Brasil e China avançam em negociações para construção do Corredor Bioceânico

Representantes do governo chinês visitam obras do Novo PAC e discutem rota estratégica de integração continental
Brasília – Em mais um passo rumo ao fortalecimento da cooperação entre Brasil e China, uma comitiva do governo chinês foi recebida nesta semana por autoridades brasileiras para discutir investimentos em infraestrutura, com foco na construção do Corredor Bioceânico. A visita faz parte das ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e incluiu inspeções técnicas em importantes empreendimentos logísticos do país.
Entre os projetos visitados, destaque para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), localizada em Goiás, considerada peça-chave na estratégia de integração ferroviária do Brasil. A delegação chinesa manteve reuniões com representantes da Casa Civil, Ministérios dos Transportes, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura e Pecuária, além de técnicos da Agência Infra S.A.
De acordo com o secretário especial do Novo PAC, Maurício Muniz, a visita reforça o interesse mútuo entre os dois países em aprofundar parcerias na área de infraestrutura. “Estamos honrados em receber a delegação chinesa. Esta é uma oportunidade de estreitar nossos laços e mostrar a viabilidade para a construção desse corredor”, afirmou.
O Corredor Bioceânico é visto como um projeto estratégico para a integração sul-americana, com o objetivo de criar uma rota terrestre que conecte os oceanos Atlântico e Pacífico. A nova ligação permitirá o escoamento mais ágil da produção brasileira — especialmente do Centro-Oeste — para os mercados da Ásia, reduzindo distâncias e custos logísticos.
O projeto também prevê integração com a Ferrovia Norte-Sul, conectando áreas produtoras a uma malha ferroviária mais ampla e aos principais portos do país. A proposta está inserida nas Rotas de Integração Sul-Americana, prioridade do governo brasileiro para ampliar o comércio regional e a competitividade internacional dos produtos nacionais.
Nos próximos dias, a delegação chinesa seguirá para Bahia e São Paulo, onde visitará o Porto de Ilhéus, o Porto de Santos e as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Em São Paulo, os chineses também conhecerão o projeto do Túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras de mobilidade e logística previstas no Novo PAC.
Com o apoio estratégico de um dos maiores investidores globais em infraestrutura, o governo brasileiro espera acelerar projetos de integração regional que podem transformar a logística do continente sul-americano nos próximos anos.
Obrigado,Trump.
As merdas do Trump ajudou a acelerar a integração da América Latina… Obrigado Trump!
Make South America great again…
Or for the first time, it doesn’t matter…
É aquela história, uma parceria com a China rende obra de infraestrutura e uma parceria com os EUA rende uma palestra sobre neoliberalismo.
Na mosca. A China é um país pragmático q desenha suas ações q trazem benefícios bilaterais e multilaterais q é o caso da AL. A pressão do governo americano na Argentina, Equador e Peru é justamente p contrabalancear as iniciativas chinesas em infraestrutura.
Oq antes era velado nos governos anteriores dos EUA, agora fica cristalino com o Trump.
Acho q é irreversível a proposta propositiva da China contra as ingerências colonialistas dos EUA.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
A China investe em infraestrutura e na integração da América do Sul, coisa que o Brasil a décadas busca fazer, ou seja, os chineses são grandes aliados do nosso país, ajudando o Brasil a se firmar como potência regional, e ajudando em nosso desenvolvimento. Já os EUA trabalha, infelizmente, para que a América do Sul continue dividida e que o Brasil seja jogado de escanteio na liderança regional, especialmente no Caribe. Como os americanos querem se manter como a potência relevante na região desta forma? Precisou vim uma potência econômica do outro lado do mundo pra fazer as alianças que… Read more »
Isso ai amigo.
Os chinas são bonzinhos e nossos amigos.
Ninguém é bonzinho e amigo de ninguém, o que existe na geopolítica não é amizade, mas interesses e oportunidades. A China entrega mais oportunidade que qualquer outra nação e as oportunidades que ela abre é do interesse do Brasil. A matemática é simples!
