Forças navais dinamarquesas matam 4 piratas no Golfo da Guiné
Pelo Comando de Defesa Dinamarquês
“Na quarta-feira, 24 de novembro, a tripulação da fragata HDMS Esbern Snare (F342) da classe “Absalon” respondeu a relatos de um aumento do risco de pirataria nas águas ao sul da Nigéria.
O navio partiu naquela direção e enviou o helicóptero orgânico Seahawk com antecedência para observar. O helicóptero encontrou uma lancha em alta velocidade com oito homens suspeitos a bordo à tarde, em uma área com vários navios mercantes.
A bordo do embarcação, a tripulação do helicóptero pôde ver uma série de ferramentas associadas à pirataria, incluindo escadas.
Sem reação
Durante à noite, a Esbern Snare esteve perto o suficiente para enviar o Frogman Corps em seus velozes barcos RHIB para abordar a embarcação pirata. A Esbern Snare sinalizou aos piratas para detê-los, com o objetivo de os soldados dinamarqueses pudessem fazer a abordagem.
Enquanto os piratas não reagiram, as forças dinamarquesas dispararam tiros de advertência, conforme seus poderes. Os piratas então abriram fogo diretamente contra os soldados dinamarqueses. Os soldados dinamarqueses reagiram em legítima defesa e responderam ao fogo dos piratas.
Seguiu-se um breve tiroteio. Nenhum soldado dinamarquês ficou ferido, mas cinco piratas foram atingidos. Quatro dos piratas morreram. Um ficou ferido.
Detido a bordo
Após o tiroteio, a embarcação pirata afundou. Os oito piratas foram levados a bordo da fragata Esbern Snare, onde um homem ferido foi tratado por seus ferimentos.
O grupo de trabalho interministerial tratará do que deve acontecer aos piratas.”
Comentário
O incidente envolvendo a Marinha Real Dinamarquesa e a morte de 4 piratas representa um marco importante na evolução da pirataria no Golfo da Guiné. Embora seja uma consequência lógica do desdobramento das Forças Navais para proteger a navegação comercial contra a ameaça de roubo e sequestro, esta é a primeira vez em que suspeitos de pirataria foram mortos por um navio de Marinha internacional operando na região.
A Marinha Real Dinamarquesa é uma força marítima formidável e altamente treinada que, segundo consta, agiu em legítima defesa ao tentar interditar uma embarcação suspeita.
A curto prazo, os piratas que continuam a visar os navios comerciais que operam no Golfo da Guiné não deverão ser significativamente dissuadidos de conduzir tais operações no futuro como resultado desta atividade. No entanto, este incidente mostra a intenção do governo dinamarquês de ter um impacto de fiscalização na região sob o seu mandato soberano.
A presença de uma coalizão naval multinacional é necessária há muito tempo no Golfo da Guiné, tanto para apoiar os esforços de combate à pirataria dos estados litorâneos quanto para fornecer um programa coordenado e sustentado de combate à pirataria em longo prazo.
O CMP da UE continua em fase piloto e, atualmente, os Estados individuais continuam a fornecer a espinha dorsal da presença naval internacional em toda a região. O recente incidente envolvendo a Marinha Real Dinamarquesa destaca a necessidade de uma presença naval sustentada e a eficácia do desdobramento dessas forças.
FONTE: Dryad Global
Fosse aqui, e nos EUA, já haveria gritaria. Alguém iria querer denunciar para algum Tribunal Internacional. Haveria protestos, quebra-quebra. Jornais mostrariam pessoas inocentes em protesto sendo agredidas pela policia. O Presidente Biden diria que está indignado e que é necessário desmantelar não são as policias como as FFAA no Mundo todo. Já o nosso faria sinal de arminha, como isso representasse alguma coisa. Daqui a quinhentos anos algum historiador chinês, em entrevista para alguma rede de TV, falando de seu célebre livro Ascenção e Queda dos Grandes Impérios, dirá que o marco da queda do cultura ocidental se deu no… Read more »
Com certeza!
Na verdade vc veria um monte gente se perguntado pq tem um navio da Marinha na casa do kct e não aqui na costa patrulhando a costa….
Estão protegendo os navios deles. Dinamarqueses.
O navio não pertencia a nenhuma coalizão, estava em missão nacional unilateral (como você escreveu) mas na matéria (redigida pra dar ares de legitimidade internacional consensual) parece uma grande operação. A Companhia da Índias (Oriental ou Ocidental, não lembro mais) era a financiadora e protegida da Marinha Real. O mundo gira, gira, mas volta sempre à mesma desfaçatez sob pretexto. Há algo de podre no reino da Dinamarca?
Vc está misturando Holanda com Dinamarca. Volte duas casas e retome as aulas de história.
Eu, né, seu desonesto biltre? Onde eu referi que as companhias de comércio inglesas ou holandesas eram da Dinamarca? Me referi a que o mundo esqueceu do nexo feio entre armas e comércio, primeiro no colonialismo e depois no imperialismo. Vou parar por aqui, porque estou agastado contigo, moleque!
Tá não! Repare bem no que ele escreveu amigo, o que mais acontece aqui no blog é confusão por erros de interpretação. Peace please.
Os Estados Unidos da América como pátria valoriza demais seus cidadãos, apenas um único cidadão estadunidense pra eles vale mais do que centenas de cidadãos de qualquer outro lugar. O sentimento patriota deles e de valorização ao cidadão é absurdamente diferente do nosso. Um exemplo que ilustra muito bem isso é o caso do “acidente” da Gol 1907…
Valorizam muito seus cidadãos. Que o diga a operação “Eagle Claw”.
Vacilo do governo em liberar aqueles dois assassinos para voltarem aos EUA.
Sábias palavras. Acertou na mosca!!!!
Para os piratas, morrer é risco ocupacional.
Se não, mudam de profissão…
Tinham que chamar esses dinamarqueses para dar uma passadinha no Rio Madeira.
Ia ser uma festa.
A ação não se da só no rio madeira, este caso chamou atenção da mídia devvido a concentração da barcos.
Pois é.
A foto das balsas ilegais enfileiradas é inacreditável.
Não é crível que o Governo Federal não soubesse dessa arregimentação gigantesca.
E não é aceitável que esse mesmo Governo anuncie uma ‘ação’ da PF, dando chance para que essas balsas pudessem se dispersar.
Garimpeiros arriscam a vida prá sobreviver . . . HERÓIS !
Se o garimpo é ilegal, então, necessariamente, estão contra as leis.
E quem está contra a lei é BANDIDO.
Há quem pensa diferente.
Onde assino? Bandido é bandido !!!!
Primeira vez que dou um positivo em comentário dele.
Em fevereiro de 2020, o então Ministro da Justiça endossou um projeto de lei, facilitando a ação de garimpeiro em terras indígenas. O Projeto de Lei também foi assinado pelo Min das Minas e Energia Esse projeto foi considerado inconstitucional pelo MPF. Segue texto de nota publicada pelo MPF. “A apresentação do PL 191/2020 e as manifestações de apoio ao garimpo emanadas de algumas autoridades explicam, ao menos em parte, o crescimento dessa atividade ilegal em terras indígenas, o que ameaça comunidades indígenas próximas às áreas de garimpo”. Hoje, o então Ministro da Justiça mencionado acima é candidato à Presidência… Read more »
Isso é só a ponto do iceberg. A mineração da Amazônia bateu recorde de desmate nos últimos anos, segundo levantamentos do Deter/Inpe, e toda essa exploração de hoje vem sendo encabeçada não pela atividade do garimpo ilegal mas justamente pela a atividade das gigantes da mineração multinacionais. A mineração na Amazônia não é nenhuma novidade. Os depósitos da Vale na mina gigante de Carajás foram descobertos nos anos 60. Mas os investimentos atuais têm uma escala bem maior que antes. E a indústria deve fazer mais avanços, agora que foi criada uma lei que permiti a mineração em terras indígenas.… Read more »
A atividade mineradora emprega bastante. O que não há no Brasil é capacitação e competência das empresas nacionais e da mão de obra local.
Neste pais basta uma empresa estrangeira produzir aqui que é considerada “indústria brazileira”…não é pois a remessa dos lucros vai tudo para as suas matrizes no exterior...as riquezas das multinacionais vão em grande parte para seu pais de origem e multinacionais e produtos estrangeiros sufocam o empreendedor local…praticamente todas as grandes empresas deste pais sejam do ramo de alimentos, tecnologia ou telefonia são provenientes do capital alienígena…empresas que geraram milhões de subempregos além de terem monopolizado o mercado entre si…
Exatamente. E essa equiparação se deu no governo do intelectual FHC.
A desse tipo, só emprega bandido.
Salvo raríssimas exceções (se houver).
Hoje, o Estadão divulgou conversas deles em que planejam emboscar as forças policiais e a fiscalização.
Segue um trecho:
“Meu amigo, se você for contar, tem mais garimpeiro que polícia em todo canto, entendeu? Se vocês ficarem entocados dentro de uma mata dessa aí, um lá na ponta, outro aqui. Se eles começarem, vocês largam bala, entendeu? Deixa a balsa bem pertinho da beira e larga bala”, disse um dos garimpeiros, segundo a publicação.”
Felizmente, a operação policial teve início nessa madrugada e algumas balsas foram apreendidas e o material queimado.
sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,operacao-contra-garimpo-no-rio-madeira-tem-inicio-com-apreensao-de-15-balsas,70003910478
Mineração não é atividade intensiva em mão-de-obra. Exceto a feita de forma primitiva e de baixa produtividade.
O empresário que se diz brasileiro, não está preocupado com o Brasil.
Ele quer enriquecer rapidamente, não importando os métodos utilizados e ir morar em Miami.
Todo empresário deseja ir viver em Miami. Qualquer empresário está preocupado com a própria empresa.
Do muuunnndo.
Se político não está nem aí para o BRASIL, imagina a maioria dos empresários…
Vai ser sempre colonia.
Pois é. Tem gente grande. Muito grande.
Garimpeiro por conta…raia miúda…meia dúzia.
Diz-me com quem andas…
Isso é igual ao trafico de drogas, o maior beneficiário mora em apartamentos de altíssimo padrão, com vista para o mar.
O tráfico é uma vertente do crime. O crime é uma atividade.
Lembro de umas matérias acho que no Estadão ou na Folha lá nos anos 1980 ou 1990 sobre a rotina e a profissionalização do crime.
Exige empenho, treinamento, foco, competência, talento.
O crime tá na moda.
Eu anunciaria com 30 dias de antecedência, para quando lá chega-se não tivesse ninguém. E se identifica-se gente ainda, adiaria. Envitaria risco de confronto e tiroteio. E não viraria um Pantojas. Que todo mundo sabe que no Brasik, nos EUA também, bandido é vítima.
Concordo com vc e o presidente do executivo, se não foi informado deveria demitir a todos os que sabiam e não informaram, se ele sabia, deveria ser punido exemplarmente
Prezado Saldanha
SDS tricolores.
Tem que ter presença. Tem que ocupar. Não adianta desfilar.
Com certeza todos esses garimpeiros estão armados. Caberia à policia federal intervir.
Rola de tudo lá.
Até o General Mourão desconfia da presença de traficantes.
Sabe-se que em áreas de garimpo, de corte ilegal de madeira, de latifúndios irregulares temos a ‘Lei da Selva’.
Ali na favela do joão, da beira mar…….
A motivação é sempre a mesma. Óleo. Ouro. Containers.
95% dos sequestros havidos no mar praticados por piratas ocorreram naquela região. Em 2020.
A F342 está lá respondendo a pressão da dinamarquesa Maersk, maior transportadora.
Existem movimentos para ocuparem aquelas rotas como resposta aos ataques dos piratas. Ocuparem militarmente.
Marinha de Guerra serve essencialmente para isso, defender a Marinha Mercante do país.
Sim.
Lembro uma matéria do PN…sobre o assunto…que a Maersk botou grana nas Absalon. Cada um que defenda o que é seu.
Então estamos com um grande problema.
Nosso problema é lá na Foz do Amazonas, Para, Maranhão. Tem base lá…Val de Cães.
Ação pontual, são riscos patrimoniais e de vidas
Pontual sei não. Aquilo está alargando.
Prezado Zeus. Não querem acabar com isso como não querem acabar com a fome, a falta de saneamento, de escolas e etc. Ou será que vc acha que quando belgas e americanos ajudaram a depor e matar Patrice Lumumba (por ex.) estavam preocupados com o bem estar das populações congolesas? Querem é ir no País dos outros para saquear e matar e depois posar de países democráticos e desenvolvidos. Por isso já afirmei aqui mais de uma vez. Que venham os chineses. Que mudem esse estado de coisas, porque, até agora, só tomamos ferro. E está piorando, visto que até… Read more »
Historinhas. Está piorando por todo o lado. Tu achas que a grana que a China mete na expansão militar não faz falta para atender as demandas de 1,5 bilhões de habitantes? Tu achas que a resistência alemã a guerra é motivada por? É motivada pela falta que a grana faz para dar emprego aos alemães. Eles aprenderam e viveram a miséria. Esteves foi procurar um studio. Encontrou. O menino é filho de alemães. A irmã vive na Alemanha trabalhando na Alemanha com visto. O professor dono do Studio pediu visto para ir. É bem formado. Tem especialização. Visto negado. Essa… Read more »
Acho que não faz falta para a China.
Eles têm mais que o suficiente para isso.
Agora, como vc me explica um País com quase 1,5 bilhão em que as pessoas não passam fome, todos têm acesso a saúde, educação e habitação enquanto nos EUA (330 mi de hab) e Brasil (220 mi) a fome está campeando?
Dê-me uma explicação racional para isso.
Não é possível q vc acredita nisso…..
Chega a dar pena….
China
noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/11/24/china-anuncia-erradicacao-da-extrema-pobreza-nos-ultimos-condados-pobres.htm
EUA
A fome que atinge 54 milhões de pessoas nos EUA: ‘Só comparável à Grande Depressão’
bbc.com/portuguese/internacional-55528646
g1.globo.com/economia/noticia/2021/08/13/plano-de-biden-reduz-numero-de-criancas-com-fome-nos-eua-segundo-estudo.ghtml
O noticiário é vasto.
Não. Não. Não.
Não 3 vezes. Eles convivem com a fome, existem milhões sem acesso à educação, saúde, moradia. Mas…eles estão, historicamente, assentados e acostumados.
A pobreza avança nos EUA? A pandemia escancarou essa realidade. Milhões de famílias vivendo de auxílio. Ou tentando.
Nem ao céu nem a terra, os chineses tem o costume e por politica, levar trabalhadores chineses como mao de obra para as empresas que montam no estrangeiro. Nao sao apenas os executivos
Exato. Foi e tem sido assim na Itália.
Zeus,
Por óbvio. Evidentemente que pirata pede resgate. Como no filme Capitão Philips. Mas eles não são amadores. Pirata tipo Errol Flynn foi no cinema. Esses piratas bombeiam óleo em alto mar, derrubam containers na água, mantém navios aprisionados para serem saqueados.
A cobiça naquelas terras é a mesma cobiça de cá. Ouro, pedras, óleo, plantas, recursos naturais de toda ordem. A Nigéria é outro Brasil.
Acabar? Acabar com? Com o crime? Como disse Glasquis 7…Ah Vá!
A solução para a África é mudar de explorador? Troca o Jim das Selvas pelo Xim do Mato?
Leitura obrigatória.
yicaiglobal.com/news/china-africa-trade-swelled-382-to-hit-record-high-in-first-nine-months
Cade a MB, olha a bolinha ali na Costa brasileira. Vê se tem relato Europa, EUA, Japão. MB precisa parar de falar e agir.
Zeus, me perdoe, mas essa sua afirmação: “A solução para a África é aliar-se totalmente à China pois o ocidente…” é simplesmente aterradora. Por acaso vc já esteve na África? Já presenciou a forma de atuação das empresas chinesas por lá? Eu já. (E por alguns anos, diga-se) Então posso lhe afirmar que a China quer tudo da África, menos que ela se liberte de coisa alguma. Só estão lá por matéria prima (petróleo, invariavelmente) e grana. As empresas chinesas que por lá atuam não possuem NENHUMA preocupação com nada, seja segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade, qualificação de mão… Read more »
Vocês são uns anjos se acham que a China não vai fazer rigorosamente a mesma coisa. A única diferença é que não vão se preocupar com justificativas como aliás, já não dão para as ações belicosas que estão tomando no Mar do Sul da China já a algum tempo.
