo

Na foto parece um monte de contêiner lado a lado . estranho!!!

Ravengar

Parece um mockup do pérola negra.. talvez estejam preparando um filme do Jack sparrow versão norte coreana.. vai saber..

comenteiro

O falecido pai do Querido Líder adorava cinema. Consta que ele chegou a raptar um diretor sul-coreano e sua esposa para que ele fizesse filmes melhores e maiores na Coréia.

Leonardo

Que a lanternagem deles tá melhor que as nossas isso não dá pra negar…. kkkkkk
Tá melhor até que a lanternagem da US Navy.

Marcos

Tá melhor do que a da Frota Estelar da Federação Unida dos Planetas em Star Trek.

comment image

Ronaldo Rodrigues

Sansões dos EUA, não da ONU …

Salomon

Dalilas, talvez.

Pedro I

Onde entra o cabelo nessa história?…

Leandro Costa

Sanções da ONU, além de sanções unilaterais por outros países.

Alex Barreto Cypriano

Muito cedo pra comentar.

Carvalho2008

Com 70 submarinos…mesmo muito deles anoes….nao sei se pode chamar obsoleto nao…a fragata sul coreana partida em 2 15 anos atras que o diga….e olha que foi um classe ghadir…tem uns 10 deles….depois, tem uns 40 da classe Sang O….e mais uns 20 dos maiores….

Para uma luta litoranea é uma dor de cabeca…pois torpedo é torpedo…

carvalho2008

pois é….isto….
comment image

Fez isto….
comment image

Leandro Costa

Carvalho, qualquer coisinha armada com torpedos em águas litorâneas é perigoso. É bom lembrar que o Belgrano foi afundado não com os torpedos modernos da época, mas com antigos torpedos, acho que da época da Segunda Guerra Mundial ainda. O próprio KMS Blücher foi afundado durante a invasão da Noruega por torpedos disparados de uma bateria de uma fortaleza e eram torpedos de fins do século XIX.

É uma baita dor de cabeça mesmo.

Fernando Vieira

A ironia de nos anos 80 um torpedo da segunda guerra ser usado para afundar um navio da segunda guerra…

Dalton

Considerando-se que o “Belgrano” era um navio que entrou em serviço na US Navy antes do início da II Guerra, escoltado por 2 “cts” construídos durante essa mesma guerra, até que não é tão irônico 🙂 .

Last edited 8 horas atrás by daltonl
Dalton

Presumo que o texto possa ser interpretado de que apesar do grande número de unidades “70”, isso não torna a força de submarinos norte coreana a maior do mundo, caso não fosse o adendo de “pequenos e obsoletos” poderia levar a uma falsa conclusão por parte de leitores seja desse blog ou outros e não que sejam plataformas quase inúteis. . A Coreia do Norte nunca admitiu que um de seus pequenos submarinos torpedeou a corveta sul coreana, há relatos de que poderia ter sido uma ação impensada da tripulação porque nada se ganharia afundando uma corveta relativamente pequena ainda… Read more »

Observador

70 submarinos?! Olha, mesmo que sejam pequenos e obsoletos, se 20% disso estiver operacional, tem seu valor. Aliás, muita marinha de guerra de país grande com orçamento maior está, proporcionalmente, menos equipada. Eu acho que menosprezar esses meios é subestimar demais.

Luís Henrique

Duvido que um país que vive em constante risco de guerra tenha uma taxa tão ridícula de 20%.
Acredito muito mais no inverso, 80% ativo.

ecosta

Cotando com a Índia, existem 6 nações com capacidade para construir submarinos nucleares. Aposto que a Coreia do Norte será a sétima.

Jose pereira

Com o devido suporte chinês e russo eles conseguem o que quiser.

Bernardo

Apoio forte agora é Russo (que é justo, eles tem mandado bastante coisa pra lá). Tanto que essas grandes movimentações são bem mais recentes. A China não dá esses apoios todos pra tecnologias recentes (bélicas, pelo menos) porque apesar de ter seus benefícios, instabilidade ali também atrapalha um pouco a vida dela.

PauloR

Os efeitos das sanções contra o país não tem efeitos. Cada vez mais o país se expande militarmente.

Santamariense

A coreia do norte é um lixo completo. Tudo lá existe em função do Estado, tudo serve ao nanico ditador e sua família. Nada em um país assim pode ser elogiado. Podem fazer bombas atômica, colocar foguetes em órbita, podem ir para Marte ou qualquer outra coisa. Nada disso adianta ou importa em um país onde se retira a comida da boca da população, sua liberdade e seus direitos individuais para manter essas coisas.

Rafael

Rússia e China, estão fornecendo tecnologia pra Coréia do Norte a décadas, esse navio aí, mesmo que seja um, já tá incomodando, a Coréia do Norte, de uns tempos pra cá vem se reformulando, claro não se assemelha a Coréia do Sul em termos tecnológicos, mas é um avanço.