Marinha aplicou 17 mil punições em praças e subalternos, mas blindou superiores nos últimos 4 anos
Caserna tem hábito de punir, mas sanções miram patentes inferiores; Força não comenta
Por Vinicius Sassine
BRASÍLIA – Dentro da caserna, militares brasileiros estão habituados a punir seus comandados, inclusive com prisões corriqueiras, mas numa lógica que pune praças, oficiais subalternos e pouquíssimos oficiais superiores, sem punição a oficiais generais. É o que revelam dados inéditos da Marinha obtidos pela Folha.
A reportagem usou a Lei de Acesso à Informação para pedir a Exército, Aeronáutica e Marinha a quantidade de punições aplicadas dentro das Forças Armadas em razão de transgressões disciplinares dos militares. Das três Forças, a Marinha é a única que centraliza e sistematiza os dados.
As planilhas entregues pela Marinha mostram uma rotina de punições a patentes inferiores e de blindagem a patentes elevadas. Esta distorção é motivo de forte insatisfação entre as tropas. Uma quantidade expressiva de casos é judicializada, com ações que tentam reparação na Justiça Militar.
Entre 2017 e o começo de 2021, pouco mais de quatro anos, foram aplicadas 17 mil punições por transgressões de suboficiais, sargentos, cabos, marinheiros e soldados. Isto significa mais de dez punições por dia, em média.
A oficiais intermediários e subalternos, o número foi de 439 em pouco mais de quatro anos, ou uma a cada quatro dias. Entre os oficiais superiores — capitães de corveta, de fragata e de mar e guerra, o equivalente a major, tenente-coronel e coronel no Exército—, houve 76 punições no mesmo período. Isto equivale a uma punição a cada 22 dias, em média.
As planilhas fornecidas pela Marinha não registram nenhuma punição a oficiais generais —contra-almirante, duas estrelas; vice-almirante, três estrelas; e almirante de esquadra, quatro estrelas.
Os chamados oficiais generais englobam as mais altas patentes na hierarquia das três Forças. Na Marinha, são os contra-almirantes, vice-almirantes e almirantes de esquadra. No Exército, são os generais propriamente ditos. E na Aeronáutica, os brigadeiros.
A Folha questionou a Marinha sobre a ausência de medidas administrativas contra oficiais generais e sobre a grande quantidade de atos contra militares de patentes mais baixas. Não houve resposta.
Os números mostram uma concentração das punições entre patentes inferiores, quando comparados com a distribuição de postos na Marinha.
A Força tem 73,8 mil militares, dos quais 11,4 mil (15,4%) são oficiais e 62,4 mil (84,6%) são praças. Os oficiais, porém, respondem por apenas 3% das punições. Os praças, incluídos cabos e soldados, receberam 97% das sanções.
A Marinha pune muito, e com medidas mais duras, como as prisões rigorosas e simples. Em pouco mais de quatro anos, foram 3.800 prisões —mais de duas por dia, em média. Mais uma vez, são os praças os principais punidos, com 93,3% dos casos.
As medidas adotadas intramuros têm consequências que se estendem por anos na vida de militares no começo da carreira. Há jovens que contestam na Justiça Militar, por exemplo, punições por abandono de posto aplicadas há mais de três anos.
Entre tropas, nas três Forças Armadas, causou um profundo incômodo a blindagem oferecida ao general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro e atualmente abrigado em um cargo de confiança no Palácio do Planalto.
Pazuello, um dos principais alvos da CPI da Covid no Senado, subiu num palanque político com Bolsonaro no Rio de Janeiro, em 23 de maio, após a realização de uma motociata em defesa do presidente.
Generais que integram o Alto Comando do Exército enxergaram transgressões disciplinares claras por parte de Pazuello, por serem vedadas a militares da ativa manifestações político-partidárias sem autorização.
Um processo disciplinar foi instaurado pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Após o ex-ministro apresentar sua defesa, Oliveira decidiu arquivar o processo, sem qualquer punição ao general. O procedimento ganhou sigilo de até cem anos.
Não se sabe exatamente, do ponto de vista formal do processo, como Pazuello se safou, em razão do sigilo de um século.
Bolsonaro interferiu diretamente para garantir a absolvição de seu aliado, com participação do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. O comandante do Exército concordou com a interferência.
Esta não é a realidade de militares de baixas patentes, sem vínculos políticos. As punições são as mais diversas possíveis, levando-se em conta os dados da Marinha: prisões simples e rigorosas de até dez dias; impedimentos de até 30 dias; repreensões verbais ou por escrito; serviço extra de até dez dias; e condenação a exclusão da Força.
Prisões, impedimentos e serviços extras são as punições mais frequentes entre sargentos, cabos e soldados. A competência para impor as penas é dos superiores, conforme o regulamento disciplinar da Marinha.
O regulamento lista 84 transgressões disciplinares possíveis, como dirigir-se ao superior de modo desrespeitoso, responder de maneira desatenciosa, deixar de fazer o cumprimento militar ao superior, mentir, descuidar da higiene e do uniforme, usar o cabelo fora das normas e ser “indiscreto” em relação a assuntos oficiais.
A ausência de punições a oficiais generais na esfera administrativa se repete na Justiça Militar, como a Folha mostrou em uma série de reportagens em julho e agosto.
Em dez anos, um único oficial general foi punido pelo STM (Superior Tribunal Militar), a instância responsável por cuidar das suspeitas de crimes militares envolvendo esses oficiais. Um contra-almirante foi condenado a dois meses de detenção, a menor pena prevista em lei para o crime apontado — lesão corporal culposa.
Esta pode ter sido a única condenação num período ainda maior, de 30 anos, levando-se em conta os dados abertos do STM. De uma década para outra, dobrou a quantidade de IPMs (inquéritos policiais militares) arquivados após breve investigação de atos suspeitos de oficiais generais. Entre 2011 e 2020, foram arquivados 52 IPMs, ante 25 na década anterior.
FONTE: Folha de São Paulo
Hoje boa parte da sociedade brasileira já percebeu que uma parcela das F.As se comporta como um centrao de farda, muitos estão saltitantes para ocuparem cargos em diretorias de estatais e dispostos a tudo por grana, será preciso refundar os pilares das Forças, uma verdadeira reforma geral.
Perfeito! ‘Façam o que eu mando, não façam o que eu faço!”
Parte dos milicos se assumiu e tomou posse, literalmente, no cargo de Lacaios e Vassalos.
E, a maior parte das pessoas que diz que discorda disso, são hipócritas que ganham de alguma forma com a situação e querem mantê-la.