Tem lugares que a vida vale mais!.. Tem lugares que a vida vale menos!.. Tem outros locais onde a vida nada vale!.. Somos nós que colocamos os valores das vidas, das pessoas, dos andantes, dos desgraçados na vida, dos bons, dos maus ou dos bens instruídos? Tudo leva crer que sim… Ou estão nos manipulando e querem a todo preço e custo, um valor pré determinar onde um homem, mulher ou criança tem que custar!… Agregar algum valor!.. Se em certa região morre um, é notícia, se espalha, inflama!.. Tem áreas que é preciso ter uma demanda bem mais alta… Read more »
O que dá legitimidade a história dos dinamarqueses é que metade dos piratas sobreviveu.
Histórias do tipo: “Entraram em confronto e todos os 25 morreram”, não enganam ninguém, fica a dica…
Se deixarem viver alguns, serão alguns para contar história.
Quando não querem histórias…matam todos.
Deus está vendo?
It’s depends.
Ele nunca dorme e dará a cada um segundo seus atos. Isso é motivo de medo para alguns e conforto pra outros
Você deixa sua família em casa sem saber se volta, sobe um morro e é recebido a tiros de fuzil, sobrevive e prende um marginal e pouco tempo depois o juiz o solta, em outro dia você repete todo o processo, repete de novo e de novo e de novo. Nesse meio tempo, você vive em eterna vigilância pois sabe que se for identificado na rua por um deles, automaticamente você será atacado de forma covarde e possivelmente morrerá. Não é o certo a fazer mas chega uma hora em que sua prioridade deixa de ser a prisão e passa… Read more »
Não me oponho a ação norueguesa, cumpre seu papel na defesa do comércio mundial. Irrelevante nosso país que defronte seu litoral, no Atlântico não exerce seu papel com grandeza, se coloca em papel irrelevante, a sua Marinha de Gerra é reflexo de um governo sem inserção nas decisões mundial, sem presença relevante na costa Africana do Atlântico e apenas uma base na Antártica.
Dinamarqueses. Defendendo mercantes dinamarqueses.
A culpa sempre é dos outros. Não é a corrupção, não é a falta de educação, não é, como dizia um outro, falta de vontade política.
É como aqui: é culpa dos outros países que não querem nos deixar virar super potência, ou, culpa da sociedade.
Claro que a culpa é dos Europeus, e também são os Europeus que poluem a China, onde nas grandes cidades, tem dias que um chinês não vê um palmo á frente dos olhos, porque as empresas que poluem muito lá, são as Europeias.
Tenho uma profunda admiração pela classe Absalon. Ela é um projeto que materiali,a em muito as alternativas de conceito que defendo a anos para a MB. São de construção quase civil, propulsão exclusiva a diesel e grandes o suficiente para atender uma ampla modularidade de missões
Funcionam desde como pequenos anfíbios podendo carregar até 7 MBTs ou dezenas de outros veículos, dois helicóptero grandes, funciona como navio hospital, NapaOc (exemplo da matéria em pauta) ou como fragata auxiliar pois pode levar um bom armamento a bordo com suas 6500 toneladas
Também pode funcionar como um pequeno navio de comando
A necessidade é a mãe das doutrinas.
A joia dinamarquesa
https://www.youtube.com/watch?v=uGUPJ0BwafU
São bacanas.
https://www.naval.com.br/blog/2014/03/16/navios-de-apoio-de-combate-classe-absalon/
Qual o preço? consta 225 milhões de dolares por navio no wikipédia.
Houveram debates aqui. Acho difícil conhecer o valor de aquisição ou o valor do custo de produção (quem conta mentira conta) porque houve aporte da Maersk no projeto e na execução.
Um dos motivos de terem limitado a 2. Dinheiro tem dono.
Elas parecem-me embuçadas nas nossas doutrinas. Tapam várias necessidades.
Carvalho,
Concordo!
Esse era um navio que eu gostaria de ver na MB. Umas 12 tava de bom tamanho 😉
Se construirem carecas, servem como Anfibios e NapaOc, não precisam nem do milenium….bastaria o bofors 40 mm….depois colocam o 76mm e os exocets….misseis anti aereos podriam ser comprados para os fuzileiros e caso necessario serem embarcados naquele vão em que originalmente vão os lançadores…
Ou seja voce pode configugara-las aos poucos sem qualquer desperdicio
“…pode configura-las aos poucos sem qualquer desperdício….” Uma consideração relevante. Seria um belíssima aquisição, acredito que os dinamarquesa estariam mais afeitos a transferência de tecnologia que os alemães e financiamento facilitado.
