Karlsborg, Suécia – O programa franco-britânico MMCM (Maritime Mine Counter Measures) atingiu um marco significativo ao realizar com sucesso o primeiro disparo real de neutralização de minas utilizando um Veículo Subaquático Operado Remotamente (ROV) no Lago Motala, Suécia. Este teste coincide com a entrega do primeiro sistema autônomo MMCM pela OCCAR (Organização Conjunta de Cooperação em Armamento) ao Reino Unido.

Durante o exercício, uma munição foi acoplada a um alvo subaquático por meio de um ROV teleoperado, seguindo o conceito de uso de neutralização do MMCM. Este evento demonstra o conceito inovador “homem afastado da ameaça”, possibilitado pelo MMCM. A demonstração contou com a presença de representantes das marinhas francesa e britânica, além de autoridades da DGA (Direção Geral de Armamento) e do DE&S (Defence Equipment & Support).

O sucesso do teste destaca a colaboração eficaz entre a Thales (contratante principal), a Saab (subcontratada responsável pelo ROV e pelo Sistema de Neutralização de Minas – MNS) e a OCCAR. Em 25 de março de 2025, a munição passou por duas etapas cruciais: a Revisão Crítica de Projeto (CDR) e a Revisão de Prontidão para Testes (TRR), permitindo o início da fase de qualificação do MNS.

O MMCM é o primeiro sistema autônomo de caça a minas do mundo. Após a detecção e localização de ameaças, o ROV identifica e neutraliza minas utilizando o MNS. Este sistema visa substituir os navios de contramedidas de minas existentes, oferecendo uma capacidade ágil, interoperável e robusta, mantendo o pessoal afastado de áreas perigosas.

Este avanço tecnológico reforça a posição do Reino Unido e da França na vanguarda da inovação naval, proporcionando maior segurança às rotas marítimas e reduzindo os riscos para o pessoal envolvido em operações de desminagem.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments