Imagens recentes do Google Earth revelaram atualizações importantes em uma base naval chinesa que abriga submarinos movidos a energia nuclear, segundo o analista naval Alex Luck (@AlexLuck9). A base em questão é a Qingdao First Submarine Base, localizada na costa leste da China. De acordo com Luck, pelo menos seis submarinos estão atracados na base e outro foi avistado em um dique seco.

As imagens mostram cinco submarinos nucleares armados com armamentos convencionais: dois do tipo 091, dois do Type 093A e um ainda não identificado. Além deles, também foi observada a presença de um submarino do Type 092, a primeira embarcação chinesa capaz de lançar mísseis balísticos nucleares. Considerado obsoleto e atualmente inoperante, esse modelo foi substituído pelos mais modernos submarinos do Type 094.

Com base nos registros, o submarino não identificado no dique seco pode estar sendo desmantelado, já que as atividades de manutenção geralmente ocorrem em outra instalação. Essa movimentação ilustra a constante modernização da força submarina chinesa, que vem sendo uma prioridade estratégica para o país, conforme destacado no relatório anual do Pentágono sobre o poderio militar da China.

Desde 2009, a China construiu 12 submarinos movidos a energia nuclear: dois do Type 093, quatro do Type 093A (de ataque) e seis do tipo 094 (capazes de lançar mísseis nucleares). O relatório do Departamento de Defesa dos EUA projeta que a frota de submarinos chineses crescerá de 60 para 65 unidades ainda este ano, podendo chegar a 80 embarcações até 2035.

A China segue expandindo sua presença naval, como demonstrado pela inédita circunavegação da Austrália por um grupo de navios de guerra chineses em fevereiro deste ano, possivelmente acompanhados por um submarino nuclear.

Os Estados Unidos, por sua vez, mantêm cinco submarinos nucleares (com armamento convencional) baseados na ilha de Guam, um ponto estratégico no Pacífico Ocidental. A presença reforçada americana visa contrabalançar a crescente influência naval chinesa na região.

Alex Luck destacou, em artigo publicado em janeiro na Naval News, que a Marinha do Exército de Libertação Popular está expandindo as instalações para atracação de submarinos em bases principais como Qingdao e Hainan, para acomodar a frota em crescimento. Segundo o capitão chinês Wen Xuexing, o foco atual da China está na consolidação de uma força submarina composta tanto por embarcações convencionais quanto nucleares — com prioridade para as últimas.

O que virá a seguir ainda é incerto. A análise contínua de imagens de satélite poderá lançar mais luz sobre o desenvolvimento da guerra submarina chinesa, revelando avanços tecnológicos e movimentações estratégicas que moldarão o equilíbrio de poder naval nas próximas décadas.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Entre o quadrado azul e o amarelo, vê-se a entrada do túnel para o interior da montanha onde encontra-se um gigantesco bunker.

Algumas bases chinesas possuem esse tipo de abrigo para os seus submarinos.

Francisco

Se vir numa das fotos mais pormenorizada verá que é uma sombra!

Franz A. Neeracher

Não; o túnel realmente existe; procure por outras fontes…..o Google Maps por exemplo, e veja por diferentes ângulos.

Não é nenhum segredo; na ilha de Hainan no sul da China tb existe um bunker no mesmo estilo.

Outros países tb possuem abrigos semelhantes, a Noruega, a Rússia ou a Turquia que possue um grande complexo subterrâneo para submarinos perto de Bartin no Mar Negro.

Last edited 1 dia atrás by Franz A. Neeracher
tutor

O título correto seria: “Preparativos para a Terceira Guerra Mundial seguem e todo vapor” kkkkkk
Em um futuro não muito distante, a China vai passar por uma dificuldade que causará alguma inquietação interna, e vai ser nesse momento que eles irão trazer a velha prática de ditadores, que arrumar uma guerra para destrair os problemas internos.

Flávio Henrique MCO

O problema é que não é só a China que está com problemas internos….

Tutor

Você Disse o óbvio. Eu destaquei a China porque a matéria é sobre a China.

Antonio Palhares

Arrumar guerra nuclear. Tá bom..

Tutor

E precisa ser necessariamente nuclear???????
A Rússia não está causando a maior confusão sem envolver armas nucleares???

jairo

Em um futuro não muito distante, os EUA vao passar por uma dificuldade que causará alguma inquietação interna, e vai ser nesse momento que eles irão trazer a velha prática de ditadores, que arrumar uma guerra para dIstrair os problemas internos.

Heitor

Os EUA têm histórico e especialistas em conflitos internos apontam que os lá há todos os ingredentes para uma insurreição interna novamente.

