Submarino nuclear russo é atingido por sonar rebocado de fragata da Royal Navy
Um navio de guerra da Marinha Real Britânica atingiu um submarino “caçador-matador” russo submerso em um choque inesperado no Oceano Atlântico.
O submarino russo colidiu com uma linha de sonar rebocado pela fragata HMS Northumberland. A fragata Type 23 teria sido escalada para procurar o submarino russo cerca de 320 quilômetros ao norte da Escócia.
A HMS Northumberland liberou seu cabo de sonar rebocado para ouvir os sons subaquáticos e detectar onde o submarino estaria.
No entanto, em uma colisão surpreendente, o cabo foi “arrastado sobre o casco do submarino”.
O tabloide The Sun disse que a tripulação foi então forçada a abortar a missão e retornar ao porto para reparos.
Uma fonte disse ao jornal: “O sonar estava muito mastigado e inutilizável”.
O ex-comandante da fragata, capitão Tom Sharpe, disse: “A questão é se foi deliberado ou foi um acidente.
“A detecção de navios e submarinos não é uma ciência exata. Pode ter sido uma passagem aproximada que deu errado.”
Uma fonte da Marinha disse acreditar que foi um “evento de chance de um para um milhão”.
Eles acrescentaram que é muito provável que o submarino russo também tenha sido danificado.
A embaixada russa em Londres não quis comentar quando questionada pelo Sun.
Um porta-voz do Ministério da Defesa disse: “No final de 2020, um submarino russo que estava sendo rastreado pelo HMS Northumberland entrou em contato com seu sonar rebocado.
“A Marinha Real rastreia regularmente navios e submarinos estrangeiros para garantir a defesa do Reino Unido.”
FONTE: Daily Express
Cuidado com a nosso próxima fragata, não cometam nenhum estrago!!!
KKKKKK. Mas aqui não cometemos erros assim… espero.
Aqui fazemos o pior, deixamos aberto o sistema de válvulas, como aconteceu com o Submarino S-21 Tonelero, no cais do Arsenal da Marinha/RJ, por provavelmente por erro humano, ou o sistema hidráulico de válvulas que não funcionou.
“O sistema hidráulico do controle de válvulas é fundamental para o submarino. Ele aciona os lemes, o suspiro (sistema de sustentação do submarino) e as comportas, por isso a equipe não conseguiu conter a inundação e abandonou o Tonelero”,.
Lembro bem, servia no CT Maranhão naquela época. Um vez estava de serviço como Fiel D’aguada e tirei um cochilo de nada, kkk, quando vi já tinha quase um metro de água nas praças de maquinas…
07/01/2022 – sexta-feira, bnoite, Pgusmao,
a MB, é uma marinha, não um deposito de sucata, ja basta as nossas Niteroi’s, se, se, se, essas Type’s vierem não irão agregar nada, elas estão sendo usadas até o talo.
Se fosse nossa o cabo teria “cerol” e cortava o submarino no meio!
Kkkkkkkkkkk
E o capitão do navio anunciaria em todas as frequências:
“Bota outro!”
“A questão é se foi deliberado ou foi um acidente.”
Que comentário infeliz, tudo o que um comandante de submarino quer é se chocar com qualquer coisa enquanto submerso na esperança de não ter nenhum dano significativo…
Para vai… ninguém vai colocar a vida em risco assim de graça….
Achei é de extrema cara de pau, jogam o sonar em cima do submarino e ainda querem alegar que o submarino bateu de propósito, como?
No mais, melhor comprarem outro sonar, nem batendo no submarino conseguiram detectar.
Russos e seus comandantes…. Como eles querem ser o dono do mundo assim?
Pergunte ao Comandante inglês como o sub russo chegou tão perto sem ser detectado.
Ah! a então gloriosa Royal Navy!
António, sabes que o sucedido foi gravado? Pouco antes do incidente, houve-se um tripulante a dizer, “estamos tão perto que se eles estivessem à superfície daria para lhes ver as caras”.
