China incorpora o ‘Haixun 09’, primeiro navio de patrulha marítima da classe de 10 mil toneladas
A China comissionou seu primeiro navio de patrulha marítima da classe de 10.000 toneladas, Haixun 09, com as tecnologias mais avançadas e forte capacidade abrangente no dia 23 de outubro, e espera-se que o navio aprimore a governança do tráfego marítimo do país.
Como o primeiro navio de comando abrangente no sistema marítimo da China operando em mares profundos, o Haixun 09 tem a capacidade de patrulhas de segurança em alto mar e esforços de busca e resgate de emergência em ambientes oceânicos complexos. Servirá como uma plataforma móvel de aplicação da lei para patrulhas marítimas, bem como coordenação e comando de emergência e comando da prevenção da poluição no mar, informou a China Central Television (CCTV).
Como um componente importante da grande frota de serviços marítimos da China, a embarcação fortalecerá o controle dinâmico do tráfego marítimo da China e as capacidades de suporte de emergência.
Ele desempenhará um papel significativo ao garantir de maneira eficaz o transporte harmonioso de mercadorias estratégicas e a segurança de rotas marítimas importantes, garantindo a estabilidade das cadeias de abastecimento de logística marítima internacional, apoiando o desenvolvimento de alta qualidade da indústria naval e salvaguardando os direitos e interesses marítimos da China.
A embarcação se juntou à frota da polícia marítima em Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China, no sábado.
As obras da embarcação foram iniciadas em maio de 2019. Possui comprimento total de 165 metros, boca de 20,6 metros, calado de 9,5 metros e deslocamento total de cerca de 13 mil toneladas. Tem uma autonomia de pelo menos 10.000 milhas náuticas a uma velocidade de 16 nós. Tem uma velocidade máxima de mais de 25 nós.
A embarcação foi projetada para operar em mar aberto, muito além da região costeira, com no máximo 90 dias sem ser reabastecido com combustível e alimentos.
Ele também tem um convés de voo e um centro de dados equipado com sistemas de comunicação por satélite, incluindo o Sistema de Navegação por Satélite Beidou da China, para monitorar e dar alertas antecipados, processar informações e comandar e regular de forma abrangente no mar.
Conheça o Haixun 09 por dentro
FONTE: Global Times
Porcamente fazemos de 500 toneladas.
Gloriosa Marinha.
Que Deus nós proteja.
Aliás, não fazemos.
Que Deus nós proteja e ao projeto SUBNUC.
Futuro sombrio…
Sabem aquele emoji que imita o quadro do Evard Munch, o grito?
Imaginem um bem grande aqui em baixo…
Ou todos são oficiais ou é um cruzeiro para marinheiros.
Impressionante as acomodações.
Já tinha lido noticias que a China buscava melhorar a vida a bordo e as acomodações em razão de atrair pessoal mais qualificado para a PLAN, já que muitos jovens bem instruídos hoje evitam o serviço militar buscando preferencialmente grandes grupos empresariais locais, e aparentemente eles estão mesmo investindo nisso.
Ja fazem alguns anos que a Fincantieri abriu uma filial na China.
.
Desde então, com toda a sua expertise na construção de transatlânticos, tem assessorado a PLA navy em relação a melhores condiçoes de habitabilidade em seus navios, bem como construindo o primeiro navio de cruzeiro chinês, que deve ser lançado até o final do ano.
Interessante não sabia desse assessoramento da Fincantieri, expertise para dar mais qualidade eles tem de sobra.
Também fiquei interessado sobre o navio de cruzeiro, e não imaginava que os chineses não tinham nenhum desses construido localmente, ainda mais vendo como é pungente seu setor de construção naval.
Sim.
.
Inclusive a nova classe de fragatas Constellation, em construção pela Fincantieri nos EUA, também virá com um belo upgrade na habitabilidade.
E por aqui a novela continua com nossos gigantescos patrulhas de 500ton kkkk…
Cada dia que se passa vemos que estamos muito atrás das potências. Chega até ser cômico quando vejo algum BR falando mal de China, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Egito, Turquia…..Até parece que somos muita coisa rsrr..
Desses aí só a China é superpotência, do resto o Brasil é melhor que todos, inclusive tem potencial para igualar e superar China e EUA.
Sério? Japão, Coreia do Sul e Austrália possuem indicadores sociais e econômicos muito mais muito a frente dos nossos, temos que ralar muito pra igualar eles (imagina superar), pra chegar na China e EUA então…
É aí que tá. Esses países aí são o que são, não vão mudar, já o Brasil tem potencial muito acima deles, basta o brasileiro querer.
Amigo esses países não estão estagnados, são nações que investem pesado em pesquisa que exploram novas fronteiras e formas de atuar, investem em inovação e tecnologia. Claro o nosso país tem potencial para ser um player relevante o problema é que não investimos e estamos perdendo o único recurso realmente valioso que é o humano, sem ele não importa quanto potencial hídrico, energético, agrícola ou mineral tenhamos pois não teremos pessoal qualificado para explorar e agregar tecnologia e riqueza, mas ao invés disso temos uma fuga massiva de cérebros e se esse pessoal foge do Brasil quem vai instruir as… Read more »
São países comandados, o Brasil tem potencial para comandar.
Na Australia, nem a sua bandeira é independete da Inglaterra.
No Japão, a palavra ”não” foi substituída por ”sim senhor” ao lidar com os EUA.
Não é isso que quero para o Brasil.
Coreia do sul me parece o país mais admirável desses aí depois da China.
Muito triste que os coreanos ainda estejam divididos.
Você deve ser algum alienígena de um planeta bem atrasado.
Choremos.
Falando em patrulha de 500ton o Maracanã não estava finalmente quase pronto e seria entregue esse ano?
Novembro já está ai e até agora nada…
Não tem como não ficar impressionado. Queria um Brasil assim.
No texto diz que ele vai ser um “Navio Comando” para as Patrulhas Marítimas.
Alguma outra Guarda Costeira no mundo tem algo parecido com isso?
O tamanho do “bicho” que chama atenção.
Ele desloca praticamente a mesma tonelagem dos Destroyer Type 55, a linha de frente da Marinha Chinesa.
E o luxo?
Nem parece um navio militar.
Por tamanho a guarda costeira japonesa tem a classe Shikishima que tem deslocamento parecido (um pouco inferior 9300T), são 4 em operação e mais um em construção, o interessante dessa classe japonesa é que foram construidos para operar dois helicópteros orgânicos, o que amplia muito sua capacidade de patrulha.
Mas não sei dizer se a forma de atuar é a mesma como um navio comando ou não.
O conforto a bordo chama atenção.
Navio sensacional, realmente imponente para um navio patrulha.
As vezes me pergunto se algum membro do alto escalão da MB lê o blog, se ele lê deve ficar babando com navios como esse.
Isto é um navio de cruzeiro.
Qual será a sua função? Acompanhar os navios de pesca?
Especialmente quando estes estiverem no Atlântico Sul…
Navio imenso e imponente ,mas armado só com canhões d’água?
Uma das funções provavelmente é intimidar as pequenas guardas costeiras da vizinhança e às embarcações estrangeiras. São sempre mais frequentes os relatos de escaramuças e o tamanho do navio já desencoraja a confrontaçao, poucas guardas costeiras teriam a coragem e navios para abalroar um gigante desse. Não precisam nem atirar , só atropelar ou ameaçar que as demais irão se afastar dos limites disputados nessas águas.
Putz, que exagero ei…
To achando que vi até uma Academia completinha ali.
Gostei da bandeira da PLA Navy na lateral, uma mensagem inequívoca de alerta para os invasores saqueadores do ocidente.
Meu Deus….a cada dia vc fica pior……
Prezado Zeus.
Pois é.
Estou curioso para saber como é a vida dos ‘escravos’ chineses que trabalham em suas empresas.
O que eu sei que é o maior mercado da Mercedes, Audi, BMW, Gucci, Paco Rabanne etc. no Mundo.
Não concordo em nada que você escreveu
Não tem pé nem cabeça o q ele escreveu, é outro mundo, ele estva em matrix quando escreveu tanta asneira.