André Macedo

Bem confiáveis os dados do país que, de longe, mais desestabilizou outros na história de recente. “Saddam Hussein está produzindo armas nucleares”

Last edited 2 dias atrás by André Macedo
Tutor

Nossa que grande resposta!!!!
Nobre, a matéria é sobre qual país?

Fernando

Agora vai escovar os dentes, desliga o celular, toma seu mamá que amanhã VC acorda cedo. Não esqueça de por o pijama do tio sam

Cassini

Inclusive já está acontecendo.

Hamom°

Está ”velha prática de ditadores”, é a rotina dos EUA há mais de um século, onde praticamente todo presidente tem que fazer uma guerra pra chamar de sua… exceção pro Jimmy Carter, que por sinal não conseguiu se eleger para um 2º mandato, talvez por falta de uma guerra…

Fábio De Souza

Já li inúmeros relatos , que os Submarinos Chineses , são barulhentos o que facilitavam ser detectado , por outras embarcações . A pergunta é : Será que os Chineses , solucionaram essa deficiência em seus Submarinos Nucleares , ou o problema ainda se perpetua . Todos nos sabemos , que em uma Guerra Submarina , o silencio é o fator mais importante .

Alexandre Galante

Os submarinos nucleares chineses eram ruidosos há 20 anos, hoje estão em um nível similar aos melhores submarinos russos.

Vinicius Momesso

Os brasileiros estão prestes a testemunhar com o iminente “dumping” de produtos, o quão avançada a China é, não só na área militar, mais na industrial também.

Senhor Maskarado

Antigamente Tudo Made In China era sinônimo de piada te pergunto e hoje em dia ?
Xiaomi , BYD , DJI , Oppo , Huawei , Unitree ?

Yuri

Ainda é.
Sabe aquele prédio que foi destruído no recente terremoto na Tailândia( o único que foi destruído? )? É, pois é.

José 001

Não escutei nada.

Iran

Eu vi a análise de um russo, que claro, pode haver viés, mas que disse que os submarinos chineses estão no mesmo grau de produção de ruído que os submarinos soviéticos dos anos 80. Que equivalem a classe Los Angeles dos EUA, nesse sentido, por exemplo

Antonio Palhares

Desde dois mil e nove. Doze submarinos. Parei de ler ai. É muita pancada.

Franz A. Neeracher

Realmente é muita coisa; interessante que desde 2009 nos EUA 19 SSN entraram em serviço.

Porém no número de navios a China ganha fácil nesse mesmo período de tempo.

Dalton

Oi Franz, acho que os +/- 10 SSBNs que passaram por “ERO” desde 2009 e um número até maior de “EOH” feitos nos Los Angeles deveriam de alguma forma entrar na conta, afinal, nem só de unidades novas sobrevive uma marinha e a China terá que eventualmente lidar com isso 🙂

Franz A. Neeracher

Mas o comentário do Palhares foi sobre a entrada de novos SSN em serviço na China.

Afinal, na China submarinos tb passam por reformas e voltam ao serviço.

Seriam comparações diferentes…..só comparei a entrada em serviço de novos meios nas duas marinhas no mesmo período de tempo….. 🙂

Dalton

Sim, apenas fiz alusão ao fato de que “reformas” em submarinos nucleares são mais complexas e custosas que em “convencionais” que por enquanto formam maioria absoluta na marinha chinesa.
.
Também fiz uma pesquisa e aparentemente 3 dos 12 foram incorporados antes de 2009, o que mudaria a comparação, mas nada significativamente resta saber se a entrada em serviço de mais nucleares impactará no número de convencionais.

Luís Henrique

Coloquem no comparativo a Rússia com 14 Submarinos Nucleares construídos no período, mais que os 12 da China. Foram 8 SSBN Borei e Borei-A comissionados desde 2012 e 6 SSN Yasen desde 2014. Sem falar que se for incluir revitalizações/reparos em submarinos nucleares no período, tem uns 6 Oscar + 1 ou 2 Sierra, + 2 Victor, + 8 ou 9 Akula que entrariam na conta. A comparação é de submarinos nucleares, a Rússia fez bonito nessa área nos últimos 15 anos, mas também construíram 13 Improved Kilo de 2014 em diante + 3 Lada (sendo que o primeiro já… Read more »

Franz A. Neeracher

Verdade, não tinha de cabeça os números de submarinos russos construídos no período.

Meus números diferem um pouco dos seus:
7 Borey
5 Yasen
10 Improved Kilo

Em todo caso, são números de muito respeito….tanto da Rússia, como da China e dos EUA.

