Jatos F-35B italianos pousam no porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Marinha Real no Mediterrâneo
Caças F-35B italianos pousaram ontem a bordo do HMS Queen Elizabeth da Marinha Real Britânica.
Na mesma ocasião, caças F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pousaram no convés do porta-aviões ITS Cavour da Marina Militare italiana.
Foi a primeira vez que aviões de três países diferentes operaram no mesmo navio-aeródromo.
A nau capitânia da Marinha Real está atualmente no Mediterrâneo, após os meses na região do Indo-Pacífico, como parte de seu desdobramento global.
Enquanto se dirige para o oeste de volta ao Reino Unido, o navio continua seu programa de trabalho com nações aliadas e parceiros.
O ministério da defesa italiano compartilhou imagens de vídeo de um F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA embarcado a bordo do HMS Queen Elizabeth pousando no ITS Cavour durante o exercício.
“O fato de que F-35Bs americanos, italianos e britânicos poderem voar de e para os conveses uns dos outros oferece agilidade tática e vantagem estratégica para a OTAN”, disse o Comodoro da Marinha Real Steve Moorhouse, Comandante do UK Carrier Strike Group.
No início de seu desdobramento, o HMS Queen Elizabeth e seus jatos treinaram com o USS Carl Vinson Carrier Strike Group e sua ala aérea no Oceano Pacífico, que inclui a variante tradicional de porta-aviões, F-35C – lançado por catapulta.
Ma che bella machinna!!
Interessante notar o F-35B da Aeronautica Militare nas imagens.
.
Tanto a Royal Air Force quanto Aeronautica Militare tem o F-35B e operam essas aeronaves a bordo dos navios das Marinhas de seus respectivos países. Agora, existe a integração em nível OTAN.
.
Operadores de F-35B presentes:
USMC
Royal Air Force
Royal Navy
Aeronautica Militare
Marina Militare
isso prq o F35 é uma grande porcaria, um total desastre e um projeto fracassado. Imagine se fosse razoável…
O Japão ainda não o opera?
Na semana passada não caiu no Mediterrâneo um dos F-35B da RAF operando no Queen Elizabeth, ou estou enganado?
Caiu, mas o piloto passa bem. Segundo o Reino Unido o acidente ocorreu logo após a decolagem. Agora os britânicos e americanos estão tentando resgatar os destroços antes dos russos.
Saiu boato na Internet que esqueceram tirar capa da turbina ou no lançamento turbina engoliu uma destas capas. Se não parou de operar , leva a crer que foi falha operacional. Mais provavel e que a turbina sugou algo decolagem.
Muito interessante essa interoperabilidade. E o F-35B, é Perna curta ou da pro gasto?
Interessante a capacidade de decolar sem catapulta.