Eita, onde foi que vc tomou dessa?
Pode ser no Google:
Coloque na pesquisa ‘China’ ‘prosperidade’ ‘comum’
Aparecerão dezenas de artigos.
Mas, já pode começar com esse:
https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/10/24/prosperidade-comum-a-doutrina-igualitaria-que-avanca-na-china-e-impacta-o-mundo.htm
Por décadas era sabido, Deng Xiaoping mesmo disse que fazia parte do jogo alguns chineses ficarem mais ”ricos” primeiros que os outros, muita gente esqueceu isso principalmente aqueles que de fato ficaram ricos (pegue Jack Ma) por exemplo, mas o governo chinês nunca abandonou essa filosofia, apenas esperou o momento certo para aparecer e dizer ”Acabou a festa, a partir de agora a riqueza daqueles que ficaram mais ricos terá de ser dividida com aqueles que ainda estão lá baixo, se você não aceitar, você terá problemas, e é muito melhor você dividir um pouco do seu dinheiro(você vai continuar… Read more »
É o que eles chamam de ‘prosperidade comum’ ou ‘compartilhada’.
Isso cria o melhor dos mundos.
Estimula ainda os mais ricos a investir e prosperar e o ‘excesso’ é compartilhado com a sociedade.
Política corretíssima.
Devo lembrar que alguns países estão começando a pesar nisso, taxar mais grandes fortunas e grandes empresas..
Inclusive os EUA.
Sem querer me estender, mas lá é tão bom que basta perguntar pra qualquer pessoa do planeta: Vc prefere morar na China ou nos EUA? Fecha a cortina…
Amigo meu morou 15 anos na China, já relatei isso aqui, realmente tem super-ricos lá, tem bilionários sim, cidades inteiras vivendo numa opulência inacreditável, mas só algumas cidades, o interior é paupérrimo, o governo controla tudo, absolutamente tudo, não há liberdade, pessoas “somem” quando fazem algo errado, tudo é vigiado, redes sociais não existem e existem campos de reeducação ideológica, enfim, tem tudo de ruim e pior da Humanidade, mas a parte rica é sensacional. Quem quiser ir morar lá pode ir.
Prezado Zeus
Enquanto isso, em terras tupiniquins, o PR de plantão, zurra aos quatro ventos:
Eu? Taxar fortunas? Nunca! É crime ser rico?
“Taxar grandes fortunas é um absurdo!” Disse Crivinelson, que trabalha como entregador de app e mora de favor com uma tia pensionista do INSS.
Bem Isso……
Otto Lima
Quem sabe, um dia, ele chegue ‘lá’.
kkkk
nenhum problema em taxar grandes fortunas. Isto parece ser moralmente correto. O problema é que vc tem de combinar com os outros 177 países. Do contrario, o dinheiro saira do país e ira para os USA, Jersei, China, Alemanha, suíça, Angola, Nibia, etc…o dinheiro nao tem fronteira e migra onde será mais remunerado. Foi assim que o mundo ergueu a China…
O posto ipiranga (GUEDES) que depositou 9 milhoes de dolares a 3 reias em paraiso fiscal e hoje com sua politica monetária os 9 milhoes de dólares vale 54 milhoes de reais vai querer taxação de grandes fortunas kkkk !!!!
A raposa tomando conta do galinheiro !!!
O brasil nao é para amadores !!!!
Não devemos esquecer as recentes gravações mostrando um dos maiores banqueiros do País aconselhando o BC.
Por isso a tão propalada ‘independência’ do BC.
Muito menos para detratores.
Obama e Bruce Springsteen deram uma entrevista à 6 jornalistas. Um desses 6 foi o Estadão. Da uma olhada na abordagem do Obama. Na dificuldade de fazer a elite norte-americana compreender que uma economia não inclusiva que discrimina crianças, jovens, pobres e não brancos tem sido fatal para o capitalismo. Investir em saúde e educação para criar mercados de consumo. Investir em infraestrutura para construírem hospitais e serviços públicos. Não querem. A mesma elite que aqui diz que escola é pra rico e que pobre nasceu e deve morrer na enxada. Longo prazo? Querem plantar para colher amanhã. Parece que… Read more »
Sem contar que a China faz jogo duríssimo com seus empresários.