Famoso cachorro de madame… Late que chega no portão mas não senta a mesa para comer filé mignon com a madame.
A mídia até fala, mas não adianta mais, pois o povão só acredita no que vê nas lives do micto e nos grupos de zap zap, pq a globo lixo é golpista comunista e quer derrubar o micto. No YouTube, ou você tem um bando de mercenário que entendeu que o assunto defesa começou a interessar os jovens ultimamente e faz videozinhos ufanistas pra enganar bobo e ganhar dinheiro e tem canal de militar da reserva, extremamente corporativista e passa pano pra político safado por dinheiro tbm
Vocês tem problema…
Parece o UOL..que enfia o nome do cara até em notícia de horóscopo…
Ele é o presidente da república. Quer que a mídia fale de quem, da Dilma?
Sim, realmente falar das Forças Armadas nada tem a ver com seu atual comandante supremo kkkkkkkkkk
Tem gente que parece que tem tesão recolhido pelo presidente!
Claro, no FB só se vê “Deus abençoe nosso presidente e as FA”, “confio nas FA”, “estão demorando pra tirar essa corja”, FB não é referência de nada…
E eu discordo de vc. Minha percepção é justamente o contrário (e concordo com o Luiz Machado).
Você responde pela ¨boa parcela¨? Vocês são quantos, só pra ter uma idéia?
Você tem que defender os seus né? O número de likes do post já demonstra algo…Sério mesmo que você acha que as F.As são instituições de referência no país? Analise a estrutura da FAB por exemplo; na atividade fim da força, 20% do efetivo trabalha diretamente com segmento de aviação (controle, pilotos + mecânicos) o resto é dispêndio de dinheiro público. Quantas horas um piloto de primeira linha voa anualmente? Você mesmo, voou o que, 3000/4000 mil horas na FAB em 30 anos de carreira? sinceramente, o problema ta aí, só não vê quem não quer ou quem quer manter… Read more »
Voando, de 1984 a 2008 (menos em 1999, 2005 e 2009), voei 5.450:00h. E você? To cagando pros likes.
Será porque a maioria das pessoas que acessam e ‘dão curtidas’ nessas mídias são ex-militares, militares, seus parentes ou dependentes?
Será?
Olá AntonioK. As mídias sociais funcionam em bolhas. As pessoas se organizam em torno de ideias e interesses comuns. É praticamente impossível que pessoas que discordem da concepção da maioria permaneçam em determinados grupos (aliás, a trilogia é uma rara e positiva exceção). Pesquisas de opinião são feitas por seguimentos sociais. Por exemplo, uma pesquisa precisa tem 50% homens e 50% mulheres. É preciso ter um determinado número de pessoas com nível superior mas também pessoas com nível médio e fundamental proporcional á população, além da representação de diferentes regiões do país, idade, renda, etc. Desde modo, é possível obter… Read more »
Olá, Camargoer! E viva a metodologia da pesquisa!
Olá Luciano. Como estão as coisas? Geralmente fica mais fácil entender depois que a gente aprende a metodologia… o duro é aprender a metodologia.. o esforço é grande de demanda muita muita dedicação…. mas depois fica meio automático. Feito andar de bicicleta.
Camargoer
Perfeito!
11/10/2021 – segunda-feira, bdia, as FFAA’S, ainda praticam aquele velho ditado que eu ouvi no quartel quando servi em 1970:
MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO.
Seguem até hoje esta velha cartilha, não houve uma nova visão dos dias atuais; não é punindo que na maioria das vezes, conseguimos mostrar aonde errou; existe diálogo; muitas vezes uma conversa surte mais efeito que uma punicao.
Que absurdo, nenhum general pegou pernoite por coturno sujo na parada
Equívoco seu.
Um Gen, durante seus 5 anos de regime de internato, durante a formação acadêmica, foi muitas vezes punido por coturno sujo.
O problema é que algumas pessoas desconhecem a formação militar.
Humm……. Então, depois que passa de oficial subalterno para oficial superior e para o generalato, o indivíduo vai se tornando cada vez mais perfeito e imune à erros e cometimento de ilícitos?? Entendi…..
Perdeu uma enorme chance de ficar calado.
Muita gente aqui, comenta porque ouviu falar, nunca “viveu” a realidade militar. Se a Globo falar é verdade!
Isso jamais acontecerá…existe o pessoal da taifa pra engraxar e fazer luzir as botas dos oficiais-generais!
E se não engraxar direito… já sabe!!!
O mesmo sr aplicará se não servir a cerveja na temperatura certa e o whisky com uma pedra de gelo a mais!!
Bem tendenciosa essa matéria. Também servi nos anos de 1996 e dei baixa em 2000. Peguei um pernoite por ter discutido com um cabo por não concordar com uma ordem que julguei ser errado. Mas o cara era meu superior no meu GC azar militar o meu. Mas ok o número de oficiais e menor logo menos punições e oficiais não costumam ser punidos por má conduta tipo ( deixar de fazer barba, coturno sujo, farda sem passar) ou até por brincadeiras que só nos subalternos temos coragem de fazer e eles não kkkkk . Mas tá lá algumas punições… Read more »
Vindo da fonte que veio, não poderia ser diferente.
Se a matéria é tendenciosa, mostre outros números.
Olá Jorge. Pelo que entendo, os números foram fornecidos pela MB. Não me surpreende que o EB seja incapaz de fornecer este tipo de informação.
Fonte confiável seria o terça livre e as lives do presidente da república, né?
Melhor que o Brasil 247
Não vejo diferença entre eles. Tudo puxa saco de político, cada um com o seu mito
Terça livre cujo dono perdeu conta no YouTube e Twitter por causa de fake news ? Hahaha mt boa sua fonte ..
A Globo, Folha de São Paulo e Veja, posso te garantir que não!
Caro Carlos. Os dados foram fornecidos pela MB por meio da lei de acesso á informação. O jornalista escreveu sobre o fato. Não fez interpretação dos dados. Então, imagino que você está afirmando que a MB mentiu?
O número de oficiais pode ser menor, mas as proporções não batem. Aliás, o número de oficias nas forças armadas brasileiras não é tão pequeno assim não. Se fizer uma regra de três alí, analizar a proporção aqui… vai ver que sim, sim pune muito menos os oficiais e o General Pazuelo sendo absolvido da acusação de politicagem é o exemplo mais recente e escrachado disso. Passar tanto pano assim não cansa não?
