OTAN realiza grande exercício antissubmarino no Atlântico Norte

A OTAN iniciou nesta semana o Dynamic Mongoose 25, um dos maiores e mais sofisticados exercícios de guerra antissubmarino no Atlântico Norte. A operação ocorre nas águas ao redor da Islândia e envolve forças navais e aéreas de nove países aliados.
Navios, submarinos, aeronaves e helicópteros do Canadá, Dinamarca, Alemanha, Islândia, Países Baixos, Noruega, Polônia, Reino Unido e Estados Unidos participam de intensos cenários de treinamento, focados em detectar, rastrear e neutralizar ameaças submarinas na estratégica região conhecida como GIUK Gap — o corredor marítimo entre a Groenlândia, Islândia e Reino Unido.
“Dynamic Mongoose é essencial para manter nossa liberdade de ação no Atlântico Norte e fortalecer a segurança transatlântica”, afirmou o capitão Steven McAllister, da Marinha Real Britânica.
Os exercícios, realizados sob duras condições ambientais, testam a capacidade de resposta rápida das forças aliadas frente a múltiplas ameaças. As operações são lideradas pelo Comando Marítimo Aliado da OTAN (MARCOM) e contam com apoio da Guarda Costeira da Islândia.
Além de aprimorar técnicas de caça submarina, a operação também simula ataques coordenados a partir do ar, combinando vigilância e reconhecimento em tempo real.
O comandante do Standing NATO Maritime Group One (SNMG1), comodoro Arjen S. Warnaar, destacou que o treinamento representa uma oportunidade única:
“É no GIUK Gap que a OTAN precisa de respostas rápidas e eficazes às ameaças submarinas. Dynamic Mongoose 25 nos oferece exatamente esse cenário realista.”
A proteção das rotas marítimas e o monitoramento de atividades subaquáticas continuam entre as maiores prioridades da Aliança Atlântica. O Dynamic Mongoose 25 segue até o final de abril e reforça o comprometimento da OTAN com a segurança coletiva na região.
Bom dia.
Alguem poderia identificar o catamaran que aparece na foto? Obrigado.
Creio que seja o alemão “Planet”
.
https://en.wikipedia.org/wiki/German_research_ship_Planet
Marinha brasileira têm algum exercício específico para: Guerra Anti Submarino anualmente?