Fragata Defensora – F41 no Porto de Santos (SP)
A fragata Defensora – F41 está no Porto de Santos (SP). As fotos do post foram feitas pelo amigo Marcelo Rezzara.
A “Deusa”, como é conhecida na Esquadra Brasileira, foi imobilizada desde o primeiro semestre de 2010 e vem sendo submetida a um longo processo de recuperação.
No dia 30 de abril de 2021, após ciclos de reparos, o navio cumpriu a primeira etapa de suas provas de mar, tendo sido verificados os sistemas de propulsão, geração de energia elétrica e governo, dentre outros.
Em 8 de setembro o navio foi submetido à Vistoria de Segurança da Aviação, tendo sido aprovada para Nível III de Operações Aéreas, após 11 anos sem operar com helicópteros.
Pelo tempo transcorrido, acreditamos que navio agora deva estar passando pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA). A aprovação do navio pela CIAsA significará que a Defensora está pronta para operar com outros meios da Esquadra e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas.
A Fragata Defensora, segundo navio da classe “Niterói” (Vosper Mk.10), é também o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, com batismo em 27 de março de 1975, primeira saída para o mar em 1976 e incorporação em 1977.
VÍDEO DO PRÁTICO PREPARANDO-SE PARA EMBARCAR NA DEFENSORA
IMAGENS via Marcelo “Ostra” Lopes, NGB – Navios de Guerra Brasileiros no Facebook.
Mulequinho filho do prático deve ter ficado doido com o vídeo do pai
Achei muito fofo ele ter gravado esse vídeo para o filho.
Linda.
28/11/2021 – domingo, btarde, Esteves, realmente uma linda fragata, entretanto, triste é a mesma ja estar com mais de 40 anos servindo a MB, e, veja, poucos foram os meios que adquirimos (novos) e construimos, para um pais com este imenso litoral, causa tristeza ver o que possuimos de escoltas.
Vovozão, triste não é o fato dela ter mais de 40 anos. Triste é ter gasto 30% de sua vida em “manutenção”, nesse PMG estendido de 11 anos. E ficou parada esse tempo todo, por algo muito simples: falta de verba para colocá-la em operação.
E ainda temos diversos outros meios “encostados” por falta de verba, como os 2 submarinos tupi (IKL).
E ainda tem ingênuos que acreditam que a MB vai conseguir operar SUbNuc…
Sim vai operá-lo, por 50 anos!
25 dos quais, no cais.
Olá Satyricon. Acho que é preciso avaliar com cuidado a afirmação que foram problemas de recursos. O navio entrou em PMG em 2010. Neste período a economia estava em franco processo de expansão. O atual período de recessão começou em 2015/2016, portanto 5 anos após o navio ser colocado para manutenção. Teria sido possível completar a sua revisão em 4~5 anos, portanto durante um período no qual a MB tinha suficiente verba para completar a reforma. O fato do navio ficar 11 anos parado deve ter outras razões além da questão orçamentária.
Aí você me leva a perguntar: Quais razões?
Lembrando que o Brasil deve ter batido o recorde negativo em construção naval levando 12 anos pra fazer uma Corveta.
O recorde é do Brasil mesmo, mas não é a Barroso a responsável por ele, pois a Russia levou uns 20 anos para completar uma fragata após a queda da URSS.
O recordista é o monitor fluvial Paraguassú que levou 50 anos para ser construido.
Ótima notícia, BZ!
Finalmente!! Mais um meio para nossa reduzidíssima frota de escolhas.
Que fotos lindas! Que navio belíssimo!
Mas dá uma tristeza ver que a obsolescência chegou, não houve reposição e, entre qualidade e quantidade, a MB não tem nenhuma das duas.
É um “belo antônio”,muito belo, vistoso, sedutor, mas impotente…
E isso pode-se ser dito não só dos equipamentos da MB, mas das outras forças.
Finalmente! Depois de 11 anos fazendo manutenções. E olha que foram manutenções de meia vida e não atualização de projeto como armamentos de ultima geração, defesa aérea – sistema de lançamento vertical, radares artisan….
Q potência !
“Brasil já vai à guerra reformou a defensora Um viva pra MB”… uma Fragata que ficou uma eternidade encostada para uma reforma… e a MB quer comprar, manter e operar submarinos nucleares, Só aqui na república Cléptocrática de Banãnia mesmo… Não é por acaso que boa parte do almirantado Caviar tomou um susto ao ser inteirada do custo operacional dos quatro navios da Classe Riachuelo… Segundo o Poder Naval pôde apurar, o que ficou claro para os almirantes brasileiros é que, a cada cinco anos, as embarcações S-BR classe Riachuelo exigirão um dispêndio de aproximadamente 1 bilhão de Reais somente em serviços,… Read more »
Bem isso……ja imaginou esses “almirantes” terem que economizar ou cortar seus luxos e privilegios? Ja imaginou nao ter comida e bebida de 1a nas festas e cerimonias??