Existe passada de mão na cabeça dos níveis superiores, é possível. Mas a discrepância entre as proporções de punições não pode ser apenas por causa disto. É esperado que oficiais superiores comeyam menos erros, eles tem mais experiência e já cometeram muitos erros e foram punidos quando estavam mais no início da carreira, é esperado que eles tenham aprendido com os erros e cometam proporcionalmente menos do que o pessoal novo.
A folha quer provocar uma rebelião nas FAs, querem dividir o país e provocar o caos.
Muuuuuu….
A folha é um lixo e tendenciosa.
Veículo exímio de qualquer tendenciosidade é o terça livre e as redes sociais do presidente, né?
Ridiculo !
.
????????
Nesse caso os dados foram obtidos através da Portal da Transparência.
Nesse caso em específico, se vc conseguir dados oficiais diferentes dos apresentados pela folha, coloque-os aqui, por favor.
Os dados são oficiais, da MB.
Mas vc pode criar seus próprios dados, se esses o incomodam.
Caro Cristinado. Os dados são oficiais e foram fornecidos pela MB.
Interessante… achei que quem queria dividir o país e provocar o caos era o presidente da república, quando ameaça não cumprir mais ordens de ministros do supremo, quando fala que o exército tem o poder de intervir, quando fala que o exército é dele, quando convoca manifestação antidemocrática de grupos pedindo intervenção militar… achei que quem queria dividir o país era a caterva que o cerca, como o Roberto Jeferson, que fazia vídeo armado ameaçando invadir o supremo, incitando a violência…
Ninguem aqui esta interessado no que voce acha.
.
Toma um semancol. Vai fazer bem a você e a todos nós.
Ja sacou o desse mês ?
A Folha é um lixo mas os militares também não são a reserva da moral e honestidade da sociedade, aliás não existe isso.
Sério??? Tu Tem certeza que escreveu isso??? É a Folha que vai pra rua querendo golpe militar, dissolução do Congresso e do STF? É a Folha que sobe num trio elétrico ou num palanque e prega o descumprimento de ordens judiciais? Ora, por favor!!!
PS: Não leio e não gosto da Folha….votei em Bolsonaro em 2018 pq odeio a esquerda….mas, tb nunca mais votarei no atual presidente. Vocês, que apoiam os 2 lados opostos dessa briga ideológica, é que estão dividindo o país e o levando ao caos.
Ordem ilegal não se cumpre. E por causa dessa judicializacao absurda das coisas que o país está esse caos.
Quanto à ordem ilegal não ser cumprida, até pode ser…podemos discutir. Mas, querer o fechamento do Congresso e do STF e seus seguidores pedirem golpe militar …..isso tudo é legal???
Não viaja , qual ordem foi ilegal ?
A comparação não deveria ser feita de maneira proporcional, já que o número de oficiais é bem menor do que o de praças?
Eu aposto que ainda que você faça uma regra de três e divida certinho por proporção os números inda indicam que oficial não é punido no Brasil. Além do mais o número de oficiais não é tão baixo assim não.
A informação que você quer está na reportagem: oficiais são 15,4% da força e recebem 3% das punições; praças são 84,6% do efetivo e recebem 97% das punições.
Fiz um teste estatístico, chamado qui-quadrado, para comparar se haveria diferença ou não nas punições. Obviamente, não é um estudo definitivo, pois os dados são aproximados feitos em cima da reportagem.
A hipótese nula é de que a proporção de punições para oficiais era a mesma para praças/suboficiais. A hipótese alternativa era que havia diferença entre as proporções de punições. O nível de significância adotado foi o alfa=0,05.
A conclusão (repito, não é um cálculo oficial mas apenas um exercício!) é de que há diferença nas proporções de punições.
Segue uma foto do cálculo, feito no Excel.
Olá Igor. Legal. Parabéns.
Mestre Camargoer, boa noite!
Obrigado pelo comentário! Vi que o senhor postou também sobre metodologia de amostragem, em comentário mais acima. Também é Estatístico?
Um abraço, Igor
Só tem um detalhe que não há como calcular: a conduta.
Já fui praça e já vi oficial sendo punido ficando, inclusive, de pernoite.
Há sim diferença de tratamento, porém, na caserna você não verá facilmente oficial usando droga, chegando bêbado para tirar serviço e etc.
O que mais tinha era soldado chegando chapado. Teve até um casos de dois “guerreiros” invadirem um alambique durante um treinamento noturno, roubaram cachaça ficaram doidões e ainda tiraram sarro com os sargentos. Tadinhos! Foram presos “injustamente” devido ao sistema opressor.
haaa, a matemática! Parabens
Caro 737. Os oficisas são 15% da tropa e recebem 3% das punições.
Matéria sobre “punição disciplinar”? É isso mesmo? O autor teve pelo menos o trabalho de ler a legislação que trata da apuração e punição disciplinar? O Poder Naval já teve melhor nível de reportagens, vai entrar no caminho partidário também? De qualquer maneira, para quem desconhece a legislação disciplinar, todos militares tem direito ao contrário e ampla defesa, ao cometimento de uma possível transgressão disciplinar. Como a base é hierarquia e disciplina é natural equívocos, que devem ser apurados, punições como consequência. E tudo é registrado e publicado, com toda transparência prevista. Chega a ser óbvio que a grande maioria… Read more »
Sem dúvida a republicação contribui para aumento dessa polarização e, consequentemente, para discussões intermináveis.
O assunto em questão merece uma análise mais apurada, mas faltam variáveis demais neste texto que qualquer um (inclusive um repórter investigativo) teria lembrado de pesquisar.
Acredito que o objetivo real mesmo seja o que apontou o comentário do Diego Cardoso. Por isto a publicação do “estudo” de modo incompleto.
Matéria que não está alinhada com o meu pensamento… merece uma análise mais apurada… o objetivo real é denegrir o ponto de vista que eu defendo!
Vamos falar abertamente, funcionários públicos civís são muito caros e se querem trabalham, se não querem, fingem e fica por isso mesmo, não são punidos. Tornando-se assim mais caros ainda.
E no meio militar todo mundo trabalha muito e com o relho nas costas?
Único lugar onde se trabalha neste país, se cumpre as regras é na iniciativa privada. Serviço público é terra sem lei. Tem um monte de policial criticando as câmeras nas fardas, certamente não é com medo de processo, pois já ouvi da boca de uns que encostam a viatura e passam muito mais tempo no descanso do que o permitido.
Caro Cristiano. Segundo a própria folha, desde 2003, foram exonerados 7766 servidores federais civis. <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/nenhum-dos-7766-servidores-expulsos-desde-2003-saiu-por-mau-desempenho.shtml>, ou 0,5% dos servidores. 65% deles por casos de corrupção e os demais por problemas administrativos.
