O navio de apoio logístico Jacques Stosskopf iniciou sua primeira campanha de testes no mar na quarta-feira, 9 de abril de 2025, a partir do porto de Saint-Nazaire, com vista à sua entrega à Marinha Nacional francesa no outono de 2025.

Esta embarcação é a segunda de uma série de quatro navios encomendados em 2019 ao agrupamento temporário de empresas (GME) formado pelos Chantiers de l’Atlantique e o Naval Group, por um valor total de 1,7 bilhão de euros.

O programa “Frota Logística” (FLOTLOG) é conduzido pela Direção Geral de Armamento (DGA) e integra uma cooperação com a Itália por meio do programa LSS (Logistic Support Ship) da Organização Conjunta de Cooperação em Armamento (OCCAR).

No âmbito do programa LSS, a Itália adquiriu dois navios de apoio logístico construídos pela empresa italiana Fincantieri, que também foi encarregada da fabricação da parte dianteira dos BRF franceses.

Os quatro BRF têm como missão substituir os navios da classe Durance da Marinha Nacional francesa, realizando tarefas de apoio e reabastecimento em benefício de toda a frota: combustível, munições, peças de reposição, mantimentos, entre outros.

Essenciais para a autonomia estratégica da Marinha Nacional, esses navios de apoio logístico oferecem à França a capacidade de conduzir operações em alto-mar e de se projetar longe e por longos períodos.

Suas capacidades de transporte de carga e combustível são significativamente superiores às da geração anterior de navios. O mesmo vale para suas capacidades táticas, com sistemas de autodefesa e um sistema de combate que lhes permite operar de forma autônoma em suas zonas de missão e enfrentar ameaças assimétricas, de superfície e aéreas.

A DGA atua como autoridade contratante geral e gerente do sistema como um todo, especialmente no que se refere à integração de equipamentos fornecidos pelo Estado, como o sistema de armas RAPIDFire S40SA da Thales, o lançador de mísseis Mistral SIMBAD RC da MBDA, além dos sistemas de comunicação. A DGA também valida pedidos de evolução do projeto e garante o controle de custos, o cumprimento de prazos e o bom funcionamento das embarcações. Seus especialistas participam de todas as fases do programa e atuam ativamente nos testes para garantir o desempenho dos BRF antes de sua entrada em serviço ativo.

Chantiers de l’Atlantique é responsável pelo projeto, desenvolvimento, construção e comissionamento da plataforma propulsionada, áreas habitáveis, zonas de armazenamento e funções essenciais de reabastecimento no mar, bem como pela integração e instalação dos sistemas militares desenvolvidos pelo Naval Group.

O Naval Group é responsável pelo projeto, integração e manutenção operacional dos sistemas militares, incluindo o sistema de combate e os sistemas relacionados à capacidade de operação de aeronaves e ao embarque de munições.

Especificações técnicas:

  • Deslocamento com carga total: 31.000 toneladas
  • Comprimento total: 194 metros
  • Largura total: 27,60 metros
  • Acomodações: 200 pessoas, sendo 140 tripulantes e 60 passageiros
  • Capacidade de combustível: 13.000 m³
  • Potência total instalada: 24 MW
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Olha, eu daria o Fígado do Lula e o Intestino do Bolsonaro por pelo menos 1 navio desse!
.
Esse navio é extraordinário pelas suas capacidades, independente do preço e cairia muitíssimo bem na nossa MB por pelo menos uns 45 anos, julgando que seria comprado zero bala na concessionária.

Santamariense

“Olha, eu daria o Fígado do Lula e o Intestino do Bolsonaro por pelo menos 1 navio desse!”

Então, os franceses não iriam querer nem conversa, porque tu estaria ofereço nada pelo navio …

Marcelo

Agora a MB pode escolher o navio tanque para sua frota, ou vai de classe Wave ou de classe durance !!!

Osvaldo serigy

Belíssimo!!!