Estranho… Veja, eles estavam tipo caçando o submarino russo, com sensores rebocados. Opaa! Quem caça, segue atrás… Ah! Sim uma inversão da coisa, nesse caso essa inversão altera sim os fatores. Acredito que a embarcação Royal Navy, estava a frente e os russos seguindo atrás, e ai deram uma de russos raízes… Deram totózinho no sonar inglês… Não nos procure, já estamos aqui coladinhos…
Chegou tão perto sem ser detectado justamente por estar em tempo de paz… Era um jogo de gato e rato, mas apenas um jogo, se fosse para valer os merlins estariam no ar enchendo tudo de sonoboias; se fosse para valer, o sub não chegaria a uma distância que não poderia usar os torpedos pois eles atingiram o alvo sem estarem armados…por favor quem tiver mais conhecimento me corrija se falei besteira.
Não é?
E no quintal da Inglaterra.
O próprio texto diz que rastrear submarinos não é uma ciência exata. Quando lançaram o sonar acreditavam que o submarino estava muito longe e provavelmente estava, mas em algum momento os dois se aproximaram demais e o resto você já sabe.
Ou fizeram de proposito para dizerem que sabiam onde o submarino estava?
Infeliz mesmo ! rsrs
…
Agora… digamos que tenha sido um choque proposital…
Baita “motorista” o do Submarino !!! Acertar um cabo submerso !!?!!?!! kkkk
Esse russos só tem propaganda. Imaginem se os ingleses tivessem jogado uma bomba em vez do sonar.
É muita humilhação, os caras pensando que estavam indetectáveis e recebem uma porrada essas.
Na minha terra isso tem um nome: lambança…
Nossa, nada a ver. Meu amigo, os americanos batem navios de guerra em alto mar, colidem com rochas no fundo dos oceanos e isso sim pode ser uma lambança. Nesse caso não né! Ali foi mesmo, uma demonstração da habilidade do motorista do buzão russo.
Se o submarino estava proximo do sonar e veio a ter esse acidente, uma constatação é certa: ele nao havia sido detectado! Alias, era mais provavel que o submarino estava “na cola” do navio e por isso acertou o equipamento. Para aquela teoria que os submarinos russos eram barulhentos, fica a impressao de que se o forem, os sonares da RN são surdos!
Exato, Sub nuclear é quase que indetectável, provavelmente foi isso mesmo que você escreveu .
Submarino nuclear é quase indetectável quando está imóvel.
Parado.
Não é bem assim, eles tem sido melhorados nesse aspecto, os sistemas de refrigeração forçada dos reatores sempre foi a maior fonte de ruido e não podem ser desligados, mas os submarinos convencionais ainda costumam ser menos ruidosos.
Quando o reator de um submarino nuclear moderno está em baixa potência é possível desligar as bombas e utilizar circulação natural de água para resfriar o reator, tornando o submarino quase que indetectável quando parado.
Bruno, parado sim, isso vale para qualquer um, nuclear ou convencional. Tem um detalhe que gostaria de mencionar, em aguas razas para “estacionar” em fundo plano é possivel apesar do risco da manobra, mas para se manter parado em alto mar sem ter auxilo dos motores / estabilizadores para manter o submarino em boa cota e direção,mas apenas por pouco tempo é possivel. Deixa-los a deriva seria a opção mais perigosa.
Existem vários cenários. Um deles pode ser que o sonar de casco detetou o submarino e lançaram o rebocado…
E existem várias formas de o submarino se esconder…
o sonar rebocado tanto de subs quanto de navios servem pra se sobrepor a um “ponto cego” que existe na popa dessas embarcações causadas pelo ruído das suas próprias hélices, então não tem como o sonar de casco ter detectado o sub, a não ser que o navio tenha manobrado pra isso.
Imagine o nível dos três da AUKUS.
Tipo os ‘Três Patetas’.
Perfeito
“A guerra fria acabou”, rs…
A RN inventou uma nova tática de afundar subs kkkkk
O Comandante do navio inglês teria a oportunidade de observar o submarino russo do fundo do mar.
Não, amigo. Lê melhor a matéria.
Submarinos americanos, europeus e russos são detectados inúmeras vezes, eles só não divulgam na internet porque não interessa que o inimigo saiba os pontos fracos ou fortes do seu equipamento.
Que tal a ideia de que a RN jogou de propósito? Nunca pescou traíra?
E claro que sonar rebocado foi posicionados para avariar sub. Provavelmente o navio estava monitorando sub e anotou sua proximidade temerária ( russo tem esta mania na superfície e patrulhas aéreas ) náo da pra culpar ninguém se sub fosse a pique. Inglês sendo inglês, . A verdade só alguns saberão, na pratica sub sofreu um belo susto, só quem operou sub tem real sentimento do que e colidir submerso.
Quer dizer que os russos bateram de proposito e entregaram a sua localização e assinatura de seu sub? improvável, não faz sentido.
O Captas 4 é considerado um ótimo sonar. Cada vez mais estranho a R. Navy, e os problemas que se lha apresentam, o F-35, agora o sonar perdido justamente por colidir com o que deveria detectar. Acho que a R. Navy esta sendo tripulada por gente pouco treinada. Falta saber se o submarino percebeu a fragata, que é muito mais facil de identificar no submarino, além do que o sonar da fragata poderia estar ativo e o submarino tentou se colocar na “área de sombra” que se situa próximo a fragata, causando a colisão. Com certeza nunca saberemos.
E de forma isto é culpa da RN?
Detetaram o submarino.
Numa situação de guerra o submarino tinha sido afundado.
Isto quer dizer que o sub estava a apenas centenas de metros do navio…..o sub é que iria afundar?
Se um sub é detetado a esta distância, principalmente por uma fragata com helicóptero, não tem grandes hipóteses de fugir. O seu maior trunfo já não tem valor. Se atacasse ainda seria mais fácil fazer o contra ataque e provavelmente os dois navios seriam afundados. Mas é uma missão suicida.
Por alguma razão carregam torpedos pesados e mísseis para atacarem alvos a uma distância segura.
Mestre Hcosta, se o sub estava a poucos metros assim, ele já teria disparado e um único torpedo partido o navio ao meio. Energia elétrica é cortada, heli não decolar, míssil não dispara, é um colapso..uma fragata tem de achar um sub a algumas milhas de distância, afim de ter tempo de se defender de míssil ou torpedo disparado…..
O submarino lança o torpedo, denuncia a sua posição, a fragata lança o seu e ambos são atingidos. Quanto tempo é preciso para a fragata lançar um torpedo? Alguns segundos…
E nesta situação ambos já sabiam a posição aproximada de cada um.
O Sub estava na cola da Fragata!
A Fragata havia detectado o submarino igualmente. O cenário é de paz. Nenhum dos dois iria afundar o outro, logo, estar próximo não quer dizer nada.
Exato e mais uma manobra arriscada dos russos. O inglês só jogou sonar em cima do russo. Se afundasse sub seria acidente, agora se foi proposital ou náo e outra historia.
Ou a fragata na cola do submarino.
Quem está em desvantagem é o submarino. A sua missão principal é não ser detetado.
Hcosta, numa situação de guerra uma fragata sòzinha contra um submarino que detecta antes a fragata mais ruidosa, é dificil acreditar nesse desenlace. O problema de qualquer submarino é que com o sonar passivo sabe que tem navio, mas não tem como saber em que posição se encontra, a solução seria erguer o periscópio, ai sim o submarino poderia correr perigo se não estivesse preparado para o disparo. Se o submarino utilizasse o sonar ativo, a fragata o viria a identificar, nesse caso o submarino já deveria ter carregado os seus torpedos (ou misseis) pronto para disparo para evitar ser… Read more »
“Yes our majesty, we detected a submarine, end of our mission.” Kakakaka
Ainda bem que apenas resultou em prejuizo material.
Um acidente. Acontece com quem faz. Com quem não faz não acontece.
Segue o enterro.
Cumpriu a missão: achou o submarino!
kkkk
Pois é Arthur para achar um sumarino Russo, a chance: uma em um milhão, é só jogar o sonar no mar, se bater, achou. Agora querer que os russo choquem seus submarinos com os sonares ingleses, ai já é pedir demais.
https://tenor.com/view/fishing-fail-gif-11700172
Ok? O subnuke russo que estava proximo a Escocia que a fragata tentava achar, estava a não mais que 300 metros do navio….
E aqui estamos nós, deixando de construir novos submarinos, para construir alvos (tamanduas). Isto é o que de fato está acontecendo.