Concordo. Bem rasteira essa matéria. E da Foice de SP… Galante tá chateado porque foi punido na Niterói. Só pode.
Até agora eu não entendi! Me veio à mente aquele velho ditado:
Quem tem amigo assim não precisa de inimigo.
Matéria que não acrescenta nada ao blog. Bem imbecil, aliás.
Do senhor eu não esperava uma opinião diferente, com todo respeito. Nunca vi oficial admitir erros nas forças armadas brasileiras. Sob a ótica de vocês tudo está perfeito e quem critica vocês é comunista que odeia os militares. Pra quem fala tanto em vitimismo… nunca vi pessoal mais vitimista que militar.
Num é, essa gente se acha o máximo só por que tem arma e usam fantasia de carnaval.
Amigo, quando você me explicar o que entende por ¨fascista¨, conversamos…
Matéria é parecida com você então né ?
Pois é, tem a chamada “hora do pato” para o cara se explicar. Eu já fui punido justamente por ter “pontuado” outro guerreiro com coronhada nas costas devido o mesmo ter prejudicado de forma proposital o pelotão. Ainda ouvi: ele merecia mais, mas não posso deixar a sua agressão passar impune!
Tempos depois, esse mesmo indivíduo foi preso por uso de drogas, danos ao patrimônio entre outras coisas, tadinho…
Forças Br são patéticas.
Existem diferenças em editoriais e reportagens. A Folha existe há mais de 100 anos. Quem não gosta da linha editorial do jornal deveria ver que jornalista faz publicar investigação e informação. Bem…tem o redator. Assim como o jornalista Roberto Lopes faz aqui. Ver. Entender é pedir muito. O jornalista Vinicius Sassine escreve para outros veículos. É uma matéria informativa não é opinativa. Não foi feito julgamento. É uma publicação cartorial. Pesquisa. Suor. Trabalho. Em regimes fascistas a prática de desacreditar instituições como justiça, parlamento, imprensa, funcionalismo, defesa, professorado, pesquisa, ciência, confundindo-se todos esses com um estado policialesco aonde um medonho… Read more »
Na boa velho…
Trabalhei em grupo de mídia 3 anos..
Eu não vi os dados desta pesquisa para confirmar se as informações são reais ou não.
Mas vi a empresa publicar estatísticas que foram fornecidas por fontes, sem confirmar se eram reais ou não. Hoje em dia com a necessidade da velocidade de publicação, todas as medidas de conferência passam a ser secundárias.
Alguém surpreso?
Herança escravocrata da nossa sociedade.
O pobre erra, punido.
O rico erra, nada.
E é assim em todas as instituições.
Nas F.A. é esquecido, no Judiciário, quando o erro é grave demais, tem aposentadoria compulsória, nos Ministérios e Estatais ganha outro cargo por indicação política e por aí vai.
Isso ocorre também no M.P, Defensoria, Estados, Municípios e etc.
É bem isso mesmo. Para a turma do oficialato ser punido tem que fazer uma cagada muito grande. E olha lá ainda! Praça é punido por qualquer coisa. Mas, não são só as forças armadas, é a sociedade como um todo. Pobre rouba uma galinha e é preso por 5 anos. E olha quando não é morto na porta de um grande supermercado pelo Brasil afora. Rico apronta, e basta pagar um bom advogado e está solto. Minha mãe tem um amigo que trabalha num casino clandestino aqui na minha cidade, quando digo casino quero dizer bingão, eles são proibidos,… Read more »
Prezado Fernando
Vc descreveu com perfeição a sociedade brasileira.
Em tempo.
Ontem foi publicada uma reportagem sobre uma mulher que foi condenada porque roubou Miojo no supermercado para alimentar os filhos.
Qual a justificativa para condenação para crime de tão pouca monta?
Era reincidente.
Ela tinha roubado comida para os filhos em uma situação anterior.
Sem contar que isso ocorre também na sociedade civil.
Filhinho do papai dono da empresa erra, ‘tadinho’, deve estar estressado. Vai passar umas ´ferias em Miami.
Empregado pobre erra. Demitido. E vai ‘procurar seus direitos’ na Justiça porque nem depositei seu FGTS.
É o comportamento que molda hoje toda a nossa sociedade e não apenas os das nossas “ilitis”…A república oligárquica formou um país com uma sociedade moldada pelo o voto do cabresto e pela mentalidade do coronelismo instituída por uma classe dirigente corrupta, escravocrata, classicista e eugenista…Como Nelson Rodrigues dizia: “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima”…País conhecido por suas criações inventivas(que vão do aeróstato à máquina de escrever, e do avião aos automóveis bicombustíveis), o braziu jamais teve sua produção científica reconhecida através… Read more »
“Esse é um problema enraizado em nossa sociedade…o braziu hoje é um país, mas não uma pátria, é somente um lugar onde diferentes povos se reuniram…“
Rapaz, esta sempre foi a minha percepção! Muito bem colocado.
Só para exemplificar esta questão da miscigenação portuguesa, meu avô era aquele português galego, olhos e cabelos claros, minha avó era moura, pele morena e cabelos pretos.
Graças a Deus, nasci vira-lata!
Sei disso não, aqui na minha empresa a noiva de um dos sócios foi demitida uma vez, por fazer cagada, não tem essa de passar a mão na cabeça não. Já no serviço público o que eu já vi de funcionário público fazer merda e não dar em nada, não está no gibi.
Para com isso……servidor público e trabalhador de empresa privada….ambos os capas tem exemplos de extrema capacidade e seriedade e também de desleixo e incapacidade.
Conheço muitos casos em que o filho do dono da empresa é uma nulidade, mas tá lá porque é apenas isso….filho do dono.
Quanto ao setor privado ser o único que cumpre regras…….nem vou comentar……tu mesmo se orgulha de sonegar impostos!!!!
Prezado Inimigo.
Parodiando a famosa frase: “Noiva não é parente.’
Sua falta de coerência é patética.
Conhece como é tratada a hierarquia e disciplina nas Forças Armadas da Rússia e China? que tanto defende.
Não conheço e não vem ao caso.
Patética é a sua argumentação. Ele pode até defender as Forças Armadas da Rússia, da China….
Mas, os argumentos dele em nenhum momento apontaram isso.
Eu nunca vi o Kings dizer que na Rússia ou na China não existe corporativismo nas forças armadas. Aliás, nunca vi uma matéria aqui sobre isso, mesmo porque não nos interessa e em nada teria a ver com a discussão aqui
Jadson
Exatamente!