Bonzinhos eram o pessoal da Jagdverband 44, né?
Não sei. Não vivi naquele tempo.
Mas sei de uma coisa, eram excelentes pilotos e soldados fiéis ao seu país.
Pois é, Jagder. A maioria não faz ideia do que significa Jagdverband 44. Não sabem o que era, como foi criada e nem quem a criou. Galland era um Ás, um piloto dedicado e militar cumpridor do seu dever. Não teve envolvimento com as barbáries do regime nazista, tanto que não ficou preso ao término da guerra. Menos pessoas ainda sabem que o padrinho do primeiro filho de Galland era um Ás da RAF na 2ª GM, de quem o Ás alemão era grande amigo. Na cabeça dessas pessoas, todos alemães eram nazistas sanguinários que tinham envolvimento direto com o… Read more »
“os chineses são grandes aliados do nosso país, ajudando o Brasil a se firmar como potência regional”
Isso mesmo! O china é nosso amiguinho.
Onde exatamente eu disse que a China é boazinha? Disse que o interesse deles está alinhado aos nossos no continente, quem está fazendo juízo de valor em geopolítica aqui é você. Seja mais pragmático.
https://youtu.be/gMA6lPn8Uek?si=IbctYTiP-ENhOEAl
analise interessante !!
Brasil x china
Tanto chinês como americanos são maus, e nós também devemos ser assim como eles para defender os nossos interesses, a China investe em infraestrutura para se beneficiar do comércio com eles, a mesma coisa foi com os EUA, sendo que os investimentos americanos em infraestrutura para seu benefício já estagnaram, já a China abre um novo leque de opções, cabe a nós aproveitar o momento e usar esse investimento chinês para o nosso benefício, quanto mais comércio tivermos, mais ricos seremos! Se os EUA não querem concorrência e nem investir em infraestrutura na região, que levaria ao desenvolvimento da mesma,… Read more »
Os investimentos em infra estrutura dos chineses em países estrangeiros não tem sido nada além de que esquemas de endividamento dos países que recebem tais obras. Já é do conhecimento da grande maioria que tudo que se investe nas obras deve ser comprado de empresas chinesas, e a mão de obra deve ser trazida da China também, ou seja, o dinheiro investido nas obras nunca fica no país onde as obras são realizadas, ficando para esta apenas o “direito” de pagar pelas obras com juros exorbitantes que dificilmente permite ao país devedor pagar. Espero que no caso dos investimento a… Read more »
Essa história de endividamento é propaganda barata, os chineses perdoam regularmante dívidas de países africanos, mandaram dinheiro pra eles via FMI e abriram linhas de crédito especiais, não é nada mais que um acordo econômico com garantias, combinado não é caro.
O trompete gostam muito dessa narrativa mas vai se aproveitar da guerra na Ucrânia e sugar o país de seus recursos naturais, até combinando com Putin pra acabar a guerra mais rápido e começar logo.
Sem contar que os juros chineses, em média, ainda são menores.
E porque a china já tomou um porto? Responde aí
Por que estava em contrato, garantias em ativos estratégicos. A China não “tomou”, até agora quem é famoso por atravessar o mundo invadindo e tomando é outro país (ou outros).
Tipo aquilo que a Black Rock fez no Panamá?
Ahã!
Contratos não pagos estão lhes rendendo o direitos tomar infraestruturas inteiras do país devedor .
Se está no contrato qual o problema, e assim no mundo todo, sempre foi, aqui no Brasil mesmo, na época do império e república velha, todas as estradas de ferro e portos do Brasil, financiados e construídos por empresas americanas e inglesas, foram feitas assim, ou com a obra como garantia ou com o direito se exploração da obra até ela se pagar!
Tem até país que tem por contrato, o direito de intervir no terceiro em que construiu uma hidrovia que já foi paga a décadas!
