Caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobra de evasão

Um caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos caiu no Mar Vermelho em 28 de abril, após escorregar do convés do porta-aviões USS Harry S. Truman durante uma manobra de evasão a um ataque dos rebeldes houthis do Iêmen.
O incidente ocorreu enquanto a aeronave estava sendo rebocada no hangar do navio. Durante a manobra evasiva, a equipe de movimentação perdeu o controle do caça, que caiu ao mar junto com o trator de reboque. Um marinheiro sofreu ferimentos leves, e todos os demais tripulantes foram contabilizados sem outras lesões.
O F/A-18E, avaliado em aproximadamente US$ 67,4 milhões, pertencia ao Esquadrão de Caça de Ataque 136 (VFA-136), conhecido como “Knighthawks”, e fazia parte do Grupo Aéreo Embarcado Um (CVW-1).
O USS Harry S. Truman está atualmente desdobrado no Mar Vermelho como parte de uma campanha militar dos EUA contra os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, que têm realizado ataques a navios na região. Desde meados de março, as forças dos EUA intensificaram as operações, realizando mais de 800 ataques a alvos houthis.
Este é o segundo incidente envolvendo a perda de um Super Hornet do USS Harry S. Truman nos últimos meses. Em dezembro de 2024, outro F/A-18E foi acidentalmente abatido por fogo amigo do cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg durante operações no Mar Vermelho.
A Marinha dos EUA iniciou uma investigação para determinar as causas do incidente mais recente. Apesar da perda da aeronave, o grupo de ataque do USS Harry S. Truman permanece totalmente operacional.
Estorinha mal contada essa, cair do hangar (teria que passar pela porta do elevador, e talvez pelo próprio elevador, antes) com trator e tudo no mar por uma evasiva curva fechada (e onde já se viu um bem protegido CVN precisar lançar mão de manobra pra sair da mira de um míssil?)… E vai ficar pior porque vão parar de informar o que têm feito nessa campanha, alegadamente por motivos de (sempre ela…) segurança. Num ataque recente os EUA destruíram uma unidade Yemenita de detenção ou triagem de imigrantes africanos causando mais de 110 mortos. Vai pra casa, USNavy, que… Read more »
Logo podemos afirmar que as defesas aéreas de longo e médio alcance falharam? Se a embarcação teve que realizar manobras evasivas de emergência é pq o míssil chegou perto
Aparentemente ele estava sendo colocado no elevador quando da necessidade de manobrar.
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Um elevador lateral tem a vantagem de não interferir no espaço do hangar, porém ao mesmo tempo uma aeronave fica mais “vulnerável e bem próxima da água, o elevador
está mais sujeito a intempéries e já houve tripulantes varridos quando na posição baixa
sem falar maior exposição durante uma colisão.
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O “Harry Truman” nem deveria ter passado por isso, um desdobramento ideal é de 7 meses incluindo ida e volta e ele recém completou 7 meses.
Já esta recorrente. Estão tendo muito trabalho e perdas nesta região. Não é a primeira perda de aeronave deste modelo.
Uma pequena correção. O FA/18 perdido em dezembro era da versão “F” pertencente ao Esquadrão VFA -11.
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“Manobra de evasão”
Rapaz, eles estão dizendo que os misseis/drones Iranianos conseguiram passar pelo AEGIS????
Se for isso, é extremamente vergonhoso pra US Navy.
Não sabemos o que aconteceu, onde estavam os “escoltas” ´- as vezes um ou outro está ausente – e nenhuma outra marinha opera ou tem operado NAes em tais condições, sob ameaça constante e espaço limitado para manobras então é cedo para julgar.
Se o NAE estava perto do Mar Vermelho, com certeza teria escoltas.
Não estava perto e sim ESTÁ no Mar Vermelho e quanto a escoltas é normal que nem todas estejam com o NAe o tempo todo, no mais nada sabemos, ao menos
eu não sei, a ponto de chamar de “vergonhoso” o ocorrido.
Não caia nessa história de canal sensacionalista do YouTube.
O oficial é o que está no artigo.
O resto é pura especulação para agradar os asseclas.
Não acho “vergonhoso”. Acredito essa é a realidade atual. O AEGIS funciona mas, como tudo na guerra, tem as suas falhas a serem exploradas.
Não sabia que haviam marinheiros russos estagiando na USN…
kkkk o caça escorregou, assim como o general, das Forças Especiais, que escorregou em uma montanha…haja criatividade para tantas baixas pessoais e materiais…
Destroços de misseis abatidos tendem a continuar a trajetoria,aumentando a chance de estilhaços na area,melhor mesmo evitar as areas dos destroços com manobras evasivas ainda mais se forem misseis balisticos.
Viu a aproximação.
Achou que teria o contato e se jogou.
Não foi nada.
Merece um cartão por simulação.
Não puxaram o freio de mão do caça e do trator de reboque, kkkkk
Um navio de escolta do USS Truman abateu um F-18 por engano ano passado. Em fevereiro agora colidiram com um navio tanque. Agora perdem outra aeronave que caiu do convés.
Dá um banho de sal grosso pra espantar a assombração porque a coisa tá feia.
O F18 justificou o apelido de “tijolão” e foi pro fundo direto.
Fato inusitado. Há décadas acompanhando notícias aeronavais, é a primeira vez que tomo conhecimento de um caso assim. Vou aguardar mais informações para compreender melhor como (de que forma, o que causou?) isso foi acontecer