SDS
A ideologia de gênero dando as caras no Blog, o Jadson se identifica como “tia”, parabéns pela sua coragem em assumir!
Não sou russo. O que me interessa é o Brasil. É coisa de fascista apontar um exemplo em outra pessoa ou país, só para validar suas opiniões sem nexo.
É exatamente isso. Mas ainda há que ache que as forças armadas são muito diferentes de qualquer instituição pública nesse país… instituições cheias de gente que só estão lá para mamar, para viver as custas do estado no maior conforto possível.
Mais um reprovado na admissão das Forças que não supera o trauma.
.
??????
É um paradoxo. O caboclo odeia tanto os militares, mas está num site de assuntos militares! Vai entender…
Acho que ninguém aqui odeia os militares, ou aí em quer que seja. O que se questiona são determinados procedimentos e costumes, digamos assim, que não coadunam mais com a realidade do país e do mundo. Nada é estanque e imutável. Modificar o que é errado é necessário e fundamental. Tradição e uma coisa. Normas e procedimentos, se errados, são outra coisa, é devem ser revistos. As FFAA não existem para elas e sim, para toda a população.
Ganhou um ‘joinha’.
Flanker, não bota pano quente. Aqui tem dezenas que odeiam militares, sabe-se por qual motivo.
militare? Tutte brave persone, semplicemente no.
Gostar de armas não me torna amante do militarismo. Será na academia não te ensinaram isso? Aí dizem que forças armadas são melhores no ensino, Rinaldo é um belo exemplo do nível da “inteligência” suprema desenvolvida nas escolas militares.
Olha o Stephen Hawking do blog!
Obrigado!
Quando o cidadão, não tem capacidade para ser mais nada na vida, vai ser policial ou membro das forças armadas.
Ser realista significa que a pessoa odeia militares ? Vocês gostam de viver de fantasia é ? Pqp
Me parece que esse é um site de DEFESA, não de “assuntos militares”, e a defesa é interesse de todos os brasileiros. Quem paga seus salários, sua formação e sua aposentadoria é o sofrido povo brasileiro.
Ser militar não torna a sua opinião verdade, nem lhe dá prerrogativa sobre esse assunto.
Defesa é o que, patrão? Resume-se a que?
No caso das forças armadas, a unica defesa que eu vejo é a do aumento dos soldos e um carguinho bem remunerado no poder executivo.
No caso da FAB, infelizmente transportar políticos pra cima e pra baixo e na MB, fazer coqueteis para o almirantado.
Pelo q entendo, os recursos humanos e a gestão do mesmo são o maior patrimônio de qq instituição, por conseq da Nação.
Doce ilusão. Esta aí a gênese do problema. Muitos acham isso msm, daí se arriscam a carreira. Desmotivados, só com a lamba para trabalhar. Isso vale pra qq nível. Ainda sobre o tema, afirmo q são ridículas todas as colocações aqui apresentadas. Para começar, estão punindo a única Força de deu a informação.
Nenhuma novidade nisso.
Almirante Othon foi condenado na justiça por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, mas não perdeu a patente.
Sua comparação foi escrota demais, muito enviesada. Parece coisa de robô! O Almirante Othon não foi condenado/punido pela caserna, dentro da caserna, nem por crime militar. Seu interesse em enquadrar o caso do Almirante Othon nessa matéria foge ao escopo da própria matéria, o senhor tem outro interesse nisso. Já que é para citar um general concordando/exemplificando a matéria, porque não citou o general da ativa, mestre da logística, que ocupou e ocupa cargo dentro do executivo e que chefiou a conduta cientificamente errada, contribuindo para a morte de milhares de brasileiros durante uma pandemia, acumulando salários e que não… Read more »
Lave sua boca ao falar dele seu lacaio da republica de curitiba
Meu Deus!!!! Alguém aqui escreveu que a folha está querendo dividir o Brasil…..pra que? O Brasil já está dividido!!!
Assino embaixo.
A corja curitibana e suas capivaras cabeludas, dentre outras coisas:
1) destruiu a Odebrecht Defesa
2) jogou na lama o almirante Othon
3) criminalizou a compra dos gripen
4) aumentou a pressão no programa nuclear e subnuc
5) fez o país jogar uma década no lixo.
E, ainda:
1) Estourou com as únicas 3 grandes empresas construtoras que tinham expertise em grandes obras de engenharia e, que coincidência, ganhavam concorrências dos norte americanos na África;
2) Detonaram com as prospecções no Pré-sal;
3) Iniciaram o desmanche em grande escala da Petrobras na situação de entregar reservas, a preço de banana, do Pré sal para outras empresas/países; entregar, a preço de banana, parte de suas operações (estratégicas); seguir cegamente a cotação internacional de petróleo de forma que hoje se paga 7,00 o litro da gasolina…
Em que mundo vcs vivem???
E o malandro achou que depois de Ministro da Justiça seria Presidente da República.
Só esqueceu de combinar com o povo brasileiro.
Está arriscado a acabar atrás das grades pelo que fez.
Caro Carlos. Eu li a sentença do Bretas e li a defesa do Alm.Othon. Creio que não é o caso achar que o Alm. Othon seja criminoso. De qualquer modo, as acusações foram feitas sobre o período no qual ele esta na reserva. A reportagem fala sobre punições de militares na ativa. Acredito que seria bem interessantes ver o que acontece nas PM estaduais.
Reportagem bizarra… A proporção do número de oficiais em relação a praças é bem menor, estatisticamente não tem como haver a mesma quantidade de punições. Enquanto para os oficiais generais, a competência é uma das condição para se chegar a patente de general, portanto, a ausência de transgressões disciplinares é consequência disso. Em relação ao Pazuello, o general recebeu autorização do comandante supremo das FFAA, no caso, o presidente da República, portanto, dizer que o alto comando do Exército enxergou transgressões disciplinares claras por parte de Pazuello é mentira do Jornal. Este blog deveria se ater a assuntos militares e… Read more »
Prezado Diego, a simples proporção entre oficiais generais, oficiais em geral e praças não explicaria a disparidade entre a proporção de punições entre os segmentos citados (oficiais são 15,4% da força e recebem 3% das punições; praças são 84,6% do efetivo e recebem 97% das punições). Com relação à sua alegação de que competência seria uma explicação para a ausência de transgressões disciplinares: você tem certeza de que, quanto mais competente, menos erros disciplinares (e contravenções, e crimes…) uma pessoa comete? Você está realmente dizendo que um ministro do STJ ou STF, por exemplo, é praticamente imune a erros disciplinares,… Read more »
“você tem certeza de que, quanto mais competente, menos erros disciplinares (e contravenções, e crimes…) uma pessoa comete?”