Malditos europeus imperialistas.
Go Vikings!!!
“Após o tiroteio, a embarcação pirata afundou. Os oito piratas foram levados a bordo da fragata Esbern Snare, onde um homem ferido foi tratado por seus ferimentos.
O grupo de trabalho interministerial tratará do que deve acontecer aos piratas.”
Deixá-los no mar certamente seria uma opção mais barata do que levá-los a justiça…
Independente de qualquer coisa, quem pega em armas com intenção de utilizá-las corre o risco de levar chumbo vindo do outro lado.
É sempre melhor atirar primeiro. Mas em uma situação dessas que envolve resposta…manda bala até serenar.
??????
Imagina se fosse a US Navy sentando o aço nos piratas? Ah, mas quando foi, mesmo, a última vez que a US Navy teve de trucidar pé-de-chinelo num bote solitário que ousasse disparar contra abordagem? Será que a operação foi bem pensada, mesmo? Não, não, foi bem pensada, sim: militares são gente confiável e competente, ainda mais vindos da civilizada europa setentrional.
Um monte de recursos não letais pra usar nos botes mercantes, não é nem nas lindas e mortais chalupas dinamarquesas:
https://www.marineinsight.com/marine-piracy-marine/18-anti-piracy-weapons-for-ships-to-fight-pirates/
Mas o pior, mesmo, é a propaganda da violência esmagadora como solução pro problema de segurança numa rota bem secundária (bem ao contrário da rota que passa perto da Somália) do comércio mundial. Quem perguntou o que a dona Nigéria e toda aquela coroa de terras ao redor do golfo (junto com as impolutas e esnobes nações importadoras) têm feito pra conter a pirataria? É na bala, mesmo, ou a inteligência resolveria melhor, mais dignamente? Tempos de brucutus…
Teve algo parecido publicado. Arames, cercas, apitos, canhões d’água, armas sonoras, luzes, sogras, imagens do OC pelado fugindo…não pegam esse sujeito…mais parece um predicado. O que funciona é bala. Tem pirataria e tem crimes naquelas águas…o crime não está distante da grana. A Nigéria é top 20. Se procurares por ataques contra petroleiros (aqui também há) irás descobrir transferências de óleo no mar como fazem na Baía da Guanabara. Bem aqui. Ou como fazem em Duque de Caxias por terra. Aquela favela que mostram na TV. De um lado a Giovanni Gronchi e seus condomínios piscineiros. Do outro lado da… Read more »
Caro Esteves, o capitão Mohammed Fattah escreveu um texto em 2016, disponível em pdf na net, intitulado Piracy in Gulf of Guinea, Causes, Efforts and Solutions. Lá se vê que o problema não é puramente militar e que já existiam instituições multinacionais (africanas, mesmo, com ajuda ocidental) enfrentando. Não é tão simples. P. e., não existe instituição legal pra julgar piratas nem na Nigéria nem na Dinamarca. Assemelhá-los a terroristas, que compram seus roubos, impede que as companhias paguem o resgate de funcionários. Em que guantánamo eles serão jogados? Tudo se parece com o retorno dos desmandos do velho colonialismo/imperialismo.… Read more »
Ha que se ponderar:
– sao produtos do pais de origem, foram produzidos legalmente do outro lado do mundo, com um dono e cliente da carga
– nao estavam em territorio africano
Os piratas nao possuem qualquer correlação de direito sobre containers de produtos ou navios que trafegam da Asia para os demais continentes.