Fez coisa errada?
Tem de pagar.
Mesmo que sejam bilionários.
https://oglobo.globo.com/economia/do-proprio-bolso-china-pede-que-fundador-da-evergrande-pague-divida-com-sua-fortuna-25251974
Aqui o sujeito manda o dinheiro pro exterior, frauda o processo judicial, suborna o fiscal e vive rico e feliz para sempre.
Ele algumas de suas próximas gerações.
Muito interessante essa perspectiva.
Basicamente pelo que posso entender, é a busca de um modelo que visa uma integração do bem estar social com o mercado que essas demandas de inclusão vão gerar.
Isso remete bastante aos países nórdicos que mesmo sendo economias amplamente abertas investem pesado em políticas sociais e no bem estar coletivo.
Uma corrente. Se você parte os elos fica mais difícil puxar o desenvolvimento da sociedade.
Escola trazendo professores, pesquisa, empregos, construções, inovações, mudanças, alunos, financiamentos, mais mudanças.
Serviços sociais ofertando empregos não formais.
Postos de saúde cuidando das pessoas antes que adoeçam.
Mas não querem.
Eu tb estou curioso para saber como vive o operário que construiu esse navio…..ou o operário de qualquer indústria da china…..
Esse navio é muito mais propaganda do “grande modelo de triunfo” chinês do que um navio patrulha de verdade.
Quanto aos caros produtos de marcas famosas ocidentais que vc citou, icones do capitalismo, mostra que esse mesmo capitalismo tb cresce na china…….até chinês sabe o que é bom…
Mais fácil gostar e usar. Quem quer saber de tranqueira?
O que eu sei é o salário médio do operário chinês já ultrapassou o brasileiro há algum tempo.
E lá é ‘médio’ mesmo.
Não há muita disparidade de renda.
Isso foi em 2016.
operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/46497/em-11-anos-salario-na-china-mais-do-que-dobra-e-supera-valor-pago-a-trabalhador-no-brasil
Outra coisa importante é, um chinês compra muito mais com 5 yuan na China do que um brasileiro compra com 5 reais aqui no Brasil. Por que? Várias razões, uma delas é por conta da absurda carga tributária e também porque não produz quase nada localmente.
Inveja…inveja…inveja…
Boa noite,
Uma curiosidade. Já esteve na China?
Ô gente boa, na China se não trabalhar não come, enquanto aqui no Brasil…
Com todo este tamanho, dificil é acreditar que irá se restringir a operação litoranea.
Da mesma forma, uma planta similar ao Makassar poderia se aproximar bem dele
congratulações mestre, isso não é um navio patrulha, isso é um navio de diplomacia, imagino um acidente maritimo de um dos paises vizinho, tendo as vítimas atendimento ambulatorial, acolhimento padrão “iate”, desgustando uma prato quente, ou as visitas de cortesia nos portos, quem vai reclamar? rsrsrsr
Não combinaria conosco.
Rapaz, isso não é patrulheiro, é super iate-hotel! Mais luxo que muita mansão por ai.
E nem tem que pagar IPTU.
Morava tranquilo.
Tá explicado por que um navio patrulha oceânico tem 13 mil toneladas…
QUE NAVIO SHOW !
Bora falar com os chineses ver o preço de um desses pra ser navio escola
Pera aí !!!
Isso é um NaPoc ou um Spa ?! ???
Navio espetacular.
Não sei porque não ficamos de bem com esses italianos.
Pelas imagens internas, parece mais um transatlântico! Não notei lançadores de mísseis nem canhões, nem mesmo um de 57mm. Deve ter metralhadoras mas, como que um navio desse desse tamanho e deslocamento vai patrulhar o oceano sem ter um armamento mais pesado?
Patrulha marítima. Não é navio de guerra. Não leva pintura cinza. As faixas vermelhas e azuis indicam tratar-se de um navio civil…embora possa levar alguma arma para autodefesa.