Sim, é condição sine qua non.
Pessoas competentes não são facilmente pegos pelo seus erros.
Tem competência para errar e não ser pego?
Talvez a raiz de todos os males esteja na excrescência chamada “justiça militar”.
Caro Got. A JM tem o seu papel no contexto das ações militares. O problema é usar a JM para julgar crimes comuns cometidos por militares. Isso não faz sentido.
Sim, não existe o quê vc afirma. O militar esta sujeito a ambos guarda-chuvas. E mais recente, houve alteração nos crimes contra a vida, msm q numa ação militar. Assim quando um policial mata um bandido ele terá q contratar um advogado para defende-lo na Justiça Comum, se não mudou.
Mostre que eles erraram tanto assim e ñ foram pegos, como sua crítica esquerdista baixa quer fazer parecer.
A pergunta que te foi feita foi se pessoas competentes não cometem abusos, ilegalidades, etc……é vc respondeu dizendo que pessoas competentes não se deixam pegar por seus erros…..então, vc acabou de admitir que pessoas competentes tb cometem ilegalidades, abusos, etc….
A Folha de SP como sempre tentando implantar o Caos no Pais, ainda mais tratando das FFAAS que são baseadas na Hierarquia e Disciplina.
Traduzindo: as FFAAS não pegou ninguém no “Laço” e botou lá pra servir, no dia que o cidadão jurou Bandeira sabia que estava sobre a possibilidade de sofrer Sanções Disciplinares.
Isso serve pro general da ativa que subiu num carro de som num ato político e não foi punido?
Essa pergunta o Sr. Deveria fazer ao Comte do EB/ Min. da Defesa/ PresRep . ?
Não a mim !!!
Ta dando palpite porque então ?
A ideologia de gênero dando as caras no Blog, o Jadson se identifica como “tia”, parabéns pela sua coragem em assumir!
Quem aqui falou que não devem ter sanções disciplinares? Quem falou que devem ser descumpridas a disciplina e a hierarquia? O que se está argumentando e que essa disciplina e sujeição às ordens seja imposta e cumprida por todos, do soldado recruta ao general de exército!! É é isso que está apontado nos números da reportagem. Quem acha que é mentira busque e coloque aqui outros números oficiais que contradigam o que foi escrito na reportagem.
O Flanker !!!
Faz o seguinte vai lá em Brasília questiona lá o Min da Defesa/ os Comte de Força e o PresRep.
Tem outra vai lá e vê o que tá escrito na Constituição.
Vc tem um ma certa mania de querer acreditar em Contraditório!!!
Sinto muito !!!
Mas dentro das FFAAS isso que vc acabou de falar não cola !!!
E pode ter certeza, as FFAAS nunca vai existir se houver um regulamento/regimento/Leis e uma Constituição para reger eles.?
Então, tu também faz o seguinte: não responde pra mim…. se voce não acha que aqui, um lugar de debate, não tem lugar para o contraditório e colocação das ideias e que devemos reclamar em Brasília….por que tu perde tempo respondendo à quem critica o status quo?
Fica com tua opinião É Eu com A minha….mas, sempre que alguém escrever algo que eu discorde, vou responder.
E eu não entendi teu último parágrafo.. ….tu diz que as FFAA não vão existir se houver leis para regê-las???
Se a progressão na carreira tem como pre-requisito não ter punição. Lógico q quanto maior o nível menos punição
Põe aí as punições em Cadetes da AMAN e AFA e Aspiras da EN…. Vão entender rapidinho….
Agnelo, esse paisanal que posta aqui não consegue compreender muitas coisas. Tem que ser do ofício pra entender. Não perca seu tempo. Punir um oficial general? Claro que é possível. Mas deve ter feito uma cagada bem grande…
Caro Cel Nery;
Bom dia;
Não adianta !!!
Aqui eu já percebi que a grande maioria é a favor do Contraditório !!!
Tô pensando até em abandonar essa plataforma !!!?♂️
Do modo que as pessoas expõem seus pensamentos eles acham que as FFAAS vão existir sem leis, regulamentos para serem cumprido pelos seus subordinados.
Como o Sr. Também falo por experiência ao longo dos meus 30 anos 8 meses e 29 dias dedicados a MB ⚓️
Qual o problema com o contraditório? Ti quer que todo mundo pense igual à ti?? Isso não existe em lugar nenhum do mundo…nem dentro das FFAA!!! O contraditório e a troca de ideias……eu não sou teu inimigo porque penso diferente de ti!! Sai da caixa…..pensa um pouco mais…alarga teus horizontes!!
O “contraditório” só vale se é uma crítica feita pela esquerda né? Quando a direita critica é censurada ou presa.
Pessoal tem q entender que aquela balela que a esquerda repete de formar alunos com “pensamento crítico” só serve para criticar o capitalismo, não o socialismo e outras vertentes esquerdistas.
O problema e que tu, e a maioria dos militares, acreditam que as FFAA existem em prol delas próprias e não em prol dos “paisanos”……..vocês, mesmo quando vão pro pijama, acham que é correto os militares viverem na bolha onde vcs mesmo se colocaram. Há 34 anos, qiando comecei a estudar é acompanhar assuntos militares eu tinha uma ideia muito diferente dos nosso militares….mas, com o passar do tempo, e vendo e lendo muitas coisas, essa opinião hoje é diferente…e não é para melhor. Apesar de eu achar muito exagero reclamar do “leite condensado” e da “lagosta”, o corporativismo de… Read more »
Não entendi. Corporativismo X Muita Punição
Que nada meu irmão, corporativismo escancarado, deixe de conversinha. As forças armadas são um pardieiro como qualquer outra instituição pública neste país. Acha que eu não conheço?
Não tenho dúvidas. Reveja suas fontes.
Prezado Cel Nery
É uma rasgação de calcinha incrível….
Não tem noção das coisas….
A trilogia está cada vez pior.
Não tem noção….
Pra começar, os praças são os maiores participantes das escalas de serviço, o q, por si só, já expõe a situação q mais gera punições. Simples assim….
Fora a experiência dos oficiais depois de passar pelas academias.
Estou pensando realmente em deixar o blog pras crianças.