Mestre Carvalho, mas piratas (ladrões e sequestradores violentos e armados) estão operando em águas territoriais ou de uso exclusivo das nações que partilham o golfo. Quando cai avião em nossa zona de resgate, não deixamos pra ninguém fazer o serviço. Soberania é isso, também. Se se permitir operações policiais (aplicando que lei, mesmo?) de militares estrangeiros nas suas águas, sua soberania é falsa. Militar protege navios mercantes em caso de corso em guerra interestatal. Engajamento unilateral sob a égide comercial representa um retrocesso, e mesmo a proteção das SLOC era feita de modo algo consensual no cenário até 2015, digamos.… Read more »
É uma questão de circulação, passagem marítima regulamentada no direito internacional. Não é uma invasão e nem entra na zona do mar territorial. E mesmo que entre em face da circulação, tem autorização do governo tal como qualquer país
Esteves, isso ficou batendo na minha cabeça: favela chique, lindeira de ricaço. Mas favela é só um dos dois modos de vida sob a desigualdade social. O outro modo, mais invisível, mais sórdido, mais comovente, é o cortiço. Se favela é periferia, cortiço é centro: existem mais de 4500 cortiços apenas no bairro da Sé no município de São Paulo. Queimavam favelas, sob Kassab, pra abrir espaço pras operações urbanas previstas no Estatuto das Cidades, mas a vida em favelas consolidadas é, as vezes, mais generosa que a de quem mora em condomínio. O mesmo não acontece em cortiços (tem… Read more »
Balas (em seus diversos calibres) são historicamente os melhores remédios para a doença chamada pirataria. Se funciona pra que mexer?! ?
Grande filme, mas ficção pura e muita mentira pelo meio.
Humanistas são os Iranianos, Norte Coreanos, Chineses e Russos???? Nem com os seus próprios cidadãos, são humanistas, pois em qualquer cimeira que se levante o problema dos direitos cívis nesses países, eles ameaçam logo deixar essa cimeira, e na Europa não vez líderes da oposição desaparecerem, serem envenenados, perseguição dos familiares desses líderes, cientistas que por quererem cumprir a sua obrigação, desaparecem, atletas que quando saiem do país, pedem asilo político, outros não fazem isso, por terem familiares no país de onde queriam fugir, jornalistas que só escrevem, o que esses regimes deixam, pois caso contrário, deixam de existir e… Read more »
Esses navios da classe Absalon, na minha opinião, seriam ideais para a MB, polivalentes, bom porte, modernos, com linhas furtivas e com muito espaço para atualizações e adição de novos armamentos. Sem falar do preço, mais em conta em relação à navios semelhantes.
Tudo indica que eram piratas, tudo bem. Mas não ocorreu flagrande delito, dai foi apenas desconfiança, pois ainda falta confirmar com os apreendidos. Em vez de sair atirando por ai seria bom ter precauções para não cometer algum engano, pois é até natural barcos andarem armados pelo golfo da Guine como proteção. Eu até vi tempos atras no Guaruja um barco particular de recreio, no qual um dos tripulantes desembarcou na prolongação de pedras da praia das Asturias, no embarcadouro de um predio, portando uma pequena metralhadora tipo Uzi.
Atirar nas ribs de abordagem depois dos tiros de advertência não são flagrante delito…tem que soldado morrer e em menor quantidade para ser algo factível para o amigo???
Horas de helicóptero para localizar, deslocar um navio de 6mil toneladas para a interceptação, deslocar as ribs,,,todo este custo de esforço foi um engano?….é ruim hein…não é nem uma questão de desconfiança…é um desejo de não acreditar ou desacreditar
“Atirar nas ribs de abordagem depois dos tiros de advertência não são flagrante delito…”
Não!
Não estou aqui para defender PROVABEIS piratas, mas se um barco de guerra, por exemplo ingles, tentar capturar um pesqueiro brasileiro a 400 milhas de nossa costa, e nesse pesqueiro houvesse resistência armada, você diria que é direito do navio ingles atirar pois custou dinheiro pra caramba para o ingles ir até lá? Ta bom… belo argumento!
Parece que se confirmou que seriam possiveis piratas, aguardemos.
Era Pesqueiro? Era região de piratas? Estava em curso de interceptação das rotas dos mercantes? Estava pescando baleia com fuzis? Tinha escada para subir os contados dos mercantes? Acho que um pesqueiro brasileiro não estaria cheio de homens armados e atirariam em soldados estrangeiros….nem mesmo a poucas milhas da costa Por favor, trabalhador trabalha, é homem de bem, não quer nada de mal a ninguém, quer viver de seu sustento e trabalho…ele ficaria muito chateado de ser confundido com um pirata…ou traficante…ou contrabandista…é por isto que ele jamais mesmo armado, atiraria contra uma força profissional…trabalhador não tem o que temer… Read more »
Inspeção é diferente de capturar…nenhum país captura barco de terceiro fora da lei internacional…a ação foi de Inspeção e advertência com resistência de força, conflagração a real determinação de pirataria dos ocupantes…aí sim a coisa deixa de ser Inspeção….