Em caso de guerra pode ser usado no engajamento. Mas não foi construído para combater. No máximo um link de dados.
Não existe navio patrulha desarmado. Se ele abordar um tráfego irregular, como ele irá abordar ou fazer o ilícito mudar de rota? Ao menos um canhão de 30 ou 35 mm precisa ter….
Combina com o discurso chinês. Não querem guerra.
Vigilância, alerta, antecipação. Dotado de sistemas gerenciados com satélites.
Nessa mão a guerra. Na outra mão um belo navio.
Um navio desse tamanho…linkado com polícia, satélites, navios de guerra, que ilícito irá desafiar um navio desses?
A China é suprema na região, nenhuma marinha ou embarcação de outro país dali irá desafiar esse monstro, se desafiar, nem precisa atirar, é só passar por cima e ponto final.
É….os “escravos” da China parece que são bem tratados, inclusive à bordo de seus navios de guerra. Se a maioria de seus navios de guerra é assim… então essa estória de miséria e escravidão na China é uma grande mentira. Escravidão na verdade acontece por aqui. As guarnições daqui são jogadas em verdadeiros porões.
Escravidão e miséria é aqui no Brasil, onde milhões de pessoas catam moedas para comprar osso de boi ou cabeça de peixe, enquanto oficiais das Forças Armadas se fartam de picanha, cerveja e leite condensado.
Lembra do fica em casa e a economia a gente vê depois.
Vc quervo pagamento a crédito ou debito?
Outros países fecharam mais forte e mais tempo e estão bem melhor economicamente. Essa desculpa não cola. Nossa economia vai mal pelos nossos governantes, tantos os atuais como os do passado recente.
Isso sim é um navio patrulha de vergonha e classe !
Impressionante
Toilet melhor d q de muita residência…rsrsrs
Banheiro igual ao do Íbis.
Todo mundo aqui (me incluo no grupo), enaltecendo o navio, a PLA Navy , por conta do altíssimo padrão de conforto do patrulheiro de 10kton.
.
Blz.
.
A pergunta que não quer calar : Se fosse a MB a implantar um navio nesse padrão, quais seriam os comentários ? .
.
Arriscaria dizer que seriam os velhos e batidos : Absurdo, salmão, lagosta , leite condensado (rsssss), iate de luxo para o Almirantado, etc…..
.
É ou não é ?
Não vejo todas as criticas como negativas, claro uma critica sem motivos só pelo fato de criticar não constrói nada .
Quanto ao cenário de ser a MB implantar uma embarcação desse padrão a resposta ia ser depende, se a MB no hipotético cenário tivesse sua frota em estado satisfatório de números, capacidade bélica e disponibilidade, da minha parte seria só elogios por avançar na habitabilidade e conforto.
Agora num estado onde os meios principais estão defasados, obsoletos, com pouco valor militar ou até mesmo parados gastar os parcos recursos num desses a meu ver seria sim digno de criticas.
falou tudo
Sem dúvida. Esse navio como consequência seria ótimo. Elogiável.
Como demonstração de vaidade…
é sim….o Brasileiro é um degredado espiritual que maldiz a terra atual e admira os paraisos perdidos que deixou lá fora…
Sim. Na opinião do Brasileiro este luxo cabe apenas na casa dos almirantes.
Rapaz, isso é um cruzeiro?? Dá até pra tirar umas férias nesse navio. haha
Pelo que andei lendo sobre o navio, ele não tem armas ofensivas, mas conta com um hangar para um helicoptero Harbin Z-9 e duas lanchas rápidas.
o Haixun 09 também foi construído para servir como uma embarcação de comando e controle (C&C) para respostas de emergência que envolvem múltiplas plataformas. O casco foi construído para resistir a condições desafiadoras em todos os ambientes marítimos, exceto nas regiões polares.
A China sempre inovando.
Nós (MB) regredindo, em vez de re3ver seus conceitos, e projetos, para no futuro voltarmos a ter uma Marinha de persuasão, de respeito e de fato, defenda nosso litoral e soberania, na Amazônia Azul.
Eh um transatlântico, não vi armamento, vai servir bem como alvo!