Nem eu sei porque ainda passo por aqui… E posto! Acho que é por conta do tempo que me sobra nas folgas da escala da Azul. E o TB Baptista Jr postava aqui. Não tem muito tempo livre, mas talvez passe por aqui vez ou outra. Imagino a raiva que ele sente lendo algumas sandices postadas aqui.
E por que não procuram mostrar tudo de bom que fazem? As FFAA se fecham em copas e só olham pra dentro delas mesmas….vivem em um mundo à parte. Quando o tenente-brigadeiro Rossato iniciou o processo de enxugamento e modernização da estrutura da FAB, eu aplaudi……os COMAR foram extintos, assim como as bases aéreas…..foram substituídos pelas Alas. Mas, os Comandos Aéreos voltaram….e algumas bases aéreas também….e as Alas foram mantidas. Anápolis tem um coronel aviador comandando a Ala 2 e outro coronel aviador comandando a BAAN….. No ano passado, o EB reativou a 6a DE, aqui no RS, e no… Read more »
As FA e adm pública são um componente de macroeconômia.
Sim, como qq força militar, quem toma mais tiro são as baixas patentes, naturalmente. São ridículas as comparações. O que falta é definir responsabilidades q se possa punir mais ainda gestores em geral. Uma coisa é chegar atrasado pq o ônibus atrasou. Outra é desmotivar ou criar dificuldade o msm a chegar no horário…a grosso modo. Em qq quartel os militares chegam ao expediente no mínimo 40 minutos antes fins evitar atrasos. Esse dado nunca aparece.
Se for uma cagadinha, fica por isso mesmo. Com certeza o Capachuello fez cagadinhas.
Sim, naturalmente, por ser uma estrutura hierarquizada forma-se várias linhas de defesa.
Forçando…São torrados para terem moral e iniciativa para torrar
João Cândido manda um abraço…
Oficiais têm de ser punidos sempre que errarem. Eu vivenciei uma experiência no ano que servi no EB que achei muito exemplar. Onde servi sabiam que eu desenhava mais ou menos e um segundo tenente, que recebera a missão, me ordenou a fazer três mapas e as pistas para uma operação de treinamento de oficiais de artilharia e de uma tropa de elite. Eram três mapas e ouvi do capitão e li na instrução que os mapas deviam conter o máximo de detalhamento, pois seriam usados durante a chuva e também à noite. O tal tenente, que havia sido meu… Read more »
Duas semanas? Que punição foi essa? 14 dias de detenção?
Sim, para recobrir 2 FDS.
Esse é outro problema. A qualificação é macificacao de pessoal temporário.
Gente… O negócio é o seguinte: Ninguém é obrigado a seguir carreira na caserna, mas quer seguir é assim que a banda toca! Concordo?!? Não e por isso não estou lá. Mas quem quer seguir carreira ou começa logo como oficial ou esquece que não sofrerá alguma injustiça pois sofrerá. Faz parte, infelizmente faz parte do jogo de ser militar no Brasil!
é o praça sendo tratado como cachorro e ter que ouvir que é assim e ponto final… Cada uma. Quem tá dentro sabe muito bem como praça é tratado.
Eu sei porque fui um e decidi sair por não concordar. É como disse… Há regulamento disciplinar e assim desde que o mundo é mundo! Não concordo mas é assim Fulcrum!
Quem é praça sabe o quanto de lixo existe. E muitos poucos vocacionados.
Em sua grande maioria, as punições estão relacionadas a prejuízos ao grupo como um todo.
Números brutos são uma medida estranha, mas adoraria ver uma comparação proporcional entre oficiais de alta patente punidos nos EUA e no Brasil. Aposto que os EUA tem mais punidos e não acredito que sejam menos honestos.
Já eu apostaria com você que a proporção entre oficiais e praças punidos deles deve ser bem mais justa de comparada com a nossa. Aliás, é muito compreensivo que eles tenham muito mais punições justamente por ter forças armadas muito maiores que as nossas e por estarem envolvidos em praticamente todos os conflitos importantes ao redor do mundo nas ultimas décadas. O que tem de militar punido por erros em operações…
Na Guerra do Golfo houve assassinato em alojamento. Mas foi encoberto. Li num relatório norte americano, em 2006. Desculpe, mas não possuo mais a fonte
Não duvido, por isso que é preciso o controle externo, toda a organização funciona na lógica do “o que é bom a gente fatura o que é ruim a gente esconde” até as que se propõe a ser santas fazem isso.
Entendo, isso não ficou claro. Considere “tem mais punidos” como “proporcionalmente tem mais punidos” mas concordo que a proporção de lá provavelmente é mais justa.
O Gen Powell não foi punido mesmo após mentir na ONU levando um frasco de farinha afirmando ser anthrax.
Na época, ele estava fora do US Army havia anos, logo…
Surpresa nenhuma. Eu disse no post sobre o João Cândido e em outras matérias cujos meus comentários, em outras ocasiões foram censurados, mas digo novamente. As forças armadas brasileiras, em especial a MB, ainda se comportam como se no início do século passado estivéssemos. Ainda existe um pensamento arcaico e classista na mentalidade dos oficiais superiores que precisa mudar. Exceto pelos castigos físicos, que a duras penas foi abolido já tardiamente, eu olho para a MB hoje e não vejo muita diferença daquela marinha do início dos anos 1900. Aliás, se não fosse pela revolta da Chibata eu não duvido… Read more »
Nunca me achei rei. Nem os oficiais generais da minha turma se acham reis.
O processo de formação é esse mesmo. O homem muda o DNA a ponto de não perceber. Faz parte do desenvolvimento da liderança inicial. Só com o tempo desenvolvem, alguns, outros valores mais humanos.
Faz um favor para todos aqui : Para de falar m………da.!
Me parece q sua experiência foi no serviço mil obrigatório. Caso ajude, faz parte a pressão …
Nada de novo sob o céu ornado com o Cruzeiro do Sul…
Eu nunca fui militar, mas a lógica é minha companheira de trabalho.
Não tem mais punições de subalternos que de oficiais, pq eles são em nro muito maior ?
Não. E pq estão menos expostos msm. Mas faz parte… Quem deixa de fazer a tarefa de casa? Quem chega atrasado? Quem está mal apresentado? Q está mal capacitado?
Folha…. precisa dizer mais ? Isso sempre foi assim nas FFAAs, nenhuma novidade.
É verdade que quem fala mau do Mescla aqui no Blog toma um Ban ?
Quem é ou que é Mescla ?
aquele uniforme jeans ridículo que ainda obrigam os marujos a usarem
Usei bastante e tinha muito orgulho.
Meus comentários aqui sempre passam por ¨approval¨. Devo ser pessoa non grata aqui.