O engraçado é que você mesmo disse que os contratos não estão sendo pagos e usou a palavra ‘direito’. Muito bem, você entendeu, só exagere menos na parte de “infraestuturas inteiras”.
Isso é normal,o BNDES fazia do mesmo jeito, financiava obras de empresas brasileiras de engenharia no exterior (Odebrecht ) e obrigada a empresa comprar todo insumo para obra aqui no brasil.
Normal. A compra era feita no Brasil e a nota ia para o país devedor que não pagava a conta. A “galantia” era o aval do nosso Tesouro Nacional que pagava a conta, logo, quem pagava era o miserável povo brasileiro. |Estou falando de bilhões de dólares. E tem bobo que acha bom.
”….já é do conhecimento da grande maioria que tudo que se investe nas obras deve ser comprado de empresas chinesas…” — Era exatamente desta ”forma chinesa”, que o BNDES trabalhou em governos anteriores, oferecia empréstimo financiado a um pais que queria construir por exemplo; um porto, mas este país deveria contratar uma construtora brasileira e comprar equipamentos e materiais de construção no mercado nacional . E não é só a China e Brasil que trabalham desta forma, oferecer financiamento com taxas de juros competitivas e as condições acima, é uma pratica comum de países europeus, EUA e ao redor do… Read more »
Sim. muito bom né. Acontece que esses países exigem Garantia Real para essas obras, não como o Brasil que aceitou charutos como garantia para obras feitas em Cuba e aval do nosso governo para obras feitas na Venezuela, Angola e outras porcarias. Levamos calotes enormes mas o povo brasileiro apoia e gosta de levar chumbo.
Toda nação age assim, camarada. Você nunca na sua vida chegou perto de ver como são negociados esses contratos de investimento governo-governo, né? O que me incomoda é o fato de pessoas como você repetir de maneira delirante coisas que nem entende, como se tivesse um pingo de noção do que diz. Garanto que aprendeu essas groselhas lendo aquela Revista Oeste. Esses dias tive o desprazer de ver um vídeo dessa revista e gargalhei dos despautérios que aquela claque de fanáticos que lá se dizem comentaristas políticos e econômicos chamam de opinião. Um festival de devaneios, como se os EUA… Read more »
Um comentário feroz desses denota desconhecimento completo das práticas comerciais, financeiras e bancárias que envolvem esses contratos.
Em segundo lugar os chinas não estão sendo generosos nesse projeto. Eles financiam a maior parte e se tornam DONOS, passando a impor suas regras, como fizeram no sul da Ásia e na África nos países que aderiram à Nova Rota da Seda. Outro exemplo mais próximo é a refinaria em Salvador, Bahia, que agora é chinesa e brasileiro não entra.
Eu literalmente trabalhei com isso, antes de ir pro mercado financeiro. Trabalhei anos no BNDES. Mas claro que na Internet tem sempre alguém que nunca chegou perto de algo, mas por algum motivo ainda é especialista no assunto. Os contratos chineses não são diferentes das modalidades que outros países praticam. Aliás, eles são até generosos demais. Já que você não entende muito do riscado vou te dar uma breve introdução. Fazer contrato nessa área com africanos é basicamente uma temeridade. O risco para qlq um que empresta para eles é gigantesco. A chance do governo que assinou tal contrato sofrer… Read more »
Qual país não se endivida fazendo obras de infraestrutura, e os empréstimos chineses são os mais baratos do mercado, se esses países se endividam com o mais barato e por pura incompetência do governo, mas mesmo ficando endividados, o porto, a ferrovia e as estradas que antes não existiriam, agora existem, gerando riqueza para o país!
Se esses países fizeram negócio e por quê quiseram, tinham alternativa, não aceitar e ficar sem infraestrutura!
Ok, sabemos que chinês não faz nada de graça, e que isso visa o melhor escoamento de commodities pro mercado deles.
Ponto.