ENtre a defesa da nação e seus beneficios pessoais, nem precisa dizer quais que eles escolhem.
Já pensou terem que trocar o Johnnie Walker Blue Label pelo Old Eight,Natu Nobilis ou pelo Passport?!
Jamais !
Muito bonita a foto inteira a noite, pena que não é de maior tamanho e qualidade, seria um ótimo plano de fundo no meu PC 🙂
A foto evidencia à ausência do “BOROC” que segundo algumas fontes estaria inoperante nas 4 fragatas que ainda o ostentam, então, aparentemente aproveitou-se a revitalização para deleta-lo e talvez converter o paiol abaixo para outros usos.
.
Retorno muito bem vindo.
Eu tô todo meia boca, cheio de dores, semi brocha, vou esperar o que de um navio mais velho que eu?
Poxa, João! Tenta o azulzinho que vai! Saudacoes!
Caros por uma felicidade minha, passei ontem no porto por engano e a vi. Ela é linda.
Saudações ! alguém sabe sobre a origem do o apelido dela? lindo por sinal
apesar da idade, Greenhalgh e a Rademaker são as minha favoritas ! a historia das duas é fantástica.
Bento a tripulação escolhe um “apelido” para seu navio, muitas vezes há até uma competição e para a “Defensora” foi escolhido “A Deusa” dos mares que de fato caiu
muito bem.
Obrigado! Dalton
É só olhar o brasão do navio.
Quando foi encostada já tinha 35 anos. Agora tem 46. Quantos anos mais se espera desse meio? 70 anos navegando mais uns trinta de paralizações de manutenção e atualização? Fragata secular? O otimismo naval é comovente.
É o que temos para hoje.
Olá Galante. Fazendo uma conta de padaria. O Navio tem 46 anos, mas ficou 11 em manutenção. Isso poderia significar (de modo prático) que a idade do navio estaria superestimando o seu desgaste?
Se contentar a mediocridade é um dos grandes entraves da nação.
O vídeo inclusive responde a pergunta feita umas matérias atrás se navios militares recebem práticos a bordo.
Verdade Fernando, bem lembrado
Vi uma corveta, daquelas antigonas, encalhada na entrada do rio em Natal, pq o Cmt não utilizou o prático.
Quando a maré estava alta, dava pra ver a corveta parada, sem se mover nada, mesmo com o vento e as ondas. Na maré baixa, ela estava completamente por cima dos recifes.
Não me lembro o nome da Corveta.
Foi em janeiro de 97.
Foi a Forte de Coimbra V-18 que encalhou em 1996 e foi perda total, sendo desmanchada no local de modo semelhante ao USS Guardian Fiz uma anotação anos atrás ligando ambos incidentes.
É uma Deusa mesmo, Deusa do pier!
No Brasil temos a Rainha do Hangar, a Deusa do Pier, e o Senhor das garages. Essa é a real situação de nossas FAs.
Faltou o Mestre dos Churrascos, mas esse aeh vive aparecendo em reunioes do alto oficialato.
11 em manutenção…nem que fosse um Nimitz kkkkk
A pouco tempo, teve um debate aquí sobre a presença ou não do prático a bordo de navios de guerra. Está aí a resposta!
Esta sem os lancadores de foguete anti subimarino?
Sim, o BOROC não funcionava mais há anos.
Sim…essa é a …Marinha Terrestre Brasileira
Deram uma bela atualizada !!!
Tem até lâmpada de led na iluminação de Porto.
Aonde era o Lançador do Boroc pq não colocaram uma Gambo Mtr ?
Nunca é demais !!!?
Exatamente Burgos, certamente têm alguns deles sobrando, se não me engano, as Greenhalgh possuíam dois. Nesses tempos de guerras assimétricas e ações contra a pirataria seria um acréscimo valioso , abs
Belas fotos de mais uma peça de museu!
O pessoal está comentando sobre os problemas e o tempo de manutenção dos meios da MB. Me ocorreu de perguntar se alguém sabe como anda o Bahia pois, a Operação Dragão havia sido adiada por 15 dias (já passaram) e não vejo comentários sobre o assunto em lugar algum. Se alguém tiver alguma informação por favor compartilhe com a gente. Obrigado!
Caramba! 10 anos para colocar essa árvore de natal de volta à ativa?