Last edited 2 dias atrás by Franz A. Neeracher
Luís Henrique

O 8º Borei entrou em testes em Julho de 2024. A maioria dos submarinos desta classe cumpriram 7 meses de testes, teve um que durou 5 meses e teve um que demorou mais pois teve problemas. Então como a Rússia não está mais divulgando muita coisa, não sei se já foi comissionado, mas se ainda não foi, deve ser incorporado ainda esse ano. O 6º Yasen ocorre algo parecido, ainda não está comissionado, mas já está em testes, ou seja, já foi concluído. Temos que dar um desconto que a Rússia construiu esta frota desde 2012 e os 12 Submarinos… Read more »

Dalton

Oi Luis foi publicado que o sexto Yasen “Perm” foi lançado em março passado, portanto não está em “testes”.
.
Deixo abaixo um link de um dos vários sites que publicaram.
.
https://www.armyrecognition.com/news/navy-news/2025/russia-launches-yasen-m-class-perm-as-first-nuclear-attack-submarine-specifically-designed-to-carry-zircon-hypersonic-missiles

Dalton

Como o Franz escreveu, 7 Borei, porém, o oitavo está passando por testes de mar e um sexto Yasen foi recém lançado a ser incorporado ano que vem, então os números estão basicamente corretos. . É nos que estão sendo revitalizados que os números diferem, porque em muitos casos as obras estão longe de terminar ou nem iniciaram, os 2 Sierra II poderão ter o mesmo destino que os 2 Sierra I que acabaram não sendo modernizados por conta de dificuldades técnicas e financeiras, casco de titânio. . Já os 14 SSBNs dos EUA até pela importância receberam alta prioridade… Read more »

Diego

Essa classe Sierra II eu acho incrível eram muito modernos para a época, casco de titânio e a refrigeração do reator era com metal líquido se não estou enganado, é uma coisa que só poderia ser feita na U.R.S.S. imagina o preço disso na Europa ou E.U.A., claro dizem que eram meio barulhentos mais ainda assim um projeto incrível.

Dalton

De fato muito avançados, mas, o reator é o comum de água pressurizada mesmo, você confundiu com a classe Alfa de titânio também, esta sim com refrigeração do reator com metal líquido.
.
No fim das contas não repetiu-se nem o reator nem o casco de titânio
por serem difíceis de construir, manter e caros, um custo x benefício
inaceitável.

FERNANDO

E o Paraguai reclamando o Brasil
Não tem nada para o olhar lá!
O que é uma olhadinhaaaaaaa

Renato

Pelo poderio crescente das frotas de submarinos e evolução dos mísseis balísticos e hipersônicos anti-navios, que fico com a impressão que os porta aviões serão uteis apenas em conflitos assimétricos, onde o inimigo tenha muito menos capacidade que o operador do NAE. Em conflitos entre pares dificilmente sobreviveriam a ataques de saturação ao se aproximar da costa inimiga para que sua ala aérea pudesse ter utilidade.

Iran

Imagino que isso vai depender da evolução das contra-medidas, acho que o Aegis dos EUA consegue lidar com esse tipo de ameaça por enquanto, imagino tbm que a China esteja desenvolvendo um sistema parecido, logo mais teremos sistemas de energia direcionada como o Helios para mísseis hipersônicos, e o RapidDestroyer do Reino Unido que consegue destruir centenas de drones de uma única vez fritando os circuitos deles com pulsos de energia, e cada disparo dele, segundo os britânicos, custam apenas 10 centavos de dólar, o único problema é ter uma matriz energética nos navios pra sustentar essas armas de energia… Read more »

Ryddyvk

Acho engraçado que não espionar quando algum meio de informação ocidental posta fotos assim mas deixa a Rússia ou a china postar kkkkk

BVR

Salve Ryddyvk !!

Talvez seja uma matéria paga (ou vazada), que se saísse por um meio oficial geraria protestos; mas no ocidente a imprensa é livre…

Quem sabe os governo chinês se adapte e passe a fazer o mesmo.🤑🤑

Macgaren

Uma coisa é certa, se a China tem mostrado os dentes nas últimas semanas, estão ressabiados.
Nunca se publico em tão pouco espaço de tempo tantas matérias sobre novos armamentos e tecnologias.

Eduardo

Será que tem satélites da Rússia/China observando os EUA????

Vinicius Momesso

Não há fronteiras no espaço. Azar o do Brasil que não tem um satélite militar capaz de espionar ao redor do globo terrestre.

Franz A. Neeracher

Sim, claro que tém….há decadas…..

São vários países espionando e sendo espionados por diversos países.

Hoje em dia já existem firmas particulares que possuem satélites e fornecem esse tipo de “serviço”……até particulares podem encomendar (e pagar) por imagens.

Alfredo Santa Rita

Uma notícia produzida por esquerdopata com a intenção de impressionar leigo. São tantas mentiras que chega ser um ato criminoso por tentar persuadir a inteligência alheia. Covarde!

Abymael2

Que é isso tio?
Taiiisss nervoso???