Mas se isso ajudar a reaolver um dos maiores problemas do Brasil, que é nossa quase total falta de infra-estrutura ferroviária, e já que nosso governo e iniciativa privada são incapazes de fazer essa obra, então que seja.
O Brasil precisa de mais ferrovias PRA ONTEM, e nada impede que a gente as utilize pra escoar nossa própria produção dessas regiões, barateando custos de frete.
Ferrovias que pudessem também acomodar o transporte de passageiros, preferencialmente de alta velocidade, e não somente de cargas.
Essas ferrovias e rodovias na realidade vão tirar as commodities dos portos Atlânticos, sobretudo do Porto de Santos que é um porto com muitos gargalos e sem tanta capacidade de expansão dado seu perímetro. Essas novas rotas irão beneficiar sobretudo o escoamento agro nas regiões centrais do Brasil, parte da Argentina e Paraguai para o Pacífico. O Brasil praticamente não exporta manufatura para Ásia. Na realidade servirá também para o inverso, a entrada de produtos manufaturados chineses por portos mais livres do Chile e do Peru, que são países menos protecionistas e depois revendidos mais baratos na região. Não acho… Read more »
O conjunto da análise não se resume aos países sul-americanos mencionados e China.
Também devemos adicionar Vietnã, Malásia e Austrália nessa equação geopolítica e comercial. Por sinal, Vietnã e Malásia já concentram grandes investimentos e fábricas de empresas americanas, chinesas e européias.
E onde eu tirei da análise tais países? Qual parte do “Asia” você não entendeu?
Forças navais de escolta para navios de transporte em tempos de paz? De onde surgiu essa idéia?
Aparentemente ele postula a possibilidade da paz não perdurar.
E precisa estar em guerra para ter boas forças armadas?
Estou colocando que essa nova rota com acesso direto com a China, tendo Chile e Peru como portas de saídas de commodities e entradas de produtos, gerará um imperativo geoestratégico adicional para ambos países investirem nas suas forças navais, já que ficará sob responsabilidade desses países o resguardo dessa crucial rota do Pacífico Sul até determinado ponto.
Os chineses ainda vão descobrir a ineficiência do Estado brasileiro. Em 3170 estaremos no 1045º PAC, e a conexão brasileira estará entravada em algum lugar esperando verba.
hahaha melhor resposta
Os projetos são interessantes e demonstram maturidade de lado a lado para ligar mercados, gerar invetimentos e lucrar, que é o mais importante.
O problema é a eterna auto-sabotagem brasileira e a estupidez de grupos ideológicos que farão de tudo para isso dar errado…até dar.
Tendo por base os 2.000 km da Norte-Sul ter levado 40 anos para serem concluídos, quem sabe e daqui a uns 50 anos isso saia do papel…
” …levados 40 anos para serem concluídos,..” lembrando que ainda não foram concluídos, pois falta a conexão com o sul ainda. A recuperação do trecho Baurú – Olimpia em andamento ainda faz parte da conexão com o rabicho para o Sul da Norte- Sul. Para ajudar tem – se que refazer a parte destruída com as enchentes até o porto do Rio Grande – RS e mudar a bitola dea grande parte existente sulista. Vai longe desses 40 anos mencionados até aqui.
Vai subir os Andes ou criar o maior tunel do Planeta ?
Pelo teu nome, seria a segunda opção.
Demorou pra sair do papel, se tornar uma realizade e lucrar todos com o comércio lívre com taxas justas.
Se houver investimento sério e comprometimento político-militar por parte do Brasil, penso que será um dos melhores negócios que faremos desde os tempos de CSN (sim foi um bom acordo para a época e a geopolítica de então).
Sgtº Moreno
O que tem os militares a ver com essa obra?
Nações tem interesses, uma vez que bem discutidos e alinhados podem surgir excelentes oportunidades para ambos os lados.
Bilhões serão gastos em todas estas obras, e todos nós pagaremos tudo, através dos impostos escorchantes, que cada vez aumentam mais!