Silenciosamente o Prosub vai naufragando….
Não reclama, poderia ser pior. Eles poderiam querer continuar brincando de Porta Aviões
Mas nóis tem dentista fardado de monte, muito mais que eles.
? derrete a fogo brando, um dos mais importantes projetos estratégicos do Brasil, tem sua garganta em um garrote, sendo apentado lentamente, quem são os responsáveis essa situação. Quantos anos de atraso? Quantos mais irão se somar?, é um prejuízo inrecuperável.
Como disse, brasileiro quando quer sabe bem escolher o cavalo para dar bom dia.
Muito difícil para MB manter receita em real e despesa em dólar/euro. Com desvalorização cambial as forcas armadas sofrerão bastante. Nosso PIB caiu de sétimo para decimo quarto mundo, fora este empobrecimento do Brasil a desvalorização cambial foi cruel. Despesa militar em torno 1,5% PIB. Do aço, combustível, equamentos, eletrônicos e tudo o mais e atrelado dólar.
A Royal Navy sempre inovadora. Agora inventaram a “tarrafa” antisubmarina
verdade…..rzrzrz….pareceu piada mesmo….kd o MK48….? precisamos de um submarinista….acho que sub estava sacaneando ou foi manobra de despistamento…na WWII tinha esta de cruzar a proa a popa para fugir do sinal….mas não sei se existe hoje em dia….
Kkkkkkk essa foi a melhor reflexao
Será que o submarino colapso?
Será que chegou no seu porto?
Para alguém lançar um sonar deste é que ele imagina que o submarino está na área
Então vc joga o cabo onde acha que o submarino está e adivinha o cara achou certinho.
Pegou o submarino.
Não imagino que o submarino estava seguindo na mesma direção que o navio
Para ter ocorrido danos no cabo ou o submarino estava a 180° em direção oposta ou a 90° do navio.
Imagina o susto da tripulação do submarino o barulho deve ter sido enorme.
O que um submarino nuclear russo está fazendo no Atlântico? Ele tem que navegar no mar negro, mar cáspio, mar de barents, golfo do Alaska e Oceano Pacífico.
Também em senti ofendido com essa intrusão vermelha.
Por esse raciocínio poderíamos também fazer a seguinte pergunta:
“O que um destróier americano está fazendo no Mar da China? Eles tem que navegar no Atlântico Norte e Pacífico.”
Ele está lá porque ele pode. Assim como os navios e submarinos americanos vão aonde vão porque igualmente podem. A matéria não fala mas provavelmente o incidente se deu em águas internacionais, ou seja, qualquer um poderia estar ali.
Certamente águas internacionais: 320 km a norte da Escocia, segundo o texto. E você está certo: tanto o submarino quanto a fragata tinham todo o direito de estar no local.
por estratégia, onde os EUA e demais adversários estão, a Rússia e a China estarão e vice-versa. O que questiono e porquê os EUA mandam um PA e submarino dar voltas por aqui, teoricamente seus aliados. E volta e meia vem com papo de intervir aqui.
Puro azar ou a fragata tinha uma noção de onde o submarino estaria e subestimou a distância?
A royal navy tá nervosinha! Disse que se os Russos cortarem algum cabo submarino (sim, os Russos mapearam todos os cabos submarinos do Atlântico, inclusive este foi o motivo do Yantar “visitar” o Brasil em 2020), será considerado um ato de guerra.
Que medinha vc colocou na Rússia, hein royal navy. Agora eles estão se borrando… de rir.
PÁTRIA RÚSSIA.
Resumo: A Fragata só “descobriu” o Submarino quando este estava perto o suficiente para colidir com o sonar!
Como diria o Didi Mocó: achooou!
Se o sonar preso a um cabo puxado pela fragata. Atingiu ou foi atingido por um submarino
significa que a fragata estava na frente do sub numa distancia propícia ao lançamento dos torpedos do sub. Neste caso o navio se superfície seria afundado.
O Nome disso é ORELHADA;
Inimigos tirando tinta um do outro….haja funilaria e lanternagem…rsrsrs
Falaram e falaram, mas não conseguiram nem identificar qual submarino russo que colidiu.