Nery, os meus tb passam por aprovação…..escrevi alguns aqui nesse tópico há algumas horas e até agora, enquanto escrevo mais este daqui, não foram publicados. Mas, acho que os comentários de todos passam por aprovação.
%&@#$%
%&*€@#$%&@*@$%%&…..huehuehuehue
Algumas palavras tipo “Pre$idente sempre passa por aprovação ..
Olá Reinaldo. Eu também vivo na malha fina.. o pau bate no chino, no francisco , josé, no joão e na maria. Fica tranquilo.
Quem pode mais chora menos !!!
Matéria da folha para instigar os praças contra os oficiais. É o tal lema dos oprimidos contra os opressores etc. Coisa de esquerda mesmo. Era só ignorar.
Oficias superiores tem que ser punido também, a cartilha é para todos.
Q neura… Q um dia isso aconteça e vc esteja nesse posto kkk
Mais de 310 milhões de vacinas Covid19 distribuídas para todo o Brasil, além de R$ 2 bilhões exclusivos para tratamento da doença; R$ 43 bilhões para as Unidades Básicas de Saúde – a nossa porta de entrada para o SUS; ; R$ 4,3 bilhões investidos em UTI convencionais; mais de R$ 150 milhões para fortalecer o tratamento e detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero; repasse de R$ 5 bilhões para as Santas Casas de todo o País; custeio de 369 unidades do SAMU, com investimento de R$ 381 milhões; e mais de 35milhões de atendimentos… Read more »
“ A nossa porta de entrada o SUS “
Aquele que seu minto quer privatizar né ? Hmm sei bem , conte-me mais ?
E se for?
Aquele “ SUS “ que o Ex ministro que ajudou matar parte dessas 600 mil mortes não sabia nem oque era .. mais conhecido como capachuello .
Caro Nery. A pandemia começou no início de 2020. Discutimos bastante aqui em janeiro, fevereiro e março. Eram muitas dúvidas. Quando a situação se agravou na Europa, nenhum caso ainda tinha ocorrido no Brasil. O MinSaude (Mandetta) teve tempo para se organizar, adquirir materiais médicos e elaborar uma campanha de conscientização. Nada foi feito. A consequência foi uma corrida para comprar suprimentos quando já não havia nada no mercado. Houve a discussão sobe o auxílio emergencial que no fim foi aprovado pelo Congresso contra a opinião do MinEcon. O número de casos explodiu e todo o sistema de saúde do… Read more »
Hahaha, essa narrativa canhota é uma besteira atrás da outra. Argentina fez tudo isso que vc e o Mandetta cavalo de tróia queriam e tá na mesma M. Vc só engana os néscios.
É conta da Construção de Estádios de Futebol na outra gestão !!!
Que o próprio 9 dedos falou:
“Não se consegue fazer uma copa do mundo construído hospitais, tem que construir Estádios de futebol” ?♂️
Aí agora querem colocar a culpa no governo federal !!!
Fala sério ?!
“Acuse os adversários do vc faz, chame-os do que vc é”
Passando pano para o coleguinha. Aposto que digitou 17.
73 mil militares na MB?
Temos tantas embarcações assim??
Nos anos 70-80 tinhamos metade disso e muito mais embarcações e olhem que antigamente elas exigiam uma tripulação maior!!
Puro cabide de empregos. Ah que falta faz um cara como eu na presidência deste buraco, o que iria rodar de gente inflando a folha das FAs não está gibi.
Agradeça ao ilustre presidente q pariu a 2ª frota…..
E o atual deu continuidade, quando poderia efetuar os devidos cortes já que os planos de uma grande esquadra não se concretizou.
As verbas tiveram outros destinos.
Cabe à sociedade cobrar.
… os planos não se concretizaram.
Marinha Britânica: 33.280 efetivos, incluindo Royal Marines.
A MB superou, assim, a que já foi considerada a maior marinha do mundo. “Parabens!!!”
Caro Agnelo. Seu comentário não faz sentido. A crítica que a MB pode fazer á Dilma foi a de cancelar o ProSuper, A responsabilidade pelo tamanho do efetivo é da MB. Nenhum presidente irá determinar o efetivo das forças armadas. Na administração pública, o que inclui as polícias e forças armadas, os órgãos fazem a solicitação de pessoal que deve ser aprovada pelos respectivos ministros das áreas. Só depois disso, o ministério da economia (antes eram a Fazenda e o Planejamento) irão verificar a viabilidade orçamentária.
Cadeia, bailéu, tolda, içado no penol da caragueja mesmo só para cabos, soldados e marinheiros, os demais pegam rigorosa no alojamento, quando pegam. Se reclamar vai pro azul.
Pura estupidez de quem quer criar situações. Questão muito simples, quantos praças tem nas forças armadas? Quando oficiais generais tem? Queriam o quê? O mesmo número de prisões? Estamos falando que uma relação entre milhares e meia dúzia. Essa mesma folha, tão preocupada com a “opressão administrativa” dos praças mês passado estava pedindo a prisão desses mesmos praças por apoiar essa ou aquela causa política. Isso porque os mesmos que pediam a prisão de militares por emitir opinião política também defendem que policiais e militares sejam militantes e participem de eventos, usando o status de militares, se esses forem de… Read more »
O percentual, que é o que interessa, está no texto da matéria. E os números foram fornecidos pela PRÓPRIA MARINHA!! Eu não entendo como se melindram tanto com qualquer critica feita às FFAA. Para vcs, a culpa é sempre dos outros! É a Folha, a Globo, a Veja, a Isto é, a Carta Capital, o Estadão, o 247 o Terça Livre, o Olavo de Carvalho, os terraplanistas, os comunistas, os fascistas, a esquerda, a direita……tudo, absolutamente rudo, no mundo e no Brasil de hoje, tem sempre um culpado…..e esse culpado, sempre, sem exceções, é aquele que discorda de mim e… Read more »
Quem gosta de praça é pombo!
A MB só segue a logica que impera em todo o Brasil!
A esquerdalha maldita começou a se infiltrar também aqui no Blog, logo vai ficar impossível de participar!
E a Nazi-Fascistada está infiltrada há muito tempo.
Então vaza pro 247. Vai postar lá.
VERGONHA!
É de se esperar de um país que tem 7000 oficiais em cargos de ministérios, mesmo não afins, ganhando super-salários, face as acumulações, permitida via Decreto de Lei da Presidência.
“Conquistar o mundo a cavalo é fácil; desmontar e governar é que é difícil.”
Gengis Khan