Para no final das contas, todos esses bilhões em exportação ficarem nas mãos dos “Agroboys” e seus asseclas. E o povão brasileiro comendo sopa de osso e revirando o lixo para matar a fome…
Lamentável…
Poderíamos passar para o MST construir e gerir tudo.
Realmente, é melhor não fazer nada mesmo. Afinal, se é para os outros ganhar dinheiro, melhor ficar do jeito que está, é até mais fácil.
Os amáveis chineses pagarão a maior parte, assim se tornam donos e decidem o que vai ser transportado e o que vai ficar apodrecendo nos terminais. Inocente .
o Agroboy sustenta a m3rda de moeda que tu chama de real, pois a cada semana entra bilhões por causa deles. ou seja era pra nossa moeda ser pior ainda, e o povão estaria disputando capim junto com o nelore, se tu tá bravinho, então arruma outro culpado, pq tá só passando vergonha
Essa reportagem é mais “fake” que uma nota de USD 3,00 com a cara do Al Capone. Em 1905, foi inaugurada uma ferrovia ligando Corumbá ao Porto de Santos. Hoje essa linha é conhecida como Malha Oeste e é administrada pela Rumo. De seus 1.970 kms, 646 kms estão inoperantes. Os demais trechos são classificados pela ANTT como de baixo ou baixíssimo tráfego. A FIOL foi dividida em três trechos. O primeiro e mais avançado, ligando Caetité a Ilhéus, foi devolvido no começo do mês pela Bamin, Bahia Mineração, que possui uma mina em Caetité e construiria a ferrovia e… Read more »
Quando se tem uma estatal decidindo o que vai ser construído é certeza que vai dar problemas de toda ordem.
Parceria para construirmos uma via de transporte que irá baratear ainda mais o transporte das comodities que o Brasil vende a China e dos produtos industrilizados que o Brasil compra da China, enfim, vamos perpetuar essa cadeia, eterno exportador de soja, milho, ferro etc, e eterno importador de produtos com valor agregado.
Resumo, só com uma ameça e investimento estrangeiro para usarmos a malha viaria corretamente.
Brasil sempre pensando no futuro.
Apesar de ser um bom investimento em infraestrutura, porém traz grandes problemas para portos menores que vão “morrer”. O país tinha todas as condições de essa ferrovia ser 100% de produção nacional, a CSN laminava perfeitamente os vignoles (trilhos) seja TR57 ou TR 68 os mais usados mundialmente. Hoje essa produção está nas mãos dos franceses (Ensidesa,Arcelor Mital) e Japão (Nippon), Marfesa,FNV, perdemos tudo . Agora e dos chineses desde a construção, mão de obra (Brasil não tem mão de obra qualificada para ferrovia moderna),a via permanente e material rodante.
Os portos menores não precisam morrer. Se tiverem cabeças pensantes em Brasília (ok, estou querendo demais), existe todo um nicho de navegação de cabotagem quase inexplorado no Brasil. Por que os produtos que um Alagoano compra na Amazon precisam ir de Cajamar até lá de caminhão? Não podem entrar num contêiner junto com tantos outros produtos e embarcar em um navio de Santos a Maceió? E nem vamos falar de combustíveis.
Existe muita demanda em transporte de cabotagem no Brasil, é só incentivar o setor. O Brasil precisa sair dos caminhões para ir para navios e trens.
Alguém sabe informar qual o ultimo investimento de parceria comercial e tecnológica dos USA em infraestrutura no Brasil ? Ou no continente Latino Americano ?
Não foi o tal do Sivan? Existe ainda ?
Até recentemente tinha uma tal de USAID.
Coloque o nome certo: Continente Latino Americano Corrupto e Esquerdista.
Javier Milei, aquele comunista discípulo de Marx…
É só dar uma olhada nas “parcerias” que os países da África e do Sudeste Asiático pra ver que essas iniciativas não têm dado certo.
*fizeram